Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Avaliou – O deputado federal, Fernando Filho (UB-PE), que está exercendo seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, concedeu uma entrevista rápida a este blogueiro no seu gabinete, na oportunidade Fernandinho falou sobre a expectativa para este seu mandato.Celebrou – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde e equipe da USF- Mata Verde, celebrou ontem (17), o ‘Dia Mundial da Hipertensão Arterial’ lembrando os riscos da doença, que é tão comum e silenciosa e aumenta as chances de complicações de saúde, onde foram realizadas ação educativa em saúde para prevenção da hipertensão arterial com intuito de levar as pessoas a praticarem atividades físicas e cuidar da saúde. ⁣ Os exercícios físicos e corporais foram praticados sob orientação do Educador Físico, Pedro Dantas, além de uma palestra, onde foi abordado a importância dos exercícios físicos no controle da hipertensão, que em muitos casos, possibilitam ao paciente a redução da medicação.⁣⁣

Arrependido – Este blogueiro foi informado ontem (17), que dos três vereadores que anunciaram a saída do PSD e iriam migrar para o PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, já tem um que está arrependido, e poderá recuar da decisão. Segundo a fonte, o mesmo já admitiu que se excedeu quando tomou a decisão em migrar para o partido da governadora.

Disse “Sebastião Oliveira, é um médico, é da área, tem prestígio, tem liderança, um parlamentar importante, líder de um partido importante, e acho que é o partido que faz a diferença, é o espaço do Avante, que Sebá vai ocupar, ele é muito querido pelo presidente Tibé, muito querido dentro do partido, e Sebá é craque, quem ganha é a Hemobrás”. (André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura, comentando com este blogueiro, sobre a indicação de Sebastião Olivera, para comandar a Hemobrás)

Participou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve ontem (17), participando de mais um Governo Itinerante, que foi realizado na comunidade do Juá. “O Governo Itinerante completou 6 anos neste mês de Maio, são 6 anos faciliantando e melhorando a vida da nossa população que mora distante da sede do município. Obrigado a todos que fazem parte da nossa equipe, sem vocês nada disso seria possível”, disse o gestor iguaraciense.

Entregou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, reforçando o compromisso de continuar estimulando no município, a produção de peixes, e dando uma nova opção de renda para as famílias. realizoua entrega de mais 40 mil alevinos da da espécie tilápia e tambaqui. “Nosso intuito sempre será este: incentivar o produtor rural, através de ações que fortaleçam nossa agricultura familiar, a psicultura é uma ação importante para os agricultores florense”, disse Marconi.

Saiu do páreo – Um parlamentar pernambucano, em conversa com este blogueiro ontem (17) em Brasília, afirmou que o deputado estadual Kaio Maniçoba -PP (foto), foi convidado pela governadora Raquel Lyra, para um conversa no Palácio do Campo das Princesas. Após a conversa, segundo o parlamentar,  Kaio retirou seu nome da disputa para Conselheiro do Tribunal de Contas, e vai apoiar o colega Joaquim Lyra.Procede?

Orientando – A Coordenadora do Cadastro Único, da cidade de Santa Terezinha, se reuniu com a equipe do CREAS, para orientá-los sobre as novas regras do Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Políticas Sociais, tem trabalhado em conjunto, e estão empenhados, em assegurar que cada família seja devidamente informada e usufrua dos benefícios aos quais têm direito.

Perguntar não ofende – Quem será o vereador de Afogados da Ingazeira, que está repensando da sua posição em migrar para o PSDB?

Hosiptal Regional Emília Câmara abre processo seletivo em diversas áreas

O Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, abriu processo seletivo (N° 004/2023) visando cadastro reserva, para diversas áreas.

As vagas, que contemplam a ampla concorrência e Pessoas com Deficiência (PCD) são para os seguintes cargos:  MÉDICO CLÍNICO GERAL;  MÉDICO INTENSIVISTA ADULTO;  MÉDICO CIRURGIÃO GERAL;  MÉDICO PEDIATRA E NEONATOLOGISTA; MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA;  MÉDICO TRAUMATO-ORTOPEDISTA; MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA.

