Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governo Municipal de Itapetim lança programa “Desenvolve Artesanato” e realiza entrega de carteiras aos artesãos

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura e da Agência de Empreendedorismo, em parceria com o SEBRAE e a empresa D&A Consult, lançou oficialmente o programa “Desenvolve Artesanato”, que tem como objetivo desenvolver o artesanato local, com foco na geração de emprego e renda.

Na oportunidade também houve a entrega da Carteira Nacional do Artesão, para os artesãos que passaram pelo processo de curadoria e tiveram seus produtos aprovados pelo Programa do Artesanato Brasileiro. O evento também contou com apresentação do grupo de dança “Os Pajeuzitas” da Secretaria de Cultura.

A princípio foi realizado um estudo de viabilidade sobre a quantidade de artesãos do município e as condições atuais dos mesmos. Em seguida houve uma série de encontros de planejamento para a entrega das carteiras.

Além de deixar os artesãos devidamente formalizados, as carteiras permitem que eles tenham acesso a feiras nacionais e internacionais, isenções fiscais, linha de créditos, entre outros benefícios.

Os próximos passos serão a oferta de cursos e oficinas, inclusive uma delas será ministrada por Leopoldo Nóbrega, artista plástico do Galo da Madrugada, além da realização de feiras locais, participação em feiras regionais, preparação de catálogo físico e virtual, acesso a linhas de crédito e estudo de viabilidade do Centro de Artesanato Itapetinense.

Flores abre as inscrições para a 13ª edição do Festival de Carros de Boi, com premiação de R$ 16 mil

Em Flores, a Administração Municipal abriu as inscrições para a 13ª edição do “Festival de Carros de Boi” – um dos eventos mais importantes da cidade, que tem se estabelecido como um evento de extrema relevância para sociedade florense e para o fortalecimento da cultura e tradições populares.

Este ano, a gestão municipal de Flores vai premiar os 10 (dez) primeiros carreiros mais bem colocados seguindo os critérios de avaliação, definidos no regulamento: horário, indumentária, tema e originalidade.

São R$ 16 mil reais em premiação, mais R$ 200 reais por participação e as inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (02.06), na Secretaria de Agricultura, a partir das 8h, até às 13h.

Parceira do evento, a Secretária de Turismo (Lucila Santana), reforça o convite e ressalta que a participação é livre para toda população florense.

“Convidamos toda população florense para fortalecer este evento tão grandioso e de extrema relevância…podemos assim dizer, para todo o território brasileiro, já que temos o melhor e o maior concurso neste formato no Brasil. Reforçamos que qualquer cidadão florense poderá participar, e que o concurso não é restrito ao agricultor. Então venha participar conosco deste momento tão grandioso e de integração das famílias florenses”, disse Lucila.

ORIGEM DO EVENTO

A origem do Festival de Carros de Boi, deu-se na década 50, sendo extinto esta tradição com o passar dos anos, todavia, o seu resgate ocorreu no ano de 2009. O evento consiste na elevação e valorização da cultura regional do carro de boi, um dos mais primitivos meios de transportes, utilizado até os dias atuais pelo homem e mulher do campo.

PREMIAÇÃO
1º LUGAR R$ 4.000,00
2º LUGAR R$ 3.000,00
3º LUGAR R$ 2.500,00
4º LUGAR R$ 2.000,00
5º LUGAR R$ 1.500,00
6º LUGAR R$ 1.000,00
7º LUGAR R$ 800,00
8º LUGAR R$ 600,00
9º LUGAR R$ 400,00
10º LUGAR R$ 200,00

Coluna do Finfa

Lançou –  O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, lançou ontem (31), o Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva (PNPA). A iniciativa integra as estratégias do governo federal para estimular o desenvolvimento sustentável do setor. “O PNPA será construído ao longo dos próximos meses, de forma coletiva, com a realização de oficinas participativas no Brasil adentro. Ficará a cargo dos servidores do MPA a organização e a gestão das pessoas, além da compilação das propostas. O plano é composto por quatro grandes programas: Geração e Gestão de Dados; Ordenamento da Pesca Amadora e Esportiva; Desenvolvimento da Pesca Amadora e Esportiva e Promoção e Divulgação”, disse o ministro.

