Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Sandrinho vai entregar instrumentos musicais no valor de R$ 90 mil

Na décima nona semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, irá entregar instrumentos musicais, específicos para bandas marciais, para escolas públicas da rede municipal de ensino.

São trompetes, atabaques, surdos, liras, pratos, dentre outros, num investimento total de R$ 90 mil.

A entrega acontecerá nesta sexta (26), a partir das 16h, na Praça Padre Carlos Cottart (ao lado da Prefeitura) e contará com a presença das escolas e a apresentação de bandas marciais.

Governadora Raquel Lyra reúne 1º e 2º escalões do governo para debater as prioridades da gestãoestaduais

A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, se reuniram, nesta quinta-feira (25), com todo o time de secretários, secretários executivos e dirigentes de órgãos do Governo de Pernambuco para um encontro amplo de trabalho. Durante a reunião, realizada no auditório do Cais do Sertão, no Recife, foram debatidos os projetos prioritários que já estão sendo executados pelo governo, o alinhamento de diretrizes como a racionalização de gastos, a observância do diálogo interfederativo, além da conformidade e transparência dos processos. 
 
“Nosso time está integrado, trabalhando para fazer as entregas que o povo precisa, seja na assistência social, na saúde, na educação ou em tantas outras áreas. Todas as pastas estão se dedicando para que esse seja o melhor governo que Pernambuco já teve em condições adversas. Somos capazes de fazer muito pelo nosso Estado”, afirmou Raquel Lyra.
 
A vice-governadora destacou a importância do momento para alinhar as diretrizes de trabalho com o primeiro e segundo escalões do governo. “Nossa equipe está abrindo caminhos, construindo ações e desenvolvendo soluções para realizar nosso propósito legitimado pelo povo, que é transformar de verdade a vida dos pernambucanos”, ressaltou.
 
Ainda durante a reunião, a governadora celebrou ações já realizadas pelo Governo do Estado nos primeiros quatro meses da gestão. Na área da saúde, por exemplo, Pernambuco ganhou 149 novos leitos em hospitais da rede estadual. Com o lançamento do Programa Cuida PE, os serviços de consultas, exames e cirurgias ganharam mais agilidade, diminuindo as filas de espera.
 
Garantindo mais segurança para a população, o Estado também aumentou em 30% o efetivo policial nas ruas e adquiriu 12 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Seis Delegacias da Mulher passaram a operar em regime de plantão por 24h na Região Metropolitana do Recife e no Sertão.
 
Dentre outros resultados, o governo destravou obras de abastecimento de água e lançou o Programa Morar Bem, com a entrega de 272 unidades no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. Como consequência da articulação com o governo federal, o ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina também foi garantido e o Estado voltou a fazer parte da obra de infraestrutura. Fotos: Miva Filho/Secom

Kaio Maniçoba solicita ao governo do estado a realização de obras de infraestrutura nas rodovias estaduais

Em discurso realizado nesta quinta-feira (25), durante sessão ordinária realizada no Plenário Governador Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), o deputado Kaio Maniçoba ressaltou a importância da execução de obras de mobilidade nas rodovias estaduais.

“Estamos nos aproximando de datas importantes no calendário pernambucano, e uma delas é o São João. Milhões de pessoas vão transitar pelas estradas do estado. Por isso, pedi ao secretário Evandro Avelar, que nos apresente o planejamento das obras de infraestrutura em nossas estradas”, solicitou o deputado.

Kaio Maniçoba lembrou que as ações são necessárias e urgentes, pois as obras são essenciais para a segurança dos motoristas que que transitam nas rodovias todos os dias.

“O Governo do Estado e o secretário Evandro Avelar têm sido muito atenciosos conosco e nós entendemos que o governo está no começo, mas precisamos pedir e cobrar, pois fomos eleitos para representar o povo. Essas obras são aguardadas há muito tempo pela população, e precisamos dar celeridade a elas”, concluiu o deputado.

