Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito e vice de Ipubi tem mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Justiça também determinou que ambos estão inelegíveis por oito anos

Por Blog do Nill Júnior

Em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o juiz eleitoral de Trindade, Leonardo da Costa Brito, decidiu cassar os mandatos do prefeito de Ipubi, Chico Siqueira e de seu vice, João Coutinho, ambos do PSB, por compra de votos.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)  (11527) Nº 0600350-47.2020.6.17.0133 / 0133, foi julgada nesta quarta-feira (31) pela 133ª Zona Eleitoral de Trindade.

Segundo Relatório, a ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral fundada em suposto abuso de poder econômico cumulada com representação por captação ilícita de sufrágio, previstas nos artigos 22, caput, c/c o art. 24, ambos da Lei Complementar nº 64/1990, e art. 41-A da Lei nº 9.504/1997.

O Ministério Público Eleitoral de Trindade instaurou procedimento preparatório eleitoral n.º 4/2020, para investigação da prática de possível crime previsto no art. 299 da Lei nº 4.737/1995 (Código Eleitoral), bem como captação ilícita de sufrágio previsto no art. 41-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

“Consta da inicial que compareceram às dependências da Promotoria Eleitoral os eleitores Jéssica da Silva Cruz e Gledson de Oliveira Diniz, aduzindo que, à data de 26/10/2020, foram visitados em sua residência, em Ipubi, por Francisco Rubensmário Chaves Siqueira, candidato eleito para o cargo de Prefeito do Município de Ipubi, Josimar Eugênio, conhecido como “Buguinha”, e por Venildo Fernandes Feitosa, candidato eleito ao cargo de vereador na cidade de Ipubi”, diz o relatório.

Ainda segundo o relatório as testemunhas afirmaram ter recebido vantagens econômicas em troca da promessa de voto na chapa dos acusados. Ainda foi apresentado o cheque que teria sido dado as testemunhas como prova.

“Em conclusão, e diante da suficiência do quadro probatório acerca dos fatos constitutivos da pretensão autoral, tenho que restou plenamente comprovada a conduta ilícita em benefício dos investigados Francisco Rubensmário e João Coutinho apta à captação ilícita de voto, tendo sido constatada a existência de abuso de poder e captação ilícita de sufrágio em campanha na eleição municipal de 2020” afirmou o juiz eleitoral na ação.

O juiz eleitoral, Leonardo da Costa Brito determinou a cassação do diploma de Chico Siqueira e João Coutinho. Ainda declarou a inelegibilidade de ambos para as eleições a se realizarem oito anos subsequentes à eleição municipal de 2020 e aplicou multa no valor de R$ 1.064,10 mil UFIRs, a Chico Pereira.

Com relação ao vereador Venildo Fernandes Feitosa, o juiz julgou improcedente a ação. “Posto que as provas não o colocam no local apontado como do cometimento do ilícito, bem como inexiste nos autos prova de sua anuência ou participação na liberação de dinheiro em favor dos depoentes”.

Qual interesse da governadora Raquel Lyra em paralisar o atendimento do Centro do Idoso?”, questiona Diogo Moraes

Parlamentar cobrou sensibilidade do Governo do Estado no imbróglio envolvendo a cessão do prédio

Deputado estadual pelo quarto mandato, Diogo Moraes (PSB) cobrou, nesta quarta-feira, sensibilidade do Governo do Estado no imbróglio envolvendo a cessão do Centro do Idoso para a Prefeitura do Recife. O espaço começou a funcionar na quarta-feira da semana passada, mas por um questionamento da gestão estadual teve que paralisar as atividades, prejudicando centenas de pessoas que tinham feito agendamento dos serviços de saúde.

Na tribuna da Assembleia, Diogo Moraes disse que chega a ser “patético que serviços de saúde para pessoas idosas sejam paralisados por algo que parece mais uma picuinha política”. O parlamentar enfatizou que a suspensão das atividades foi realizada na última sexta-feira, 350 pacientes tiveram consultas canceladas no Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral do Recife.

