Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Inscrições para o Bolsa Atleta Garanhuns são prorrogadas

Estão prorrogadas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta Garanhuns 2023. O prazo que havia sido encerrado na última sexta-feira (26) agora segue até o dia 12 de junho. As inscrições estão sendo realizadas desde o início do mês de maio na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que fica localizada no Parque Euclides Dourado.

Dentre os requisitos para participar, os atletas devem possuir idade mínima de 13 anos, à época da competição; ser praticante de esporte estudantil ou de rendimento das categorias de base à categoria adulto; estar devidamente matriculado em uma Instituição de Ensino Pública ou Particular, e com frequência regular para a categoria estudantil estadual; não possuir nenhum tipo de patrocínio, dentre outros.

Toda a documentação necessária para a inscrição pode ser verificada através do edital do programa. Vale ressaltar que cerca de 35 atletas deverão ser contemplados com este programa em Garanhuns, com valores que irão variar entre R$300 e R$1320 durante a primeira etapa do projeto, divididos em três categorias, são elas: Estudantil Estadual, Atleta Nacional e Atleta Garanhuns.

Para acessar o edital completo com todas as informações, como valores, modalidades, quem tem direito e documentação necessária, basta acessar o site: https://garanhuns.pe.gov.br/editais/visualizar/index/publicacoesarquivos/7c487538-2d2e-4a33-8a12-1d6301a89d1b/Edital%20Bolsa%20Atleta%202021%202023(FINAL).pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3762-7085.

Cobrado por maior articulação, governo tenta ‘operação de guerra’ para salvar MP dos ministérios

Por Gerson Camarotti

Depois do risco concreto de sofrer uma derrota na Câmara na noite desta terça-feira (30), o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta montar uma “operação de guerra”, ainda nesta quarta (31), para aprovar a medida provisória que reestrutura os ministérios. O texto perde validade nesta quinta (1º).

Articuladores políticos foram alertados que o presidente Lula tem que entrar nas negociações e garantir acordos já firmados – acordos esses que envolvem liberação de emendas e cargos.

Frente a essa desarticulação, Lula convocou uma reunião com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Palácio da Alvorada, ainda na manhã desta quarta.

A expectativa é de que o presidente faça um gesto concreto ainda na manhã desta quarta. Líderes defendem que o Lula telefone para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a sinalização de que tem conhecimento da insatisfação generalizada com a desarticulação política do Palácio do Planalto – e de que está disposto a reverter o quadro.

Em uma reunião que terminou tarde da noite nesta terça, na presidência da Câmara, o governo foi “emparedado” por líderes partidários. Um integrante do governo classificou a reunião como uma “bomba atômica”.

A cobrança não é nova. Desde o início do mês, o governo sofreu revezes no Congresso em temas como o marco do saneamento básico, a MP que pode afrouxar a fiscalização da Mata Atlântica e o avanço do projeto que define um marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Se a MP que reorganiza os ministérios tivesse sido votada nesta terça, o governo teria sido derrotado – seja pela rejeição total da MP ou pela aprovação de destaques que, na prática, fariam alterações ainda mais significativas no mapa da Esplanada dos Ministérios.

Até o início da manhã desta quarta, integrantes da cúpula da Câmara consideravam o quadro indefinido sobre a votação e a aprovação da medida provisória.

Coluna do Finfa

Avaliou – Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, avalia chegada dos dois novos Conselheiros – Na visita que fiz ao Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco-TCE-PE, Dr. Ranilson Ramos, o mesmo nos concedeu uma entrevista exclusiva, onde avaliou a chegada dos dois novos Conselheiros, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, que foram empossados há pouco dias..

Assinou Ordem de Serviço – O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, esteve visitando no último domingo (28), a zona rural do município. Participou de um encontro com apoiadores no centro do Distrito de Jatiúca, em seguida, o gestor participou de uma reunião no Sítio Cachoeira, que contou também com moradores dos Sítios Cana Brava e Olho d’agua. Durante o encontro, o prefeito assinou às seguintes Ordens de Serviços: Reforma de um espaço cedido a Associação, para suas reuniões mensais (esse espaço é de propriedade da prefeitura); Construção de duas estradas, uma no Sítio Cachoeira e outra no Sítio Olho d’água. “Nossa missão é transformar a vida das pessoas, levando acima de tudo cidadania”, disse o prefeito Irlando Parabólicas.

