Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

José Patriota propõe realização de Censo da Pessoa com Deficiência e/ou Doença Rara

O deputado estadual José Patriota (PSB) apresentou na última terça-feira (16) projeto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) N° 693/2023 para a realização do Censo da Pessoa com Deficiência e/ou Doenças Raras.

“Considero essa matéria oportuna, visto a sua importância na quantificação e investigação das características sociais dessa população para a elaboração de ações públicas verdadeiramente eficientes em prol desses segmentos”, afirma Patriota.

O levantamento censitário terá por objetivo organizar informações sobre as características demográficas, a quantidade de pessoas com deficiência e/ou doença rara, incluindo aquelas que utilizar espaços oferecidos pelo Poder Público, dentre outras informações pertinentes, com o propósito de apoiar o processo de tomada de decisões e a consequente implantação de medidas destinadas a esse público.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em informações coletadas em 2021, 8,4% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e/ou doença rara.

A proposta foi levada às comissões da Alepe e posteriormente será encaminhada para votação em plenário.

De olho em 2024, Vilmar da Mudança assume o comando do Avante, em Jaboatão

Eleger três vereadores em Jaboatão dos Guararapes nas eleições de 2024. É com esse intuito que o ex-vereador Vilmar da Mudança assume o comando do Avante no município, um dos principais colégios eleitorais do Estado.

“O Avante é um dos 13 partidos que atingiram a cláusula de barreira e um dos que mais crescem no País. Jaboatão dos Guararapes é uma das principais cidades pernambucanas e receberá total atenção. Vilmar da Mudança terá todo o nosso apoio para trabalhar”, destacou Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante.

José Patriota prestigia posse de Aline Mariano como vereadora do Recife

O deputado estadual José Patriota (PSB) prestigiou nesta terça-feira (16) a posse de Aline Mariano (PP) como vereadora do Recife. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e contou com a presença de diversas autoridades da cidade.

Sobre Aline, Patriota pontuou a importância de ver uma conterrânea de Afogados da Ingazeira assumir o cargo de vereadora na capital do estado e a expectativa de que ela fará um bom trabalho. “Aline tem experiência e condição de exercer um ótimo mandato na Câmara Municipal de Recife”, escreveu o deputado em sua rede social.

Itapetim: Prefeitura realiza melhorias em rede de esgoto no Conjunto Habitacional Miguel Arraes

A Prefeitura de Itapetim está realizando melhorias na rede de esgoto em parte do Conjunto Habitacional Miguel Arraes de Alencar.

No período das chuvas, a encanação não suportava a quantidade de água e o esgoto retornava para dentro das residências.

No local está sendo colocada uma tubulação maior para resolver o problema de uma vez.

A ação é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida dos moradores.

Sandrinho participou de homenagem aos garis de Afogados

No dia do Gari (16), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira homenageou esses valorosos profissionais, trabalhadores incansáveis que atuam na limpeza da cidade.

O Prefeito Sandrinho Palmeira participou de um café da manhã com os garis, na cozinha comunitária municipal. Foi um início de dia diferente, com a oferta de um café da manhã caprichado, diferente, com um bolo festivo e o sorteio de brindes de diversos tipos com a categoria.

“Em breve estaremos lançando um novo programa de limpeza para a nossa cidade, com ações que irão melhorar, aperfeiçoar esse serviço. Quero destacar a importância para a cidade do trabalho que vocês realizam, e agradecer o empenho de todos e todas nessa tarefa árdua que é manter a nossa cidade mais limpa,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

O evento contou ainda com a participação dos vereadores César Tenório, Erickson Torres, Douglas Eletricista e Raimundo Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João, da Secretária de Assistência Social, Madalena Leite, do Secretário de Infraestrutura, Silvano Brito, além do vice-prefeito, Daniel Valadares.

Coluna da Folha: As esposas dos vereadores e o benefício indevido em Cabrobó

Carlos Britto — A população de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, já testemunhou muitos fatos polêmicos em relação à Câmara de Vereadores. Desde a aprovação de 13º salário e férias remuneradas dos seus representantes, no ano passado, passando por um controverso processo de licitação para locação de veículos destinado a atividades dos nobres representantes do povo, em 2021 – que de tanto barulho na cidade, acabou cancelado pela presidência da casa legislativa. Agora, vem mais uma bomba.

Os vereadores Cris Beira Rio e Tinanã, que recebem por mês quase R$ 10 mil (mais verba de gabinete e diárias), têm suas respectivas esposas incluídas no Bolsa Família do governo federal. Isso mesmo.

Como se sabe, o programa é destinado a cidadãos de baixa renda, que vivem em situação de extrema pobreza. Certamente não é o caso das beneficiárias em questão.

As contempladas indevidamente pelo programa são Wilma Maria dos Santos Barros e Francilene Ferreira do Nascimento, conforme documentos do CadÚnico. Em Cabrobó, não se fala em outra coisa. E, diante de tamanha repercussão negativa, é muito possível que os dois vereadores revejam essa situação para não se desgastarem junto aos seus eleitorados.

De qualquer forma o estrago está feito. Resta saber até onde Cris Beira Rio e Tinanã poderão minimizar o estrago.