Ruas para as crianças: técnicos da PCR realizam encontro para tornar as vias mais acessíveis e agradáveis para os pequenos

Objetivo do evento foi pensar em soluções urbanas para promover espaços mais seguros, vibrantes e inclusivos

Como as crianças enxergam a rua? Com exercícios de empatia e adaptação da visão das vias para a altura dos pequenos, técnicos da Prefeitura do Recife participaram, nesta quinta-feira (25), de um workshop do Programa “Street for Kids”, da GDCI, referência global em desenho de ruas e parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. O encontro aconteceu no Auditório do Museu do Artesanato, no Bairro do Recife, e contou com representantes da sociedade civil, além de órgãos como CTTU, Recentro, Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Secretaria de Inovação Ubana, Secretaria da Primeira Infância, Secretaria de Educação e Emlurb.

 A proposta é fazer com que o corpo técnico que realiza os projetos viários observe a vulnerabilidade das crianças nas vias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no mundo, sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, tanto porque, em sua maioria, são pedestres, quanto porque têm o corpo mais frágil aos impactos causados pelas ocorrências.

O encontro reuniu 100 pessoas de formações variadas para pensarem soluções de desenho de ruas para crianças. O Recife já realizou algumas intervenções com esse objetivo – como as áreas de trânsito calmo utilizando urbanismo tático no Rosarinho, no Burity (ambos na Zona Norte) e em Jardim Monte Verde (Zona Sul), que redesenharam as ruas para readequar as velocidades, favorecer o caminho dos pedestres e criar novas áreas de brincadeira e convivência para moradores e crianças. Similarmente,  na Rua das Oficinas, no Pina, a calçada foi aumentada para acomodar a passagem dos estudantes, e foram desenhados caminhos e amarelinhas, não somente melhorando a segurança mas trazendo diversão para as crianças no caminho da escola. Na ocasião, a principal atividade foi o uso do periscópio inverso, uma ferramenta para as pessoas colocarem o rosto e enxergarem a rua como se tivesse a altura das crianças.

“A rua é um espaço de deslocamento, mas também de brincadeira, de convivência, é um lugar em que queremos estar. Por isso nós, gestores, devemos fazer ruas cada vez mais atrativas para pessoas porque ruas seguras são ruas ocupadas. E não tem nada mais seguro do que ruas voltadas para as crianças, porque se elas, que são os cidadãos mais frágeis, estão seguras, toda a população estará”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

RECURSOS – Por fazer uma gestão de segurança viária pautada nesse princípio e por estar à frente de muitas iniciativas que priorizam a infância, o Recife foi a única cidade no Brasil contemplada com um incentivo para desenvolver um projeto de transformação de ruas que beneficie as crianças. O “Street for Kids”, da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), anunciou, em abril, o incentivo de até US$ 20 mil (mais de R$ 100 mil) para realização do projeto submetido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que vai adaptar as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, região periférica da Zona Sul da capital pernambucana. Para viabilizar a implantação da sinalização viária, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fará o calçamento da via. O projeto será entregue até o final de dezembro de 2023.

A intervenção vai melhorar a segurança e o conforto das crianças e cuidadores que acessam as três escolas do entorno. O projeto visa atender aos 566 estudantes (de 2 a 10 anos) das três escolas da região, além das demais crianças que habitam o bairro,  e onde aproximadamente 1.200 pedestres trafegam diariamente apenas nos horários de  entrada e saída das escolas. Além disso, o projeto pretende ativar um espaço verde subutilizado para oferecer mais oportunidades de brincadeiras e  lazer para as crianças e jovens do bairro.

A presença de crianças e cuidadores, especialmente mulheres, sinaliza para as pessoas que um espaço público é seguro. Crianças sem supervisão aumentam a percepção de segurança e confiança na comunidade. Em todo o mundo, os pequenos podem realizar pequenas tarefas por conta própria em diferentes idades; no entanto, em países com uma forte cultura de caminhada, ciclismo e uso de transporte coletivo, as crianças andam pelas ruas de maneira autossuficiente mais cedo.

