Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão prestigia plenária do PPA Participativo no Centro de Convenções

*Prefeita

Representando a Prefeitura do Recife, Isabella compôs a mesa de abertura do evento realizado no Teatro Guararapes_

Em sua primeira agenda oficial como prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão participou, na tarde desta sexta-feira (12), da plenária para elaboração do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Governo Federal, realizado no Teatro Guararapes, em Olinda. Comandada pela ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o PPA apontará as prioridades do Governo Federal para os próximos quatro anos. Também participaram da solenidade a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e demais autoridades.

Depois de Bahia e Alagoas, Pernambuco é o terceiro Estado a receber as plenárias estaduais do PPA Participativo, que passará por todas as 27 Unidades da Federação e se encerra no dia 10 de julho. Para Isabella, a participação popular na construção e definição dos programas e propostas para o futuro do país demonstra a importância da escuta social para as decisões do Governo Federal.

“Política pública se faz com a escuta atenta e os pés no chão, junto das pessoas. Foi assim que fizemos, por exemplo, com o Todos Pelo Recife, quando recebemos mais de 12 mil propostas e sugestões encaminhadas pela população. Foi graças a essa escuta, por exemplo, que o Recife revisitou o seu PPA para incluir políticas públicas voltadas para a primeira infância”, destaca a prefeita em exercício.

Isabella aproveitou o momento para elencar algumas das iniciativas da Prefeitura do Recife que se concretizaram com a participação social e popular. “Fomos pioneiros com o Cedes, o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife; com a Praça da Infância, projeto que é concebido junto com a comunidade, além do nosso Compaz. E é isso que esperamos para o Brasil a partir do PPA Participativo”, finaliza.

Prefeito de Vitória, Paulo Roberto, é recebido pela governadora Raquel Lyra

O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, o vice-prefeito Edmo Neves e a deputada federal Iza Arruda, foram recebidos na tarde desta sexta-feira (12), pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e pela vice-governadora, Priscila Krause. O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo estadual.

Durante a conversa, eles discutiram ações e investimentos para as áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança e a criação de novos empregos na cidade da Vitória.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas ações à frente da gestão municipal e apresentar a governadora diversas demandas da região Vitória de Santo Antão”, explicou o prefeito.

Paulo Roberto acrescentou: “Essa agenda foi muito proveitosa e produtiva. Saímos do palácio confiantes que esse apoio, essa parceria com a deputada Iza Arruda e com o governo do estado, vai viabilizar muitos benefícios importantes para melhorar a qualidade de vida do povo da nossa Vitória. Estamos trabalhando para honrar os compromissos que assumimos com a nossa população.”

Alepe Acolhe capacita jovens aptos à adoção

Programa entra em sua 3ª edição, nesta segunda-feira (15), e permite capacitação e estágio remunerado nas dependências da Assembleia Legislativa

Vinte e oito jovens que estão encerrando o período de moradia nas casas de acolhimento do Estado já foram capacitados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Outros 20 estão se preparando para ingressar no estágio na nova edição do projeto Alepe Acolhe com início na próxima segunda-feira (15). A iniciativa é fruto de uma parceria do Legislativo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que visa capacitar e facilitar a inserção no mercado de trabalho de adolescentes que aguardam processo de adoção.

O seminário de acolhimento dos novos participantes da 3ª edição do projeto será realizado no auditório Enio Guerra, no 4º Andar, no Edifício Senador Nilo Coelho. Já o estágio terá início no dia 1º de junho. A nova turma será formada com adolescentes atendidos por entidades que abrigam jovens com histórico de abandono, orfandade ou perda do poder familiar por decisão judicial, cadastradas pelo TJPE.

O Alepe Acolhe foi criado em 2019, numa parceria entre a Assembleia e o TJPE. A capacitação ocorre por meio de um estágio remunerado (no valor de R$ 600,00) com duração de seis meses, renováveis por mais seis. Podem participar jovens de 18 anos a 17 anos e seis meses. De acordo com a gestora do programa, Cristiane Alves, o programa que busca dar oportunidade a jovens e adolescentes de se inserirem no mercado de trabalho é uma demonstração de que a “Alepe está atenta às questões sociais, principalmente da população jovem, sem voz e invisível que precisa de apoio para construir o futuro”.

