Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Um bom público prestigiou a Quinta Cultural com “cheiro de São João” em Afogados

Não foi apenas o cheiro, mas também os sons, as danças e a animação do São João que deram as cartas na Quinta Cultural do mês de Maio em Afogados.

Realizada na Praça Padre Carlos Cottart, ao lado dos quiosques, a festa contou com uma excelente presença de público.

A programação contou com o sorteio dos artistas cadastrados na chamada pública divulgada pela Prefeitura, e que irão se apresentar nos diversos arraiais de bairros. A festa foi animada pela música de artistas cadastrados na chamada.

A noite também contou com a apresentação do Padre Luizinho, relembrando grandes sucessos de Luiz Gonzaga e de outros nomes tradicionais do forró nordestino.

Havia também uma grande expectativa do público presente para conhecer o tema que a campeoníssima Junina Sanfonar traria para as suas apresentações desse ano no período junino. A quadrilha apresentou um “mix” de suas coreografias, que aborda a temática da Arte e Luta do povo negro, tema mais do que atual nesses tempos em que crescem manifestações de um racismo nefasto, inclusive nos campos de futebol.

Confira o resultado do sorteio, que apontou os artistas e grupos que farão a animação nos bairros, dentro do Projeto “Arraial do meu Bairro”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Esportes:

Lindojhonson e Banda – Brotas e São Sebastião;
Adelino do Acordeon – Residencial Miguel Arraes e Pe. Pedro Pereira; Forró Limão – Planalto;
Denilson Azevedo – São Cristóvão; Carla Alves – Manoela Valadares; Lindomar Souza – São Brás e São Francisco;
Gustavo Pinheiro – Costa e Residencial Laura Ramos;
Dida dos Teclados e Forró Encantos Dourado – Borges;
Paulo Márcio – Sobreira e Residencial Dom Francisco;
Leandro Cavalcante – Vila Pitombeira.

“É uma alegria enorme poder participar de mais uma Quinta Cultural, nessa noite linda de celebração a nossa cultura, vendo a alegria dos moradores dos bairros aqui presentes. Vamos mais uma vez organizar, realizar, um dos mais animados ciclos juninos de Pernambuco, não tenho a menor dúvida,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, que praticou do sorteio dos artistas. Presenças também do Vice-prefeito Daniel Valadares, vereador César Tenório, e dos secretários de cultura, Augusto Martins, e do seu adjunto, Luciano Pires.

Recife anuncia 20 dias de festa para celebrar o tradicional ciclo junino

A programação da Prefeitura do Recife vai se espalhar pela cidade, com mais de 800 atrações, o tradicional concurso de quadrilhas e um “novo arraial”. Tudo já a partir do dia 11/6. O Sítio Trindade segue como grande referencial, mas o Recife Antigo entra na festa e o Pátio de São Pedro também integra a agenda, reverenciando o seu santo. A cidade da música só vai deixar sanfoneiros cochilarem depois do dia 30.

Agora é “alavantú, anarriê” e pode preparar o passeio na roça montada em plena capital! Nesta sexta-feira (26), o prefeito João Campos anunciou, ao lado do secretário de Cultura Ricardo Mello e do presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto, o “Recife Junino”, que vai celebrar mais uma vez nossas coloridas e ancestrais tradições culturais, com os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro. O ciclo homenageia três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além dos santos, Irah Caldeira e Jorge de Altinho são os artistas homenageados do São João do Recife 2023. Serão 20 dias de forró, xote, baião, coco, ciranda e muito balancê, com tudo que um arraial que se preze tem direito: quadrilha, sanfoneiro, arrasta-pé e alegria pra todo lado.

“Vão ser 20 dias de muita festa e celebração com a nossa premissa número um: a tradição propriamente representada na nossa cidade. A tradição tem que estar representada em todos polos, em todas as localidades. A gente precisa mostrar o nosso autêntico São João, São Pedro e Santo Antônio, nosso autêntico forró, que é a nossa força”, disse o prefeito durante o anúncio.

