Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

João de Nadegi faz discurso emocionado em homenagem aos 41 anos de Camaragibe

O deputado estadual João de Nadegi subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (15), para parabenizar a cidade de Camaragibe, seu berço político, pelos 41 anos, completados no último sábado. O parlamentar militou toda sua vida pública no município, tendo já exercido o cargo de secretário de Governo da prefeitura por três anos.

“A história da minha vida e da minha família se confundem com a história de Camaragibe. Trabalhando e cuidando das pessoas de maneira incansável, minha mãe, a prefeita Doutora Nadegi, sustentou nossa família; formou a mim advogado e à minha irmã, Flávia de Nadegi, médica, anos depois. Nadegi foi diretora médica do antigo Hospital Domingos Sávio, secretária de saúde, vereadora, vice-prefeita por três vezes, deputada e é a atual prefeita do município. Minha mãe viu Camaragibe surgir como cidade; foi acolhida por todos e recebe até hoje o carinho e o reconhecimento dessa gente tão querida”, destacou João.

O parlamentar explicou que a mãe chegou ao município ainda muito jovem, médica recém formada, e grávida dele. “Eu nasci pouco tempo depois da emancipação de Camaragibe. Cresci acompanhando minha mãe na vida política da cidade. Estudei, me formei advogado, casei com Renata, sou pai de Lis e de João Pedro, os amores da minha vida. Durante toda minha trajetória de vida, Camaragibe sempre esteve presente. E hoje tenho a honra de ser a sua voz como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Não faltarei aos meus conterrâneos, seguirei trabalhando e cuidado das pessoas da minha terra até o último dia do meu mandato”, afirmou João, fazendo, em seguida, um agradecimento especial.

“Reconheço e agradeço o apoio e esforço de todos que se dedicaram e se dedicam até hoje, para construir, com muito diálogo e respeito, uma cidade melhor. Em especial, aos servidores da ativa e aos aposentados. Todos vocês que contribuíram para construir as oportunidades para o futuro; lutaram a cada dia e deixaram um legado de respeito, fraternidade, desenvolvimento e dignidade. Que daqui a 41 anos, as futuras gerações continuem enxergando no passado, um povo trabalhador, íntegro, aguerrido, resiliente e cheio de esperança no amor por nossa cidade. Viva a Terra dos Camarás! Viva o seu povo! Parabéns, Camaragibe! Nós te amamos!”, finalizou João de Nadegi.

Primeira mulher a assumir a Secretaria dos Direitos dos Animais, Andreza Romero se despede da Câmara Municipal e pede “união para superar desafios da causa animal do Recife”

O secretariado da Prefeitura do Recife ganhou um novo reforço feminino: nesta segunda-feira, 15, Andreza Romero, vereadora do Recife, se despediu da Câmara Municipal do Recife, onde cumpre o seu primeiro mandato, para coordenar as ações da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Ela é a primeira mulher a assumir o posto desde que a SEDA foi criada, em 2013.

Em seu discurso, Andreza agradeceu ao prefeito pela oportunidade “de fazer parte da gestão, à frente de uma pasta que representa todo o histórico de luta, de sofrimento, de angústia, mas também de esforço e dedicação de todos os que fazem e defendem a bandeira animal no Recife”.

A vereadora estendeu os agradecimentos aos colegas de legislatura e acenou à colega de bancada feminina, Cida Pedrosa, sua coautora no projeto que institui o Protocolo Violeta, aprovado na última semana e enviado ao Governo Municipal para sanção. O protocolo estabelece uma série de medidas de segurança para mulheres em bares e restaurantes.

Com a missão de destravar demandas do setor da defesa animal, Andreza direcionou parte de sua fala a protetores, defensores e organizações não-governamentais, para pedir apoio e união. “Assumo a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais com o desejo de trabalhar muito e de ser pioneira em muitos projetos, mas não tenho a pretensão de caminhar sozinha. Precisamos e vamos resolver demandas da causa animal, construir um plano de ações de curto e longo prazo e desenvolver boas ações, pelo bem dos animais. Somos parte de um mesmo exército, e precisamos nos enxergar assim para avançar em nossas pautas”, disse.

Entre as ações previstas para a pasta, a reforma, ampliação e implementação do atendimento 24 horas no Hospital Veterinário do Recife foram anunciadas para este ano.

Luciano Campos toma posse como novo Desembargador do TJPE

Com uma grande bagagem na magistratura, com atuação destacada na área criminal, Defensoria e Ministério Público, toma posse, nesta terça-feira (16), o mais novo Desembargador da Corte do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Luciano de Castro Campos assume o cargo, após ser juiz da 6ª Vara Criminal do Recife.