O deputado também frisou que a ação foi baseada em um relatório de uma comissão processante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, composta apenas por servidores comissionados não efetivos e presidida pelo advogado da campanha da governadora, que atualmente ocupa o cargo de diretor jurídico da Secretaria Saúde.

“Me questiono: qual interesse da governadora Raquel Lyra em paralisar o atendimento que só beneficia o povo recifense? É perseguição à gestão municipal por não fazer parte do mesmo grupo político que o seu? Voltamos aos tempos sombrios de perseguição política? Governadora, peço que a senhora coloque a mão na consciência e veja o quanto isso tem prejudicado a população recifense que precisa dos atendimentos de saúde”, afirmou Diogo Moraes.

O parlamentar ainda comentou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital rejeitou a tentativa autoritária e unilateral do governo de Pernambuco de reverter a cessão do prédio onde está instalado o Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife. “Torcemos que essa situação seja resolvida de forma respeitosa, principalmente pelo povo recifense. Este, sim, é o principal prejudicado com essa decisão cruel feita pela gestão da governadora Raquel Lyra”, finalizou.

 

Jarbas Filho quer isenção parcial na taxa de renovação da CNH para pessoas com 50 anos ou mais

O deputado estadual Jarbas Filho, do PSB, protocolou na Assembleia Legislativa de Pernambuco um Projeto de Lei que determina a isenção parcial na taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação para os motoristas que têm idade igual ou superior a 50 anos. O parlamentar aproveitou a sessão plenária desta quarta-feira (31) para defender a matéria e pedir a aprovação dos deputados da Casa Joaquim Nabuco.

Com a mudança do Código de Trânsito Braileiro, que aconteceu através da Lei Federal N° 14.071/2020, a validade da CNH aumentou para 10 anos para os motoristas com idade até 49 anos. Porém, houve uma diminuição no tempo para as pessoas que têm de 50 anos em diante. Sendo de cinco anos para quem tem até 69 anos e de três anos para os condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

De acordo com o PL Nº 767/2023, de autoria do deputado, se aprovado, fica determinado um desconto de 30% para os que precisam fazer a renovação da carteira com cinco anos. Já para os condutores que farão a renovação a cada três anos, seria pago apenas 50% do valor estipulado para a nova CNH.

“Queremos, com este Projeto de Lei, tornar o processo mais justo e equilibrado em relação à taxa com o tempo de renovação. Ele terá um impacto social relevante em nosso estado, pois atende uma grande parcela da nossa população, que, hoje, após a mudança do código de trânsito, poderá gastar mais para continuar com seu direito de dirigir”, concluiu Jarbas.

Ação preventiva de combate à Sigatoka Negra visa proteger bananais em PE

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, criou uma Comissão para planejar ações de controle da SIGATOKA NEGRA, que atinge os bananais. “Vamos avaliar e realizar um diagnóstico, a fim de apresentar um plano de controle da doença”, destaca Aloísio.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com participação da Adagro, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretárias Municipais de Agricultura, além de produtores de banana e suas associações.

A primeira reunião da Comissão foi realizada nesta terça-feira (30/05), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. Participaram da reunião: Elivano Feitoza e Manoel Araújo (SDA), representando o secretário Aloísio Ferraz, o diretor de Pesquisa do IPA, Henrique Casttelleti, a pesquisadora Regina Ceres, Jurandir Barbosa Cavalcante, pela Adagro, e Enázio Márcio de Lima, da cooperativa de Desenvolvimento Sustentável de São Vicente Ferrer -CODESF.

NÚMEROS– A cultura da banana tem uma área cultivada superior a 43 mil hectares, com produção anual da ordem de 480 mil toneladas. “Esse cultivo representa 7% do total de estabelecimentos rurais, com mais de 20 mil unidades em Pernambuco”, explica o secretário, Aloísio Ferraz.

