Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Teresa Duere se aposenta do TCE e deixa legado exemplar

A conselheira do Tribunal de contas de Pernambuco (TCE), Teresa Duere, antecipou em dois meses sua aposentadoria, apresentando seu desligamento hoje. Discreta, fez história em ser a primeira e única mulher a ocupar uma das sete vagas do conselho do TCE. Foi exilada política durante o período da ditadura militar, inclusive presa nos chamados anos de chumbo, por ser auxiliar direta de Dom Helder Câmara em seus trabalhos sociais. Teresa Duere, depois da redemocratização, teve três mandatos de Deputada Estadual, sendo líder do governo Jarbas Vasconcelos na ALEPE.

Hoje, o seu pedido de aposentadoria foi testemunhado por seu irmão, o Senador Fernando Dueire (MDB), pelo presidente do TCE, Ranilson Ramos, e pelo Deputado estadual Jarbas Filho (PSB). Na ocasião, também estiveram presentes os conselheiros Carlos Neves, Valdecir Pascoal e Dirceu Rodolfo, além do Procurador-Jurídico do tribunal, Aquiles Viana Bezerra.

“Teresa deixa o tribunal depois de vinte anos de mandato, tendo construído uma história de justos e preciosos exemplos. Sua conduta firmou um padrão diferenciado, tornando-se um referencial por suas boas práticas de julgamento e seriedade, conquistando admiração de cortes de contas em todo o país. Espero que seja sucedida por um nome à altura do conceito que formou”, afirmou o senador pernambucano.

Para o deputado Jarbas Filho “Teresa tem uma vida marcada por atos de coragem. Sempre teve o diálogo como sua marca. Vai fazer falta ao colegiado do TCE, mas tenho certeza que logo estará engajada em outras missões e novos desafios”, disse o deputado. Vale lembrar que a indicação de Teresa ao TCE foi por indicação do então governador Jarbas Vasconcelos (MDB).

O Presidente do TCE, Ranilson Ramos, já informou que irá oferecer a ela a medalha Nilo Coelho em uma sessão de despedida que está sendo agendada. “Teresa foi a primeira mulher da nossa corte e a segunda do País. Seu empenho e dedicação estiveram marcados em cada parecer, em cada voto e posicionamento dado aqui. Ela só construiu pontes entre todos nós. Sentiremos muita falta”, disse.

Crônica de Ademar Rafael

AMOR DE MÃE

Ontem, na passagem do dia das mães, lembrei durante todo dia que este é o segundo ano que alcanço esta data sem a presença física de minha querida mãe. No entanto, está sendo o primeiro ano que minha filha assume a papel de mãe, seu filho nasceu no final do agosto de 2022.

Essas duas sensações simultâneas proporcionou um momento diferente. De um lado a ausência de quem se foi e de outro uma presença nova, sem que exista concorrência entre os dois fatos. O assunto é o mesmo o sentimento provado é muito diferente.

Se, como muito esforço, eu escrevesse uma dezena de crônicas não esgotaria o que tenho armazenado sobre minha mãe, assim como não expressaria a alegria da minha filha em receber a dádiva de ser mãe. Para dar brilho a este texto transcrevo as três frases abaixo, propositadamente da maior para menor, a asseguro que conversam uma com a outra, sem que a anterior necessite de complemento.

“O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho. (Agatha Christie) – O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível. (Marion Cecilia Garretty) e Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo. (Machado de Assis)”

Por defender a tese de que nada se compara a ação de Deus, acredito que no texto adiante registrado não há intenção de nivelar os dois amores e sim de nos mostrar as duas grandes forças. “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!” – Isaías 49:15. Cada uma leitora e cada um leitor tire suas conclusões sobre esta reflexão sugerida por este cronista que busca manter o diálogo semanal no nível esperado.

Coluna do Finfa

Participaram – Os prefeitos irmãos, Zeinha Torres (Iguaracy) e Luciano Torres (Ingzeira), participaram na última sexta-feira (12), do lançamento do Plano Plurianual Participativo (PPA), do Governo Federal, que foi realizado no Teatro Guararapes, em Olinda. A cerimônia contou com a presença dos ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e André de Paula (Pesca), da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de parlamentares federais, estaduais e prefeitos de todo o estado. Com essa iniciativa o Governo Federal levará as propostas indicadas pela sociedade civil no PPA Participativo.

Realizou – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, comprometida em promover a saúde bucal dos estudantes, dentro do Programa Saúde na Escola, entregou kits de higiene para incentivar a adoção de bons hábitos de cuidado com os dentes.Em Arcoverde – A governadora Raquel Lyra, cumpre agenda na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira às 15 horas, no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão. O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE será cuidar da saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes.

