Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Camaragibe amplia vacinação contra a influenza para pessoas a partir dos seis meses de idade

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica ainda mais a vacinação contra a influenza. Agora, podem se vacinar pessoas acima dos seis meses de idade. A vacinação acontece nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 15h, com agendamento. E também no ponto fixo do Camará Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 15h; e aos domingos das 12h às 17h, sem agendamento.

Para que a vacina seja registrada, é importante destacar que o morador que optar por tomar o imunizante em locais que precisam de agendamento se diriga ao posto de saúde mais próximo de sua residencia, onde será disponibilizada datas, de acordo com o cronograma de cada unidade.

Também é necessário portar documento oficial com foto, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação e comprovante de residência. É importante destacar que permance a importância da vacinação para os grupos de risco, para evitar a influenza e seus possíveis agravamentos.

“Estamos entrando no inverno e, consequentemente, as doenças respiratórias tendem a aumentar. Fizemos campanhas para vacinar grupos que tinham prioridade nessa imunização. E agora essa ampliação é bastante importante para prevenir a circulação desse vírus; alcançando esse novo grupo e seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Por isso, pedimos que as pessoas não deixem de se vacinar e compareçam em uma das nossas unidades de saúde”, destaca a prefeita Doutora Nadegi.

Deputada Débora Almeida desiste de disputar eleição para conselheira do TCE-PE

Estimulada para disputar uma das duas vagas de Conselheira do Tribunal de Contas, abertas por conta de vacância do cargo e mesmo entendendo a relevância daquela missão, decidimos escutar nossa consciência e principalmente ouvir nossas bases, importantes aliados responsáveis pela nossa chegada na ALEPE.

Nossa luta desde sempre, na vida pessoal e política, é acolher e lutar pelo bem estar da população, que nos escutou nas ruas, praças e feiras livres de todo o estado. Estar hoje cumprindo um início de mandato desafiador, mas que já se mostra produtivo, nos fez tomar a decisão mais sensata para esse momento que Pernambuco vivencia, que é da pavimentação de novos caminhos para implementação de novas a boas políticas sociais.

Com isso, quero agradecer aos que apoiaram nossa indicação, independentemente da decisão que agora tomamos e desejar boa sorte aos que irão dar sequência nos excelentes trabalhos desenvolvidos pelos Conselheiros que até o presente, cumpriram com maestria seu mandato. Temos certeza que, qualquer um dos nomes indicados, certamente estará à altura da competência e eficiência que o aquele notável Tribunal merece.

Em relação a meu nome, decidi que nossa missão legislativa é neste momento, nossa prioridade. Ela não pertence unicamente a mim, mas a cada um e a cada uma dos 51.282 pernambucanos que, à despeito de tantos outros bons nomes, nos confiou uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

Informo pois a todos que, pensando desta forma, minha decisão É SEGUIR NA POLÍTICA e que essa missão marchará firme para a consolidação dos projetos aos quais nos propusemos junto à população!
O futuro pertence a Deus, mas no presente o nosso desejo é de servir Pernambuco, com independência, na casa que o povo nos colocou!”

Débora Almeida – Deputada Estadual – PSDB

CTTU conscientiza motociclistas de aplicativo sobre boas práticas para maior segurança viária

Ao todo, 100 profissionais foram treinados. Informações como a validade do capacete e o uso de equipamentos de segurança previstos em lei foram repassadas nesta terça-feira (16), em ação que faz parte da programação do Maio Amarelo

Focada na segurança viária dos mais vulneráveis no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoveu, nesta terça-feira (16), uma formação com motociclistas entregadores de aplicativo. A ação foi feita em parceria com o Rappi, empresa de entrega. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Honda. Ao todo, 60 motociclistas serão treinados nesta rodada. A CTTU já realizou formação de 120 entregadores em parcerias com outras empresas, como o iFood.

A programação teve quatro horas de duração com uma parte teórica e outra prática. Os participantes receberam dicas de segurança viária e direção defensiva de um batedor da CTTU, que tem experiência no uso de motocicleta nas mais diversas condições na cidade. Informações sobre equipamentos de segurança, velocidade adequada para frenagem e condutas para se proteger no trânsito foram dadas, confira algumas que estão de acordo com a Lei 12.009/2009:

VALIDADE E CONSERVAÇÃO DO CAPACETE – Os capacetes duram, em média, três anos e vem etiquetado na parte de trás do equipamento. É essencial que tenha cinta de jugular e pelo menos quatro fitas reflexivas para que se mantenham visíveis na pista.

MATA-CACHORRO – É um equipamento de proteção para se um animal do porte de um cachorro avançar sobre a roda da motocicleta, evitar a queda do condutor ao afastar o animal com um impacto. Além disso, em caso de haver a queda, o equipamento vai proteger as pernas do motociclista, que está entre as partes do corpo mais vulnerável nesse tipo de veículo.

