Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Pedro Campos: “Seguimos com ouvidos atentos para apresentar agendas legislativas com as demandas do povo”

No último final de semana, o deputado federal Pedro Campos cumpriu agendas em Serra Talhada, Belo Jardim, Caruaru e Olinda. “Não se faz nada sozinho. Caminhar pelo nosso estado e escutar a nossa gente é essencial para aproximar o Congresso Nacional da nossa população. Seguimos com ouvidos atentos para apresentar agendas legislativas com as demandas do povo”, pontuou.

No sertão pernambucano, o parlamentar acompanhou, junto à prefeita Márcia Conrado e o amigo Tércio Siqueira, as celebrações pelos 172 anos de emancipação política de Serra Talhada. “Temos muitas conquistas a celebrar, fruto da luta e da resistência de homens e mulheres de Serra Talhada. A capital do xaxado celebra sua história, com muita cultura, desenvolvimento, industrialização e sendo referência em saúde. O nosso mandato está à disposição para a cidade avançar ainda mais” ponderou.

No agreste, Pedro se reuniu, em Belo Jardim, com o ex-prefeito, João Mendonça, e com várias lideranças políticas da cidade. Na sequência, em Caruaru, o parlamentar esteve com Laura Gomes, Jorge Gomes e Marcelo Gomes. “É sempre muito bom rever amigos e, claro, conversar sobre a boa política, a política séria que converge esforços para transformar, para melhor, a vida das pessoas”, afirmou.

Encerrando o giro, o deputado esteve em Olinda, na feira de Peixinhos, acompanhando as demandas dos feirantes. “Gratidão é uma dívida que não prescreve. Venho agradecer pela confiança em mim depositada nas últimas eleições. Temos muitos desafios para a cidade e o nosso mandato estará junto das trabalhadoras e dos trabalhadores olindense”, afirmou.

Morre Secretário Municipal de Turismo de Garanhuns, prefeito emite Nota de Pesar

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, emitiu Nota de Pesar pela morte do Secretáio Municipal de Turismo, Givaldo Calado nesta madrugada deste domingo.

Confira a Nota:

“Com imensa tristeza no coração, recebi a notícia do falecimento do Secretário de Turismo do município, Givaldo Calado de Freitas, nosso amigo particular, na madrugada deste domingo. Meu primo Givaldo, como nos tratávamos, foi sem dúvida alguma, uma das mais importantes personalidades da história do município. Na iniciativa privada foi um empreendedor, que deixou sua marca por seus investimentos, geradores de emprego e renda, e na causa pública, foi vereador, secretário de cultura e de turismo, em diferentes gestões. Givaldo sempre foi uma liderança nata, um homem das ideias e dos projetos, do sonho alto, radiante, exuberante, mostrando que sempre podemos fazer mais quando projetamos longe. Givaldo era empresário e advogado, homem dos números e das letras, que conciliava as leis e a poesia. Era um apaixonado, e não escondia suas paixões, sua família, inclusive a família Valença, tornando-se um deles. Sua paixão pelo Colégio Diocesano, pelo Lions Clube (Do qual foi governador), das Academias de Letras, da sua cidade natal Correntes, sua paixão pela vida pública, pela comunicação, pelo turismo, pela leitura, por viajar. Sua paixão por Garanhuns era exemplar, defendia com ardor, projetava a cidade ideal, e vivia intensamente o que nossa cidade tem a oferecer.

Muito nos honra poder contar no futuro que tivemos em nosso governo este homem honrado, digno, correto, criativo e que entregou sua vida a Garanhuns, trabalhando por nosso desenvolvimento até seu último segundo entre nós, mas que agora descansa, e entra para o livro dos grandes personagens da nossa história. Deixa um legado grandioso e um vazio na sociedade que não será preenchido.

À família, em especial os filhos Givaldo Filho, Giovanna e Germana, nossos sentimentos, com a certeza que Deus cuida de tudo e nosso querido Givaldo já se encontra ao lado de Deus e de sua Emília.

Estamos decretando Luto Oficial de sete dias no município, em justa homenagem a Givaldo Calado de Freitas, muito nos honra de sermos seus contemporâneos nas páginas de sua bela história.”

Patriota: “Frente Popular não é lugar para oportunistas”

Ontem, na inauguração de uma rua entre Sobreira e Residencial Dom Francisco, o deputado estadual José Patriota fez uma fala que tem gerado repercussão.

