Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Câmara de Tabira realizará sessão solene nos 74 anos de Tabira

A Câmara de Vereadores de Tabira realizará Sessão Solene, no próximo sábado, dia 27 de maio, às 16h, em homenagem ao aniversário de 74 anos de emancipação política de Tabira. O presidente Valdemir Filho e demais vereadores convidam a população para participar da entrega de outorga de título de cidadão tabirense e medalha Pedro Pires de honra ao mérito.

Ainda será inaugurada a galeria das mulheres tabirenses na política, que levará o nome da escritora e ex-secretária da casa, Nevinha Pires.

José Patriota propõe mudanças no IPVA do estado

Em vista de adequar a legislação que trata do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o deputado estadual José Patriota propôs na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei Ordinária 732/2023, publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (24). A intenção é reduzir a carga tributária ao contribuinte nas situações que especifica, combater a inadimplência e aumentar a arrecadação do estado.

Para Patriota, a readequação da legislação evitará que empresas com grandes frotas de veículos deixem de registrá-los em Pernambuco por causa do percentual cobrado e ajudará quem está em débito a regularizar sua situação com a melhoria das condições de parcelamento. “Esse projeto foi fruto de um trabalho cuidadoso e de muita análise para abordar pontos importantes que certamente irão reduzir a evasão de receitas e a inadimplência”

Entre os pontos que recebem readequação no PLO, estão:

– Plano de mitigação da inadimplência;
– Redução de alíquotas;
ampliação do número de parcelas;
– Isenção do IPVA para veículos, de acordo com o ano de fabricação;
– Mudança do início do período de cobrança do IPVA para o final do mês de março;
– Isenção total e automática para veículos reconhecidos como de coleção (placas pretas);
– Adoção de um valor mínimo do IPVA a partir do ano de fabricação;
– Criação de programas de benefícios, prevenção, arrecadação e educação no trânsito.

O projeto agora será enviado para as comissões da Alepe e posteriormente irá para votação em plenária.

Afogados: sorteio do IPTU premiado será no próximo domingo (28)

Depois de ter sido adiado em decorrência das chuvas, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2022, está confirmado para ocorrer no próximo domingo (28), às 19h, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, logo após a missa.

O contribuinte tem até sexta-feira (26) para pagar os seus tributos e poder concorrer a duas geladeiras, duas tevês em Led, duas motos Honda CG Start, e um Fiat Mobi zero quilômetro.

Mas atenção, o prazo final para poder concorrer é sexta feira (26). Após o pagamento do tributo, o contribuinte deve ir até o setor de tributação, na sede da Prefeitura, e depositar o cupom de participação na urna instalada no local.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelas Rádios Pajeú FM e Afogados FM, opção para quem não puder ir assistir presencialmente ao sorteio.

Prefeito Sivaldo Albino assina ordem de serviço para construção de duas Unidades Básicas de Saúde no Parque Fênix

Comunidade será contemplada com novo espaço, na rua Sebastião Paes de Melo, que também vai contar com consultório odontológico e área de convivência

A Prefeitura de Garanhuns segue investindo nos serviços de saúde do município. E neste contexto de avanços, a comunidade do Parque Fênix, no bairro Severiano Morais Filho será contemplada com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O prefeito Sivaldo Albino assinou a ordem de serviço para início das obras, nesta terça-feira (23), ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório. O investimento será de mais de 2 milhões de reais, para construção das unidades na rua Sebastião Paes de Melo.

Na área que corresponde a UBS Parque Fênix, quase 6 mil pessoas são acompanhadas. Com as novas unidades, duas equipes estarão disponíveis para atender as demandas, no espaço que vai contar com consultório odontológico, além de área de convivência, playground e equipamentos para prática de atividades físicas. “São muitas ações que temos promovido na saúde com a ampliação e requalificação de equipamentos, e agora com a construção de novas UBS’s. É algo que estava em nosso Plano de Governo e será um importante conquista para os moradores aqui da localidade”, pontuou o prefeito Sivaldo Albino.

Além da iniciativa do Governo Municipal, a construção das UBS’s também foi uma solicitação do Poder Legislativo, por meio dos vereadores Alcindo Correia e Damásio Cardoso. As obras já foram iniciadas hoje pela empresa Agreservice Construções Ltda. “Há nove meses entregamos uma nova sede para a Unidade Básica de Saúde do Parque Fênix, em um espaço amplo e requalificado. Agora, a boa notícia é que os moradores da comunidade vão ter duas unidades, em um espaço próprio do município, e com duas equipes que vão promover atendimento humanizado e de qualidade”, completa a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Hilton Marques e Thomas Ravelly (PMG)

Coluna do Finfa

Rodrigo Novaes diz da sua expectativa para a nova missão – Após ser eleito Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, o deputado estadual, Rodrigo Novaes, em entrevista ao blog diz da sua expectativa para essa nova missão.

Assume vaga – Com a vitória do deputado estadual Rodrigo Novaes, para o Tribunal de Contas de Pernambuco,o primeiro suplente Diogo Moraes, assume definitivamente a cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em entrevista a este blogueiro, ele diz da sua alegria em retornar a Casa Joaquim Nabuco.

Enalteceram – Deputados estaduais de Pernambuco, após a eleição em entrevista a este blogueiro, enalteceram a vitória de Rodrigo Novaes, para Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE-PE.