Os interessados devem encaminhar seus currículos, constando o nome completo do candidato e a função pleiteada, para o e-mail selecao@hrec.org.br , entre os dias 18 e 23 de maio de 2023, atendendo todas as disposições previstas no edital que se encontra no site do HREC ( http://hrec.org.br/index.php/editais/category/296-editais-2023 ). O resultado final deve ser divulgado no dia 24 de maio de 2023.

Ex-prefeito de Tabira, Dinca tenta entrar em estúdio da Cidade FM

O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino, tentou entrar no estúdio da Rádio Cidade FM para tomar satisfações com o radialista Fabrício Ferreira. O blog do Nill Júnior,  teve acesso ao vídeo.

O comunicador falava sobre a ameaça sofrida pelo ex-gestor quando Dinca foi à Rádio para falar com o profissional juntamente com a filha, Elis Brandino.

Fabrício comentava a ameaça sofrida, com ampla repercussão na imprensa estadual hoje. Fabrício dizia que era de paz, mas que qualquer coisa que ocorresse com ele era responsabilidade do ex-prefeito.

“Ele queria entrar apulso. Dissemos que não entrava, que não era assim. Ele disse que queria falar naquela hora. Expliquei que existia a forma de pedir direito de resposta. Inclusive tínhamos uma entrevista com o Delegado pra falar sobre a prisão de um suspeito de um crime. Foi preciso chamar a polícia pra ele sair de lá”, disse Felipe Marques, Diretor da Rádio.

A Direção da emissora, do Grupo Manu, prestou queixa esta tarde contra o político. O radialista Fabrício Ferreira também, por ameaça.

Veja o vídeo:

Em audiência com Haddad, Silvio Costa Filho defende avanço da agenda do crédito e dos investimentos públicos

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) defendeu, nesta quarta-feira, o avanço da agenda do crédito, dos investimentos públicos e das Parcerias Público-Privada (PPPs) no país. A defesa foi feita durante audiência pública para discutir o arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados com o ministro da fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, ao questionar sobre as ações que o Governo Federal vem fazendo na área, Silvio Filho considerou que a agenda do crédito, retomada dos investimentos públicos e as PPPs são fundamentais para que “o Brasil cresça”.

“Nós dos Republicanos votaremos favoráveis ao regime fiscal por entender que é fundamental para o Brasil avançar na agenda fiscal, no equilíbrio das contas públicas, buscando a boa governança no país. Entendo que a aprovação do regime fiscal vai ajudar na redução da taxa de juros, vai melhorar a nota de crédito do Brasil no mercado internacional e vai estimular os investimentos públicos”, disse Silvio Filho.

Além disso, o deputado entende que é fundamental a ampliação da agenda de crédito para fazer com que o Brasil volte a crescer na geração de emprego e renda. Ainda durante a audiência, Silvio Costa Filho avaliou que o atual ambiente econômico é de previsibilidade, importante sinalização para o mercado e para a atração de investimentos.

“Apesar de todas as dificuldades no processo de transição, apesar do péssimo sinal para o mercado com as manifestações do dia 8 de janeiro, para o início de um governo, nós já estamos com uma perspectiva para o final do ano de crescer em quase 2%, de terminarmos o ano com o dólar a R$ 4,70 e da redução do déficit de R$ 230 bilhões para R$ 100 bilhões em 2023 e de zerarmos o déficit em 2024”, disse Silvio que também se mostrou confiante na redução da taxa de juros na próxima reunião do Copom, que pode trazer reflexos positivos para a ampliação do crédito no país.

VOTO FECHADO
O Republicanos votou 100% favorável a urgência da tramitação do arcabouço fiscal no plenário da Câmara dos Deputado

Compesa lança campanhapara estimular adesão à tarifa social

Uma campanha publicitária foi lançada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para ampliar a adesão dos clientes de baixa renda ao Programa da Tarifa Social. Pernambuco possui a menor tarifa social do Nordeste, que é de R$ 9,44 pelo consumo de até 10m³ de água por mês e isenção do pagamento pelo serviço de esgoto nas áreas onde a Companhia opera sistemas de esgotamento sanitário.

Ao assumir o governo em janeiro, a governadora Raquel Lyra solicitou estudos à Compesa para que o número de beneficiários fosse estendido. A expectativa do governo é de sair dos atuais 71.750 clientes cadastrados nessa tarifa para 170 mil nos próximos meses. Considerando que em cada imóvel residem quatro pessoas por cada família beneficiada, já são mais de 280 mil contemplados pela tarifa reduzida, e a meta é de que esse número chegue a 680 mil pessoas beneficiadas.