Ele foi duro com possíveis traições na Frente Popular de Afogados da Ingazeira.  Em resumo, disse que a Frente Popular é vencedora, que briga mais não arenga. Ainda que Sandrinho será candidato a reeleição do grupo, que o povo é fiel à Frente Popular e que quem se desviou do caminho se deu mal.

Dentre as frases mais duras, chamou atenção quando fez referência a oportunismo político.  “A Frente Popular não é lugar para oportunistas”.

A cacetada foi interpretada como uma crítica a políticos que estariam fazendo uma movimentação para criação de um bloco independente na tentativa por emplacar uma candidatura a vice ou mais.

Coincidentemente essa semana,  vereadores do PSD, Sargento Argemiro, Douglas Eletricista e o presidente da Câmara,  Rubinho do São João, anunciaram que na janela partidária migrarão para o PSDB. Rubinho busca viabilizar seu nome para vice na Frente Popular e para muitos, não descarta ser candidato na oposição caso seja alijado do processo.  Publicamente ele não deu nenhuma declaração nesse sentido.

Alguns quiseram linkar a fala de Patriota como um recado para essa movimentação. Quando provocado pelo blog sobre o endereço do recado, Patriota desconversou.

Patriota reafirmou que ele e Sandrinho estarão juntos, que o gestor tem uma equipe competente e que tem aliados fortes perto dele. Mais direto, impossível.

Débora e Izaías: Unidade tucana pode reativar segmentos leiteiro em Garanhuns e região

Com maior representatividade do agreste na Assembleia Legislativa do Estado, alguns gargalos na produção leiteira do agreste podem começar a ser alargados para ampliar produtividade

Sem funcionamento desde a pandemia do Covid-19, apesar de manter uma infra estrutura ampla e moderna, a possibilidade da reativação do Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) foi citada pelo deputado estadual Izaías Régis (PSDB) na tarde desta quinta-feira (04) na tribuna da ALEPE. Segundo o parlamentar, quando cumpriu uma legislatura anterior naquela casa, esteve em Brasília com a intenção de buscar recursos para a implantação do referido Instituto.

Na sua fala o parlamentar reforçou que a também tucana Débora Almeida está encarregada de contribuir com essa reativação, tarefa que terá a fundamental participação da Governadora Raquel Lyra. Segundo Régis, o trabalho em conjunto de ambos os gabinetes, será decisivo para a retomada das ações do importante segmento no agreste e para o Estado.

AGENDA DO AGRO
A deputada Débora Almeida, por sua vez, após participar no início da manhã desta sexta-feira (05) da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS no município de Bom Conselho, com abordagem de temas como distribuição de sementes, vacinação contra aftosa e outras pautas do segmento, esteve em Garanhuns visitando  o citado Instituto de Laticínios do Agreste. Na unidade, que é mantida pelo ITEP*, localizada à Avenida Bom Pastor no bairro da Boa Vista – em frente à Clínica de Bovinos da UFRPE – Débora foi recebida pela Dra. Vânia Lemos, que após apresentar as instalações da Unidade e ofertar a degustação de alguns queijos produzidos no local, colocou a parlamentar a par das demandas do Laticínio.

Débora, que vem se notabilizando como uma forte voz em favor do agro, conheceu ainda o ‘Museu do Queijo de Coalho’, instalado em um criativo espaço anexo ao laticínio. O Museu foi inaugurado em 2019 e através de diversas peças históricas utilizadas na produção dos derivados do leite, o visitante conhece de forma lúdica a história, distribuição geográfica, processo de fabricação e, melhor ainda, pode provar dessa iguaria que é amplamente consumida pelo povo brasileiro.

Encerrando a visita, Débora se colocou à disposição da direção do Instituto para que haja, com apoio do Governo do Estado, a retomada das atividades no local, dentre estas a formação de jovens que levarão adiante a manufatura dos derivados do leite em Pernambuco e em outros estados.

A deputada estadual esteve ainda, ao lado de membros dos seu gabinete, na Fábrica da Polilac, onde foi recebida pelo gestor Waldemir Miranda com um almoço. Após conhecer a infraestrutura da empresa que tornou-se espaço turístico, gastronômico e ponto de distribuição de produtos artesanais da região, Débora seguiu para o  Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una. Com o objetivo de atender a demanda dos produtores rurais das principais bacias leiteiras do estado, o centro serve como local de triagem, avaliação e seleção de tourinhos, principalmente do rebanho da raça holandesa..

