Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Eduardo e Lula da Fonte filiam pré-candidata à Prefeitura de Pombos

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP-PE), presidente e vice-presidente do Progressistas de Pernambuco, respectivamente, filiaram no PP, junto com o deputado estadual Henrique Queiroz Filho e o vereador Carlos Henrique Queiroz, a pré-candidata à Prefeitura de Pombos, Milka Santos, mais conhecida como Milka da Farmácia. O ato de filiação foi realizado nessa segunda-feira (29), durante a Convenção Estadual do PP.

“É com grande otimismo que encaro essa mudança em minha vida. Novos desafios começam com esse projeto idealizado primeiro por Deus e acompanhado por grandes amigos que é de disputar um cargo de Prefeita em nossa querida Cidade de Pombos. Espero corresponder o carinho e a confiança de todos”, comentou Milka da Farmácia.

Débora Almeida no Sertão – Parlamentar teve agendas produtivas com órgãos federais 

Em Petrolina até o último domingo (28), participando de uma agenda plural, a parlamentar tucana visitou órgãos federais, produção de fruticultura e vinícola e encerrou viagem prestigiando evento em Verdejante. Segundo direção do EMBARAPA e CODEVASF, é a primeira parlamentar a visitar estes órgãos neste ano de 2023. 


Uma agenda produtiva. Assim pode ser definida a viagem da deputada estadual Débora Almeida (PSDB) iniciada na última quarta-feira (24) com destino ao Sertão do São Francisco. A parlamentar participou na manhã da quinta-feira (25) da abertura da Conferência Estadual de Advocacia de Pernambuco, o maior evento jurídico do estado, organizado pela OAB.
No dia seguinte, Débora esteve visitando os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O ex-presidente da CEASA, empresário Gustavo Melo assumiu a superintendência daquela Companhia, enquanto Samuel Andrade, assessor no órgão, conduz as relações políticas da Instituição. Perante ambos, Débora detalhou as necessidades dos municípios aos quais representa, recebendo da gestão o compromisso na liberação de equipamentos e assistência para suprir as demandas de infraestrutura.

EMBRAPA – Já na sexta (26), ela esteve visitando a sede da Embrapa Semiárido. No local, funcionando há 48 anos a 10 quilômetros de Petrolina, ela conheceu os detalhes do funcionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instituição pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Recepcionada pela gestora, Maria Auxiliadora Coelho e pesquisadores, a deputada colocou seu gabinete e mandato à disposição do órgão, para o implemento de melhorias nas suas atividades.

FARINHA – Nas duas agendas, a parlamentar que administrou duas vezes o município de São Bento do Una e é conhecedora das demandas do agro, também destacou as dificuldades vivenciadas por produtores de farinha de mandioca, mais especificamente das casas de farinha localizadas no agreste meridional do estado. Débora se mostrou sensibilizada com as necessidades desse importante setor agrícola e produtivo, que tem com a mão de obra e ausência de tecnologia para eficácia de produção e distribuição, assim como a falta de incentivo para plantio e desenvolvimento da mandioca na própria região.

FRUTICULTURA IRRIGADA  – Mas foi na Fazenda Santa Felicidade que Débora teve um contato mais direto com a riqueza da produção agrícola do São Francisco. Recebida na manhã do sábado (27) pelo empresário e presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, a tucana e membros da sua comitiva conheceram o processo  meticuloso utilizado na produção da uva de mesa e também a tecnologia empregada e cuidadosa preparação  para envio daquela fruta aos consumidores no Brasil, Estados Unidos e parte da Europa. No domingo, a deputada conhecida como representante do agro no estado, ainda fez uma rápida visita à vinícola RIO SOL, na zona rural de Lagoa Grande.