Além disso, a banana participa com cerca de 10% do valor bruto da produção das principais culturas de Pernambuco, com um montante anual de R$ 500 milhões. “É de grande importância econômica e social para os municípios produtores, a exemplo do Vale do Siriji.

Prefeitura inicia obras de ampliação de seis creches no Recife

Iniciativa, inserida na programação da Semana do Bebê, vai gerar cerca de 800 novas vagas na rede municipal em um investimento de R$ 7 milhões

Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, iniciou as obras de ampliação de seis creches na cidade. A ação faz parte do Programa Infância na Creche e está na programação oficial da Semana do Bebê do Recife 2023, reforçando o olhar especial que a gestão municipal tem com a Primeira Infância e presenteando a cidade com um pacote de obras que irá impactar positivamente na oferta de vagas para a Educação Infantil na capital pernambucana. Com a expectativa de gerar cerca de 800 novas vagas em creches na Rede Municipal de Ensino do Recife, as ampliações destas unidades irão receber investimentos na ordem de R$ 7 milhões.

O anúncio do pacote de obras e a assinatura da ordem de serviço foi feito na Creche Municipal do Bongi, com a presença do prefeito João Campos e do secretário da saúde, Fred Amancio. A estrutura da unidade ganhará mais 4 salas, além de biblioteca e bateria de novos banheiros, incluindo os acessíveis. Além dela, serão ampliadas também as creches municipais do Jordão Baixo (Jordão Baixo); Alcides Restelli Tedesco (Madalena); a Recife do Ibura (Ibura); a Celeste Vidal (Guabiraba); e Sítio do Cardoso (Torre).

“A prefeitura utilizava R$ 25 milhões por ano na infraestrutura da educação. Hoje, temos 112 obras acontecendo simultaneamente na área de educação e investimos R$ 167 milhões por ano. As obras que estão acontecendo não são por acaso e apesar de toda fé que eu tenho em Deus, não é só pela graça dele, tem muita gente trabalhando para tudo isso acontecer e é o que eu sempre disse, falar da educação é fácil, difícil é investir R$ 167 milhões para garantir que todas as escolas carentes de recursos sejam requalificadas e que toda criança da nossa cidade esteja dentro de uma sala de aula. Esse é o nosso objetivo”, ressaltou o prefeito durante o anúncio.

Estas obras de ampliação fazem parte do Programa Infância na Creche, que tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife, ampliando a oferta de vagas. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é criar novas sete mil vagas em creches até 2024, dobrando a oferta na cidade. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Até o momento já foram criadas mais de cinco mil novas vagas de creche e pré-escola.

“A Semana do Bebê é um dos eventos mais importantes do calendário anual da Prefeitura do Recife. Então, a gente fica muito contente pela oportunidade de anunciar nesta semana, mais um grande pacote de obras em creches com foco na ampliação de vagas. A gente sempre reforça que a educação e a primeira infância são duas das grandes prioridades do nosso prefeito João Campos, pois a atual gestão tem esse olhar todo especial para esta etapa de ensino e, sem dúvidas alguma, este anúncio é mais um presente para a educação do Recife. Com estas ampliações vamos poder ofertar mais vagas, acolher mais crianças e entregar para a comunidade escolar unidades de ensino creches com uma melhor infraestrutura. As creches são importantes espaços que contribuem para o desenvolvimento infantil, além de garantir a segurança alimentar de muitas crianças”, afirmou Fred Amancio.

Marília Mendonça, representante dos pais dos alunos da Creche Municipal do Bongi, agradeceu pelos investimentos nas creches da região. “É muito importante quando um gestor não apenas fala sobre a educação. Mas o mais importante é quando a gente faz a educação acontecer na vida das pessoas. E é isso que o prefeito João Campos está fazendo. Além de pensar na educação das crianças, o prefeito também pensa nas mulheres, que muitas vezes não podem trabalhar, não podem dar continuidade ao seu futuro, porque não tem onde deixar seus filhos. Essas ampliações e construções são de extrema importância”, disse ela.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Sandrinho vai assinar ordem de serviço para obra da ponte que ligará bairros São Francisco e São Cristóvão

Uma promessa de campanha, uma das mais importantes obras de infraestrutura de Afogados nos últimos anos, vai começar a sair do papel na próxima sexta (02).