COMBUSTÍVEIS E MATERIAIS INFLAMÁVEIS – Em caso de um sinistro de trânsito, com queda da motocicleta, é comum haver faíscas no atrito com a pista. Então, transportar combustíveis e produtos inflamáveis torna tudo ainda mais perigoso. As únicas exceções são o gás de cozinha e galões de água de no máximo 13 kg.

CARGA INCOMPATÍVEL COM TAMANHO DA MOTO – Muitas pessoas carregam cargas grandes em motocicletas e isso é perigoso porque mexe no equilíbrio do veículo. As especificações estão na resolução 356 do Contran, mas basicamente não podem tirar a visibilidade do retrovisor e os equipamentos de baú devem ter fitas refletivas para garantir a visibilidade do veículo.

OUTROS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO – Capacetes, joelheiras, coletes com fitas refletivas e corta-pipas também são equipamentos essenciais para motociclistas de entrega.

Fotos: Hélia Scheppa/PCR

 

Prefeitura de Garanhuns realiza operação tapa buraco

A operação tapa-buracos chegou também, ao bairro Severiano Moraes Filho, o conhecidíssimo Indiano. A rua Professor Soriano Furtado é uma das dezenas de vias já contempladas desta etapa. Com a ação, os moradores da localidade, ou, até mesmo quem trafega diariamente pelo local, terão mais condições de locomoção.

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, tá investindo pesado. São dezenas de toneladas de massa asfáltica aplicadas em diversas localidades da cidade, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida a todos os garanhuenses.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques

Vereadora Aline Mariano toma posse na Câmara do Recife pela quinta vez

A vereadora Aline Mariano (PP) retorna à Câmara do Recife pela quinta vez. Como primeira suplente da Frente Popular, ela substitui a vereadora Andreza Romero (União Brasil), licenciada para assumir a Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais. Dona de 6.530 votos ela tomou posse na manhã de hoje. As informações são do Blog da Folha.

Em um discurso emocionado, Aline relembra que o Recife a adotou quando ainda era pequena. Filha de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e do ex-vereador Antônio Mariano, ela se referiu a um duro período sem mandato. “O trabalho nunca parou. O fato de não ter um gabinete, nunca mudou minha forma de atuar. Ando com a cabeça erguida. Sempre marquei minha vida com correção e zelo”, enfatizou.

 

Comissão de Justiça aprova nome de Eduardo Porto por unanimidade para o TCE-PE

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a indicação do nome do advogado Eduardo Porto para a vaga no Tribunal de Contas do Estado, aberta com a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto. A aprovação aconteceu em sessão extraordinária da CCLJ, realizada na manhã desta terça-feira, sob a presidência do deputado Antônio Moraes.

Seguindo o que determina a legislação, o candidato a conselheiro do TCE se apresentou aos deputados integrantes da comissão, fez um pronunciamento no qual destacou seu currículo e ressaltou a importância da lisura das contas públicas. Em seguida, foi sabatinado pelos parlamentares, teve seu nome colocado em votação e aprovado por unanimidade. O parecer da CCLJ será lido em plenário na sessão desta tarde (16) e submetido à votação dos 49 deputados estaduais. Para que seja referendado como conselheiro do TCE-PE, Porto precisa obter no mínimo 25 votos favoráveis.

De acordo com o presidente da CCLJ, Antônio Moraes, a votação deverá repetir o cenário da comissão, sem polêmicas em torno da escolha. “Hoje, um dos aspectos que mais dificultam o ingresso na política é exatamente a gestão de contas. Por isso, é importante termos pessoas com sensibilidade ocupando cargos no conselho do TCE, e Eduardo Porto demonstrou ter essa sensibilidade e muito conhecimento, tanto do lado jurídico como do lado político”, afirmou Moraes.

Fonte: Blog do Elielson

Em visita à Hemobrás, ministras defendem reduzir dependência externa em hemoderivados

Titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos antecipou que a Finep deverá abrir edital para dar suporte a esse desafio

Como parte da agenda de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, as ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Saúde, Nísia Trindade, visitaram, nesta segunda-feira (15), as instalações da fábrica da Hemobrás, em Goiana (PE). Ao final da atividade, a titular do MCTI antecipou que está previsto o lançamento de edital específico da Finep para pesquisa e inovação na cadeia de hemoderivados.

“Há uma necessidade imperativa de o Brasil diminuir a sua dependência com produtos agregados em todo o complexo industrial da saúde, que inclui medicamentos, insumos e equipamentos. Faz parte da nossa estratégia de nos tornarmos cada vez mais autônomos e soberanos”, disse a ministra. “E teremos editais específicos para essa área de hemoderivados, para ressaltar esse esforço”, completou ela, ao destacar o grau de dependência do Brasil na área.