Dentre os novos participantes do Alepe Acolhe está Vitória Mariana Dias de 17 anos. A adolescente passou a infância e juventude em casas de acolhimento. Não conheceu os pais ou qualquer outro familiar. Chegou no primeiro abrigo com apenas um ano de idade e passou por três adoções que não deram certo. Hoje, após a experiência de estágio na Procuradoria-Geral da Alepe, confessa que “ainda tem medo do futuro” por não saber de seu destino a partir de outubro, quando completa 18 anos e terá que deixar o abrigo onde reside atualmente. “Entrei (na Assembleia) sem saber quase nada. Hoje, conheço os hábitos de educação, de ser gentil com as pessoas, de ser educada. Também aprendi a lidar com documentos e mexer no computador. Passar por essa experiência foi mais que perfeito”, disse.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), apoiar causas que promovam justiça social e possibilitem a transformação de vidas deve ser papel primordial do Poder Legislativo. “Por isso reforçamos o compromisso de fazer com que o projeto seja ampliado, inclusive com ações que facilitem o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho”.

Além de gerar conhecimento e expectativas de um futuro melhor, o Alepe Acolhe tem um grande viés social na avaliação do primeiro secretário da Assembleia, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade). “Não é só de acolhimento, é de oportunidade para os nossos jovens que vivem em casas de adoção e estão se preparando para o mercado de trabalho”, enfatizou.

A coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, Hélia Viegas Silva, defende que o Alepe Acolhe seja adotado por outras instituições no Estado. “Esperamos que esse programa possa criar novas perspectivas, seja como jovem aprendiz ou outra forma de emprego. Esperamos que mais instituições e poderes possam se inspirar e multiplicar essa iniciativa. É fundamental garantir espaço para nossos jovens, cooperando nessa qualificação profissional”.

Rodrigo Novaes completa 100 dias de mandato e reafirma o seu compromisso e dedicação com o povo

Rodrigo Novaes (PSB) utilizou as suas redes sociais para celebrar os seus 100 dias de mandato na Alepe. O deputado estadual agradeceu a confiança da população e reforçou o seu compromisso em continuar lutando para garantir avanços em Pernambuco.

Nesse período, Novaes tem se mostrado muito atuante, recentemente promoveu a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúde, além de compor a Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, e ser relator da Comissão Parlamentar Especial em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em momentos críticos, como o período dos incidentes com tubarão na RMR, Novaes convocou imprensa, sociedade civil e autoridades competentes para uma audiência pública. Na ocasião, foram discutidos mecanismos para garantir a segurança de banhistas e resguardar a economia local.

“Os desafios são muitos, mas com disposição vamos caminhar ao lado das pessoas, ouvindo, aprendendo e lutando muito em busca de soluções”, declarou.

DETRAN-PE: Em vez de multa, agentes de trânsito oferecem rosas e brindes para as mães

A Av. Rui Barbosa recebe uma blitz especial, voltada para as mães, neste sábado (13), a partir das 14h, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Em frente ao Parque da Jaqueira, as mães abordadas pelos agentes de trânsito do órgão, ganharão um brinde surpresa e uma rosa, enquanto um saxofonista e um tecladista acompanharão o ato com música ao vivo. A ação faz parte das atividades do Maio Amarelo, movimento voltado para a conscientização sobre a segurança e redução de sinistros no trânsito.

Para reforçar o caráter de carinho, as rosas e brindes serão entregues às mães por filhos de agentes de trânsito. A iniciativa tem a finalidade de destacar que a segurança no trânsito, também passa pelo cuidado, similar ao que as mães oferecem a seus filhos e à família. Ainda na ação, haverá um fotógrafo para registrar o momento, e um painel para exibição do instante e da reação das mães.

De acordo com o coordenador da ação, o agente Anderson Moraes, além de ter o momento registrado pelo fotógrafo, as mães que desejarem poderão escanear um QR Code e receber a foto diretamente no celular. Ele acredita que a iniciativa, que integra a Operação Prevenção, também é uma forma de valorizar e agradecer às mães agentes de trânsito, pelo trabalho em favor da segurança nas vias públicas.

Em Pernambuco, as ações do Maio Amarelo prosseguem durante todo o mês em todas as regiões do estado. Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Para toda a campanha, o Detran-PE conta ainda com a parceria de diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

Deputado Kaio Maniçoba entrega Academia da Saúde em Floresta

Nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Kaio Maniçoba entregou, junto com a prefeita Rorró Maniçoba, a vice-prefeita Bia Numeriano e os vereadores Tiago Maniçoba e Marcos Carvalho (raposinha), a mais nova Academia da Saúde, no bairro da Ermida, no município de Floresta.

A nova academia vai garantir aos moradores do bairro, um espaço para que todos possam praticar atividades físicas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde e bem estar.

“Floresta ganhou mais um equipamento público, em uma verdadeira maratona de realizações, e eu fico muito feliz em poder fazer parte desse momento tão positivo para a nossa cidade”, comemorou o deputado.