*ITEP – Prestes a completar 80 anos de fundação, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) é uma Organização Social que oferece soluções tecnológicas e multidisciplinares para os mais diversos setores produtivos, contribuindo para o crescimento econômico e social de Pernambuco. O instituto também desenvolve cursos, programas e atividades de ensino em diferentes níveis e apoia a gestão de arranjos e cadeias produtivas locais em diferentes municípios do Estado.

Fotos: Matheus Augusto

Prefeitura do Recife faz entrega de encosta no Alto José Bonifácio e vistoria obra no Ibura

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã deste sábado (6), mais uma obra de contenção definitiva de encosta na cidade. Desta vez, na rua Judite, no Alto José Bonifácio. Nela, o prefeito João Campos realizou a entrega da barreira, que antes era uma área de risco. As intervenções foram realizadas por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O investimento total foi de R$ 985 mil na intervenção, beneficiando diretamente 15 famílias moradoras da localidade. Ao longo do dia, o gestor municipal visitou também diversas obras que estão em execução no Ibura.

“A gente já tem mais de 65 grandes obras dessas entregues e outras 44 em execução. É um volume muito grande, o maior da história do Recife”, frisou o prefeito João Campos, durante a visita na Rua Judite. “No processo de critério de decisão, analisamos o grau de risco nas encostas, de grau três e quatro. Aquelas que estão colocando em risco o maior número de famílias. Com isso, decidimos quais obras devem ser priorizadas, e tudo num ritmo bem acelerado”, explicou o gestor municipal.

A barreira da Rua Judite recebeu quatro muros de arrimo, totalizando 423m² de área construída, além de 2.780m² de tela argamassada e 294m de drenagem. Também foram realizados 168m² de piso de concreto e 78m de mureta de proteção. No Alto José Bonifácio, o prefeito João Campos aproveitou para vistoriar as intervenções que estão sendo realizadas na Rua Córrego do Euclides.

Dividindo moradia com o esposo, cunhado, sogra e filho, Lenilda Rocha, 36 anos, ganhou outra qualidade de vida. “Aqui era só plástico e mato. Sem contar as infiltrações na minha casa. Muita dor de cabeça, todo dia. Mas agora ganhamos essa obra e aquilo tudo acabou. Fizeram a barreira na frente, atrás e ao lado, graças a Deus. Agora pode chover que a gente ficará tranquilo”, agradeceu.

Com ações de contenção, estabilização de encosta e drenagem, a obra do Córrego do Euclides beneficiará 46 famílias moradoras do local. São R$ 3 milhões investidos no local para a realização de cinco muros de arrimo que somam 453m², além de 4.050m² de tela argamassada, 158m de drenagem e 540m² de piso de concreto.

Ainda no sábado, o prefeito João Campos visitou a Rua Demerval Lobão, onde estão sendo investidos R$ 2,6 milhões numa grande intervenção de contenção e drenagem. A obra teve início em fevereiro deste ano e tem prazo de conclusão previsto de 12 meses. Nela, há a execução de 10 muros de arrimo, num total de 1.134m². Neles, a URB usará um volume de pedras de 1.978m³. A previsão é colocar 1.929m² de piso de concreto.

“E tem outra coisa: além da proteção, um ponto importantíssimo é que todas essas obras geram uma quantidade grande de empregos. Cada uma dessas gera em torno de 20 empregos diretos. Olha o impacto que isso traz”, destacou o prefeito, ressaltando que as obras públicas impactam diretamente na geração de empregos na cidade.

Também no Ibura, três outras intervenções importantes de encosta são realizadas pela Prefeitura na Rua Paulo de Biase. São R$ 5,5 milhões investidos em drenagem e contenção que devem beneficiar diretamente 97 famílias moradoras de diversos trechos do local. Na área, estão sendo feitos muros de arrimo, escadaria, drenagem, passeios, assentamentos de corrimão, entre outros serviços que protegerão a região. Somente em volume de pedras, somando os três pontos, serão utilizados mais de 3 mil m³. As obras iniciaram em tempos diferentes, mas têm previsão de término até o final deste ano.

