Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Trabalhadores rurais da cana-de-açúcar iniciam o cadastramento no Programa Chapéu de Palha 2023

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, abriu o cadastramento para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023. Os interessados devem procurar os polos de cadastramento até 02 de junho.

Para ser beneficiário do Programa é necessário ser trabalhador da cana-de-açúcar, bituqueiro(a) rurícola, ruralista, cabo rural ou safrista no último contrato e ser residente dos municípios pernambucanos contemplados pelo Programa da Cana-de-açúcar.

Os interessados em fazer o cadastramento ainda devem ter mais de 18 anos e ter exercido a atividade canavieira registrada por no mínimo 30 dias corridos no período de 36 (trinta e seis) meses anteriores ao início do cadastramento.

Além disso, para ter direito ao benefício também é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Já aqueles profissionais entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por conta da entressafra, podem se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do Programa, mesmo que existam outros beneficiários no domicílio.

Os documentos necessários são: comprovante do PIS ou NIS; RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho, cadastro nacional de informações sociais (CNIS) atualizado e carteira digital de trabalho expedida até 15 dias anteriores ao cadastro. Dúvidas e outras informações através do telefone: 0800.282.5158. O atendimento funciona das 8h às 17h.

“Crediamigo tem mais de R$ 10 bilhões para 2023, e o Agroamigo, R$ 5 bilhões de investimentos previsto”, disse Presidente Paulo Câmara

Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, concedeu entrevista exclusiva a este blogueiro. Paulo falou sobre os novos avanços do BNB e dos seus 40 dias de gestão.

Confira na íntegra:

 

Finfa: Presidente, o Crediamigo é um modelo que tem ajudado os microempreendedores e tem grande importância no desenvolvimento dos pequenos negócios. Como estão os níveis de adimplência? Existem estudos para ampliar limites e aumentar a disponibilidade de recursos?

Paulo Câmara: Estamos nessa missão no Banco do Nordeste há pouco mais de 30 dias sabendo que tem um grande serviço prestado ao nordeste brasileiro, mas que pode ampliar suas ações e fazer cada vez mais. Uma das ações que colocamos no nosso planejamento é que o Crediamigo e o Agroamigo, esses dois programas exitosos, — que chegam em locais onde poucas pessoas e instituições chegam — eles podem fazer a diferença na vida das pessoas.

O Crediamigo, só nesse primeiro quadrimestre, atingiu mais de um milhão de operações, recorde em toda sua história. Isso mostra, claramente, que podemos fazer mais, e vamos fazer.

O Crediamigo tem mais de 10 bilhões de reais para 2023, e o Agroamigo, 5 bilhões. São dois programas com mais de 15 bilhões de investimentos previstos. Todos os municípios nordestinos têm níveis de inadimplência muito baixos — apesar da pandemia, que foi um momento difícil. As pessoas sabem da importância de estarem adimplentes.

Não temos dúvidas que vamos poder ampliar, chegar nas pessoas e fazer com que todo município nordestino possa ter certeza, seja o trabalhador rural ou urbano, que poderá contar com o Banco do Nordeste. Vamos ter estrutura adequada para garantir o acesso ao crédito.

Finfa: Os pequenos negócios estão com um alto nível de endividamento. Como estão os níveis de adimplência? Existem estudos para o senhor ampliar os limites e aumentar a disponibilidade de recursos?

Paulo Câmara: Em 2023, já tem a previsão de aumento dos recursos que vão ser colocados à disposição dos municípios nordestinos. Vai chegar perto dos 40 bilhões de reais só do FNE. Isso com certeza vai possibilitar um volume maior de negócios. 

Nossa chegada à presidência do banco também tem um olhar para isso. A gente quer que chegue mais rápido e em mais locais, que as pessoas conheçam, efetivamente, o trabalho do Banco do Nordeste. No Ceará, onde tem a sede do banco, as pessoas já têm a cultura da importância do Banco do Nordeste. Precisamos fazer com que essa importância chegue também nos outros estados. Que saibam que podem contar conosco.

Nosso trabalho é também de divulgação, presença física, vamos fazer vários seminários nas diversas regiões do nordeste. Aqui em Pernambuco também faremos, mostrando como fazer negócios, tirar recursos e como isso pode gerar riqueza e empreendimentos. O banco vai expandir sua atuação em 2023, nós vamos chegar em todas as regiões de forma forte. Pernambuco pode ter certeza que não vai ficar de fora desse conjunto de ações.

Finfa: Presidente, o modelo institucional do BNB é desenhado para sanar dificuldades. Este preceito foi cumprido até o governo Temer. Em caso negativo, quais as diretrizes para a virada da chave?