Nos palcos juninos, comandarão a festança recifense mais de 800 atrações, entre nomes que são sinônimo de festa animada, feito Alceu Valença, Elba Ramalho, Anastácia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Em Canto e Poesia, Quinteto Violado, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Coco dos Pretos, Ciranda Dengosa, Terezinha do Acordeon, Ciranda Imperial, Bia Marinho, Coco do Juremá, Nádia Maia, Cascabulho, Fim de Feira, Ciranda do Egídio, Assisão, Mestre Ambrósio, Salatiel D’ Camarão, Muniz do Arrasta-pé, Família Salustiano, Lia de Itamaracá, Forró na Caixa, Alcymar Monteiro e Mestre Gennaro, além de Tintim por Tintim, Bailinho Kids e Arraialzinho da Fada Magrinha, para garantir o arrasta-pezinho. Isso sem falar em Jorge de Altinho e Irah Caldeira, grandes homenageados deste São João recifense.

“A gente vai fazer um ciclo junino completo com a força da nossa tradição e da nossa cultura. O São João da capital representa aquilo que a gente quer ver nos nossos polos, como o Sítio Trindade, que é praticamente o centro de referência do nosso ciclo. Veremos a tradição presente, a quadrilha, o pé de serra, muito forró, ciranda, vai ter coco, tudo aquilo que faz o São João ser tão querido pelo nosso povo”, enfatizou o secretário Ricardo Mello.

Polos e programação

Animação e tradição estão garantidas. Mas não vai faltar novidade: além do Sítio Trindade sempre presente, o Recife Antigo vai se embelezar todinho para convidar o Recife para dançar. O “Arraial Novo da Rio Branco” vai se instalar no boulevard recifense, com sala de reboco, cidade cenográfica e barraquinhas. Tudo movido ao som dos mais genuínos acordes juninos.

A festa no bairro histórico já começa no dia 11 de junho, com os trios pé de serra circulando pelo bairro e espalhando o forró. Até o dia 30, todo dia será de forró naquelas bandas: de segunda a segunda, das 12h às 14h e das 17h às 19h, vai ter trio pé serra na Rio Branco. Nos finais de semana, o balancê será caprichado, com as presenças de quadrilhas juninas e apresentações também na sala de reboco, das 19h até 1h, nas sextas e sábados e das 16h às 21h, aos domingos.

No dia 15, outra tradição junina ganha as ruas do Recife Antigo: o Desfile das Bandeiras, que acontece junto com a Caminhada do Forró, arrastando o povo da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal, a partir das 17h.

No Sítio Trindade, onde todos os buchos recifenses já se acostumaram a ralar, na mais autêntica e tradicional celebração junina da capital, a programação também começa no dia 11 de junho, com as eliminatórias do 37° Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas. Até o dia 15, um total de 34 grupos desfilarão suas cores e enredos no palhoção, garantindo muitos decibéis de emoção e beleza.

Do dia 16 em diante, a festa espraia, enchendo o Sítio todinho de forró. Vai ter programação musical no palco principal e na sala de reboco nos dias 16, 17 e 18, 23, 24 e 25, 28, 29 e 30. Nos finais de semana, das 16h às 19h, o pavilhão do Sítio também terá programação infantil. Mas se engana quem pensa que os candeeiros se apagarão nos dias de semana. Os dias 21 e 22 também serão muito úteis para quem quiser celebrar a festa e a fé juninas, no Festival Comida de Santo e na Procissão dos Santos Juninos. Também nos dias 21 e 22, o palhoção das quadrilhas recebe as finais do concurso adulto. As apresentações do concurso infanto-juvenil serão nos dias 28 e 29.

Nessa altura, já se encaminhando para o final, o passeio na roça desemboca em mais um polo. Nos dias 28, 29 e 30 vai ter festa para São Pedro, no Pátio histórico que leva o nome do santo, no centro da cidade.

E para quem, por algum motivo, não puder ir até os arraiais do centro e do Sítio, tem nada não: os santos do altar junino vão buscar os recifenses perto de casa. A programação descentralizada, que é marca registrada dos ciclos festivos na cidade, vai espalhar apresentações por dez bairros. Nos dias 23 e 24, Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro festejam São João. E nos dias 29 e 30, arrastam pé Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, em honra e graça a São Pedro.