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria de Saúde por meio da equipe NASF e UBS I – Sede com apoio da Pastoral da Saúde, realizou hoje, Terca-feira (30/05), o 1º encontro do grupo de Idosos do ano de 2023, com o tema: Alimentação saudável para pessoa idosa, que contou com as presenças da equipe da Pastoral da Saúde e o Padre Rogério. Segundo a Secrertária Municipal de Saúde, Fabiana Torres, foram realizados os seguintes procedimentos: Apresentação e preenchimento da caderneta do Idoso; momento de alongamento com Educador Fisico; Palestra com a Nutricionista sobre: Alimentação saudável para pessoa Idosa; orientações das ACS Claudiana e Daniella, sobre: cuidados com a alimentação; orientações com a Dentista sobre: higienização bucal adequada para quem faz uso de prótese dentária; aferição de P.A; testes de glicemia; testes rápidos; vacinas; sorteio de brindes e servido um lanche.

Alegria contagiante – No almoço de homenagem ao Presidente do Banco do Nordeste (BNB) e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Spettus de Boa Viagem na última segunda-feira (29), uma das pessoas mais alegres e risonhas era a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Quando era cumprimentada ao lado de Câmara dizia, de sorriso escancarado: “meu eterno governador’.

Transferiu – O Governo de Pernambuco transferiu o ponto facultativo de Corpus Christi, comemorado na próxima quinta-feira (8), para a véspera de São João, em 23 de junho. A medida foi publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado e assinada pela secretária de Administração, Ana Maraíza de Souza Silva.

Disse“O que a gente vê é um presidente que continua gerindo a federação com mão de ferro, que não dialoga com os clubes, que não sabe ouvir críticas, que faz de conta que está dando resultado, que está prestando conta, mas na reunião que foi promovida sobre segurança ele não esteve presente, nem o verdadeiro torcedor foi chamado para discutir esse tema que é da importância de todos”. (Presidente da Câmara de Vereadores do Recife,  Romerinho Jatobá, com o apoio maciço dos vereadores e vereadoras da Casa de José Mariano, cobrou o protagonismo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) sobre a segurança dentro e fora dos estádios)

Recadastramento – A Prefeitura Municipal de Custódia, estará realizando do próximo dia 05 de junho até 14 de Julho, o recadastramento dos beneficiários do CUSTOPREV, onde haverá da forma presencial e remota (online) através do Whats App (87) 38481100, na Praça P]adre Leão das 08:30 às 12 horas.

Vacinação – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima quarta-feira 07 de Junho, realiza a primeira dose da vacinação da Covid-19, para crianças de 06 meses à 04 anos, na Academia das Cidades das 09 às 12 horas.

Conseguiu recursos – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, teve uma agenda corrida em Brasília nestes dois últimos dias, onde esteve com os deputados Felipe Carreras, Carlos Veras e com o ex-deputado Gonzaga Patriota. “Em breve estaremos realizando a pavimentação asfáltica de mais 15 ruas em nossa cidade, fruto de emendas de Felipe e Gonzaga, totalizando mais de 43 mil metros quadrados de pavimentação. Os dois também destinaram emendas para a saúde de Itapetim, todo o recurso incluindo pavimentação e saúde totaliza cerca de R$ 5 milhões. Também quero agradecer ao deputado Carlos Veras, por destinar recursos para a iluminação do Estádio Maxixão e para a saúde do nosso município”, pontuou Adelmo.

Deverá ser candidato – O médico Túlio Carvalho, filho do ex-prefeito de Brejinho, José Vanderley, tem intensificado suas visitas e reuniões com a população brejinhense. No último domingo (28), Dr. Túlio, esteve reuniudo na residência de seus pais, Vanderley e Cida, lideranças e correligionários, que apoiam sua candidatura a prefeito nas eleições de 2024.

Absurdo – Passando pela cidade de Arcoverde ontem (30),  vinha escutando o Programa Revista da Cidade na Rádio Independente de Arcoverde, com o radialista Dárcio Rabelo. Na oportunidade, ele recebeu diversas denúncias da população arcoverdense, tanto por mensagens de WhatsApp e pelo telefone ao vivo, que funcionários do Posto de Saúde da Mulher do Bairro São Cristovão, não atendem o telefone quando é acionado. Tá na hora do prefeito Wellington Maciel, que gosta tanto de publicidade, resolver este problema, a população liga e os funcionários daquele posto não atendem. O radialista Dárcio Rabelo, ligou ao vivo para o referido número do Posto de Saúde da Mulher do Bairro São Cristovão e ninguém atendeu. Alô prefeito!