Paulo Câmara: O presidente Lula, quando nos convidou, falou muito claramente que quer que o Banco do Nordeste atue com muita presença nos municípios nordestinos. Quer que o Crediamigo e o Agroamigo cheguem a todos. Que haja a possibilidade efetiva de acesso ao crédito pelo povo nordestino. É uma missão que o presidente Lula nos deu, portanto, é uma missão que nós vamos cumprir.

Vamos fazer com que as ações do Banco do Nordeste cheguem para todos. E vamos fazer isso de maneira rápida, transparente e com participação dos municípios, além de ampla divulgação, para que as pessoas possam ter cada vez mais acesso à nossas ações.

Finfa: O senhor conhece a região do Alto Pajeú, que tem uma viabilidade econômica e social grande. Existem estudos, na sua gestão, para instalar uma agência do Banco do Nordeste em Afogados da Ingazeira? Abrangeria cerca de 17 municípios.

Paulo Câmara: Ainda estamos há pouco mais de 30 dias, buscando conhecer todas as áreas e regiões do nordeste. O Banco do Nordeste não atua somente nos estados nordestinos, atua também no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Nós vamos fazer, realmente, um olhar para que a presença do banco esteja constando em todas as regiões. 

A gente sabe que não podem ter municípios muito distantes [do banco]. Olhamos no mapa aqui em Pernambuco e vemos o processo de atuação do banco, são 40 agências. Temos agência em Serra Talhada, mas todo o Pajeú subindo, não tem. Isso com certeza vai fazer parte dos nossos estudos. 

Nós vamos, com certeza, ter condições de apresentar, até o final do ano, uma reestruturação para que o banco esteja presente e encurte distâncias. O Pajeú, que é uma região tão importante economicamente no nosso estado, vai ter uma presença maior do Banco do Nordeste nos próximos anos.

Flores: Prefeitura investe na qualificação dos profissionais do CRAS e CREAS

A Prefeitura de Flores segue investindo na qualificação dos profissionais do CRAS e CREAS, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são responsáveis por oferecer atendimento e acompanhamento social a indivíduos e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Para garantir a qualidade dos serviços oferecidos, a Administração Municipal via Secretaria Municipal de Bem-Estar Social ofertou nessa segunda-feira (09.05), aos Assistentes Sociais, Psicólogos, Coordenadores do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, mais conhecimento sobre laudos, pareceres e relatórios sociais.

A titular da pasta de Bem-Estar Social no município, Renata Santana, explica que o momento tem como foco, fortalecer a política pública de assistência social no município, através do fortalecimento do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

“Com esse investimento na qualificação profissional, a Prefeitura busca fortalecer os CRAS e CREAS como instrumentos importantes para garantir o acesso aos direitos sociais e a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade”, defendeu a secretária.

Coluna do Finfa

Imbróglio – A política é como a matemática, não existe meio termo, ela é exata. A situação da política em Serra Talhada, entre a prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito, hoje deputado estadual Luciano Duque, tem mostrado total imaturidade de ambos, tanto é que ontem (08), trocaram farpas nos meios de comunicação.

Imagino que a partir de ontem (08), um ponto final será dado entre ambos, ou ficam aliados ou se apartam. Conversando com alguns políticos serratalhadenses, eles afirmam com ‘P’ maiúsculo, que desde que assumiu em janeiro de 2021, os ‘babões’ (como se chama na gíria política) da prefeita Marcia Conrado, vivem constantemente tentando fazer o rompimento dela com o deputado estadual Luciano Duque.

Ontem (08), eles mostraram que realmente o clima esquentou, a prefeita foi a uma emissora de rádio e mandou o recado: “A gente precisa saber de que lado o Deputado está. Porque nossa oposição é Waldemar Oliveira e Sebastião Oliveira. E Waldemar disse que ele tá toda semana colocando o nome dele pra vir contra a gente em 2024. Então quem deve dar essa resposta é o Deputado. Se tem uma característica de Márcia é ser leal dos pequenos aos grandes gestos. Não sou eu que estou procurando a oposição ou me colocando como candidata em outro partido”.

Após receber o recado o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, respondeu: “Quem fala por mim sou eu mesmo. Agora lamento em quem acredita em versões criadas que tentam nos dividir. Talvez esse acreditar seja mais fruto do desejo de alguns que torcem diuturnamente por uma ruptura.

Quem me lançou candidato foi quem me colocou nas pesquisas. Pesquisas essas encomendadas pelo governo de onde partiu a iniciativa de colocar meu nome em disputa com a prefeita, desencadeando toda a indústria de especulações. No primeiro momento, alertei pessoalmente à minha sucessora que esse tipo de sondagem era uma postura equivocada, como também expus na reunião com os vereadores.

Relembro ainda, o fato que pessoas ligadas a mim estão sendo há meses perseguidas e exoneradas. Compreendi que é uma prerrogativa da gestora.

Ultimamente criou-se uma campanha do antes e do depois em vídeos oficiais como forma de me atacar. Relevei. Tenho uma história a zelar e que é reconhecida amplamente pelo povo de Serra Talhada.