“Arraial Novo”

Para receber a programação com todas as cores e belezuras juninas, a Prefeitura do Recife vai vestir os polos da cidade com os símbolos que o ciclo junino evoca no imaginário nordestino. A Rio Branco vai virar a capital “interiorana” dos festejos, recebendo uma cidade cenográfica, que contará com várias casas, com direito a igreja, quermesse e até Prefeitura.

O forró estará garantido na Sala de Reboco, cercada e coberta, montada no meio da Rio Branco, para abrigar o resfolego da sanfona. Além de xote e baião no salão, vai ter bandeirinha espalhada para todo lado no céu da Rio Branco, que vai receber os cavalheiros e damas com pórtico em formato de fogueira.

E tem mais: pode preparar para o retrato, que a Prefeitura vai garantir o cenário. A decoração contará com elementos como balões de chão (um deles com mais de seis metros de altura e vazado, para o público passar por dentro).

Homenageados

Irah Caldeira

Arrastando pé atrás da sonoridade nordestina nascida da mistura entre zabumba, triângulo e sanfona, Irah Caldeira percorreu todo o Nordeste, a poeira subindo e o suor descendo, para encorpar performance e colecionar repertório até escolher Pernambuco como casa e cenário para sua carreira musical. Nascida em Minas Gerais, iniciou-se nos do Recife na década de 1990, dando voz a compositores como Petrúcio Amorim, Accioly Neto e Maciel Melo, entre outros caboclos sonhadores e cantadores.

De arraial em arraial, confirmou-se uma das mais importantes intérpretes femininas dos ritmos nordestinos, tendo gravado vários discos e participações na obra de companheiros e pareias de palco e sala de reboco. Dona de uma voz inconfundível e de uma energia inesgotável, é especialista em balancê e abarrotadora de salão das mais infalíveis e ligeiras que já rezaram na cartilha do São João nordestino.

A artista expressou sua felicidade ao receber a notícia no evento de abertura do Ciclo Junino, no Sítio Trindade. “Acho que é explícita a alegria e o sentimento de gratidão que envolve este momento. Também é uma honra ser homenageado ao lado de Jorge de Altinho, que eu sou fã”, disse..

Jorge de Altinho

Nascido na cidade de Olinda, Jorge Assis de Assunção mudou-se ainda criança para o interior pernambucano, onde sua vida encontraria um novo norte. Aliás, um Nordeste inteiro de sonoridades e referências poéticas e musicais. Entre violeiros, aboiadores, sanfoneiros e emboladores, ganhou um rumo e até alcunha nova, sagrando-se Jorge de Altinho nos salões cheios de arrasta-pé da região onde cresceu. Estudioso de música, nem ligou, deixou o povo falar e ousou introduzir os metais no forró, fazendo, pela primeira vez nos palcos e arraiais nordestinos, sanfona rimar com trombone. Gravou mais de 40 álbuns de sucesso, foi bater até no programa do Chacrinha, onde ganhou vários discos de ouro – e nenhum troféu abacaxi. Confirmou-se sinônimo de forró, cantor e compositor dos mais requisitados, lembrados e cantados nos festejos juninos de todo o Nordeste, assinando sucessos como “Petrolina-Juazeiro”, “Confidências” e “Andorinha Só não Faz Verão”. Festa de São João, para ser boa mesmo, tem que ter Jorge de Altinho no palco. E pra ser ótima, faz questão até de lhe render homenagem. “Ser homenageado e reconhecido na cidade que eu escolhi para morar, cidade que eu amo e que é a minha cara, é muita emoção. Eu agradeço de coração esse reconhecimento do nosso trabalho e da nossa estrada. Quero parabenizar você, prefeito, além da Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura e todos da prefeitura que colaboraram para a gente fazer um ciclo junino bem nosso, bem tradicional, resgatando a nossa cultura. Isso é uma injeção de ânimo muito grande”, declarou o cantor.