Vistoriando – O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, esteve vistoriando as obras no emissário do saneamento básico do Bairro Nova Esperança. “Estamos fiscalizando para garantir o avanço das obras deste saneamento, que vai melhorar muito a qualidade de vida da população deste bairro”, disse o prefeito Fabiano.

Assina – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), estará nesta sexta-feira (02), no Sítio Lagoinha, onde vai assinar a reforma, ampliação e climatização da Escola Arnaldo Pereira Sobrinho, será às 10 horas.

Lançou – Foi lançado em Itapetim oficialmente o programa “Desenvolve Artesanato”, inclusive com a entrega das Carteiras do Artesanato Brasileiro (SICAB), onde os artesãos itapetinense, agora estão devidamente formalizados, podendo ter acesso a feiras nacionais e internacionais, isenções fiscais, acesso a linha de créditos, entre outros benefícios. A iniciativa do programa é do Governo Municipal, através da Agência de Empreendedorismo e Secretaria de Cultura, em parceria com o SEBRAE por meio da D&A Consult.

Palestra – Nesta sexta-feira 02 de junho, às 15 horas, o Idosos Republicanos vai realizar, na Câmara Municipal do Recife, a palestra com o tema inclusão digital: benefícios e cuidados com o acesso à internet.O evento terá a participação do secretário nacional do Idosos Republicanos, Ossesio Silva e do presidente estadual do Republicanos em Pernambuco, deputado federal Sílvio Costa Filho. O publicitário e analista em Social Mídia, Ivson Souza será o renomado palestrante do evento. Também foram convidados especialistas conceituados para a palestra e o debate. Irão compor a mesa dos trabalhos do evento, os republicanos, o 2° vice-Presidente do partido em Pernambuco, deputado estadual William Brígido; a Secretária estadual do Mulheres Republicanas, vereadora do Recife Professora Ana Lúcia e o Secretário estadual do Idosos Republicanos da Paraíba, deputado estadual da Paraíba, Jutay Menezes. Também estará presente na palestra, a vereadora de Olinda, Denise Almeida (Republicanos).

Em todo vapor – O prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa, está radiante com o andamento, da reforma do Hospital Municipal, que encontra-se em pleno vapor, com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento da população. “Estamos empenhados em oferecer um espaço moderno, acolhedor e funcional, capaz de proporcionar cuidados de saúde de qualidade a todos que dele necessitarem. Essa reforma representa nosso compromisso em melhorar constantemente a infraestrutura e os recursos disponíveis, visando garantir o bem-estar e a recuperação dos pacientes”,pontuou o prefeito Delson.

Assina – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, assina nesta sexta-feira (02), a Ordem de Serviço da Pavimentação da Avenida Romero Dantas, principal avenida que cruza o bairro Rita Viana e alargamento do pontilhão em sua primeira etapa. O evento será às 19 horas, na Academia da Saúde do Bairro Rita Vian, com apresentações culturais.

Assume – O ex-secretário Municipal de Administração, do Governo Municipal de São José do Egito, Rômulo Júnior, assume nesta manhã a Secretaria Municipal de Agricultura, que estava sendo acumulada por Gerson Sousa.

Perguntar não ofende – Quando será votado o projeto do vereador Edson Henrique que tramita há dias na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira?

No limite do prazo, Câmara aprova MP que estrutura ministérios no governo Lula

Por Elisa Clavery e Luiz Felipe Barbiéri, TV Globo e g1 — Brasília

No limite da validade, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (31) a medida provisória que realizou a reestruturação dos ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto foi aprovado por 337 votos a favor, com 125 contrários e uma abstenção.

O texto tem eficácia até às 23h59 desta quinta-feira (1º) e ainda precisa ser aprovado pelo Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já marcou uma sessão para esta quinta para analisar o texto.

Durante a votação de um destaque do PL, deputados aprovaram a recriação da Funasa, reduto de políticos.

A votação em cima da hora se deveu, entre outras coisas, à insatisfação de deputados com a articulação do governo.