 

Fora do jogo

O PL do ex-prefeito Anderson Ferreira está a cada dia mais junto do Governo Raquel Lyra. A governadora recebeu Anderson, os deputados federais André Ferreira, Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Coronel Meira e os estaduais Renato Antunes, Nino de Enoque, Abimael Santos e Joel da Harpa, e recebeu documento com diversas propostas do partido para o desenvolvimento econômico e social do Estado. O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, também participou do encontro. Com esse recado fica claro que os demais players que estiveram com a então candidata estão fora do jogo.

 

Fez história

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Teresa Dueire, deixou o cargo que exerceu por anos para se aposentar e tem recebido os melhores elogios de todas as partes. Ela fez história como a primeira e única mulher a ocupar uma das sete vagas do conselho do TCE-PE. “Competência em pessoa e com uma bagagem impressionante”, afirmam, Teresa agora vai curtir sua merecida aposentadoria ao lado dos seus.

 

Prestou queixa

O ex-prefeito de Carpina ( Mata Norte), Joaquim Lapa (PTB), prestou queixa na delegacia da cidade, ontem, contra um homem pelo crime de calúnia e difamação. A informação é de que esse homem teria acusado o ex-prefeito de desviar R$ 200 mil nas eleições de 2020, quando Lapa concorreu à prefeitura. A acusação teria partido de um grupo de WhatsApp. Na imprensa local, o ex-prefeito disse que o tal homem vai ter que se explicar na justiça.

 

Pra ficar vivo

Repercutiu com força em Caruaru (Agreste) a notícia da movimentação do grupo do ex-prefeito Jose Queiroz para voltar ao comando da prefeitura do município. As primeiras apurações foram do jornalista Américo Rodrigo, do Blog Cenário, que assegurou que a turma está fazendo forças para se manter viva no cenário da sucessão.

Prefeitura de Garanhuns adquire novos materiais para a Educação Infantil

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu novos materiais para a Educação Infantil. Os itens estão usados nas aulas com as crianças que estão matriculadas nas escolas, Centros de Educação Infantil e creches municipais. O investimento foi feito em materiais de qualidade e que estimulam o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Os kits, contendo itens como pinceis e tintas, foram entregues nas unidades de ensino recentemente e estão ampliando as possibilidades em sala de aula. “Esses materiais irão ajudar no desenvolvimento e aprendizado de nossas crianças que poderão ter novas experiências em sala de aula, ajudando também na rotina dos professores de forma eficaz”, afirmou a supervisora educacional Adriana Cordeiro.

Todos os itens foram escolhidos cuidadosamente, pensando em cada fase do desenvolvimento das crianças. Os materiais artísticos são fundamentais na Educação Infantil, pois ajudam a desenvolver habilidades motoras finas, estimulam a criatividade, a imaginação e a expressão artística das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças.

“É na infância onde mais se aprende, nessa fase quanto mais forem os estímulos, melhor serão os resultados. Quando recebemos em nossa escola materiais concretos para trabalhamos com as crianças foi maravilhoso, pois o uso desses materiais desperta curiosidade e incentiva a construção do conhecimento de forma lúdica, uma vez que a criança olha, toca e manuseia os materiais diversos estimula todos os sentidos , desenvolvendo habilidades par garantir uma aprendizagem muito mais significativa e divertida”, disse a professora Fernanda Gomes.

Os artigos estão fazendo parte das atividades do Ciclo Alfa, programa de formação continuada que está sendo aplicado para os professores da Educação Infantil. O Ciclo Alfa começa na pré-escola e termina no segundo ano do Ensino Fundamental, atuando também com monitoramento da gestão e plantão pedagógico.

Alepe deve ter comissão permanente dedicada às pessoas com deficiência

Proposta de Sileno Guedes em coautoria com outros deputados busca dar mais visibilidade a essa temática

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve passar a ter uma comissão permanente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A medida, fruto de reivindicação de entidades ligadas a essa causa, foi proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB) em coautoria com a deputada Débora Almeida (PSDB) e os deputados José Patriota (PSB), Eriberto Filho (PSB), Luciano Duque (Solidariedade) e Pastor Cleiton Collins (PP). O projeto de resolução começou a tramitar nesta terça (16).

Até janeiro, existia na Alepe uma frente parlamentar sobre o assunto, que acabou extinta por ter caráter temporário. Em abril deste ano, Sileno e os outros deputados que assinam o projeto receberam movimentos ligados às pessoas com deficiência, que estiveram na Casa para cobrar a retomada da frente parlamentar. Na ocasião, a saída proposta foi a criação de uma comissão permanente, que passa a estar prevista no regimento interno e não terá seus trabalhos encerrados a cada legislatura.

Atualmente, projetos de lei relacionados à defesa dos direitos das pessoas com deficiência são apreciados em comissões como a de Saúde e Assistência Social e a de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Com a proposta de uma nova comissão, essas pautas passam a ter um colegiado específico, como já existe, por exemplo, na Câmara dos Deputados.

Para Sileno, que foi secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco entre 2019 e 2022 e abraçou essa causa como uma das bandeiras de seu mandato, esse é um passo fundamental para dar visibilidade ao assunto. “Outras comissões apreciavam essa temática aqui na Casa. Mas, sem dúvida, com um colegiado específico, as pessoas com deficiência terão um espaço ainda mais dedicado para a tramitação dessas matérias e realização de audiências públicas”, avalia.