SÃO JOÃO 2023 – RECIFE JUNINO

De 11 a 30 de junho

Na Avenida Rio Branco, Sítio Trindade e Pátio de São Pedro

AVENIDA RIO BRANCO

Dias 11, 18 e 25 de junho (domingos) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 10h às 14h/16h às 21h

Dias 12, 13, 14 e 15, 19, 20, 21 e 22, 26, 27, 28 e 29 de junho (segunda a quinta-feira) – Trios pé de serra itinerantes pelo bairro, das 12h às 14h e das 17h às 19h

Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h

Dias 17 e 24 de junho (sábados) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h

Dia 15 de junho (quinta-feira) – Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras, da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal), a partir das 17h

SÍTIO TRINDADE

Dias 11 a 15 de junho (domingo a quinta-feira) – Eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas

Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h

Dias 17 e 18, 23, 24 e 25 de junho (sexta, sábados e domingos) – Programação infantil do pavilhão das quadrilhas, a partir das 16h, e programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h

Dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira) – Finais do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a partir das 20h

Dia 21 de junho (quarta-feira) – Festival Comida de Santo, a partir das 20h

Dia 22 de junho – Procissão dos Santos Juninos, a partir das 16h, do Morro da Conceição ao Sítio Trindade

Dias 28 e 29 de junho (quarta e quinta-feira) – Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h, e 19° Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, a partir das 20h

PÁTIO DE SÃO PEDRO

Dias 28, 29 e 30 – Programação no palco, das 17h até 1h

POLOS DESCENTRALIZADOS

Dias 23 e 24 de junho – Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro

Dias 29 e 30 de junho – Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Programação do Maio Amarelo reforça educação de trânsito na Zona da Mata e no Agreste

Ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), dentro das atividades do Maio Amarelo, chegaram a Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Toritama (Agreste), esta semana, com prestação de serviços e educação de trânsito. A programação nas duas cidades incluiu palestra, recreação com crianças, simulador de direção, além da distribuição de material educativo, lixeirinhas e lacinhos amarelos, símbolo da campanha. As atuações nos municípios foram desenvolvidas por técnicos da Educação de Trânsito e agentes da Fiscalização do Detran-PE.

Em Vitória, na quarta-feira (24), parte das atividades foram realizadas na Owens Illinois, empresa fabricante de vidros e parceira na ação. No local, a alcoolemia foi um dos pontos abordados. Para isso, foram utilizados os óculos que simulam embriaguez e de realidade alterada. O primeiro causa a sensação de desequilíbrio e modifica a percepção de lateralidade e profundidade, semelhante aos efeitos do álcool. O segundo reproduz a condução de um veículo feita por um motorista que ingeriu álcool. Também houve emprego do simulador de direção, equipamento que imita a cabine de um automóvel e mostra a visão da estrada, quando o motorista faz uso de álcool.

Enquanto isso, na Praça Dom Luís de Brito, Centro, aconteceu uma blitz educativa com a participação da Operação Lei Seca (OLS) e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER). No local também foi disponibilizado o Detran Itinerante, veículo equipado com computadores e internet para atendimento externo. Na unidade foi possível acompanhar solicitações, agendar serviços, verificar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), abrir protocolos, imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além de obter informações e tirar dúvidas relativas a veículos e habilitação. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã e da Agência Municipal de Trânsito (AGTRan).

Na quinta-feira (25), foi a vez de Toritama, que recebeu uma blitz educativa com abordagem aos motoristas e motociclistas. A operação, na Avenida João Manoel da Silva, levou dicas de segurança, entre elas, como respeitar o pedestre e ciclista, obedecer os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e sempre colocar o cinto de segurança em todos os ocupantes do veículo, além de nunca beber e dirigir. O Detran Itinerante também foi disponibilizado para a população do município e cidades localizadas nas proximidades. A operação contou com a parceria da Prefeitura de Toritama por intermédio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do município (CTTU) e a parceria da OLS e do DER.

Ainda em Toritama, a ação educativa foi levada a estudantes da Escola Municipal Laura Lopes Tavares, no Bairro Deus é Fiel. A garotada presenciou uma encenação teatral com vivências simuladas de trânsito. A cena reproduziu deslocamentos de ciclistas, motociclistas e motoristas. Também houve reprodução do ato de dirigir, usando o cinto de segurança, e ensinamentos sobre comportamentos ao dirigir, alertando para o excesso de velocidade e o respeito à sinalização. Os alunos também receberam orientações sobre as formas de pilotagem correta e da necessidade do uso de capacete. Na Abordagem referente ao ciclismo, as recomendações foram sobre equipamentos de segurança e comportamento seguro. Todo o conteúdo foi trabalhado de forma lúdica e com utilização de músicas temáticas.