Por isso digo que o meu lado é o de sempre: do lado do povo e do grupo que ajudei a construir. Dito isto, a pergunta não é qual o lado que estou, mas sim em qual lado querem que eu fique”

Percebo que chegou a hora do criador e da criada, colocarem um ponto final nesta história, ou estão ou não estarão juntos em 2024. Na verdade tem muita gente ligado a prefeita que esta adorando esta situação.

Resta aguardar o desenrolar deste imbróglio.

Reunião – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado da primeira dama,Mary Delanea, estiveram ontem (08), na Secretária Estadual de Defesa Social, do Estado de Pernambuco, e foram recebidos pela Secretária, Carla Patrícia Cunha, na pauta a segurança pública do município. “Apresentamos a Secretária, o anseio dos nosso munícipes, em busca de mais segurança, principalmente em nossos distritos”, disse Zeinha.

Ingazeira selecionada – Os trabalhos selecionados para a Oficina Nacional do Projeto Imunizasus acabaram de ser divulgados e Ingazeira foi um dos municípios selecionados para apesentar sua experiência com a imunização. “São 12 experiências de Pernambuco, sendo uma por cada Região de Saúde, e nós somos delas. A Oficina Nacional será realizada no dia 18 de julho de 2023 no Estado de Goiás, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”,disse a secretária Fabiana Torres.

Tomou vacina – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, postou na sua rede social, o momento que tomou a vacina bivalente contra a Covid-19 e também a vacina contra a Influenza, que está liberada para quem tem 60 anos ou mais e grupos prioritários. “Não deixe de tomar a vacina, tanto a da Covid, quanto a da Influenza. Vamos continuar nos cuidando e cuidando de quem a gente ama. Vacine-se!”, escreveu o prefeito Adelmo.

Disse – “Com esse dinheiro vamos conseguir chegar na ponta, garantindo mais estradas, segurança, água, saneamento para quem vive na cidade e na zona rural, e com isso começar a mudar Pernambuco de verdade. Nós estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais qualidade de vida para a nossa gente”.(Governadora Raquel Lyra, após sancionar lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões para realizar investimentos em Pernambuco)

Intensificando – A Prefeitura de Santa Terezinha-PE, tem intensificado a construção da Academia da Saúde no Sítio Baixa de Fava. “Essa é uma grande conquista para os moradores dessa região, que em breve terá um espaço para cuidar da saúde e do bem-estar. Continuaremos acompanhando de perto o andamento da construção, que em breve estaremos entregando a população”, disse o prefeito Delson.

Homenageado hoje – O auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, será tomado pelo forró nesta terça-feira (9), às 18h. O mestre forrozeiro Assisão será homenageado pelos seus 60 anos de carreira e de divulgação desse ritmo originalmente nordestino. A celebração é proposição do deputado estadual serra-talhadense Luciano Duque (SD), conterrâneo do artista. Confiraram presenças os colegas artistas: Santana, Petrúcio Amorim; Josildo Sá; Irah Caldeira; Nádia Maia; Terezinha do Arcodeon; Geraldinho Lins, Damião Mota, e muitos outros.

Frase“Ninguém recebe R$ 3 bi com contas desorganizadas. Com certeza”. (Ex-governador e atual Presidente do Banco do Nordeste PauloCâmara, em entrevista à Rádio Folha nesta segunda-feira)

Perguntar não ofende – Quando haverá uma conversa do prefeito Sandrinho Palmeira com os vereadores Rubinho do São João, Sargento Argemiro e Douglas Eletricista, após eles anunciarem a saída do PSD e a entrada no PSDB?

Afogados da Ingazeira registra 13 novos casos de Covid nos últimos 06 dias

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que entre os dias 03 e 08 de Maio foram notificados 13 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

São 08 pacientes do sexo feminino, com idades entre 08 e 50 anos. Dessas, 04 com esquema vacinal incompleto e 04 com esquema completo. Já entre os homens, 05 pacientes, com idades entre 15 e 53 anos. Desses, 02 com esquema incompleto.

o índice de positividade entre os dias citados foi de 22,03%.Registramos uma aumento de 16% comparando-se com a semana anterior

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 59 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 01 paciente apresentou alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 9.974 (99,08%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 12 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 45.000 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 120,77% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.874 casos), 98,09%;
Graves: (192 casos), 1,91%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 18 com 13 casos positivos e MV de 1,85 casos /dia.

Dados atualizados em 08/05/2023.

Governadora Raquel Lyra recebe lideranças de povos indígenas pernambucanos e acolhe suas demandas voltadas à educação

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, representantes de diversos povos indígenas para dialogar sobre as necessidades das comunidades nas quais esses grupos vivem. Na ocasião, a gestora ouviu os pedidos das lideranças, focados na pauta da educação, e conversou sobre possíveis caminhos para solucionar os problemas apresentados. O deputado federal Túlio Gadêlha também esteve presente na reunião.
 