O Prefeito Alessandro Palmeira vai assinar a ordem de serviço para dar início à obra da ponte sobre o Rio Pajeú, ligando os bairros São Francisco e São Cristóvão, orçada em quatro milhões de Reais. O evento deve contar com as participações dos deputados Estadual, José Patriota, e Federal, Pedro Campos, majoritários em Afogados.

Na ocasião, o Prefeito Sandrinho também irá inaugurar a pavimentação da Rua Maria Marques Torres, também no bairro São Francisco.

A assinatura/inauguração será nesta sexta (02), às 15h30. O acesso ao local pode ser feito pela Rua Jaime Batista de Lima, a rua por trás do museu do rádio. A inauguração faz parte da maratona de inaugurações e entregas, entrando em sua vigésima semana; programada pelo Prefeito Sandrinho Palmeira para acontecer até o final do ano.

Últimos dias para o cadastramento dos trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), está com o cadastramento aberto até sexta-feira (2) para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023. 
 
Os beneficiários precisam ser trabalhadores da cana-de-açúcar, bituqueiros (as) rurícolas, ruralistas, cabos rurais ou safristas e residirem em um dos 54 municípios pernambucanos contemplados pelo programa. Para isso, é necessário ter mais de 18 anos e ter exercido a atividade canavieira registrada por no mínimo 30 dias corridos no período de 36 meses anteriores ao início do cadastramento.
 
Além disso, para ter direito ao benefício é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Já aqueles profissionais entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por conta da entressafra, podem se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do programa, mesmo que existam outros beneficiários no domicílio.
 
Os documentos necessários são: comprovante do PIS ou NIS; RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho, cadastro nacional de informações sociais (CNIS) atualizado e carteira digital de trabalho expedida até 15 dias anteriores ao cadastro. Dúvidas e outras informações através do telefone: 0800.282.5158. O atendimento funciona das 8h às 17h.
 
 
Chapéu de Palha
O programa Chapéu de Palha é uma política pública do estado de Pernambuco que tem como propósito minimizar os impactos do desemprego durante os períodos de entressafras para os trabalhadores da cana, da fruticultura irrigada, como também para os pescadores e pescadoras artesanais.
 
Desta forma, o Chapéu de Palha é um programa transversal, que além do aporte financeiro com o pagamento das bolsas, leva capacitação e educação ao campo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras.
 
Anualmente, a Seplag abre o processo de cadastramento com polos em 93 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado:
 
Cadastramento Fruta – mais de 4.000 trabalhadores cadastrados em 7 municípios
Cadastramento Pesca – cerca de 6.200 trabalhadores cadastrados em 57 municípios
Cadastramento Cana – cadastramento acontecendo em 54 municípios (previsão de 18 mil)

Detran-PE conclui capacitação de examinadores e instrutores

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) encerrou a última turma da capacitação de examinadores de trânsito e instrutores de autoescolas, com regras para exames práticos de direção nos pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O conteúdo, para a habilitação na categoria B, atendeu resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A capacitação ocorreu em 15 Ciretrans com pátios de exames práticos, reunindo integrantes das demais.

A capacitação ocorreu sempre às sextas-feiras. Primeiro, com os examinadores em sala, e em seguida, no pátio de exames para a fase prática, incluindo o trajeto com veículos. Depois, foi a vez dos instrutores de autoescolas, sendo de cada uma. Os dois treinados ficaram responsáveis por repassar aos demais de suas unidades. O programa capacitou 100 examinadores e 410 instrutores.