Frase “Além das ações de requalificação, também estamos investindo na conclusão de obras inacabadas pela gestão passada, e na construção de novos equipamentos”. (Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino)

Lança – O deputado estadual Antônio Moraes lança, nesta quarta-feira (31), o livro Histórias de Polícia e Política, no qual narra suas memórias. O lançamento acontece às 17 horas, no hall do auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa. Escrito pelo jornalista e biógrafo Sérgio Montenegro, o livro traz relatos bem-humorados da trajetória de Moraes como delegado de polícia e como parlamentar estadual.

Perguntar não ofende – Até quando os funcionários da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, irão esperar pelo reajuste dos seus salários?

Flores encerra campanha do Maio Amarelo com ações educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal – PRF

Encerrando o Maio Amarelo – mês voltado para a conscientização que busca reduzir os acidentes de trânsito e promover a segurança viária, a Prefeitura de Flores promoveu um dia de ações educativas via parcerias estratégicas, como a realizada com a Polícia Rodoviária Federal – PRF, com objetivo de criar um ambiente mais seguro para todos os usuários das vias públicas.

A ação contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e policiais que estiveram durante toda manhã promovendo um momento de diálogo e informações à população. O trabalho da PRF foi estendido aos alunos da Escola Municipal Onze de Setembro, que obtiveram da Policial Rodoviária Federal – PRF, Janete Cléa, uma verdadeira aula sobre boas práticas no trânsito.

“A Polícia Rodoviária Federal está pela primeira vez aqui em Flores, fortalecendo as ações do Maio Amarelo, cujo objetivo é conscientizar as pessoas por um trânsito mais seguro”, disse a policial.

A programação ‘Maio Amarelo’ foi encerrado com uma palestra sobre primeiros socorros e sorteio de capacetes e itens de segurança para os mototaxistas.

Secretaria de Educação de Garanhuns realiza seletiva municipal para concurso Ler Bem

A Secretaria de Educação de Garanhuns está realizando a seletiva municipal para o concurso Ler Bem, um projeto de incentivo à leitura que reúne cidades de todo estado de Pernambuco. A última etapa da semifinal aconteceu na manhã desta quarta-feira, em que foi definido o último finalista. Ao todo, estudantes de 31 escolas se inscreveram.

A final municipal está marcada para o dia 30 deste mês, data em que será definido o candidato que vai representar Garanhuns no concurso. Três estudantes estão classificados para a fase: Vitória Gabriela, da EFITI Prefeito Amílcar da Mota Valença; Ellen Sophia, da Escola São Francisco de Assis; e Igor Gabriel, da Escola Salomão Rodrigues Vilela.

A diretora de Ensino, Michelle Diana, que está acompanhando as etapas do concurso, agradeceu a todos os professores, coordenadores pedagógicos e profissionais pela dedicação ao projeto. “Ao longo das últimas semanas, tivemos a oportunidade de presenciar a dedicação e o talento dos estudantes que se inscreveram para participar dessa competição. Cada um é exemplo a ser seguido e tenho certeza de que o conhecimento adquirido ao longo dessa jornada será valioso em suas vidas. Acreditamos que, por meio da leitura, eles encontrarão as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual”, disse a diretora.

As escolas municipais inscritas realizaram seletivas nas escolas para definir o candidato de cada escola. O Concurso Ler Bem é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), que visa através de uma competição escolar, incentivar a formação de jovens leitores do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais pernambucanas.

Marco Temporal: Câmara aprova PL que limita demarcação de terras indígenas

Taísa Medeiros/Correio Braziliense

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (30/5), o PL 490, que versa sobre regras para demarcação de terras indígenas. As bancadas governistas e do cocar passaram o dia em tratativas para derrubar a proposta, no entanto, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), abriu a sessão que terminou com 283 votos favoráveis, 155 contra e apenas uma abstenção.

O relator da proposta, deputado Arthur Maia (União-BA), frisou que o texto aprovado na Câmara dos Deputados é o que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “O que estamos aprovando hoje na Câmara dos deputados nada mais é do que aquilo que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, aquilo que, de fato, prevaleceu na decisão da demarcação das terras da reserva indígena Raposa Serra do Sol: a tese de que tem que existir um marco temporal, tem que existir uma data para que se considere uma terra indígena ocupada como tradicional. E essa data foi estabelecida na decisão do Ministro Ayres Britto, que definiu a data de 5 de outubro de 1988”, citou.