VERDEJANTE –   Antes de retornar ao agreste e na sequência ao Recife, Débora Almeida reservou um tempo para prestigiar o  evento de anúncio da construção de uma Unidade de Saúde na localidade ‘Angico Torto’, zona rural do município de Verdejante. Falando para uma plateia local ao lado do prefeito Haroldo Tavares (PSB) e do Deputado Federal Augusto Coutinho (Republicanos), a deputada fez questão de enfatizar o compromisso dos aliados locais nas melhorias que vem fazendo a diferença naquela charmosa cidade sertaneja.
No seu retorno, Débora se comprometeu a debruçar-se sobre as demandas colhidas durante a sua proveitosa passagem na região, à qual também representa na ALEPE.

Fotos: Matheus Augusto

Romerinho Jatobá cobra protagonismo da FPF para cuidar da segurança no futebol

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá, com o apoio maciço dos vereadores e vereadoras da Casa de José Mariano, cobrou o protagonismo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) sobre a segurança dentro e fora dos estádios. Após uma série de episódios de violência sediados no Recife, o vereador voltou à Tribuna da Casa, nesta terça-feira, para pedir que seja criado um grupo de trabalho, coordenado pela FPF, com os clubes e órgãos de segurança pública, para agir e coibir os lamentáveis episódios que têm sido vivenciados na Capital pernambucana.

“Que a Federação Pernambucana de Futebol possa gerir um grupo de trabalho, na presença do seu presidente, na presença de quem responde por aquela instituição, para que dê peso, para que seja tratado com a seriedade com que deve ser tratado. Não é o que a gente viu até aqui”, disparou Romerinho Jatobá.

O presidente da Câmara do Recife também criticou a condução de Evandro Carvalho na gestão da FPF. “O que a gente vê é um presidente que continua gerindo a federação com mão de ferro, que não dialoga com os clubes, que não sabe ouvir críticas, que faz de conta que está dando resultado, que está prestando conta, mas na reunião que foi promovida sobre segurança ele não esteve presente, nem o verdadeiro torcedor foi chamado para discutir esse tema que é da importância de todos”, completou.

Romerinho foi aparteado por diversos vereadores e vereadoras da Casa, que o apoiaram na cobrança feita e compartilharam do sentimento de insegurança dos torcedores que querem ir aos estádios de futebol. Na conclusão de sua fala, o parlamentar reforçou que “o futebol pernambucano precisa de decência, precisa de humildade” por parte do presidente da Federação Pernambucana. “Ele precisa vir aqui debater o futebol pernambucano”, concluiu.

Nadegi e João vão ao DER fazer nova solicitação de melhorias na Estrada de Aldeia e na Belmino Correia

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o deputado estadual João de Nadegi foram, nesta terça-feira (30), novamente ao Governo do Estado solicitar melhorias nas PEs 27 e 05, respectivamente, conhecidas como Estrada de Aldeia e Avenida Doutor Belmino Correia, principal via que corta o centro da cidade; demandas antigas da população.

Acompanhados de secretários municipais, Nadegi e João se reuniriam com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PE), Rivaldo Rodrigues, que foi muito receptivo ao pleito e se comprometeu em promover uma ação estruturadora nas duas vias. Antes, contudo, um trabalho emergencial de tapa-buraco deve ser feito para amenizar o problema.

“Estamos na constante busca por melhorias no tocante à mobilidade urbana de Camaragibe. Já estivemos, em outras ocasiões, conversando com a governadora Raquel Lyra e com o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar; buscando soluções para as vias estaduais que cortam o município. É de extrema importância que sejam requalificadas; são PEs por onde passam milhares de veículos diariamente e são as principais rotas da cidade”, destacou João de Nadegi.

A Doutora Nadegi enalteceu a disposição do presidente do DER em ajudar e colocou a Prefeitura Municipal como parceira do Estado na solução dessas questões. “É muito importante a presença e atuação do deputado João conosco, lutando pela nossa cidade. Esse é um pedido antigo do nosso povo; que agora viemos solicitar mais uma vez ao governo para que sejam tomadas providências. Estamos com expectativa para que esse problema seja solucionado o quanto antes”, pontuou a prefeita.