Assina – O prefeito do Recife, João Campos, assinará nesta segunda-feira, em Washington, nos Estados Unidos, o empréstimo de R$ 2 bilhões para uma série de obras estruturantes para a cidade, em especial, nas áreas periféricas. Com um administração exitosa, com este empréstimo João pretende transformar a cidade num verdadeiro canteiro de obras, até o final do seu mandato.

Frase – “É uma demonstração do compromisso da administração municipal em fornecer um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”.(Prefeito de Flores, Marconi Santana, quando formalizou a entrega do Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC)

Divulga – A Prefeitura de Garanhuns realiza, nesta segunda-feira (15), coletiva de imprensa para divulgar a programação da Festa de Santo Antônio. A festividade do padroeiro da cidade está prevista no calendário de eventos do município e será realizada de 01 a 13 de junho! O encontro será realizado a partir das 09h40, no Palácio Celso Galvão, que fica localizado na avenida Santo Antônio, nº 126, no centro da cidade.

Atendimentos – Servidores da 66ª Zona Eleitoral, de Afogados da Ingazeira, promovem, nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), uma ação itinerante de atendimento a eleitores no município de Iguaracy e no distrito de Jabitacá. Na segunda, em Iguaracy, a partir das 08h30, haverá atendimento da Justiça Eleitoral no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na avenida Júlio Câmara, s/n, Centro. E na terça-feira, no mesmo horário, o atendimento será realizado no prédio do Centro de Atividades Econômicas (CAE) de Jabitacá. Serão prestados serviços de alistamento eleitoral (primeira via do título de eleitor), transferência, revisão e impressão de multas.

Comemorando – A iminente devolução ao Governo Federal do trecho da BR 235 em Pernambuco (a atual PE-647) foi celebrada, na última sexta-feira (12), pelo deputado estadual Antonio Coelho (UB). Esse é um pleito antigo do parlamentar, do seu grupo político e de todos aqueles que dependem da rodovia para escoar a produção, particularmente da área irrigada. O pedido de federalização do trecho – que conta com 22 quilômetros e está situado entre Petrolina e a divisa com a Bahia –, foi formalizada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) em projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa. O PL, que tramitará em regime de urgência, atende também a uma solicitação feita pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), em recente encontro com a gestora estadual.

Disse“Ações como essa são importantes para que a população compreenda que tem de tomar todos os cuidados e saber conviver com o ecossistema marinho. E essa parceria da Prefeitura do Jaboatão com as universidades federais é fundamental para que a praia seja muito bem aproveitada para o lazer”. (Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, quando visitou no último sábado (13), a exposição sobre tubarões que está sendo realizada na área da igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.)

Inserido – O museu do Universo Compesa, localizado no bairro de Santo Amaro, Recife, está inserido no roteiro da programação da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. A partir das 14h da segunda-feira (15), o Museu do Universo Compesa receberá os integrantes do projeto social “Jardim da Ciência”, do Espaço Ciência, para uma palestra intitulada “Cuidar do Meio Ambiente é cuidar do outro”. Na terça-feira (16), acontecerá uma palestra através de uma roda de conversa para abordar o tema: Museus e Sustentabilidade, com Henrique Miranda (Turismólogo) e Raphael Batista (Engenheiro), especialistas em tecnologias sociais e inovadoras. Esta palestra será em formato híbrido, sendo realizada no Museu Universo Compesa e transmitida via YouTube da Compesa.

Perguntar não ofende – Heleno Mariano vai ocupar um cargo na Prefeitura de Afogados da Ingazeira?

Sandrinho inaugurou obras de melhorias no Abatedouro Regional em Afogados

Na décima sétima semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito Alessandro Palmeira inaugurou as obras de melhorias do Abatedouro Regional, localizado nas margens da PE 320.

Foram construídos 600 metros de muro, reforçando o isolamento sanitário da área, um refeitório para os trabalhadores, guarita e instalada iluminação em LED. Em parceria com a COMPESA, também foi construída uma mini-adutora para melhorar a higienização do local. O investimento total foi de R$ 80 mil.

“Essa é uma obra realizada em parceria com a Compesa e a equipe gestora do abatedouro. Aqui tínhamos, por exemplo, uma despesa grande com carro-pipa, uma vez que o poço que atende ao abatedouro não tinha vazão suficiente para garantir a higienização adequada do espaço. E com a mini-adutora, vamos reduzir significativamente esses custos,” destacou o Prefeito Sandrinho.