Além de autorizar a realização da campanha de mídia para estimular os clientes de baixo poder aquisitivo, a governadora Raquel Lyra solicitou que a Compesa desenvolvesse uma estratégia de busca ativa, levando o seu atendimento para as comunidades, utilizando a sua estrutura de unidades móveis e parcerias com lideranças comunitárias, escolas, prédios públicos municipais, dentre outros, para que o cliente tenha facilidade para se inscrever no benefício da Tarifa Social. Esse planejamento foi realizado pela Compesa e os locais de atendimento serão divulgados em cada cidade.

O cliente também poderá fazer o cadastro na Tarifa Social nos 164 pontos de atendimento da Compesa (lojas físicas e Expressos Cidadão) espalhados por todo o estado, além do acesso  a inscrição pelo site ( www.compesa.com.br ), na Loja Virtual,  e aplicativo da empresa, disponível para Android e IOS.

Para ter acesso ao programa, o cliente deve apresentar média de consumo dos últimos seis meses de até 10m³ de água e até 80kwh de energia elétrica; possuir contracheque, benefício social ou previdenciário no valor de até (um) salário mínimo vigente; ser proprietário de um único imóvel e residir em imóvel com padrão compatível com a renda familiar. O cliente interessado deve preencher o formulário de cadastramento e apresentar documentação original e cópia (CPF, RG), conta Neoenergia e comprovante de renda.

Sebastião Oliveira indicado para comandar a Hemobrás

Um fonte agora há pouco aqui em Brasília, afirmou a este blogueiro, que o ex-deputado federal Sebastião Oliveira, foi indicado para presidir a Hemobrás, pelo Presidente Nacional do partido Avante, Luis Tibé e pelo vice-presidente do governo na Câmara dos Deputados, deputado Waldemar Oliveira, com o aval do Senador Humberto Costa.

Segundo a fonte, somente após o próximo dia 19 de setembro, quando se encerra o mandato do atual presidente, é que se aprovado pelo presidente Lula, Sebá assume o cargo.

Despedida emocionante de Teresa Duere no TCE-PE

A despedida de Teresa Duere do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi marcada por muita emoção dos funcionários da instituição em homenagem à conselheira, que se aposentou na última segunda-feira. Teresa, por sua vez, também se emocionou pelo gesto de quem a acompanhou durante mais de duas décadas integrando o TCE.

Ela deixa a instituição como a primeira e única mulher a integrar a corte em seus quase sessenta anos de fundação. Mas também se destacou no exercício da função por ser uma conselheira altiva, correta e vigilante com a correta aplicação dos recursos públicos em todo o estado.

Teresa deixa a instituição com um importante sentimento de dever cumprido e um legado de elevado espírito público durante o período em que integrou o TCE.

Prefeitura do Recife sanciona Projeto de Lei do Protocolo Violeta

O objetivo é prevenir e combater a violência e a importunação sexual em espaços de lazer da cidade

A noite do Recife vai ser mais segura para as mulheres e para toda a sociedade. Na tarde desta quarta-feira (17), a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, sancionou o Projeto de Lei do Protocolo Violeta (PLO 106/2021), de autoria da vereadora Cida Pedrosa e da vereadora licenciada Andreza Romero. A implementação da nova lei, que foi sancionada no 7° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, vai criar uma rede de combate à importunação sexual nos espaços de lazer noturnos, prevenindo e combatendo essa violência. O protocolo também vai promover o acolhimento da pessoa em situação de violência.

 

“Acabei de assinar o Protocolo Violeta que foi uma legislação amplamente discutida na Câmara de Vereadores, um projeto de lei assinado em co-participação com a vereadora Cida Pedrosa e a vereadora Andreza Romero. É uma legislação linda e incrível que vai fortalecer a nossa política que visa o Recife como uma cidade não sexista até 2037, tendo como referência o nosso desafio Recife 500 anos. É um protocolo que garante que nós mulheres possamos estar em qualquer estabelecimento privado sem importunação. E caso haja qualquer tipo de violência, o estabelecimento precisa estar preparado para atender, dar apoio e proteger”, esclareceu a prefeita em exercício Isabella de Roldão.