Afogados da Ingazeira: entre os dias 23 e 29 de maio foram notificados 38 casos novos para a COVID-19

São 24 pacientes do sexo feminino, com idades entre 21 e 81 anos. Já entre os homens, 14 pacientes com idades entre 08 e 85 anos.

O índice de positividade entre os dias citados foi de 22,48%. Índice de positividade acima de 20% é sinal de alerta alto para possível surto.

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 131 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 51 pacientes apresentaram alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 10.092 (99,15%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 06 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 45.481 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 122,06% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.986 casos), 98,11%;
Graves: (192 casos), 1,89%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 22 com 38 casos positivos e MV de 5,42 casos /dia.

Dados atualizados em 29/05/2023.

Escolas têm “Dia D” do Maio Amarelo com educação de trânsito para estudantes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reforçou as ações educativas do Maio Amarelo, com um dia exclusivo, voltado para estudantes das redes pública e privada estadual. O “Dia D” aconteceu nesta segunda-feira (29), com palestras e atividades lúdicas, em 21 escolas de sete municípios da Região Metropolitana do Recife. A ação ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, com o propósito de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as normas de trânsito. O Maio Amarelo é um movimento de conscientização da sociedade sobre a segurança no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção.

Escolas de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba integraram as atividades do dia. Em cada um dos educandários, equipes da Educação de Trânsito do Detran-PE e agentes da Fiscalização atuaram movimentando a criançada com artes e brincadeiras e palestras educativas, respectivamente. Em todas as ações, a segurança e cuidados no trânsito foram os pontos principais da abordagem. Os ensinamentos foram transmitidos utilizando joguinhos, exercícios e contação de histórias.

Enquanto a parte lúdica contribuiu para a interação da garotada, também houve um tempo de atenção para a palestra. Com o tema “Sua conduta pode salvar vidas”, foram abordadas questões comportamentais, além de pontos específicos para a segurança no trânsito, tratados em cada escola. Para as palestras, foram escalados 50 instrutores e agentes de trânsito, que atuaram passando as informações referentes ao assunto. Os instrutores orientaram sobre atitudes com o pedestre, ciclistas, dispositivos de segurança, como cadeirinhas e bebe conforto, a colocação adequada do cinto de segurança, uso do capacete e celular no trânsito.

Já na parte lúdica, com brincadeiras e simulações, foram reproduzidas situações como deslocamento de ciclistas, motociclistas e motoristas. Ainda foram trabalhadas formas de superar o stress ao dirigir e contribuir para um trânsito mais cidadão. Outros pontos que foram abordados incluíram a sinalização, o respeito ao semáforo e a obrigatoriedade do uso de capacete e do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, contribuindo para reforçar as orientações repassadas pelos agentes de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas. Neste 10º ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”.

Este ano, o Detran-PE teve como parceiros no Maio Amarelo, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda, Yamaha, diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

 

UBS Vila do Quartel é décimo oitavo equipamento de saúde requalificado, em Garanhuns

Obras da unidade foram entregues à população da localidade nesta segunda (29)

A Prefeitura de Garanhuns entregou nesta segunda-feira (29), por meio da Secretaria de Saúde, as obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde Vila do Quartel. Com a ação, já são 18 equipamentos de saúde que receberam ações de intervenção na parte elétrica, hidráulica e estrutural. No local, foram investidos quase de 150 mil reais, com recursos próprios do município.

A entrega da UBS foi realizada pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; e contou ainda com a presença do ex-prefeito Silvino Duarte, além de moradores da localidade, vereadores, secretários e profissionais da saúde. A requalificação também foi solicitada pelo Poder Legislativo, por meio de requerimento do vereador Matheus Martins, que ainda destinou uma emenda impositiva para reforma.