A aprovação na Câmara ocorreu após Lula ter entrado pessoalmente nas negociações.

Além disso, nesta terça (30), o governo liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares, um recorde para o ano.

Insatisfação na base
Editada por Lula em janeiro, a MP criou novos ministérios e redistribuiu órgãos e atribuições entre as pastas. Se perder a validade, a Esplanada, hoje com 37 pastas, retornará ao formato de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 23 ministérios. Para isso, o Senado precisa aprovar a MP nesta quinta.

Desde a manhã, o presidente Lula entrou no circuito e se reuniu com os articuladores do governo, os ministros da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, além do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Antes da votação do texto, o líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União-BA), declarou apoio ao texto mas voltou a reclamar da articulação política pelo Planalto.

Aprovado na semana passada em uma comissão mista, o parecer do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) faz uma série de modificações na estrutura original encaminhada pelo Executivo. Entre elas:

– tira do Ministério dos Povos Indígenas a demarcação de terras indígenas, principal atribuição da pasta, e passa para o Ministério da Justiça. A pasta vai ficar responsável apenas pela defesa, usufruto exclusivo e gestão das terras e dos territórios;
– a competência sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório para os imóveis rurais e usado para mapear a grilagem de terras e áreas desmatadas, sai do Ministério do Meio Ambiente e vai para o Ministério da Gestão;
– o controle sobre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) também sai do Ministério do Meio Ambiente e vai para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, comandado pelo ex-governador do Amapá Waldez Góes, indicado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP);
– gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), antes vinculado apenas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Após pressão da bancada ruralista, as funções serão compartilhadas com o Ministério da Agricultura.

Saneamento
Conforme o relatório, o Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho (MDB-PA), vai receber a gestão dos sistemas de informação antes sob responsabilidade da ministra Marina Silva, no Meio Ambiente:

o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico – Sinisa;
o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – Sinir;
e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – Singreh.
A Lei do Saneamento diz que o titular dos serviços – municípios e estados – devem formular a respectiva política pública de saneamento básico, devendo implementar sistema de informações sobre os serviços públicos de saneamento básico, articulado com o Sinisa, o Sinir e o Singreh, observadas a metodologia e a periodicidade estabelecidas pelo Ministério das Cidades.

Diante disso, o governo contesta a versão, divulgada pelo relator, de que os sistemas deixaram o MMA e foram para a pasta das Cidades.

Leia também:

Rota de colisão: o risco de Lula-Lira virar Dilma-Cunha
Em mês difícil para o Planalto, governo amarga quatro derrotas na Câmara; veja lista e entenda a disputa
Segundo os técnicos, o Ministério das Cidades sempre teve essa atribuição. Por erro, a versão original da medida provisória atribuía essas atividades ao MMA. Como se trata de um sistema novo na área de saneamento, no entanto, os municípios e Estados deverão implementar os sistema observadas a metodologia e periodicidade do Ministério das Cidades.

Além do CAR e da gestão dos sistemas de informação, a pasta de Marina Silva perderá o controle sobre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Pelo texto, a agência ficará sob comando da Integração e Desenvolvimento Regional, ministério comandado por Waldez Góes (PDT-AP). Apesar de pertencer ao PDT, Góes foi indicado ao cargo pelo “Centrão”, grupo informal de partidos de centro e centro-direita que geralmente se aliam aos governos para dar sustentabilidade em votos em troca de cargos.

Marina classificou como “erros estratégicos” as mudanças propostas pelo relator. Para o relator, as críticas da ministra estão fora de contexto.

Deputados federais votaram na noite desta quarta-feira o texto da MP que reestruturou os ministério no governo Lula. — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputados federais votaram na noite desta quarta-feira o texto da MP que reestruturou os ministério no governo Lula. — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Conab
O texto propõe uma gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Pela proposta, o MDA ficará com a competência para a produção e divulgação de informações da agricultura familiar e da sociobiodiversidade; garantia de preços mínimos dos produtos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O Ministério da Agricultura ficará responsável pela comercialização, abastecimento, armazenagem e garantia de preços mínimos e para a produção e divulgação de informações dos sistemas agrícolas e pecuários.