 

A assinatura ocorreu com a presença de Cida Pedrosa e Andreza Romero, autoras do projeto que foi baseado no “Protocolo No Callem”, de Barcelona, Espanha. O No Callem foi a ferramenta que possibilitou a prisão do jogador brasileiro Daniel Alves por estupro.

 

“Nós nos inspiramos na lei ‘No Callem’, espanhola, que cria um protocolo de apoio às mulheres no espaço público, em especial, a estabelecimentos comerciais como bares, hotéis e motéis. Essa inspiração vem no sentido de a gente poder ocupar melhor e não ser desrespeitada no espaço público. A lei vem para cobrir essa lacuna. A gente espera que os bares, restaurantes e similares assumam o protocolo e que a gente possa oferecer segurança às mulheres da cidade do Recife e fazer história”, afirmou a vereadora Cida Pedrosa.

 

Para a vereadora licenciada Andreza Romero, o apoio dos bares e demais estabelecimentos é necessário para garantir a proteção das mulheres. “Hoje é um dia de muita emoção, estou muito feliz com a sanção da lei. A gente ofereceu, em conjunto, o projeto do Protocolo Violeta para garantir proteção às mulheres, para que elas não sofram nos estabelecimentos importunação sexual e assédio sexual. A gente sabe que o índice é alarmante e os estabelecimentos precisam garantir essa proteção”, comentou ela.

 

São princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência, além da garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência.

 

Os estabelecimentos vão precisar adotar ações tais como promover formação aos seus funcionários sobre como proceder em casos de violência e importunação sexual, e formação sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade; além disso, deverão garantir o distanciamento entre a pessoa em situação de violência e as pessoa indicada como agressoras, removendo-as do estabelecimento caso necessário. O registro de vídeos captados por câmeras de segurança, de acordo com o protocolo, será armazenado pelo prazo mínimo de 180 dias após a ocorrência do caso. Também serão afixados cartazes informando que o estabelecimento adere ao “Protocolo Violeta” e divulgando formas de pedir ajuda e denunciar a violência.

 

POLÍTICAS PARA MULHERES – Com o objetivo de fortalecer a prestação do serviço público voltado para as mulheres, a Prefeitura do Recife tem implementado diversas ações, como a nova sede do Centro de Referência Clarice Lispector, que ganhou uma nova casa, em agosto de 2021, e passou a oferecer atendimento presencial 24 horas e pernoite para as mulheres em situação de violência doméstica e sexista. O equipamento também teve seus serviços de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica ampliados, passando a funcionar também nas salas da Mulher, nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara. A gestão municipal descentralizou ainda os serviços e inaugurou mais um equipamento voltado para o acolhimento e orientação das mulheres, o Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector, localizado no Ipsep.

 

Também foram ações da gestão, a criação do Auxílio Municipal de Transferência de Renda denominado “Cria Esperança”. O benefício é destinado à transferência direta de renda para crianças e adolescentes cujas mães ou responsáveis legais foram vítimas de feminicídio. Além disso, o Fundo Municipal de Política para a Mulher foi regulamentado. O Recife é a primeira cidade do Brasil a criar um fundo voltado para o gênero, que possibilita à Secretaria da Mulher do Recife captar recursos nacionais, internacionais e de iniciativa privada, voltados para o desenvolvimento das suas ações, como o Centro de Referência Clarice Lispector, Maria da Penha vai à Escola, capacitação profissional, entre outros. Este ano o prefeito do Recife João Campos assinou ainda o Projeto de Lei para a criação do primeiro concurso público para compor o quadro de pessoal da Secretaria da Mulher do Recife. Ao todo, são 81 vagas.

 

Em 2022, o Centro de Referência Clarice Lispector, o SER Clarice Lispector, além das unidades descentralizadas nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara e no Julia Santiago realizaram mais de 14 mil atendimentos distribuídos em primeiro atendimento, atendimento psicológico, jurídico, social, Liga Mulher, Whatsapp 24h, entre outros. Já a Brigada Maria da Penha  realizou 12.196 rondas e visitas e 861 monitoramentos remotos, por meio de ligações, rondas nas imediações das residências de mulheres com medidas protetivas e visitas domiciliares.

Fotos: Caroline Bezerra