Com a gestão da prefeita Rorró Maniçoba, Floresta vem recebendo grandes investimentos e realizando obras importantes nas áreas de infraestrutura, promovendo crescimento e desenvolvimento.

“Floresta vive um novo tempo e o nosso objetivo é deixar uma marca positiva proporcionando transformação na vida de cada florestano”, concluiu o deputado.

Inflação deve aumentar no 2º semestre

Economistas projetam inflação acima de 6% para o fim de 2023. Seria o terceiro ano seguido em que o país estoura a meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

g1 — O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador considerado a inflação oficial do país, apresentou nova desaceleração em abril. Com o avanço de 0,61% no mês, o país passou a ter uma inflação acumulada de 4,18% em 12 meses.

O índice está, atualmente, dentro do intervalo de tolerância da meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3,25% em 2023. Ela é considerada cumprida caso encerre o ano entre o piso de 1,75% e o teto de 4,75%.

Mas as projeções de inflação mostram que o resultado deve voltar a romper o teto da meta ao longo do segundo semestre — o que pode resultar no terceiro ano seguido de estouro. A expectativa de especialistas ouvidos pelo g1 é que, a partir de julho, o índice acumulado de preços na janela de 12 meses volte a uma trajetória de alta, chegando a mais de 6% no fim do ano.

Um conjunto de fatores explica a situação. O primeiro deles é a base de comparação para o acumulado em 12 meses. No ano passado, os meses de julho, agosto e setembro apresentaram deflação por causa das desonerações de itens essenciais ao longo da corrida eleitoral.

Dessa forma, a expectativa é que, nas divulgações que acontecem ao longo do segundo semestre deste ano, a redução de impostos em itens importantes para a inflação comece a sair da contagem. Isso resulta, consequentemente, em um aumento do índice de inflação em 12 meses.

Garanhuns realiza mais um casamento civil comunitário

37 casais disseram o “sim” na tarde desta quinta-feira (11), em uma cerimônia de Casamento Civil Comunitário. O momento foi uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), além dos Cartórios de Registro Civil, 1ª e 2ª zonas. A cerimônia aconteceu em um dos mais belos atrativos turísticos de Garanhuns: o Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo).

Com a condução das Juízas, Maria Betânia Duarte Rolim (coordenadora do Cejusc) e Zélia Maria Melo, juíza da 2ª Vara de Família de Garanhuns, os casais tiveram a oportunidade de realizar o sonho de oficializar o matrimônio: “Muitos casais aqui, talvez a maioria, já vivem juntos há um bom tempo, porém não tiveram a oportunidade de concretizar a união. Este evento é também uma ação social de grande relevância para o município”, frisou Rolim.

O Prefeito Sivaldo Albino e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, marcaram presença na ocasião. Albino aproveitou o momento para parabenizar os casais e reforçar a importância das parcerias na realização de projetos como o Casamento Comunitário: “É de grande alegria para nós poder realizar este evento ao lado do Cejusc e dos Cartórios de Registro Civil, pois sabemos que muitos, por questões financeiras, não conseguiram ao longo de suas vidas realizar o sonho do matrimônio. Que bom que hoje quase 40 casais vão poder iniciar um novo ciclo”, destacou.

Um exemplo de anos de convivência, mas sem a formalização é o do casal Quitéria Marques, 63 anos e Cícero Alves de 71 anos. “Nós já moramos juntos há 26 anos e sempre tivemos o sonho de casar. Fizemos a inscrição pra começar agora uma vida nova, no papel, e se Deus quiser vamos ficar juntos por muito mais tempo”, comemorou emocionado o senhor Cícero. Além de todo o apoio das inscrições nos CRAS, a SASDH também organizou toda a estrutura no Pau Pombo, lembranças, bolo e decoração.

Blitz educativa vai alertar para os perigos do excesso de velocidade no Recife

Uma blitz diferente, onde os condutores serão parados para ouvir dicas relativas à segurança viária – com foco nos perigos do excesso de velocidade. É o que vai acontecer na próxima segunda-feira (15), das 8h às 10h, no Cais José Estelita, embaixo do Viaduto Capitão Temudo, quando a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) vai levar entidades parceiras para mais uma ação de conscientização a motoristas e motociclistas. A blitz acontece dentro da programação do Maio Amarelo – campanha global por mais segurança no trânsito e que, no Recife, tem programação durante todo o mês.