“Além das ações de requalificação, também estamos investindo na conclusão de obras inacabadas pela gestão passada, e na construção de novos equipamentos. Aqui na Vila do Quartel já trouxemos praça, academia, e agora estamos entregando um posto renovado para a população e profissionais”, destacou o prefeito Sivaldo Albino.

No local são realizados atendimentos médicos, de enfermagem e odontologia; além de vacinação, acompanhamento pré-natal e outros serviços. A unidade está localizada na rua Caetés, s/nº (próx. ao Bar do Borges); e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Alepe promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização para crianças e servidores

Durante o evento haverá palestras, distribuição de brindes educativos, simulador de embriaguez e um caminhão de serviços

Estudantes de escolas públicas do Estado terão uma vivência diferenciada sobre a importância da segurança no trânsito como parte da campanha do “Maio Amarelo na Alepe”. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-PE, promove nesta terça-feira (30) uma ampla programação de conscientização, lições de cidadania, trabalhos lúdicos e palestras voltadas para estudantes e servidores da Casa.

Haverá uma série de ações segmentadas por idade. Serão duas turmas pela manhã e duas à tarde. Crianças entre cinco e seis anos da creche Escola Municipal Rosa Falcão de Carvalho, bairro de Santo Amaro, e adolescentes do colégio Ginásio Pernambucano (GP), com idade entre 14 e 17 anos, participam do evento.

A programação visa aumentar a segurança do trânsito e evitar perdas de vidas. Durante o evento, as crianças experimentarão a função de ‘policiais mirins’, aulas de cidadania da PRF, por meio de brincadeiras lúdicas, e ganharão brindes, como jogos direcionados a normas do trânsito e uma caderneta de autuação de infrações cometidas por parentes e amigos.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, “a difusão de informações e promoção de cidadania por meio de campanhas como esta reforçam o papel social da Assembleia Legislativa. “Educar os jovens sobre direitos e deveres no trânsito possibilita a conscientização sobre respeito à coletividade, cuidado consigo e com o outro e valorização da vida”, frisa.

Os estudantes do Ginásio Pernambucano, que também participam das ações do “Maio Amarelo na Alepe” serão divididos em dois grupos para as palestras proferidas pelo Detran-PE. Haverá uma palestra direcionada aos motoristas da Casa e interessados em aprender sobre direção defensiva, conscientização no trânsito, prevenção de acidentes e como evitar infrações.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, destaca a ação conjunta com a PRF e o Detran como “extremamente necessária”. “Mesmo ainda não sendo condutores, as crianças e adolescentes precisam ser capazes de manter sua própria segurança e evitar acidentes envolvendo outras pessoas. Essa campanha só reforça o quanto precisamos ser mais cuidadosos”, enfatiza.

Game de embriaguez

Os participantes também terão a oportunidade de experimentar o simulador de embriaguez. O equipamento funcionará como um game, estilo fliperama. Por meio de um óculos virtual, que simula a sessão de embriaguez, o simulador produzirá visão turva ou distorcida da realidade, além de causar desequilíbrio.

Reduzir a violência no trânsito não é missão fácil, na avaliação do superintendente da Polícia Rodoviária Federal-PE, Alexandre Rodrigues da Silva. “Mas parceiros como a Alepe nos faz acreditar que estamos no caminho certo, apostando em um trabalho sério de conscientização de toda a sociedade. Além disso, o engajamento dos que fazem esta casa legislativa nos permite pensar em um futuro em que os pernambucanos terão mais medidas que assegurem na prática a preservação da vida”

Durante o evento, o Detran-PE disponibilizará um caminhão de serviços na Rua da União, em frente ao edifício Miguel Arraes. Na unidade, será possível acompanhar andamento de processos, obter emissão de taxas e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), informações relacionadas a serviços do Detran-PE, renovar Carteira Nacional de Habilitação com captura de fotos, verificar pontuação na CNH e obter informações sobre o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, dentre outros serviços.