A deputada Célia Xakriabá (PSol-MG) discursou contra o projeto. “Todos territórios indígenas no Brasil que eu conheço só foram demarcados depois da morte de alguma liderança indígena. Vocês sabem o que é isso? Eu venho de um território indígena onde, em 12 de fevereiro de 1987, assassinaram Rosalino Xakriabá, ato julgado como o primeiro genocídio indígena do Brasil. Eu sou fruto desta luta”, disse. A deputada afirmou que o PL 490 é uma ameaça aos povos, especialmente no ponto que “pretende abrir os territórios indígenas de isolamento voluntário”.

Apesar das negociações, a bancada do cocar teve apenas uma solicitação atendida dos três pedidos feitos ao relator. “Eles me pediram a supressão do artigo 20, que é uma supressão do que já está na Constituição. Vai haver uma emenda e eu acatarei, que será feita no Plenário. O trecho era uma reprodução do que já está na Constituição, não há nenhuma inovação. O fato de tirar do PL 490 não muda nada, porque já está na lei maior do país”, explicou Maia, que disse, ainda, que esse foi o único acordo estabelecido antes da matéria ir a plenário.

‘Ninguém é obrigado a concordar com ninguém’, diz Lula sobre críticas à Venezuela e a Maduro

Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta terça-feira (30), em entrevista coletiva após reunião com presidentes sulamericanos, que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”. Lula deu a declaração ao ser questionado sobre as críticas à Venezuela e ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Antes da reunião, Lula teve, na segunda (29), uma conversa com Maduro. Em declaração pública, Lula alegou que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura.

Nesta terça, os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, disseram que discordam da visão de Lula de que se trata de “narrativas”, e não da realidade.

Após a reunião com os líderes sulamericanos, Lula foi questionado sobre o tema Maduro.

“O Maduro faz parte deste continente nosso. Houve muito respeito com a participação do Maduro. Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. É assim que a gente vai fazendo”, respondeu o presidente.

Questionado sobre a discordância de outros presidentes, Lula afirmou que os líderes reunidos em Brasília não precisam necessariamente formar o “grupo dos amigos”.

“O fato de ter dois presidentes que não concordaram, não sei em que jornal eles leram. Eu disse que aqui não foi convocado reunião de amigos do Lula. Foi convocado uma reunião de presidentes para construir um orgão dos países”, afirmou.

O presidente também disse que o encontro discutiu se a região vai negociar como bloco ou como nações sozinhas.

Atende Gestante: Prefeitura do Recife lança ferramenta digital para dar suporte obstétrico a mulheres grávidas e puérperas

A Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para as mulheres grávidas e puérperas da capital pernambucana. A ferramenta tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde dessas recifenses e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. O serviço vai funcionar de domingo a domingo e, para ser atendida, basta entrar em contato com o ConectaZap (81 – 9.9117-1407), acessar o site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. Esse é mais um serviço oferecido dentro do programa Recife Cuida, que está investindo R$ 400 milhões na rede municipal de saúde.

“A partir de hoje, passamos a contar com a ferramenta de telessaúde para as 18 mil gestantes que temos por ano no Recife, em média. Vamos garantir que todas elas possam fazer parte do atendimento e ter acesso à linha de cuidado integral da saúde da gestante, através do Conecta Recife. Sabemos que isso é muito importante porque, hoje em dia, dúvidas, insegurança, sintoma de emergência, qualquer tipo de necessidade, são tratados apenas presencialmente e isso traz um transtorno. A gente testou de forma experimental e aproximadamente 70% das demandas foram resolvidas de forma remota, o que é muito importante, porque além da qualidade do serviço, garantimos também que a nossa rede de saúde não será sobrecarregada com serviços que poderiam ser resolvidos antes de serem encaminhados ao atendimento presencial”, ressaltou o Prefeito João Campos.

Essa nova iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é baseada na experiência exitosa que foi o Atende em Casa, durante o enfrentamento à covid-19, influenza e monkeypox. O serviço realizou aproximadamente 200 mil atendimentos por chamada de vídeo ou telefone e quase 1,5 milhão de atendimentos via Whatsapp. Desse total, cerca de 97% dos 16 mil usuários se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço ofertado, ao responderem questionário de avaliação.