Vai entregar mais um equipamento – No Sertão Central a administração do prefeito de Miranbiba, Dr. Evaldo vem sendo destaque com várias entregas desde início de sua gestão, e aprovação recorde para o município com mais de 90% de avaliação positiva de sua gestão. Em mais uma ação, o prefeito entregará dia 09 de junho mais uma ação para população do município, será a cozinha comunitária. “O equipamento servirá em média 200 refeições dias para o público mais vulnerável e faz parte das ações da Secretaria de Assistência Social contra a fome no município”,disse o prefeito Dr. Evaldo.

Disse “A Alepe tem autonomia, independência e não é submissa a Poder nenhum, apesar das forças ocultas que tentaram, nos últimos dias, derrotar essa casa, esse resultado foi alcançado sem precisar estar oferecendo nada em troca, querendo passar por cima de deputado, achando que estava num balcão de budega, querendo comprar deputados”.(Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, após o resultado da eleição para Conselheiro do TCE-PE)

Parabenizou – O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, parabenizou o deputado estadual Rodrigo Novaes, pela vitória para Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco: “Desejamos muito sucesso ao novo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, meu amigo e deputado Rodrigo Novaes. Parabéns pela eleição! Tenho certeza de que você desempenhará um excelente trabalho nessa importante instituição. Receba o abraço do povo de Petrolândia, em nome de Fabiano Marques e Bruno Marques”.

Perguntar não ofende – Quem foi o deputado estadual que votou nulo na eleição de Conselheiro do Tribunal de Contas ontem na Alepe?

Prefeito Irlando Parabólicas parabeniza Rodrigo Novaes agora Conselheiro do TCE/PE

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), parabenizou o seu deputado estadual, agora eleito Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Rodrigo Novaes. O prefeito ligou assim que recebeu a notícia da eleição “Rodrigo é nosso amigo e nosso deputado estadual, assim que ele se colocou nessa disputa, temos o apoio possível e necessário. Tenho certeza que ele também poderá ajudar nosso município no TCE/PE.
Como deputado, ele cumpriu fielmente tudo que foi proposto, só temos a agradecer. Parabéns amigo Rodrigo Novaes, os santacruzenses agradecem seu empenho e seu trabalho”, disse.

Em tempo, o gestor avalia que o sertão ganha um representante de peso no Tribunal de Contas “Nosso sertão está muito bem representado, Rodrigo é um sertanejo raiz e vai representar muito bem nosso valoroso sertão”, afirmou

O prefeito está no Recife, onde segue na madrugada desta quarta-feira (24), para Brasília, onde participa de reuniões com deputados federais, senadores e ministros e de uma reunião intitulada “Prefeito do Futuro”.

Na semana do MEI, Prefeitura e Sebrae promovem cursos em Afogados

Iniciou nesta terça (23), em Afogados da Ingazeira, a semana do Micro Empreendedor Individual – MEI. Realizada em todo o País, em Afogados a iniciativa do Sebrae contou com a parceria da Prefeitura.

Serão três dias de atividades, em regime misto (on-line e presencial) com os cursos acontecendo no auditório da secretaria municipal de educação.

Nesta terça ocorreu o curso de fluxo de caixa – controle e planejamento financeiro empresarial, ministrado pelo consultor do SEBRAE/Pernambuco, Ricardo Cantarelli.

O Secretário de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ney Quidute, participou da abertura e destacou a importância da parceria estratégica firmada entre a Prefeitura e o Sebrae. “Essa parceria é fundamental para a nossa política municipal de empreendedorismo, para que possamos dar todo o suporte que os nossos empreendedores precisam,” destacou Ney.

Os cursos acontecem até a próxima quinta (25), sempre às 19h, na Secretaria de Educação, com os seguintes temas:  1. Entendendo custos, despesas e preços de venda (quarta); e Marketing Digital e presença on-line (quinta). Quem quiser acompanhar virtualmente, pode se inscrever no site: www.loja.pe.sebrae.com.br

Em Brasília, governadora Raquel Lyra tem agenda com Banco Mundial para discutir investimentos para Pernambuco

Em agenda realizada em Brasília nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra dialogou sobre as possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de Pernambuco. Em encontro com líderes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a chefe do Executivo estadual conversou sobre a prospecção de projetos em áreas como segurança hídrica, energia, infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana.
 
“Estive em Brasília, em conversa com o Banco Mundial, para buscar recursos em projetos capazes de melhorar a condição de vida dos pernambucanos, além de elevar a competitividade do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
No encontro, a chefe do Executivo também tratou sobre dois projetos já pré-aprovados pelo Banco Mundial. Um deles foi o Programa de Saneamento Rural do Estado de Pernambuco (Prosar), que tem o objetivo de realizar projetos e obras voltadas para o aumento e melhoria do abastecimento de água da população rural de regiões do Estado. E o outro foi o Pernambuco Agroecológico, que visa transformar os sistemas produtivos dos agricultores familiares do Estado em sistemas agroecológicos e orgânicos. 
 
Acompanharam a governadora na agenda os secretários estaduais Fabrício Marques Santos (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos). O Banco Mundial esteve presente com a equipe formada por Johannes Zutt, diretor do Brasil para o Banco Mundial; Sophie Naudeau, gerente de Operações; Luis Alberto Andres, líder setorial de Infraestrutura, e Renato Nardello, líder Escorial do desenvolvimento sustentável.