“Das demandas apresentadas hoje, algumas são simples de se resolver e outras nem tanto, mas uma coisa eu garanto, aqui os povos indígenas de Pernambuco vão ter voz. A gente vai andar pelas escolas indígenas e não vai deixar nenhuma para trás. Vamos buscar cada estudante com dificuldade de chegar à sala de aula. Vamos construir as soluções de cada área, planejando a educação como um todo e especialmente a educação indígena”, afirmou a governadora.
 
Entre as reivindicações feitas pelo grupo estão a criação de uma política específica para transporte escolar indígena, a formação da categoria de professor escolar indígena, melhorias na estrutura da rede escolar e recuperação das estradas para deslocamento das populações.
 
“Fico muito satisfeito em estar aqui no Palácio com os povos indígenas, pois eu nunca vi uma governadora receber esse grupo tão importante para o nosso País e para Pernambuco no começo de uma gestão”, ressaltou Túlio Gadêlha, que entregou um documento elencando outros temas relevantes para a população originária.
 
Neguinho Truká, que esteve na reunião, comentou a importância dos pedidos feitos à Raquel, que podem vir a beneficiar todos os povos indígenas de Pernambuco. “A gente defende a criação de uma política de educação indígena no Estado que atenda ao nosso desenvolvimento. Esperamos a compreensão da sociedade pernambucana em relação aos nossos povos”, ressaltou. O secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, também acompanhou o evento. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Duque sobre fala de Márcia: “lamento que acredite em versão criada pra nos dividir”

O Deputado Estadual Luciano Duque se pronunciou em nota sobre a declaração da prefeita Márcia Conrado.

Perguntada pela jornalista Juliana Lima se não era hora dela e Luciano Duque acalmarem os ânimos dos aliados e entorno, Márcia disse que ele tinha que decidir do qual lado está.

Leia posicionamento de Luciano Duque:

Minha posição sobre as Eleições 2024 já disse repetidas vezes na imprensa e, recentemente, externei de viva voz para um grupo de Vereadores que pretendo continuar com o meu mandato de deputado. 

Quem fala por mim sou eu mesmo. Agora lamento em quem acredita em versões criadas que tentam nos dividir. Talvez esse acreditar seja mais fruto do desejo de alguns que torcem diuturnamente por uma ruptura.

Quem me lançou candidato foi quem me colocou nas pesquisas. Pesquisas essas encomendadas pelo governo de onde partiu a iniciativa de colocar meu nome em disputa com a prefeita, desencadeando toda a indústria de especulações. No primeiro momento, alertei pessoalmente à minha sucessora que esse tipo de sondagem era uma postura equivocada, como também expus na reunião com os vereadores. 

Relembro ainda, o fato que pessoas ligadas a mim estão sendo há meses perseguidas e exoneradas. Compreendi que é uma prerrogativa da gestora.

Ultimamente criou-se uma campanha do antes e do depois em vídeos oficiais como forma de me atacar. Relevei. Tenho uma história a zelar e que é reconhecida amplamente pelo povo de Serra Talhada.

Por isso digo que o meu lado é o de sempre: do lado do povo e do grupo que ajudei a construir. Dito isto, a pergunta não é qual o lado que estou, mas sim em qual lado querem que eu fique.

Luciano Duque – Deputado Estadual

“Se o Estado estivesse quebrado, nunca teria acesso a R$ 3 bilhões de crédito”, diz Paulo Câmara

Blog da Folha

O presidente do Banco do Nordeste (BNB) e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta segunda-feira (8), que o fato de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ter conseguido acesso a um empréstimo de R$ 3,4 bilhões de instituições financeiras, é mais uma prova de que ele não deixou o estado numa situação difícil, como alega a gestora.

“Se o Estado estivesse quebrado, nunca teria acesso a R$ 3 bilhões de crédito. Ninguém empresta a um estado quebrado. Pernambuco está recebendo R$ 3 bilhões de investimentos porque está organizado, porque deixou as contas em dia, porque tem capacidade de investimentos e tem projetos”, lembrou o ex-governador.

Para Câmara, não é preciso muito para se comprovar a situação em que ele deixou o Estado, no final do ano passado. “É só olhar os números, é só ver como foi deixado Pernambuco 31 de dezembro de 2022, comparar com outros governos para ver o quanto nós avançamos e ao mesmo tempo saber que não existe benesses nessa área de finanças”, disse.

Ainda de acordo com ele, Pernambuco vai receber o investimento se tiver competência, porque não precisa passar por outros trâmites efetivamente, pois está com as contas organizadas. “Ninguém recebe R$ 3 bi com contas desorganizadas. Com certeza”, assegurou.