“A situação era horrível aqui. A gente ficava muito assustado com essa barreira”, contou Antônia Ferreira, 72 anos, há 30 residindo no local. “A minha barreira, e outras aqui, já caiu, e a gente ficava tirando barro. Só agora que a gente viu essa movimentação e preocupação. Todo mundo está bastante satisfeito. Agora vou dormir tranquila, que era coisa que eu não fazia há muito tempo”, disse.

Dona Maria Batista, de 87 anos, divide a casa com oito gatos e garantiu que, agora, todo mundo está tranquilo. “O medo aqui era contínuo, o medo de essa barreira cair. Por sorte, isso nunca aconteceu. Agora, estamos seguros. Parou essa preocupação durante a noite, que sempre tinha. Finalmente estou tranquila”, comemorou.

OBRAS NOS MORROS – Nos últimos dois anos, a Prefeitura do Recife vem executando o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro da história da capital pernambucana. Já são 65 intervenções de encostas entregues à população e mais 44 contenções em execução na cidade. Essas construções de grande porte servem para eliminar pontos de riscos, garantindo a manutenção das moradias das famílias. Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Prefeitura de Afogados promoveu mutirão de vacinação contra a influenza neste sábado

A Prefeitura de Afogados promoveu, neste sábado, o dia D de vacinação contra a influenza. A campanha foi descentralizada e aconteceu nas unidades básicas de saúde da área urbana e em vários pontos da cidade, a exemplo das praças Arruda Câmara e de alimentação.

O Prefeito Alessandro Palmeira prestigiou a atividade e aproveitou a oportunidade para também tomar a vacina e dar o exemplo. “Vacinas salvam vidas. Sempre tivemos excelentes indicadores de vacinação no Brasil. Precisamos retomar a amplitude da nossa cobertura vacinal, isso para todas as vacinas,” destacou Sandrinho.

Na última semana, informações oficiais mostraram o município de Afogados liderando a aplicação de vacinas contra a influenza no âmbito dos municípios que compõem a X GERES, com mais de 48% da população imunizada, número que deve aumentar quando os dados da vacina do dia D forem sistematizados.

Prefeitura de Afogados orienta professores sobre como identificar sinais de violência contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início esta semana às ações alusivas ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o combate à exploração e violência contra crianças e adolescentes.

O primeiro encontro aconteceu no auditório do EREM Ione Góes e reuniu professoras e gestoras da rede municipal de educação que atuam na educação infantil.

A assistente social Robervânia Gonçalves, a Psicóloga Emanuella Genésio, e o advogado Leandro Ramos, todos do CREAS, falaram sobre as dez dicas de como os profissionais de educação podem identificar nas crianças, no âmbito escolar, os principais sinais de violência; e a forma como atuar quando esses casos forem identificados.

“Hoje iniciamos as ações do Maio Laranja e temos uma extensa programação para todo o mês. São ações integradas entre Assistência Social, Educação e Saúde para que possamos garantir de forma mais efetiva os direitos das crianças e adolescentes,” destacou o advogado Leandro Ramos. Ele informou ainda que a culminância das ações se dará no dia 18 de Maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A atividade contou ainda com a participação da coordenadora do CRAS e articuladora do Selo Unicef, Socorro Martins, da Psicóloga do CRAS, Ane Alcântara, e integrantes das equipes gestoras da Secretaria Municipal de Educação.

Marcone Ribeiro, secretário de Juventude do Recife, anuncia filiação ao PSB

O secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, é o mais novo filiado do PSB. O gestor anunciou a notícia, neste sábado (6), em suas redes sociais. Na foto da postagem, ele aparece com o prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos, com o deputado federal Pedro Campos (PSB) e com o deputado estadual e presidente do PSB-PE, Sileno Guedes.

Marcone já chega estrelando, ao lado de grandes nomes do partido, as inserções do PSB em rede nacional. “Sou resultado da luta que dá certo. A transformação começa na educação. Com os programas sociais do PSB, ganhei o mundo. Hoje, estou junto nessa luta”, diz o jovem, que foi criado na comunidade do Coque e teve sua trajetória impactada por ações como o Ganhe o Mundo.

Sobre sua chegada, o novo filiado declarou ainda que sempre se identificou muito com os ideais do PSB, “um partido que tem uma trajetória de coerência e solidez e que conquistou espaço de forma legítima, sem ceder aos encantos do poder”. “Quero somar a esse novo momento de reconstrução do nosso país. Estou ainda mais pegado no trabalho, que não para”, completa.