A divisão das atribuições da Conab atende a pedido da bancada ruralista .

Casa Civil
O relator retomou a redação original dos artigos que tratam das competências da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Na versão desta terça (23), a Casa Civil havia herdado atribuições ligadas à coordenação de atividades de inteligência federal, identificação, acompanhamento e análise de situações e eventos com potencial de risco e de ocorrência de crises, entre outras.

Essas atribuições voltam para o GSI pelo novo relatório.

Alepe reabre centro médico com atendimento ampliado

A Assembleia Legislativa de Pernambuco reabriu, nesta quarta-feira (31), o centro médico da Casa com ampliação no agendamento de consultas e procedimentos médicos em diversas especialidades. Buscando suprir uma demanda reprimida, gerada pela pandemia da Covid-19, o setor aumentará de 400 para 2.700 atendimentos por mês.

Além de melhorias das instalações, foram contratados mais médicos e novas especialidades serão oferecidas. A nova estrutura permitirá, em breve, que a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe promova ações voltadas para o público em geral, através de parcerias com outras instituições, a exemplo da que foi feita com a Fundação Altino Ventura no mutirão de prevenção ao glaucoma.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e o primeiro-secretário da Casa, Gustavo Gouveia, prestigiaram a cerimônia realizada na sede do centro médico, na Rua das Fronteiras, 83, no bairro da Boa Vista. “Estamos mostrando nosso compromisso com o dinheiro público, com os funcionários e dependentes que precisam do serviço médico. Desde que assumimos a Casa, estamos trabalhando pela unidade da Alepe, tanto entre os deputados quanto na relação com os servidores. Vivemos hoje uma Assembleia que trabalha em harmonia. Esta reestruturação do serviço médico mostra que atuamos em favor da dignidade dos servidores”, frisou o presidente da Alepe.

Para o primeiro-secretário Gustavo Gouveia, a nova gestão se sente realizada ao concretizar o importante compromisso de oferecer um serviço de saúde ampliado e reestruturado. “Hoje a gente vê os serviços de excelência que começam a ser oferecidos para os servidores. É um prazer honrar os compromissos que tivemos com todos nossos colegas deputados, de fazer este serviço voltar a funcionar com qualidade. Vamos continuar aprimorando estes programas”, prometeu o deputado.

Além do atendimento aos funcionários da Alepe, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviço, a unidade de saúde contemplará seus dependentes e estuda uma cota para a o público em geral. Para o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Wildy Ferreira, a reestruturação do setor abre essa expectativa de ampliação não apenas pela disponibilidade de novas salas e aquisição de equipamentos, mas pela oferta maior de profissionais.

“Estamos com várias ações para o decorrer do ano em relação a saúde do servidor da Alepe e de seus dependentes. É muito gratificante ver como esse departamento de saúde se encontra hoje. Todos os servidores serão bem atendidos e acolhidos. Nossa equipe está preparada para isso”, pontuou Wildy.

A cerimônia de reabertura do centro médico contou ainda com as presenças de deputados, superintendentes e demais servidores da Alepe. Para o deputado João de Nadegi (PV), “a ação mostra que a Assembleia está em sintonia com as principais demandas da sociedade”. “Essa Casa ganha uma estrutura na área da saúde em um momento importante. A gente sabe que a saúde ainda é um calo que nos persegue. Muitos têm parentes que não têm plano de saúde e dependem bastante de serviços como o que a Alepe oferecerá”.

O agendamento dos serviços do centro médico pode ser feito pelos fones 97912-0159 ou 3183-2424 ou pelo e-mail agendamentosaude@alepe.pe.gov.br. O departamento oferecerá atendimento em áreas como neuropediatria, ortopedia, reumatologia, clínica médica, cardiologia, dermatologia, ginecologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Campanha

Ainda nesta quarta-feira (31), a Superintendência de Saúde promoveu uma ação especial pela passagem do Dia Mundial sem Tabaco. A presidente da Sociedade Pernambucana de Pneumologia, Adriana Velozo, proferiu uma palestra para servidores da Alepe sobre “O Tabagismo e suas Consequências”.