A exposição à diversidade de usuários e de atividades que acontecem nas ruas pode aumentar a consciência das crianças sobre as questões locais, e também oferecer oportunidades de interações sociais entre si e com os adultos. Essas experiências podem fortalecer o sentimento de pertencimento e cidadania. Além disso, quando as crianças estão mais presentes e visíveis, utilizando as ruas, elas estão mais presentes na mente dos formuladores de políticas públicas e gestores públicos.

VIDAS SALVAS NO TRÂNSITO – O Recife tem implantado diversos projetos para fazer das ruas espaços mais seguros para crianças, isso levou à redução de 30% no número de feridos no trânsito entre 0 e 9 anos, entre 2020 e 2021. O que também tornou o trânsito mais seguro para todas as pessoas, reduzindo em 18% o número de vítimas fatais neste mesmo período. O uso de urbanismo tático para redistribuição do espaço urbano, ampliação de áreas de convivência, criação de espaço para pedestres e redução de velocidade média da via foi aplicado em áreas como Jardim Monte Verde, no Ibura, Rua da Palma, no bairro de Santo Antônio, Rua das Oficinas, no Pina, e, ainda, no Largo Dom Luiz, na entrada do Morro da Conceição.

RUAS DO RECIFE – O Manual de Desenho de Ruas do Recife, lançado em maio deste ano, identifica a “Rua” como um espaço de deslocamento, mas também de lazer, cultura, encontros e convivência. Dessa forma, os projetos viários  têm cada vez mais o objetivo de convidar as pessoas a ocupar as ruas e, dessa forma, torná-las mais seguras a nível de segurança viária e pública.

Instituto de Previdência de Garanhuns entre os melhores do país

IPSG ficou na 2ª colocação estadual e 10ª nacional em ranking da Abipem
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) recebeu, nesta quarta-feira (24), da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, com as ótimas classificações de 2º lugar no estado de Pernambuco e 10º lugar na categoria nacional.

O prêmio é o reconhecimento à gestão previdenciária municipal de Garanhuns que tem mostrado competência e responsabilidade, principalmente na gestão da carteira de investimentos do IPSG. Atualmente, o instituto conta com todos os membros do Comitê de Investimentos habilitados, com certificação profissional para atuarem nesta área de investimentos, gerindo mais de 80 milhões de reais, um valor em caixa que vem aumentando consideravelmente nos últimos dois anos.

De acordo com a presidente do IPSG, Claudomira Andrade, o resultado é fruto de muito trabalho e acompanhamento da gestão municipal, à frente o prefeito Sivaldo Albino, que desde o início da gestão priorizou a saúde financeira do instituto, com planejamento e compromisso. “Esse reconhecimento não é apenas da equipe que atua no Comitê de Investimentos do IPSG, mas também de todos que contribuem direta e indiretamente para o sucesso do instituto. É importante para todos nós, mas principalmente, para aqueles que são beneficiados com nosso instituto de previdência saudável, com garantias e pagamentos em dia.” – Registra a gestora.

Câmara de Tabira presta contas dos recursos devolvidos à prefeitura para calçamento.

O presidente da câmara de Tabira, Valdemir Filho (MDB), que assumiu a câmara em janeiro deste ano e que afirmou que devolveria recursos que economizasse, vem cumprindo a promessa e inovando em sua gestão, fazendo uma parceria com a prefeitura para fazer obras e serviços.

A câmara já fez a devolução para compra de 30 colchões para casa de apoio do município em Recife, agora presta contas da obra da Rua Francisco Felizanrdo Marciel, que teve $150 mil de recursos devolvido pela câmara.

“Agradeço a Deus e ao povo que me colocou aqui, mas também aos vereadores Edmundo Barros, Didi de Heleno, Eraldo Moura, Vianey Justo e Ilma Soares que me deram a oportunidade de presidir esta casa e vamos honrar com nossa palavra e trabalhar por Tabira cada vez mais,” afirmou o presidente.