O Maio Amarelo é um movimento voltado para conscientizar a sociedade para práticas seguras no tráfego de veículos, que, este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e tem o slogan Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”. A programação planejada pelo Detran-PE vai até o final do mês, abrangendo cidades de todas as regiões pernambucanasEste ano a campanha completa 10 anos.

Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da UPE, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, DER, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), OLS, Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Também são parceiras nas atividades diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

Prefeitura do Recife retira aterros irregulares às margens do Rio Moxotó

Iniciativa visa coibir crime ambiental, uma vez que as áreas são protegidas por lei, minimizando problemas no período chuvoso. Legislação prevê desde advertência a multa, que pode chegar a R$ 250 mil

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma ação de ordenamento urbano em que retirou aterros em um trecho de um quilômetro de extensão às margens do Rio Moxotó, no bairro do Ibura, Zona Sul. A área seria utilizada para ocupações irregulares. A Lei municipal 16.243/96 prevê, em seus artigos 75 e 78, que são áreas de preservação permanente florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios, nascentes ou de outro curso d´água e que são proibidas, nessas localidades, obras de terraplenagem de qualquer espécie, mesmo para abertura de caminhos, estradas ou construção de canais. As penas previstas vão desde advertência por escrito a multas entre R$ 50 mil e R$ 250 mil.

A ação ocorreu nas imediações da Rua Rio Moxotó e contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Guarda Municipal e Centro de Vigilância Animal (CVA). A área de aterro foi identificada após reunião do Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP) relativa às chuvas da última terça-feira (23). Os responsáveis pelas áreas de aterro no Rio Moxotó não foram localizados.

No início da manhã desta sexta-feira, as máquinas entraram em ação para retirar os aterros irregulares e dar ao rio uma maior fluidez, minimizando, assim, problemas de alagamento nos períodos que combinam chuva intensa e maré alta. Alguns moradores foram notificados por manterem, irregularmente, na margem do rio, criações de porcos e cavalos. Os animais foram transferidos para um terreno privado nas proximidades

“Iniciativas como essa são sempre muito importantes, e por vários motivos. Estamos fazendo com que a legislação seja cumprida, o que traz benefícios para a cidade, principalmente no período chuvoso. Trabalhando preventivamente também evitamos ocupações irregulares que dificultariam ainda mais o fluxo do rio”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

 

Fotos: Secon/Divulgação

 

Audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde será realizada na próxima segunda (29)

Durante o encontro vão ser apresentados os números referentes ao período de janeiro a abril deste ano, na Câmara Municipal de Vereadores
Na próxima segunda-feira (29), será apresentado o relatório de gestão referente ao primeiro quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde de Garanhuns. O momento compreende os meses de janeiro a abril deste ano.

Por isso, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 09h. A apresentação atende ainda às determinações do artigo 36° da Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.

Serviço: Apresentação de relatório de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (primeiro quadrimestre de 2023).
Data: 29 de maio de 2023 (segunda-feira)
Hora: 09h
Local: Câmara de Vereadores de Garanhuns (Rua Joaquim Távora, nº 305, bairro Heliópolis)

Lula recusa convite de Putin para ir à Rússia e se oferece para negociar fim da guerra

Presidentes do Brasil e Rússia conversaram por telefone nesta sexta. Lula disse a Putin que não participará de fórum em São Petersburgo no mês que vem. Petista afirmou ter reforçado disposição brasileira em mediar paz no leste europeu.

O presidente Lula informou em uma rede social nesta sexta-feira (26) que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo o petista, na ligação, ele disse a Putin que “neste momento” não pode ir à Rússia participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que acontecerá de 14 a 17 de junho, no país europeu.

Lula foi convidado para participar do evento pelo ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, em abril. Na ocasião, o brasileiro recebeu uma carta do presidente russo.

O petista disse ainda que, no telefonema com Putin nesta sexta, reiterou a disposição do governo brasileiro – ao lado de Índia, Indonésia e China – de dialogar com a Rússia e a Ucrânia para buscar a paz no leste europeu.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, afirmou Lula em uma rede social.