Na programação, foi oferecido ainda aos participantes o exame de espirometria, recomendado para fumantes ativos, passivos e ex-fumantes, que avalia o grau de comprometimento pulmonar e identifica possíveis vítimas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

No Dia Mundial Sem Tabaco, Eduardo da Fonte reforça seu Projeto de Lei que proíbe cigarro eletrônico em ambiente fechado

No Dia Mundial Sem Tabaco, o deputado federal Eduardo da Fonte comemora a boa notícia que a Anvisa se posicionou a favor sobre a proibição do uso de cigarros eletrônicos em ambientes fechados. “Esse é justamente o foco da nosso Projeto de Lei 2398/23, que enquadra o cigarro eletrônico na mesma legislação do cigarro comum, pois suas emissões possuem componentes químicos que são potencialmente danosos à saúde e ao meio ambiente”, comenta o deputado federal.

A Nota Técnica emitida pela Anvisa diz que “A legislação vigente é clara quanto à proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, privados ou públicos. De acordo com a legislação atual, a não observância dessa proibição de seu uso em recintos fechados configura descumprimento de Lei”.

O marketing tenta maquiar esses chamados “vapes”, escondendo os perigos. Sem deixar o forte cheiro ou espalhar bitucas por aí, os dispositivos com nicotina aparecem em incontáveis e atrativos formatos e gostos.

“Não podemos cair nessas armadilhas. Pelo bem da nossa saúde, esperamos que o Dia Mundial Sem Tacabaco se torne uma causa diária”, complementa o pernambucano.

Ranilson Ramos participa de encontro em Brasília sobre obras paralisadas na Educação

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Ranilson Ramos, esteve em Brasília, na última  terça-feira (30), para participar do Pacto Nacional pela retomada de obras da Educação Básica no Tribunal de Contas da União em Brasília.

O levantamento das obras é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), relativamente a projetos que receberam recursos do Governo Federal. De acordo com informações do FNDE, são mais de três mil obras paralisadas, na área da educação em todo o país, onde 1.300 são obras de creches. Das três mil, 159 ficam em Pernambuco.

O conselheiro Ranilson Ramos ressaltou o trabalho do TCE-PE voltado para a Primeira Infância e a importância do desenvolvimento da criança, da gestação até os nove anos de idade. “O TCE de Pernambuco veio para este encontro disposto a fazer parte desse pacto com a disponibilização do nosso corpo técnico para participar desse esforço de retomada dessas obras. E o meu apelo é que a gente comece pelas creches, pois a Primeira Infância não tem volta”, destacou.

Na reunião, foi debatida a Medida Provisória (MP) 1.174, de 2023, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A MP prevê formas de retomada da execução dessas obras em regime de colaboração entre União, estados e municípios.

Estiveram presentes no encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o presidente Cezar Miola, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), além de presidentes dos Tribunais de Contas e autoridades do país.

Prefeito e vice de Ipubi tem mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Justiça também determinou que ambos estão inelegíveis por oito anos

Por Blog do Nill Júnior

Em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o juiz eleitoral de Trindade, Leonardo da Costa Brito, decidiu cassar os mandatos do prefeito de Ipubi, Chico Siqueira e de seu vice, João Coutinho, ambos do PSB, por compra de votos.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)  (11527) Nº 0600350-47.2020.6.17.0133 / 0133, foi julgada nesta quarta-feira (31) pela 133ª Zona Eleitoral de Trindade.

Segundo Relatório, a ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral fundada em suposto abuso de poder econômico cumulada com representação por captação ilícita de sufrágio, previstas nos artigos 22, caput, c/c o art. 24, ambos da Lei Complementar nº 64/1990, e art. 41-A da Lei nº 9.504/1997.