Pedro Campos é co-autor da PEC que propõem novas regras para o Fies

Parlamentares que integram o Gabinete Compartilhado apresentaram Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para facilitar o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por parte dos alunos e, assim, reduzir a inadimplência do programa, que hoje chega a mais de 50% do total, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O deputado federal Pedro Campos é co-autor da proposta, que visa permitir que os valores devidos pelos estudantes sejam condicionados à renda futura, a serem pagos de forma gradativa, de acordo com o poder da renda de cada beneficiário do programa.

“O formato do atual Fies gerou um endividamento de grande parcela de seus beneficiários. A PEC propõe atrelar o pagamento do financiamento a parâmetros de empregabilidade dos estudantes, diferentemente de como ocorre hoje, quando os estudantes precisam iniciar o pagamento após a conclusão do curso superior, independente de estarem inseridos no mercado de trabalho. Dessa forma, este novo modelo irá ajudar ao estudante, pois se ele estiver desempregado ou tiver com dificuldade em sua renda, ele não será tratado como devedor”, afirmou o parlamentar.

A PEC, apresentada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em 20 de abril, além de beneficiar o estudante, será fundamental para a recuperação do programa, que já soma cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas. Para o parlamentar, a mudança será benéfica para todos os envolvidos no programa. “Precisamos criar uma situação de segurança para o estudante e diminuir o risco para os envolvidos no programa, para poder possibilitar que mais pessoas acessem este financiamento que é tão importante para o avanço da educação brasileira. A proposta é que o acompanhamento e de arrecadação fique a cargo da Receita Federal, dando mais segurança a todo o processo”, afirmou Pedro.

Apesar das diretrizes iniciais, a PEC não define valores e percentuais. A ideia é que ocorra uma ampla discussão com a escuta de parlamentares, especialistas e a sociedade em geral para que os detalhes sejam definidos, posteriormente, em um Projeto de Lei Complementar. “Após a aprovação da PEC, a Lei Complementar será construída envolvendo especialistas, estudantes, professores, sociedade civil e empresários, para que possamos modelar um financiamento que cumpra com o seu objetivo inicial: garantir a formação superior de nossos estudantes”, pontuou Pedro.

O quórum para a proposta seguir em trâmite legislativo é de 1/3 dos parlamentares, necessitando da assinatura de 27 senadores ou 171 deputados federais. A PEC é uma iniciativa do Gabinete Compartilhado, assinada pelas deputadas Camila Jara (PT-MS) e Tabata Amaral (PSB-SP), os deputados Amom Mandel (Cidadania-AM), Duarte (PSB-MA) e Pedro Campos (PSB-PE), e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Waldemar Oliveira parabeniza Serra Talhada pelos 172 anos de emancipação

Hoje é um dia muito especial para este cidadão com origens serra-talhadenses. Vamos festejar os 172 anos de Emancipação Política de Serra Talhada, município no qual meu umbigo foi enterrado e onde até hoje vivo e revivo momentos muito marcantes desde a infância. Cidade onde fixo residência e sempre volto para carregar as baterias com meus parentes e amigos.

Serra Talhada é um município brasileiro do estado de Pernambuco. É conhecido como a capital do xaxado e fica a 415 km da capital pernambucana, Recife. A cidade é a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco e o principal município da Mesorregião do Sertão Pernambucano; polo em saúde, educação e comércio. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião). Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 87 467 habitantes.

Serra Talhada era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães e recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo. Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba, Bahia e Ceará.

Administrativamente, o município é formado pela sede e pelos distritos de Bernardo Vieira, Pajeú, Tauapiranga, Caiçarinha da Penha, Logradouro, Luanda, Santa Rita e Varzinha.

A cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.

Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.

A história da cidade dos meus pais é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras.

A cidade é rica também pelos seus artistas e intelectuais destacando-se como referência no cenário cultural do estado. Berço de figuras polêmicas, como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), a cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando aí, além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.

Tenho muito orgulho e carinho pelos meus conterrâneos, Serra Talhada tem um capítulo muito especial na minha tragetória de advogado, mas ganhou uma atenção muito maior agora como deputado federal eleito com 8112 votos dos serratalhadenses. Neste dia marcante estaremos inalgurando o nosso escritório político. O único fora da capital.

A todos desejo Paz e Bem e a proteção de Nossa Senhora da Penha sempre. Parabéns Serra Talhada, pelos 172 anos.