Valdemir Filho ainda concluiu dizendo, “Vamos devolver mais $200 mil reais para que a prefeita faça o calçamento de mais três ruas e a compra de um aparelho de raio x novo para o hospital, presentear Tabira como ela merece em nome de todos os vereadores.”

“Hoje eu faço parte da base de sustentação do prefeito do Recife João Campos”, disse vereadora Aline Mariano

A vereadora do Refice, a afogadense Aline Mariano, nos concedeu uma entrevista exclusiva , onde abordamos vários assuntos, a expectavida do seu novo mandato, a relação com o prefeito João Camos, com Marília Arraes, entre outros assuntos.

Confira na íntegra:

Finfa: A senhora assumiu o mandato na Câmara Municipal do Recife a semana passada. Qual a sua expectativa para esse quase um ano e meio de mandato?

Aline Mariano: Eu tô muito feliz. É o nosso quarto mandato no Recife, foram cinco mandatos e o quarto no Recife. Nós temos uma quantidade muito grande de trabalho pela frente e de projetos que nós queremos apresentar. 

Eu sempre fui muito ligada à área social. Fui presidente da Comissão de Direitos Humanos por seis anos na casa. Fui secretária de enfrentamento às drogas — meu trabalho é todo pavimentado na área social. Tenho, neste próximo semestre, alguns projetos para apresentar em uma área bem sensível, que não deixa de ser na área social, mesmo tendo um viés na área de saúde, que é relacionado à saúde mental. 

As pessoas, especialmente depois da pandemia, estão bastante adoecidas. Todo mundo hoje sabe o que é ansiedade. Se não passou por isso, tem alguém que passa por isso ou até outros recortes dentro dessa área bem piores, como a depressão. 

Hoje a gente tem que encarar a psicologia com algo acessível, inclusivo. A terapia não pode ser um artigo de luxo, hoje, e só quem pode pagar é quem tem direito e acesso. Vamos apresentar boas ideias para o Recife nesse sentido. 

De fato temos muito trabalho pela frente, agora com esse recurso e com esse investimento que o prefeito conseguiu de R$ 2 bilhões, fez uma articulação competente. A cidade vai virar um canteiro de obras. É importante os vereadores obviamente fazerem essas discussões, ajudarem o prefeito nessa interlocução para ver quais são as áreas mais mais sensíveis da cidade, para que seja feito um trabalho de infraestrutura. Temos muita coisa aí para apresentar.

No último ano também assumi na licença maternidade da vereadora Andreza Romero. Cheguei a apresentar bons projetos que estão tramitando e chegando na casa, eu também vou dar celeridade a esses projetos. 

As audiências públicas são uma marca registrada. Eu fui recordista em audiências públicas na Casa do Zé Mariano. Eu quero continuar fazendo essas audiências porque é uma oportunidade da gente aprimorar as matérias, de ouvir a população, trazer os secretários para prestar os devidos esclarecimentos e ouvirem as ideias. As audiências funcionam como um espaço bastante democrático. Também tenho várias audiências que já me foram solicitadas. 

Vamos trabalhar pesado pelo Recife antigo, a gente quer ver aquela requalificação.

Conseguimos algo inédito, — depois de 10 anos — que foi a requalificação dos quiosques na Avenida Boa Viagem. Tem minha assinatura e é um trabalho que a gente já vinha fazendo lá atrás e agora, com a requalificação da orla, também, nós vamos ter um novo momento na cidade do Recife.

Finfa: A senhora substitui a vereadora Andreza Romero. Andreza foi convocada pelo prefeito do Recife, João Campos, para assumir uma secretaria de animais. Isso prova que, a partir de agora, a senhora está aliada ao grupo do Prefeito João Campos?