Luciano Campos vai atuar na Câmara Regional de Caruaru e teve sua promoção concedida pelo critério de antiguidade na magistratura. O novo Desembargador do TJPE já atuou como Desembargador Eleitoral, assim como seu irmão, Fausto Campos, que presidiu a Corte Eleitoral em 2014, e seu sobrinho Delmiro Campos que passou três anos (2017/2020) representando a classe dos juristas.

Um detalhe interessante marca essa posse. Pela segunda vez, o Tribunal de Justiça de Pernambuco contará com dois irmãos na mesma corte. O TJPE já conta com os irmãos Alberto Virgínio Nogueira e Cláudio Jean Nogueira na corte.

Luciano Campos nasceu em Casa Nova, na Bahia. A cidade está em festa com dois dos seus filhos reconhecidos por suas trajetórias na magistratura, integrando juntos o Pleno do TJPE. Ele é casado com a auditora da Receita Federal, Ana Maria Aroxa Campos, e é pai dos gêmeos Thiago e Tatiana e também de Mariana, além de avô da pequena Maria e sogro de Thiago e Tais.

Governadora Raquel Lyra recebe documento entregue por lideranças do PL

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu nesta segunda-feira, 15, no Palácio do Campo das Princesas, o presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, os deputados federais André Ferreira, Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Coronel Meira e os estaduais Renato Antunes, Nino de Enoque, Abimael Santos e Joel da Harpa. Em pauta no encontro, a entrega de um documento que reúne diversas propostas do partido para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Encontros como esse são importantes e reafirmam que a construção e implantação de políticas públicas que interessam ao povo de Pernambuco são urgentes e precisam ser implementadas, ouvindo também os representantes do nosso Estado no parlamento e os partidos. É assim, governando com todos e para todos, que o Estado chegará para quem mais precisa”, destacou a governadora.

O documento destaca que o partido e deputados do PL objetivam contribuir para a melhoria da condição social e econômica, através de discussões sobre as propostas do plano de governo. O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, também participou do encontro.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Eduardo e Lula da Fonte reúnem bancada do PP

O presidente estadual do Partido Progressistas, o deputado federal Eduardo Da Fonte reuniu, nesta segunda-feira (15), a bancada e deputados do PP. Na pauta, o grupo discute encaminhamentos do partido.

Na ocasião, o deputado, que vem se destacando cada vez mais em Brasília e no fortalecimento do partido em Pernambuco, reuniu o grupo com foco no crescimento e desenvolvimento de Pernambuco.

Estavam presentes, o vice-presidente do PP de Pernambuco, o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais, Kaio Maniçoba, Pastor Cleiton Collins, Pastor Júnior Tércio, Jeferson Timóteo, Claudiano Martins Filho, Adalto Santos, Antônio Moraes e Henrique Queiroz Filho; os ex-deputados, Roberta Arraes e Clóvis Paiva, além dos políticos, Humberto Arraes; o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz e o presidente da Juventude do PP, Alef Collins.

Comupe discute adequação à nova Lei de Licitações

O Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) realizou nesta segunda-feira (15) uma reunião para discutir a adequação dos processos de contratos e licitações de acordo com a Lei nº 14.133/2021, que passa a vigorar a partir do dia 30 de dezembro deste ano. O encontro contou com a participação do secretário executivo do Comupe, José Mário, do pregoeiro Enio Amorim, da controladora-interna Morgana Rodrigues e de membros da assessoria jurídica do Consórcio, por parte do escritório Dias, Rezende e Alencar.

Durante a reunião, foram discutidos os principais pontos que levarão o único consórcio a realizar compras públicas em Pernambuco, a promover processos de licitação e de contrato de acordo com a nova Lei. Até o dia 31 de dezembro, os membros da comissão de Licitação do Comupe passarão por capacitações a fim de proporcionar eficiência, transparência e segurança jurídica em todos os processos.

“A adequação às novas regras é fundamental para que o Comupe possa continuar prestando serviços de qualidade aos municípios consorciados. A nova Lei traz avanços importantes para a administração pública, mas é preciso estar atento às mudanças e se preparar para aplicá-las de forma eficiente”, frisou o secretário-executivo José Mário.

MPC-PE realiza visita em Unidade de Saúde da Família para apurar denúncias

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio da 2ª Procuradoria de Contas, que tem como titular a procuradora Maria Nilda Silva, realizou visita in loco à Unidade de Saúde da Família do Alto do Maracanã, em Dois Unidos. A atividade procurou apurar denúncia anônima recebida pelo MPC-PE acerca de dificuldades encontradas por cidadãos para a marcação de consultas, acesso à medicamentos, bem como estrutura física deficitária.