A gerente de Produção Pedagógica do Detran-PE, Ana Teresa Vieira, esclarece que a capacitação foi composta por 4 horas/aula, sendo 1h30 para a parte teórica, e 2h30 para o treinamento prático. O treinamento considera que o processo de testes inclui novas tecnologias, com áudio e vídeo, garantindo maior transparência. O orientador educacional do Detran-PE, Juvenal Mesquita, explica que, com o treinamento, haverá uma padronização dos procedimentos e métodos usados pelos examinadores na avaliação dos candidatos, além de atualizar e aperfeiçoar a formação dos instrutores de trânsito e dos futuros motoristas.

As aulas ocorreram nas Ciretrans de Garanhuns, Palmares, Timbaúba, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Limoeiro, Arcoverde, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Araripina e Petrolina. Foram incluídas ainda, o Recife, cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata, para instrutores de autoescolas. A ideia do projeto de reciclagem partiu do gerente de Habilitação do Detran-PE, Nivaldo Carneiro, que dispensou apoios durante toda a realização.

No conteúdo do treinamento estavam os procedimentos para realização do exame, etapas do exame, pontuação referente às faltas na avaliação, faltas eliminatórias, graves, médias e leves na avaliação, estacionamentos marcados por balizas removíveis, sinalização durante manobra, condução na via, semáforo, realização da rampa e conversão. Ainda estavam questões de cortesia e urbanidade do examinador no trato com os perfis de candidatos, como o ansioso, inseguro, otimista ou o transgênero.

A capacitação foi desenvolvida pela Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, Gerência de Habilitação de Condutores (DOH), Gerência de Produção Pedagógica, e Unidade de Produção Pedagógica do Detran-PE. O conteúdo foi ministrado pelos orientadores educacionais Juvenal Mesquita e Ericka Barros, e os agentes de trânsito, Jaelson Gouveia, Antônio Aguiar e Eudes Santos. A supervisão técnica ficou por conta da Diretoria de Operações, Gerência de Habilitação de Condutores e da Unidade de Exames e Classificações, baseados em apostila de Ismael Reis, Juvenal Mesquita, Margarida Brayner e Nivaldo Carneiro. O material teve pesquisa, ilustrações, diagramação e organização pedagógica de: Ericka Barros, Erika Bezerra, Juvenal Mesquita e Rielma Nascimento, com revisão de: Eudes Santos, Juvenal Mesquita e Bernadete Silveira.

Prefeitura do Recife inaugura novo Centro de Parto Normal no Ibura

Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, espaço está localizado na Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques


A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) entregou, nesta quarta-feira (31), o Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura, com a presença do prefeito do Recife, João Campos, a vice-prefeita, Isabella de Roldão, a Secretária da Saúde, Luciana Albuquerque e a Secretária da Mulher, Glauce Medeiros. O espaço vai oferecer maior comodidade em um local acolhedor e seguro, respeitando o protagonismo, a autonomia e a privacidade da mulher. Ao todo, foram destinados mais de R$ 1,5 milhão para a ampliação e construção de novas salas. Essa é mais uma ação do programa Recife Cuida, que está proporcionando um investimento de R$ 400 milhões na rede municipal de saúde até 2024.

Durante a inauguração, o prefeito João Campos destacou a importância da equidade de gênero no secretariado e o impacto na realização dos projetos da cidade. “Conseguimos alcançar esse marco de referência com as nossas 4 unidades que realizam partos no Recife, todas elas com cuidados e espaços específicos para os procedimentos. Mas não é apenas a parte da infraestrutura que é importante. Mesmo sendo difícil, eu diria que a obra é a fase mais fácil. O mais importante e simbólico é construir o conceito, uma linha de cuidado para gerar o entendimento de diversas categorias e visões de mundo diferentes e, principalmente, garantir que a recifense e o recifense estejam no centro de nossas atenções”, ressaltou ele.