Aline Mariano: Nós já vínhamos conversando desde o ano passado, onde eu assumi a licença maternidade de Andreza Romero. Já vínhamos mostrando que hoje o que nos une é algo muito maior do que o que nos separava. Quem sabe da minha história com João Campos, sabe que eu já dobrei inclusive quando ficamos aqui deputado estadual com o prefeito João Campos, quando foi deputado federal, ele foi o meu deputado federal, fui líder do governo geral do Júlio. Fui secretária de enfrentamento das drogas no governo do PSB, no governo Geraldo Júlio. 

Então hoje, eu que sou uma parlamentar de centro-esquerda, João dividia esse espaço com alguns adversários que fazem parte do mesmo campo ideológico. Então, o momento agora é de juntar, de trazer todos aqueles que pensam parecido, mas que por questões outras, houve algum momento desse distanciamento. 

Então, não tenho nenhuma dificuldade, já vinha conversando com ele, ele me ligou há um ano exatamente para me parabenizar e para dizer que pensava nessa reaproximação, assim como eu. Nós sempre tivemos uma relação muito boa, mas teve esse distanciamento nas eleições para prefeito, quando João Campos disputou com Marília. Mas hoje eu faço parte da base de sustentação do Prefeito João Campos e nós, enquanto vereadores, temos que ter muita responsabilidade.

O que o prefeito tem feito é incontestável. Um grande trabalho na cidade do Recife. Tem cumprido uma agenda positiva. Vai conseguir realizar muitas obras que as pessoas sonhavam há mais de 50 anos. A Câmara tem que ter muita responsabilidade nesse momento para ser a interlocutora — que é o nosso papel — entre as pessoas e o Poder Executivo. Estou lá para colaborar, defender os projetos e para me posicionar também. Quando eu achar que aquele projeto não é interessante, vou ter obviamente essas conversas internas para que a gente possa muitas vezes melhorar. 

Eu tenho essa experiência por ter sido líder do governo e líder da oposição, não vou perder a minha característica, enquanto parlamentar, de dizer o que eu penso e de fazer as críticas quando forem necessárias. Isso ajuda muito ao prefeito, obviamente de um formato diferente no formato, onde a gente conversa internamente e já leva de uma maneira diferente para o plenário. Mas eu estou aqui para ser soldado, para realmente preservar o que foi feito de bom e trazer o que não foi feito ainda como uma pauta, para que o prefeito possa abraçar.

Finfa: A senhora hoje é filiada ao PP, acho que a Andreza Romero também é do PP. Essa interlocução de vocês com o Prefeito João Campos, passou pelo presidente Eduardo da Fonte?

Aline Mariano: Não. Na verdade, Andreza disputou o mandato já na janela, o presidente do PP liberou a vereadora Andreza Romero para que ela disputasse por um outro partido. Ela já não está mais no PP, está hoje no Podemos, mas foi do PP até essa última eleição para deputados. 

Não conversei com o presidente do meu partido ainda, até porque eu vinha do PMDB quando houve aquele momento político entre Jarbas e Fernando Bezerra. Eduardo me recebeu lá no PP, mas lá ficou estabelecido que o meu deputado federal seria João Campos. Então, não é uma surpresa, porque já existia essa conexão nossa e ele já sabia disso. Desde o primeiro momento que eu entrei no PP, ele já sabia que eu tinha essa ligação. Tanto é que o nosso presidente Eduardo foi candidato a deputado federal e o meu deputado federal foi João Campos na época. 

Então, não é algo imaginável. Eu não tô fazendo uma travessia que na cabeça das pessoas era impulsiva, né? Nós já fomos realmente desse campo ideológico e eu, por muito tempo, dei sustentação ao governo Geraldo Júlio e tive, lá atrás, de fato, essa parceria com o deputado federal João Campos. 

Finfa: A sua entrada como aliada do prefeito João Campos não tem nada a ver com relação à questão de você ser filiada ao PP?

Aline Mariano: Não, inclusive, o Chico Kiko, que hoje ainda está no PP, sempre foi da base de sustentação do prefeito João Campos. Então o partido tem essa Independência. É muito difícil, dentro do partido, conseguir essa hegemonia. O partido tem essa liberdade e o próprio Eduardo da Fonte também já faz parte dessa aliança até a última eleição.

