Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Auditoria aponta R$ 2 bi em auxílios irregulares a caminhoneiros e taxistas

Auditorias identificaram 356,7 mil pessoas que receberam benefícios sem preencher pré-requisitos nos dois programas. Auxílios foram pagos no 2º semestre – quando Bolsonaro tentava reeleição.

g1 — Auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) divulgadas nesta sexta-feira (2) identificaram pagamentos irregulares de quase R$ 2 bilhões nos auxílios pagos pelo governo Jair Bolsonaro a caminhoneiros e taxistas no segundo semestre de 2022.

Segundo a CGU, falhas na operacionalização desses pagamentos fizeram com que 356.773 pessoas recebessem as parcelas sem ter direito legal aos recursos (veja abaixo o detalhamento de cada programa).

Caminhoneiros e taxistas inscritos receberam R$ 1 mil mensais entre julho e dezembro de 2022 – valor aprovado pelo Congresso como uma forma de mitigar os impactos da oscilação dos preços do petróleo no mercado internacional (que impactou as bombas de combustíveis no país).

Na hora de cadastrar os beneficiários e efetuar os pagamentos, no entanto, o governo Bolsonaro teria incluído 110.051 pessoas irregularmente no Auxílio-Caminhoneiro e outras 314.025 no Auxílio-Taxista.

Esses números correspondem, respectivamente, a 27,3% e 78% do total de beneficiários de cada programa, segundo a CGU.

Essas pessoas receberam até R$ 7 mil, cada, sem ter direito ao benefício. Isso, justamente no período em que o presidente Jair Bolsonaro tentava a reeleição.

Governo Municipal de Itapetim realiza lançamento oficial do Campeonato Itapetinense de Futsal 2023

Na noite da última quarta-feira (31), o Governo Municipal de Itapetim, através da Diretoria de Esportes, lançou oficialmente o Campeonato Itapetinense de Futsal 2023 Masculino e Feminino. Na oportunidade foi realizado o sorteio dos grupos.

A competição terá a participação de 18 equipes e mais de 300 atletas. O investimento é de aproximadamente 37 mil reais. A premiação é de quase 9 mil reais, do primeiro ao quarto lugar. A exemplo do ano anterior, a premiação feminina é a mesma do masculino.

O Itapetinense se destaca como o maior campeonato de futsal do Sertão pernambucano e é realizado pelo governo municipal através da Diretoria de Esportes. Os jogos acontecerão de terça a sábado e a abertura será no próximo sábado (10/06), a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Miguel Arraes de Alencar.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Chico de Laura, do diretor de Esportes e Juventude, Lucas Vasconcelos, da equipe do esporte, e do vereador Silvanio Lucena.

Presidente da UVP emite nota sobre operação da Polícia Civil

“A União de Vereadores de Pernambuco – UVP, informa que a ação da Polícia Civil ocorrida no dia dia de hoje, sexta-feira (02), se deu em virtude de investigação policial correspondente à investigação de atos referentes gestões anteriores.

A UVP esclarece também que permanece à disposição da Justiça e das autoridades policiais para colaborar com a instrumentação processual, bem como com a elucidação dos fatos.

Nesta sexta-feira (02) o expediente administrativo da entidade ocorrerá no horário normal”.

Vereador Léo do Ar – Presidente

Unidades de saúde de Afogados da Ingazeira ganham selo ‘Amiga do Trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária. O objetivo do curso é instruir as equipes da atenção básica para identificar e notificar os agravos de atenção à saúde do trabalhador.

A partir dessa formação, as equipes estão preparadas para acolher o trabalhador. E cada UBS participante receberá o selo “Unidade Amiga do Trabalhador”.

As equipes de saúde da família apresentaram o trabalho de intervenção a um grupo de avaliadores no qual foram analisados os seguintes critérios: conhecimento pelo território, conhecimento sobre o perfil produtivo da sua área e a integração da equipe.

Foram premiados com o selo, as unidades básicas de saúde Mandacaru 1, Mandacaru 2 e São Sebastião. A expectativa da gestão da saúde é ampliar essa qualificação para as demais unidades de saúde.

Programa de Voluntariado da Neoenergia doa mais de 145 kg de alimentos a entidade de Afogados da Ingazeira

Em um gesto de solidariedade, os colaboradores da Neoenergia em Afogados da Ingazeira doaram mais de 145 kg de alimentos para a Associação de Saúde do Vale do Pajeú (ASAVAP). Os alimentos foram arrecadados por voluntários da empresa durante o mês de abril. Os alimentos foram entregues em maio e devem beneficiar pessoas que participam da entidade.