“Estamos realizando de forma periódica visitas à equipamentos públicos na área de saúde no Recife para verificar questões como o acesso ao agendamento de consultas com especialistas, a estrutura física da unidade, as condições de atendimento à população, as especialidades médicas disponíveis e uma série de itens básicos e extremamente necessários ao bom atendimento à população”, disse a procuradora Maria Nilda Silva.

DETRAN-PE: Ações do Maio Amarelo no fim de semana oferecem brindes às mães

Mães pernambucanas ganharam atenção especial neste fim de semana com ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Na tarde do sábado (13), a homenagem foi em frente ao Parque da Jaqueira, com música ao vivo, quando agentes de trânsito do órgão ofereceram rosae bombons para as mães que estavam na direção dos veículos. Cerca de 250 mães foram agraciadas com os brindes. No domingo (14), Dia das Mães, o brinde foi um chocolate, distribuído com aproximadamente 300 mães presentes à missa dedicada a elas, celebrada na Matriz da Madalena. As atividades integram a programação do Maio Amarelo, movimento voltado para a conscientização sobre a segurança e redução de sinistros no trânsito.

No Parque da Jaqueira, dando maior ênfase ao caráter carinhoso do ato, as rosas e bombons foram entregues por filhos de agentes de trânsito. Junto a isso, um fotógrafo registrava o momento, que em seguida ficou exposto em um painel, destacando a reação de cada mãeQuem preferia guardar a foto, bastava escanear por meio de um QR Code e baixar diretamente no próprio celular.

Além dos veículos particulares que trafegavam pelo local, os agentes levaram a ação para o transporte coletivo. Mães que estavam nos ônibus que passaram pela avenida foram abordadas e presenteadas. Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajanoa iniciativa foi um gesto de reconhecimento ao cuidado e dedicação que as mães, incondicionalmente, dedicam aofilhos, inclusive, quando estão na condução de veículos.

As mães que participaram da missa, no domingo, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena, foram recepcionadas com chocolate, oferecido em parceria com a Disnove/Yamaha. Elas também receberam um cartão com mensagem alusiva à data, oferecida pelo Detran-PEA ação ocorreu antes do início da missa de ação de graças, dedicada a todas as mães. O gesto foi uma forma de destacar que as mães também são responsáveis pelo transporte das crianças no dia a dia.

Em Pernambuco, as ações do Maio Amarelo prosseguem durante todo o mês em todas as regiões do estado. Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Disnove/Yamaha, além de diversas prefeituras municipais, e os shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes

Atos golpistas: mais da metade dos denunciados já viraram réus no STF

Julgamento termina nesta segunda; com resultado, STF terá transformado em réus mais da metade dos 1.390 denunciados. Análise de mais 250 casos começa já nesta terça.

g1 — O Supremo Tribunal Federal formou, nesta segunda-feira (15), maioria de votos para transformar em réus mais 245 denunciados por executarem ou incitarem os atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando foram depredadas as sedes do STF, Congresso e Palácio do Planalto.

A análise termina ainda nesta segunda. Quando o resultado for confirmado, o STF terá transformado em réus 795 pessoas acusadas de envolvimento nos atos terroristas – mais da metade dos 1.390 denunciados pela Procuradoria-Geral da União.

Inicialmente, o Supremo julgava neste lote 250 denúncias mas, por problemas técnicos no plenário virtual, cinco casos foram retirados de análise e serão retomados futuramente.

A partir da 0h desta terça, o STF também começa a julgar, em plenário virtual, outras 250 denúncias. Será o quinto bloco de acusados a entrar em julgamento.

Embora cada sessão analise um conjunto de denúncias, os ministros avaliam a situação dos denunciados individualmente, caso a caso.

Se as denúncias forem recebidas, os acusados passam a responder a uma ação penal na Corte, em que poderão apresentar defesas e provas no curso do processo.

Ministério Público e Iterpe trabalham em conjunto para cadastrar e identificar 35 famílias no Engenho Una

A gerência de reordenamento agrário do Iterpe, realizou na última semana, o cadastramento de identificação de sócio ocupacional das 35 famílias que ocupam o Engenho Una, no município de São Lourenço da Mata. As atividades de vistoria técnica, seguem acontecendo desde o segundo semestre de 2022. O intuito das visitas, é identificar o produto final e emitir um diagnóstico sócio ocupacional produtivo e ambiental por solicitação do Ministério Público.