O Ministério Público Eleitoral de Trindade instaurou procedimento preparatório eleitoral n.º 4/2020, para investigação da prática de possível crime previsto no art. 299 da Lei nº 4.737/1995 (Código Eleitoral), bem como captação ilícita de sufrágio previsto no art. 41-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

“Consta da inicial que compareceram às dependências da Promotoria Eleitoral os eleitores Jéssica da Silva Cruz e Gledson de Oliveira Diniz, aduzindo que, à data de 26/10/2020, foram visitados em sua residência, em Ipubi, por Francisco Rubensmário Chaves Siqueira, candidato eleito para o cargo de Prefeito do Município de Ipubi, Josimar Eugênio, conhecido como “Buguinha”, e por Venildo Fernandes Feitosa, candidato eleito ao cargo de vereador na cidade de Ipubi”, diz o relatório.

Ainda segundo o relatório as testemunhas afirmaram ter recebido vantagens econômicas em troca da promessa de voto na chapa dos acusados. Ainda foi apresentado o cheque que teria sido dado as testemunhas como prova.

“Em conclusão, e diante da suficiência do quadro probatório acerca dos fatos constitutivos da pretensão autoral, tenho que restou plenamente comprovada a conduta ilícita em benefício dos investigados Francisco Rubensmário e João Coutinho apta à captação ilícita de voto, tendo sido constatada a existência de abuso de poder e captação ilícita de sufrágio em campanha na eleição municipal de 2020” afirmou o juiz eleitoral na ação.

O juiz eleitoral, Leonardo da Costa Brito determinou a cassação do diploma de Chico Siqueira e João Coutinho. Ainda declarou a inelegibilidade de ambos para as eleições a se realizarem oito anos subsequentes à eleição municipal de 2020 e aplicou multa no valor de R$ 1.064,10 mil UFIRs, a Chico Pereira.

Com relação ao vereador Venildo Fernandes Feitosa, o juiz julgou improcedente a ação. “Posto que as provas não o colocam no local apontado como do cometimento do ilícito, bem como inexiste nos autos prova de sua anuência ou participação na liberação de dinheiro em favor dos depoentes”.

Qual interesse da governadora Raquel Lyra em paralisar o atendimento do Centro do Idoso?”, questiona Diogo Moraes

Parlamentar cobrou sensibilidade do Governo do Estado no imbróglio envolvendo a cessão do prédio

Deputado estadual pelo quarto mandato, Diogo Moraes (PSB) cobrou, nesta quarta-feira, sensibilidade do Governo do Estado no imbróglio envolvendo a cessão do Centro do Idoso para a Prefeitura do Recife. O espaço começou a funcionar na quarta-feira da semana passada, mas por um questionamento da gestão estadual teve que paralisar as atividades, prejudicando centenas de pessoas que tinham feito agendamento dos serviços de saúde.

Na tribuna da Assembleia, Diogo Moraes disse que chega a ser “patético que serviços de saúde para pessoas idosas sejam paralisados por algo que parece mais uma picuinha política”. O parlamentar enfatizou que a suspensão das atividades foi realizada na última sexta-feira, 350 pacientes tiveram consultas canceladas no Núcleo Municipal de Desenvolvimento Integral do Recife.

O deputado também frisou que a ação foi baseada em um relatório de uma comissão processante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, composta apenas por servidores comissionados não efetivos e presidida pelo advogado da campanha da governadora, que atualmente ocupa o cargo de diretor jurídico da Secretaria Saúde.

“Me questiono: qual interesse da governadora Raquel Lyra em paralisar o atendimento que só beneficia o povo recifense? É perseguição à gestão municipal por não fazer parte do mesmo grupo político que o seu? Voltamos aos tempos sombrios de perseguição política? Governadora, peço que a senhora coloque a mão na consciência e veja o quanto isso tem prejudicado a população recifense que precisa dos atendimentos de saúde”, afirmou Diogo Moraes.

O parlamentar ainda comentou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, através da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital rejeitou a tentativa autoritária e unilateral do governo de Pernambuco de reverter a cessão do prédio onde está instalado o Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife. “Torcemos que essa situação seja resolvida de forma respeitosa, principalmente pelo povo recifense. Este, sim, é o principal prejudicado com essa decisão cruel feita pela gestão da governadora Raquel Lyra”, finalizou.