Finfa: Todos nós sabemos que, na eleição passada, a senhora foi da linha de frente da candidata Marília Arraes. Além de uma amizade pessoal, a senhora fez parte de toda a campanha dela. O seu alinhamento hoje com João Campos não dificulta essa amizade?

Aline Mariano: Não, a nossa amizade independe de política. Na verdade, eu e Marília — é importante contar isso porque muita gente não sabe — nós tivemos três mandatos juntas, aqui na Câmara Municipal. Quando eu cheguei na Casa, Marília era vice-líder do governo João da Costa, e eu fui líder da oposição. Depois, no governo Geraldo Júlio, eu fui líder do governo e Marília foi líder da oposição. Sempre fomos amigas. Na verdade, somos comadres, mas nós nunca estivemos juntas. Nós só estivemos juntas na eleição dela para prefeita e para governadora, mas até evitávamos falar muito em política porque, muitas vezes, o discurso na casa era acalorado, então aprendemos a dividir isso.

A gente tem que entender que as pessoas às vezes pensam diferente politicamente, mas não precisam ser inimigas. A gente tem que acabar com isso. Não é de achar que porque um parlamento pensa diferente do outro, não podem ter uma relação de harmonia, de amizade. Eu fiz a campanha de Marília no segundo turno para a prefeita do Recife e fiz para governadora, no entanto, vou trabalhar para que ela e João possam estar juntos. Veja quem dividia a esquerda? Os dois. Hoje estão no palanque de Lula. Muitos vereadores, inclusive os que fazem parte da base João Campos, já votaram em Marília no segundo turno. Eles têm muito mais motivos para estarem juntos do que separados. 

Ela sabe da minha postura, que eu sempre mantive uma linha ideológica e programática com os quadros que estão hoje, na condição de nossos representantes. Eu não tenho dúvida de que esse é o melhor caminho. João tem acertado muito. Eu ando muito no centro e na periferia da cidade e, de fato, João conquistou algo inédito, depois de uma Pandemia. Tudo que a gente pensava que era importante para a cidade do Recife, ele já tinha programado. Ninguém consegue, da noite para o dia, um investimento como esse. Tem que ter projeto, gente competente para fazer… Ele foi muito feliz quando conseguiu fazer o que muitos não conseguiram em décadas. Não posso, hoje, ter uma postura diferente da que eu estou tendo na casa, de apoio à reeleição do João Campos, porque eu acredito que ele está muito bem — diferente da governadora. Ainda é cedo, mas, infelizmente, a gente observa que ela não tem conseguido fazer sequer o dever de casa.

Finfa: Afogados tem dois expoentes da política pernambucana aqui em Recife. Tem a senhora, aqui na Câmara do Recife, e o deputado estadual José Patriota, na Assembleia Legislativa. Eu não estava aqui, mas fiquei surpreso. Foi surpresa para a senhora, José Patriota ter vindo à sua posse?

Aline Mariano: Não. Conheço o estilo de Patriota fazer política. Inclusive, eu também sempre tive uma excelente relação. Se dependesse dele, eu teria sido deputada — ele já me apoiou. Eu não esperava, na verdade, eu convidei, mas não foi surpresa, porque ele é muito presente. Senti uma emoção muito grande de estar aqui, poder compartilhar esse momento. 

Eu sempre lutei muito para estar aqui, nunca tive nada fácil, e para ele não foi diferente. A nossa história, de quem é sertanejo, para conseguir galgar espaços importantes, que tem um reconhecimento, é algo que nos orgulha bastante. Eu senti um orgulho muito grande dele à frente da Amupe. 