A agência estatal russa RIA informou que, na conversa com Lula, Putin disse estar aberto para diálogos sobre a Ucrânia.

Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira veta Exposição Nacional de Anglo Nubiano na Expocose 2023

Este blogueiro foi informado por uma fonte sertaniense, que o prefeito Ângelo Ferreira, nesta manhã vetou a realização da Exposição Nacional de Anglo nubiano, que seria realizada na 49ª EXPOCOSE – Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de julho, no Parque de Exposições Prof. Renato Morais.

Segundo a fonte, o anúncio da não realização da Exposição Nacional, foi feito pelo Secretário de Agricultura e vice-prefeito Antônio Monteiro de Almeida (Toinho Almeida) aos criadores sertanienses de Anglo nubiano.

“Vejamos que o próprio vice-prefeito no dia 21 de Outubro de 2022, assinou e enviou o Ofício de Nº 084/2022, endereçado ao Presidente da ABC Anglo, Sr. Celso Eduardo Leitão, requerendo que o evento fosse realizado neste mês de Julho/2023, dentro da programação da Expocose da Expo Nacional de Raça Anglo Nubiano, inclusive garantindo no ofício a premiação de R$100 mil. Agora o prefeito Ângelo Ferreira, disse que não seria realizado de forma alguma esta referida exposição. É lamentável, onde o próprio vice-prefeito e atual Secretário Municipal de Agricultura, Toinho Almeida e o Secretário Muncipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique, sobrinho do prefeito, contribuíram para que alguns criadores viajassem a cidade de Quixadá-CE, para acertarem a realização da Exposição. Isso é política baixa, porque a maioria dos criadores de Anglo nubiano de Sertânia, não vota no grupo do prefeito”, concluiu a fonte revoltada.

Prefeito Irlando Parabólicas é recebido pelo Secretário Executivo do Ministério da Agricultura

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas) cumpriu agenda no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o prefeito foi recebido pelo numero dois do MAPA, o secretário executivo, Irajá Rezende Lacerda, Irlando aproveitou a oportunidade e apresentou um diagnóstico do município que se destaca pela produção da Rapadura, sendo reconhecido pelo Livro dos Recordes, como a Capital da Rapadura no Brasil.

Durante a conversa o secretário executivo, colocou toda a estrutura do MAPA, em favor do município, mas pediu para que o prefeito tivesse um pouco de paciência, pois o orçamento do Ministério, ainda não foi liberado. O executivo orientou o gestor, como proceder para o cadastramento de propostas, já que no segundo semestre, as mesmas serão analisadas, pelas equipes técnicas do ministério.

“Hoje fomos recebidos pelo numero dois do MAPA, onde pudemos apresentar nossas solicitações, buscando assim um apoio oficial do ministério a nossa cidade, a Capital da Rapadura. A Rapadura é uma iguaria muito importante e que tem na sua cultura, uma grande importância para a economia local, estadual e nacional. O secretário executivo se colocou à disposição, disse que ainda não podia fazer muito, por questão do orçamento do ministério, ainda não estar liberado. Porém, liberou o cadastramento de propostas no sistema do MAPA, essas propostas serão analisadas em breve pelo ministério. Também apresentamos e entregamos o projeto da XXVI Feira da Rapadura, onde tivemos o aceno de apoio do MAPA”, afirmou o prefeito Irlando Parabólicas.

Waldemar participa de festa homenageando o mês das mães em Angelim

A prefeitura de Angelim (216 km do Recife) promove neste sábado, 27 a já tradicional festa em comemoração ao mês das mães, “Dia das Mães Premiado”. O deputado federal, vice-lider do Governo Lula na Câmara, Waldemar Oliveira (Avante) participa do evento ao lado do prefeito, Douglas Duarte (PSB).

A festa acontece a partir das 14 horas na quadra da Escola Miguel Calado. Na ocasião além de das homenagens para as mães do município haverá também sorteio de varios prêmios como moveis, brindes e eletrodomesticos da linha branca para a mamães presentes. A prefeitura de Angelim aguarda a presença de todos no evento.