“É muito gratificante poder iniciar um cuidado diferenciado para as gestantes e puérperas da nossa cidade. Utilizar a experiência do Atende em Casa nos permitiu chegar a um formato de assistência que vai facilitar o acesso à informação e atenção à saúde nesse momento tão importante da vida de uma mulher. E tudo isso vai acontecer de forma complementar às consultas presenciais nas unidades de saúde, que deverão acontecer conforme o planejado”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A construção desta ferramenta teve início ainda em 2021, tendo como base a Linha de Cuidado da Saúde da Mulher do município. As equipes das diversas secretarias-executivas envolvidas realizaram um diagnóstico situacional ampliado do processo assistencial e de vigilância e identificaram as principais demandas que podem ser sanadas com o uso do serviço: vincular as gestantes ao pré-natal e maternidades de referência; reduzir a peregrinação na Rede de Atenção à Saúde (RAS); ampliar o acesso; reduzir tempo de espera para primeiro atendimento de pré-natal, trabalho de parto; promover uma cultura de rede de apoio entre os profissionais; apoiar a construção de autonomia das mulheres no processo de cuidado e reduzir mortalidade materna.

De forma experimental, o processo foi iniciado, em novembro de 2022, com um projeto-piloto no Distrito Sanitário (DS) 2 e, posteriormente, expandido para o DS 3, em fevereiro deste ano. Durante esse período, o serviço atendeu 45 mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal. Os motivos mais comuns de busca pelo serviço foram alterações nos movimentos fetais, corrimento vaginal, pressão arterial elevada, cefaleia e síndrome gripal. Do total, 24,5% das mulheres necessitaram de um encaminhamento para atendimento presencial e 75,5% mantiveram o atendimento plenamente on-line.

“Esse número expressivo de mulheres que permaneceram no atendimento on-line poderia ter ido, sem necessidade, a um serviço de saúde. Além de promover a saúde materno-infantil e melhoria na qualidade da assistência obstétrica, utilizando a inovação pelas tecnologias digitais como aliadas na garantia do direito à saúde das mulheres, o Atende Gestante também é uma forma de desafogar a Rede Municipal de Saúde, com conforto e segurança para as mulheres”, reforça o gerente geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.

O Atende Gestante oferece três níveis de atendimento. No primeiro nível, as gestantes interagem com uma assistente virtual chamada SUSi, uma chatbot que fornece informações e serviços relacionados ao pré-natal, parto e puerpério. Caso seja necessário, a SUSi encaminha a gestante para os outros níveis de atendimento.

No segundo nível, ocorre a recepção digital, onde a gestante conversa com um operador de teleatendimento, que pode fornecer mais informações sobre a rede de saúde do município, como a maternidade de referência, agendamento de visitas, serviços disponíveis nas unidades de saúde, agendamento de consultas e exames, entre outros. Esse profissional também pode encaminhar a gestante para o terceiro nível de atendimento, caso haja uma necessidade específica de saúde.

No terceiro nível, a gestante ou puérpera realiza uma teleconsulta com uma enfermeira ou médica obstetra, que pode avaliar a situação clínica, fornecer orientações adequadas, prescrever medicamentos, se necessário, e encaminhar para atendimento presencial quando indicado. A equipe de apoio do Atende Gestante também está disponível para auxiliar os profissionais de saúde no seu dia-a-dia de pré-natal.

O Atende Gestante estará disponível para todas as gestantes e puérperas recifenses que possuam um celular com acesso à internet. O atendimento acontece 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes através da chatbot SUSi, enquanto o atendimento humano simultâneo ocorre das 7h às 19h, de domingo a domingo. Fotos: Hélia Scheppa

Prefeitura de Afogados promove mais um curso de língua brasileira de sinais (libras)

Sob a coordenação do centro de apoio educacional multidisciplinar Professora Nívea Cléa Ramos Galindo, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira está promovendo o 3o. Curso básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

O curso está acontecendo no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e é ministrado pela professora Kilma Karla Cavalcanti, graduada em Letras/Libras e com especialização em e educação inclusiva. O público do curso é composto por professores(as) de sala regulares, de salas de atenção especial, professores auxiliares, além de pais e/ou responsáveis por crianças com deficiência auditiva. Além de gestores escolares, coordenadores de salas de leitura e profissionais interessados de outras secretarias municipais.

Dentre os participantes estão uma comerciária e um guarda da UPAE que tiveram a necessidade de fazer o curso já que, em várias situações de suas rotinas de trabalho, precisaram se comunicar com pessoas com deficiência auditiva, e sentiram dificuldades.

Ao todo, quarenta e sete profissionais estão participando do curso. O objetivo é instrumentalizar e dar subsídios teóricos e práticos para a iniciação em língua de sinais, além de fortalecer mecanismos de inclusão social e acessibilidade, através da comunicação interpessoal.