A inauguração também contou com as presenças do Deputado Estadual, José Patriota; Daniel Valadares, vice-prefeito; Kaio Maracajá, gerente regional da Compesa; Vereadores Cicero Miguel, César Tenório, Raimundo Lima, Douglas eletricista, Agnaldo Rodrigues (Cancão); Isabel Gomes, representando a equipe gestora do abatedouro, além dos secretários municipais de agricultura, Rivélton Santos, e de infraestrutura, Silvano Brito.

As obras do abatedouro regional foram iniciadas na gestão do então Prefeito Totonho Valadares, concluídas e inauguradas na gestão do então prefeito José Patriota

Marconi Santana inova e moradores ganham o Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC

Na última sexta-feira (12.05), Marconi Santana (prefeito de Flores) via secretarias de Agricultura e Bem-Estar Social, formalizou a entrega de um equipamento voltado para prestação de diversos serviços à população. Trata-se do Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC.

O objetivo central é fornecer um local conveniente e acessível para que todos os moradores do distrito possam resolver problemas, solicitar informações e obter assistência de maneira eficiente.

Marconi Santana, explica que o investimento da Prefeitura na criação deste Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC, “é uma demonstração do compromisso da administração municipal em fornecer um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, destacou o prefeito acrescentando: “Vamos estreitar ainda mais a relação entre o governo municipal e a população, com a oferta de soluções rápidas e eficientes para suas necessidades”.

Ao oficializar a entrega do novo equipamento aos moradores do distrito, Marconi adiantou que o Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC, também terá atendimento nas segundas e quartas-feiras em Flores/Sede, no prédio do CRAS.

Secretaria de Assistência Social é parceira em encontro de direitos da população LGBT

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), através da coordenação do curso de Direito da autarquia, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Escola Superior do MPPE e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizam na próxima quinta-feira (18), às 19h, no auditório da Autarquia, o I Encontro de Direitos da população LGBT e decisões do STF.

O encontro contará com apresentação cultural, palestras e debates. De acordo com a instituição, o evento tem como objetivo comemorar o mês da visibilidade LGBTQIA+ e será realizado em diversas instituições de ensino superior do Estado. A Aesga será a primeira instituição a receber o evento em Pernambuco. As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito à certificação.

Com informações da coordenação do curso de Direito da Aesga

Adiado sorteio do IPTU premiado

 

Em decorrência da chuva, o que compromete a presença de público, a Prefeitura de Afogados decidiu adiar o sorteio do IPTU premiado 2022, que ocorreria hoje.

A nova data e horário serão divulgados posteriormente, sem prejuízo para os contribuintes. O adiamento implicará ainda na ampliação do prazo para quem ainda não pagou seu tributo e deseja fazê-lo para ter o direito a concorrer à premiação.

Cristiane Moneta assume o Mulher Avante PE e homenageia as mães

Ser mãe e política ao mesmo tempo são desafios que fazem parte da minha vida e de muitas pernambucanas. A luta para que possamos ocupar o espaço que merecemos é árdua, mas tenho a convicção de que trilhamos o caminho certo. Perseverança e determinação nunca faltarão. Em 2022, conheci mais de perto a realidade do povo pernambucano. Os 12.413 votos conquistados me levaram à primeira suplência do Avante à Câmara Federal e aumentaram a minha responsabilidade.

Desta vez, aceitei o convite do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, e do deputado federal Waldemar Oliveira, e assumi a responsabilidade de comandar o Mulher Avante Pernambuco. Sinto-me honrada com a missão. Nós mulheres representamos mais da metade da população brasileira – 53% – e quase a metade das filiações partidárias do país – 46%. Apesar de significativos, os percentuais ainda não refletem a ocupação de espaços públicos de poder e decisões.

As dificuldades enfrentadas no Brasil são diversas. Conciliar maternidade e carreira é uma delas. De acordo com o IBGE, de cada dez mulheres em idade para trabalhar, apenas cinco estão empregadas ou em busca de emprego, enquanto, sete entre dez homens estão empregados. Além disso, a remuneração feminina é, em média, 20% inferior à masculina, mesmo desempenhando a mesma função. O pão nosso de cada dia de muitos domicílios é garantido pela garra da mulher/mãe.

O Avante é antenado à essa realidade e luta para que todas as mães vivam com dignidade e em condições de igualdade. A força está com elas”, já dizia o saudoso Erasmo Carlos. Combater qualquer tipo de discriminação sempre será uma das principais pautas do nosso partido, que é um dos que mais crescem no Brasi. É assim que inicio a minha jornada, com sensibilidade, coragem e muita vontade de trabalhar em prol das nossas guerreiras.

Cristiane Moneta
Presidenta do Mulher Avante Pernambuco