“Recife é pioneiro no Brasil quando se trata de parto humanizado e, na Maternidade Professor Arnaldo Marques, passamos de uma sala de parto humanizado para 9 suítes com 11 leitos. Para nós, essa inauguração é motivo de grande alegria e satisfação. Reforçamos o protagonismo e a autonomia da mulher na hora do parto, que é sem intervenções cirúrgicas, o que é muito importante para a mãe e para o bebê”, disse a secretária Luciana Albuquerque.

Com o CPN, a Arnaldo Marques, que já é referência em parto normal na rede municipal, além de aumentar de 7 para 11 os leitos de parto, ganhou um centro de pré-parto e nove suítes individuais, sendo uma delas inclusive com banheira para as parturientes. “Também iremos oferecer uma área de convivência onde as mulheres irão dispor de bola, banqueta, cavalinho e barra de alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê”, afirma a gerente geral da policlínica, Erilane Fonseca.

Para garantir o pleno funcionamento do CPN, foram nomeados mais três médicos obstetras plantonistas, 29 enfermeiros obstetras diaristas e plantonistas, quatro psicólogos plantonistas, 14 técnicos de enfermagem e um sanitarista. Com isso, a equipe da policlínica passará de 235 para 282 profissionais de saúde. A unidade passou também por uma requalificação, com a construção de consultórios, sala de observação, posto de enfermagem e sala vermelha do bloco cirúrgico. A estrutura proporciona tecnologia apropriada à assistência a parturientes que necessitem de intervenções e procedimentos cirúrgicos.

Kelly Beatriz Souza está gestante pela segunda vez e escolheu a Maternidade Arnaldo Marques através do relato de sua irmã. “Minha irmã teve duas filhas aqui e falou muito bem do atendimento e do tratamento em geral, das refeições servidas. Então, eu vim para cá e já gosto bastante dos funcionários, que foram muito cuidadosos com minha irmã e, agora, comigo”, disse ela.

A policlínica já oferece serviço de pronto atendimento e assistência à saúde da gestante de risco habitual e recém-nascidos, além de triagem obstétrica, sala de parto normal e procedimentos cirúrgicos, posto de coleta de leite humano e enfermarias de alojamento conjunto.

O CPN da Arnaldo Marques é o quarto da rede municipal de saúde do Recife. Os outros três estão implantados na Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela; no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado; e na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados. Pioneiro no Estado na construção de uma Linha de Cuidado de Saúde da Mulher, o Recife vem investindo em equipes multiprofissionais, vinculação territorial às maternidades e pré-natal e acesso facilitado ao Dispositivo intrauterino (DIU) pós-parto.

Os Centros de Partos Normal contribuem para reduzir a mortalidade materna e perinatal – período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério -, oferecendo atendimento humanizado e de baixo intervencionismo para uma melhor assistência ao parto normal. As práticas obstétricas realizadas nestes ambientes respeitam as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, contribuindo também para o respeito à fisiologia, autonomia e privacidade da gestante e família.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Em dia decisivo, Lula conversa com Lira para evitar nova derrota

g1 — Lula (PT) ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quarta-feira (31), quando o Congresso deve votar a medida provisória que estabeleceu a organização dos ministérios do atual governo.

A MP, editada por Lula no início do governo, se não for votada a tempo, perde validade na quinta-feira (1º), e faria com que o governo fosse organizado da forma como era no anterior, de Jair Bolsonaro (PL).

O telefonema é um aceno do presidente da República a Lira, que vem reclamando justamente da ausência de Lula nas negociações com o Congresso.

Como o blog mostrou mais cedo, Lira está insatisfeito com a articulação política do governo e se queixa, principalmente, de Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil.

“Lula não está fazendo política básica. A gente nesse caos e ele recebendo [Nicolás] Maduro”, diz um aliado do presidente da Câmara, citando o encontro com o presidente venezuelano.
Líderes da Câmara disseram a Lira que Lula vai chamá-lo para um encontro presencial para discutir a articulação política, mas ainda não se sabe se e quando essa reunião vai ocorrer.