Quando ele chegou aqui, eu vi que ele estava bastante emocionado. Foi uma coisa muito rápida, a posse, porque não foi uma Sessão Solene, foi uma sessão ordinária. Eles avisaram para a gente no horário da tarde de uma segunda-feira, que já era na na quarta. Então, só coloquei nas minhas redes sociais e mandei alguns convites para algumas pessoas que eu consegui rapidamente. E aí ele veio aqui prestigiar, disse que eu tinha feito ele chorar, enfim… Foi muito bom ter tido um sertanejo. Há muito tempo a gente não tinha mais essa representação. O último representante foi meu pai, que ficou conhecido como o Trovão do Pajeú.

Tentei, tive grandes votações, mas não chegou o momento. Tudo no tempo de Deus. Patriota conseguiu chegar. Eu vejo em Patriota, hoje, um legítimo representante do povo sertanejo.

Finfa: Queria agradecer a senhora de nos ter concedido esta entrevista e desejar boa sorte neste novo mandato.

É engraçado porque está tão recente ainda, mas parece que é a primeira vez. Quem fica fora e ama o que faz, sabe o quanto é duro estar fora vendo as excelentes pautas que poderiam ser apresentadas e muitas vezes não são. Gente que aguentou esperar por esse momento para continuarmos de mãos dadas. Pessoas que não soltaram a minha mão em nenhum momento participaram ativamente das campanhas que eu apoiei e que foram muito bem sucedidas… Conseguimos dar grandes votações aos nossos candidatos. 

Eu escolhi, inclusive, o deputado federal Clodoaldo Magalhães, que tinha tido pouco mais de dois mil votos no Recife e saiu agora com uma marca de mais de 10 mil votos. Então, o trabalho nunca parou, mas é muito diferente você estar na casa,ter a Tribuna e realmente ser a voz.

É um momento de muita alegria para mim. Vou estar indo para a terrinha. Vou passar o São João. Como sempre, eu passo aí todos os anos e espero também, mesmo na capital, ser a ponte de muitos sertanejos que me procuram independente de ser representante apenas do Recife.

Agradeço a você pelo espaço no seu Blog, que tem crescido muito na esfera estadual, regional e federal, você tem inteligência e capacidade de mostrar sua competência profissional. Parabéns pelo brilhante trabalho.

Seminário em alusão ao Maio Laranja será realizado em Garanhuns

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Garanhuns (Comdica), promovem nesta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Garanhuns, o Seminário Faça Bonito. O evento faz parte da programação alusiva ao Maio Laranja com a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde o dia 15 de maio diversas ações estão sendo realizadas na cidade, como rodas de conversa e blitz educativa. Nesta quinta-feira, após a mesa de abertura, o público contará com a palestra do professor Marcos Nascimento, coordenador geral de apoio técnico aos municípios da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco. Além disso, será feito o lançamento do Fluxo Operacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, com as técnicas de referência do Creas.

Sobre a campanha – A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de maio, que é o Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00. A campanha é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

Coluna do Finfa

Não será candidato – Em conversa com este blogueiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco,o deputado estadual Luciano Duque (solidariedade), afirmou que está muito satisfeito com seu desempenho na Alepe, aos poucos atendendo pleitos dos municípios onde foi votado, para apresentar ao Governo do Estado, além de apresentar projetos para o melhor de Pernambuco. Perguntado se o mesmo poderá ser candidato a prefeito em Serra Talhada, nas eleições de 2024, Duque foi direto: “Estou iniciando meu mandato aqui na Assembleia, fui o 15º mais votado dos 49 deputados, tenho um compromisso com os 61.411 eleitores que confiaram em mim para exerce quatro anos na Casa Joaquim Nabuco, apesar de eu ter pontuado muito bem na última pesquisa, posso afirmar que não serei de forma alguma candidato a prefeito da minha terra, estou focado com o meu mandato, as especulações são muitas, mas não tenho nenhuma pretensão de ser candidato a prefeito”, disse firme o deputado Luciano Duque.