A iniciativa também contará com as participações do SAMU Recife, Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado (Sincor-PE). Sob coordenação da CTTU – gestora do trânsito no território do Recife – cada entidade explicará, aos condutores parados na blitz, suas respectivas atribuições, reforçando a mensagem contra o excesso da velocidade permitida em cada via.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa sinistros de trânsito, responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. A OMS avalia que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista aumenta a insegurança. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisa que, em caso de um atropelamento a 80 km/h, os danos causados ao corpo humano seriam equivalentes a despencar do 9° andar de um prédio, praticamente anulando as chances de a vítima escapar com vida. Já se o veículo estiver a 50km/h, as chances de sobrevivência seriam maiores, similares a uma queda do 4° andar, diminuindo a gravidade e a letalidade do impacto.

A expectativa da blitz é parar cerca de 200 veículos, entre automóveis de passeio e motocicletas – com ênfase nestas últimas, pelo alto índice de envolvimento em sinistros de trânsito com vítimas. As abordagens acontecem de dez em dez, com os órgãos participantes se revezando nas explicações. Depois disso, os condutores são liberados. “Trata-se de uma força-tarefa para aproximar ainda mais o poder público da população e explicar sobre os fatores de risco, falar sobre a importância da proteção à vida no trânsito. Além disso, reforça a integração entre as áreas de fiscalização e de educação, que trabalham para mudança de comportamento das pessoas”, informa a gestora de Educação para o Trânsito da Autarquia, Marcela Assis.

Confira, abaixo, outras dicas de segurança viária para motociclistas:

Capacete e outros acessórios – O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas, além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda. Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro, pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. Importante manter a viseira abaixada, pois caso contrário o motociclista está passível de multa. A infração é gravíssima, no valor de R$ 293 e sete pontos na CNH. Além do capacete, não esquecer que é interessante usar calça e jaqueta resistentes, calçados reforçados, com fecho e luvas com aderência, preferencialmente de couro. Isso minimiza o contato da pele com o asfalto em caso de queda. Também é interessante o uso da antena corta pipa para evitar acidentes com cerol.

Crianças – De acordo com o artigo 244 do CTB, o condutor de motocicleta não pode conduzir, na garupa, crianças menores de sete anos ou que não tenha condições de cuidar de sua própria segurança, ou seja, seus pés precisam alcançar pedais. A infração é gravíssima. Já a partir dos sete anos, as crianças precisam de um capacete adequado ao tamanho de suas cabeças para um ajuste adequado.

Manter-se visível – Para diminuir a vulnerabilidade do motociclista, é importante que ele se mantenha visível para os outros condutores. Para isso, é importante não permanecer nos pontos cegos dos carros. Além disso, é importante optar por roupas claras ou chamativas. Os capacetes também podem ter faixas reflexivas.

Manobras seguras, velocidade e respeito à sinalização – De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) todos os veículos devem ultrapassar pela esquerda. Além disso, o motociclista deve procurar visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. A distância deve ser aumentada e a velocidade diminuída no caso de manobras e ultrapassagens, e o motociclista só deve arriscar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente. Os motociclistas, por terem mais possibilidade de andar rápido e porque têm um veículo menor, ultrapassam, com frequência, a velocidade. Entretanto, é importante lembrar que a velocidade das vias foi regulamentada pelo órgão de trânsito com estudos de engenharia de tráfego para garantir a segurança viária das pessoas em todos os modais. Por isso, é necessário estar atento à velocidade para cuidar de si e dos outros no trânsito.

Fabrizio Ferraz e prefeitos de Tacaratu, Jatobá e Belém do São Francisco apresentam demandas ao Governo do Estado

O deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) se reuniu, nesta quinta-feira, com os prefeitos Washington Ângelo, de Tacaratu, Rogério Ferreira, de Jatobá e Gustavo Caribé, de Belém do São Francisco, e com Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil, no Palácio de Campo das Princesas. Os gestores municipais aproveitaram a oportunidade para apresentar as demandas de cada cidade ao Governo do Estado.
No encontro, o parlamentar e os prefeitos ressaltaram a importância de investimentos em obras de infraestrutura, principalmente requalificação das estradas, além da melhoria do fornecimento de água nas zonas urbana e rural, do acesso aos serviços de saúde e segurança nos municípios do Sertão de Itaparica.
“Os prefeitos expuseram a realidade da região, explicando as necessidades de cada cidade. A gestão estadual se mostrou sensível às demandas, se prontificando a trabalhar por soluções o mais rápido possível”, afirmou o deputado. “Coloquei o nosso trabalho na Assembleia Legislativa a disposição, mas também vamos em busca de parcerias com o Governo Federal”, acrescentou o deputado.