Para o diretor gera do DETRAN-PE, André Trajano, as ações buscam despertar a consciência dos condutores para uma convivência harmoniosa. “A programação se estenderá por todo o mês. São medidas que integram as diretrizes do governo, visando atender bem a população”.

Mandato de José Patriota vem buscando melhorias para estradas do Pajeú

Em seus primeiros meses de mandato, o deputado estadual José Patriota (PSB) vem buscando melhorias para estradas do Pajeú. Através de indicações, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira tem cobrado do Governo do Estado a conclusão de obras, recuperação e pavimentação que beneficiarão os moradores dos municípios da região, além das pessoas que trafegam em deslocamento.

Algumas dessas estradas estão em condição bastante deteriorada, o que causa transtornos e acidentes, alguns com vítimas. “O que queremos é garantir que as estradas que cortam o Sertão do Pajeú estejam em boas condições. É uma região de extrema importância do estado, com grande tráfego de veículos, e que precisa que suas vias ofereçam condições mínimas de segurança”, disse o deputado.

Ele também citou a importância econômica do feitio das obras. “Estradas boas ajudam no escoamento da produção; são fundamentais para o desenvolvimento social dos municípios e comunidades rurais”, concluiu o deputado.

Lista das indicações do deputado José Patriota para melhorias na estradas do Pajeú:

Conclusão de obras:
PE-380 – Estrada de Ibitiranga (PE-320,em Afogados, até a divisa com a PB)
PE-282 – Trecho entre Iguaracy e o Distrito de Jabitacá (Iguaracy)
PE-283 – Trecho entre Ingazeira e PE- 275 (Trevo do 49)
Recuperação:
PE-263 – Trecho entre o Trevo do Ambó e Itapetim
PE-309 – Trecho entre Riacho do Gado e Solidão
PE-350 – Serra de Triunfo
PE-304 – Estrada Tabira/Água Branca
PE-283 – Trecho entre a PE-292 (Afogados) e Ingazeira
PE-329 – Estrada entre Carnaíba e o Distrito de Lagoa da Cruz (Quixaba)
PE-320 – Trecho entre Afogados da Ingazeira e Tabira
Pavimentação:
PE-309 – Trecho entre Solidão e a divisa com a Paraíba
PE-282 – Trecho entre Jabitacá e a divisa com a Paraíba
VPE – Entre Calumbi e o Distrito de Varzinha (Serra Talhada)
VPE – Entre Calumbi e o Distrito de Jatiúca (Santa Cruz da Baixa Verde)
VPE – Entre Santa Cruz da Baixa Verde e a divisa com a Paraíba (Acesso a São José de Princesa)
VPE – Entre Tuparetama e o Distrito de Riacho do Meio (São José do Egito)
VPE – Entre Santa Terezinha e Brejinho

Tulio de Vanderlei reuniu correligionários em Brejinho

De fato, tudo aponta para a candidatura do médico Túlio Carvalho, filho do ex-prefeito José Vanderley. No final de semana, no domingo((28) Tulio de Vanderley, reuniu na residência de seus pais, Vanderley e Cida, correligionários, perguntado pelo blog o que foi debatido no café com Túlio ,  o médico disse que foi escutar a população,  os questionamentos na condução da gestão atual nas áreas como saúde e educação, principalmente  depois do movimento  de professores da rede municipal pelo piso. Ao blog Dr. Túlio disse que escutou muito mais do que falou, o que o blog apurou é que  Dr. Túlio, tem se movimentado pelos quatros cantos do município e tem como orientador seu pai que foi prefeito por quatro mandatos e seu avô João Pedro (in memorian) por três vezes, os deputado José Patriota e Luciano Duque deverão apoiar seu projeto. Estavam presentes além do ex-prefeito Jose Vanderley, os vereadores : Ligekson Lira, Ronaldo Delfino, o suplente Guega de Jacinto e lidrenaças.

Fonte: Blog do Marcello Patriota