Comemorando – O prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa, está radiante, porque o município conquistou o 1º lugar em uma avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, superando todos os municípios de Pernambuco. Essa conquista é fruto de um trabalho incansável e comprometido de nossas equipes de atenção básica que se dedica diariamente para oferecer serviços de saúde de qualidade.“Nosso compromisso com o bem-estar e a saúde da nossa comunidade sempre foi o nosso norte. Essa conquista é um reflexo do esforço conjunto de todos os profissionais que fazem parte dessa grande família. Agradecemos também a cada cidadão que confiou em nosso sistema de saúde, contribuindo com sugestões e críticas construtivas. Vocês são parte essencial dessa vitória!”,concluiu o prefeito Delson.

Assina – Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Flores,Marconi Santana, estará no distrito de Fátima, onde às 9 horas, no Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC, assina Ordem de Serviço, para o início dos trabalhos de construção de rede de esgoto das seguintes ruas: Padre Frederico Marciel e Rosa Xavier; Beco-2, entre as Ruas Rosa Xavier e Maria do Carmo Madureira; Beco-3, entre as ruas Maria do Carmo Madureira e Dom João Mota; Beco-4, entre as Ruas Dom João Mota e da Compesa; Rua Presidente Getúlio Vargas, Beco próximo à Rua Presidente Getúlio Vargas, Rua Projetada, Beco-5, entre as Ruas Jucelino Kubitshek e Rui Barbosa ; Beco-6, entre as Ruas Rui Barbosa e Nossa Senhora de Fátima.

Participou – O deputado federal Fernando Filho(UB), participou da reunião com a bancada do União Brasil em Brasília, onde foram discutimos as principais matérias que serão pautadas nos próximos dias no Congresso Nacional. “Seguiremos firmes na construção de um Brasil mais forte para todos!”, disse o parlamentar.

Frase“A Federação Pernambucana de Futebol é omissa em enfrentar a violência no futebol local e que seu presidente, Evandro Carvalho, “mente bastante e não apresenta soluções”.(Presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá, na sessão da última terça-feira 23)

Concurso – O Governo Municipal de Custódia, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próximo quarta-feira (31), junto ao projeto ASPA de incentivo à leitura, o 13° Concurso Ler Bem edição 2023. A etapa municipal com objetivo de selecionar o estudante que representará o município de Custódia na etapa regional. “Parabenizamos os estudantes que participarão, professores, coordenadores escolares, gestores e em especial o secretário Municipal de Educação, Alysson de Yolanda”, disse o prefeito Manuca.

Disse “É com muita emoção que reassumo nosso mandato como deputado estadual, honrando os mais de 43 mil pernambucanos que foram às urnas para depositar seu voto de confiança no nosso trabalho. Muitas vezes, não entendemos os planos que Deus tem para nossas vidas. Na última eleição, ficamos na primeira suplência de deputado estadual e passamos quatro meses longe do mandato parlamentar, mas nunca nos distanciamos da nossa missão: trabalhar pelo povo pernambucano, em especial do interior do Estado”. (Diogo Moraes, que vai ser efetivado como deputado estadual na Alepe)

Nomeou – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira (24) os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes escolhidos foram Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares. Ambos são professores de direito da Universidade de São Paulo (USP) e próximos do presidente da Corte Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes.A nomeação por Lula se deu em tempo recorde, poucas horas depois que o Supremo Tribunal Federal enviou ao presidente da República uma lista com quatro candidatos. O anúncio das nomeações foi feito pelo próprio Moraes ao término da sessão do Supremo na noite de ontem.

Intensificando – A Prefeitura Municipal de Iguaracy, está intensificando os trabalhos de recuperação das estradas na zona rural. Em  conversa com este blogueiro, o prefeito Zeinha, afirmou que já foram recuperadas as estradas dos sitios Varzinha e Alto Vermelho, e está sendo recuperada a estrada do sitio Xique xique.Nosso cronograma segue, e em breve todas as estradas estarão recuperadas.

Perguntar não ofende – O deputado Izaías Régis, lider do governo e a deputada Débora Almeida do PSDB, votaram em Rodrigo Novaes para Conselheiro do Tribunal de Contas?