De acordo com a ministra Luciana Santos, o tema dos editais será tratado na próxima quinta-feira (18), durante reunião do Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). No último dia 11, o presidente Lula sancionou lei que abre crédito suplementar no valor de R$ 4,18 bilhões ao orçamento do FNDCT. A medida recompõe integralmente os recursos do Fundo.

Hoje, a importação de medicamentos para atender aos pacientes com hemofilia e outras doenças relacionadas à coagulação sanguínea, cuja assistência é ofertada 100% pelo SUS, supera R$ 1,5 bilhão por ano. E o pleno funcionamento da Hemobrás é um passo fundamental para o Brasil reduzir essa dependência externa no setor de derivados do sangue e biotecnologia, defendeu a ministra da Saúde.

“Desde o início desta gestão, vejo a Hemobrás como um dos grandes destaques da política do governo Lula, especificamente dentro do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, para garantir autossuficiência em hemoderivados. Desde 2004, essa tem sido uma trajetória de sucesso. Importantes parcerias público-privadas vêm se firmando”, reforçou.

A ministra Nísia Trindade acrescentou a importância da ampliação da formação de recursos humanos altamente qualificados na área. “É isso que torna sustentável um empreendimento desse porte. A formação de quadros é muito relevante para esse trabalho no Brasil”, sustentou, afirmando que trabalhará em parceria com o MCTI, em favor da Hemobrás.

A maior autonomia do Brasil no setor de saúde com o desenvolvimento da indústria nacional reduz a vulnerabilidade do SUS ao mercado externo e assegura o acesso universal à saúde, além da geração de emprego e renda.

Sobre a Hemobrás

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) está voltada para a produção de hemoderivados a partir da coleta de plasma humana. Desde 2007, a fábrica vem evoluindo na sua estrutura física e tecnológica a partir de uma parceria de desenvolvimento produtivo.

A previsão é que em 2025 a Hemobrás possa operar todas as etapas de produção e, com isso, se tornar a maior fábrica de medicamentos hemoderivados da América Latina. Com investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão, o empreendimento terá 17 prédios, distribuídos em 48 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 25 hectares.

Em pleno funcionamento, a Hemobrás terá capacidade de processar até 500 mil litros de plasma ao ano, podendo chegar a até 700 mil litros caso haja demanda. Essa é uma etapa fundamental para a autossuficiência do país.

O recolhimento do plasma excedente nos serviços de hemoterapia em 2022 foi de aproximadamente 100 mil litros, e a previsão para este ano é ultrapassar 150 mil litros. Para 2024, a expectativa é fazer a coleta de mais de 200 mil litros.

Em paralelo à construção da fábrica de hemoderivados, há a implantação de uma fábrica de fator VIII recombinante, medicamento obtido por engenharia genética destinado ao tratamento da hemofilia A no Brasil. O Hemo-8r, como é conhecido, já é fornecido para o SUS pela Hemobrás por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

DER realiza campanha educativa na PE-015

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou ações educativas com agentes de trânsito do DER e BPRv. A ação ocorre para que os motoristas não circulem na faixa exclusiva para ônibus BRT, orientando-os a circularem pela pista correta. A ação visa melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres durante execução das obras de requalificação da PE-015, rodovia que liga Olinda a Abreu e Lima, área norte da Região Metropolitana do Recife.
É importante ressaltar que os motoristas que insistirem em descumprir a legislação de trânsito vigente serão autuados. A PE-015 é um dos principais corredores de transporte da Região Metropolitana do Recife, fazendo ligação entre os municípios da área Norte da RMR.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que as obras de requalificação da PE-015 seguem em andamento, com a execução dos serviços de pavimentação, drenagem superficial, urbanismo e paisagismo no corredor exclusivo de ônibus, com aproximadamente 7% dos serviços realizados.  A iniciativa conta com investimento de R$ 175,5 milhões e prazo previsto de conclusão em agosto de 2024.

Itapetim: segunda fase da reforma do Hospital Municipal Maria Silva está sendo finalizada; local contará com laboratório de análises clínicas para todos os tipos de exames

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, está finalizando a segunda fase da reforma do Hospital Municipal Maria Silva. Dentre as melhorias realizadas no local, está a implantação de um laboratório de análises clínicas, onde serão realizados todos os tipos de exames gratuitamente.

Além do laboratório, a reforma também conta com novos banheiros, sala de oxigênio, uma sala de observação masculina e outra feminina, sala de medicamentos, sala para imobilização com gesso de pacientes com fraturas, além de um novo consultório médico.

O hospital ficará mais amplo e vai oferecer um atendimento ainda melhor à população itapetinense.

O prefeito Adelmo Moura esteve visitando as obras, ao lado da secretária de Saúde Aline Karina, do diretor de Infraestrutura Seu Dido, do engenheiro Tássio Gonzalez, e do secretário de Agricultura Júnio Moreira.