Foram entregues itens como leite, extrato de tomate, achocolatado, suco, bolacha, macarrão, óleo, fubá, farinha de trigo, gelatina, ervilha e milho, totalizando os mais de 145 kg. As doações foram feitas durante uma semana e fazem parte das ações de Voluntariado da Iberdrola, grupo espanhol controlador da Neoenergia.

O estímulo ao trabalho voluntário na Neoenergia é uma constante o ano inteiro. A empresa possui um Programa que, permanentemente, oferece oportunidades de engajamento através de uma plataforma online própria, utilizada pelas empresas do Grupo Iberdrola. Além disso, a Neoenergia também possui um espaço online com vagas oferecidas diretamente pelas ONGs, em parceria com o Transforma Brasil.

“Mais uma vez, os nossos voluntários mostraram a potência do time Neoenergia e o compromisso que tem com as comunidades onde atuamos. O combate à fome é uma pauta superimportante no país e acompanhar toda a mobilização interna para contribuir com essa causa é motivo de muito orgulho”, afirma Clayton Urbano, coordenador do Programa de Voluntariado da Neoenergia e gerente de Comunicação Interna e Cultura da empresa.

No projeto, foram envolvidos profissionais de todas as áreas de negócio da companhia. A Operação Quilo está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.

No âmbito estadual, foram doadas mais de 6,7 toneladas de comida a 22 instituições de várias cidades diferentes. No âmbito nacional, a Operação Quilo alcançou aproximadamente 38 toneladas de arrecadação de alimentos nos cincos estados de atuação das distribuidoras do Grupo Neoenergia no Brasil (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro) e no Distrito Federal. Foto: Neoenergia Pernambuco/Divulgação

Humberto debate fortalecimento do PT e se reúne com lideranças do Agreste e Sertão

Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa chega nesta sexta-feira (2) ao Interior do Esrado para uma série de agendas nos municípios de Petrolina, Ouricuri,Salgueiro, Sanható e Caruaru.

Ao todo, serão três dias de agenda extensa, que inclui a participação no encontro regional do PT no Arararipe. O evento faz parte de uma série de plenárias que estão sendo promovidas pelo partido no estado e tem como objetivo debater o cenário político atual e preparar o partido para as eleições municipais do ano que vem.

“O PT de Pernambuco tem reunido os dirigentes regionais com a tarefa de discutir o partido e também reforçar a importância do governo Lula para o Brasil e, especialmente, para Pernambuco. Sempre fui um grande defensor desse tipo de debate, em que a gente pode ouvir as demandas e também formular estratégias. Este é um momento relevante. Depois de quatro anos de descaso, finalmente temos um governo que se preocupa com o seu povo. Mas sabemos que a oposição joga contra o país e é exatamente por isso que precisamos unir forças para garantir o apoio às mudanças de que o Brasil precisa”, disse o senador.

A agenda tem início nesta sexta, em Petrolina, às 9h30, quando o senador visitará as obras da BR-407, que conta com investimentos do governo Lula. De lá, segue uma coletiva com outras lideranças do PT de Pernambuco, às 10h. Humberto também se reúne com professores da Univasf e visita a Codevasf.

No sábado, o senador se desloca para Ouricuri, onde participa, às 9h30, da plenária regional do PT do Araripe, que acontece na Câmara Municipal da cidade. À tarde, Humberto se reúne com o prefeito de Bodocó, Otávio Cavalcante (PSB), e com outros dirigentes da região. No domingo, o senador tem encontro com o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB). O senador ainda vai ao município de Sanharó, no Agreste, onde se reúne com o prefeito César Augusto.(PCdoB). Na sequência, o senador vai a Caruaru para a entrega de retroescavadeira, no sítio Lajeado do Capim. A ação é fruto de uma emenda do senador.

Pernambuco se despede do jornalista e sociólogo Abdias de Moura

Faleceu na noite desta quinta-feira, 1 de junho, o jornalista, escritor e sociólogo brasileiro Abdias Cabral de Moura Filho. O velório será realizado na Academia Pernambucana de Letras, localizada na Av. Rui Barbosa, n.º 1596, onde Abdias ocupava a cadeira de n.º 32, como imortal, a partir das 11h, já o sepultamento será no cemitério Morada da Paz, em Paulista.
Bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito do Recife (FDR), Abdias Moura foi livre-docente em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), casa em que atuou por mais de 30 anos.
Como acadêmico e pesquisador multifacetado, Abdias teve larga atuação, ainda, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Com diversos livros publicados, o principal deles é “O Sumidouro do São Francisco”, de 1985, obra que oferece uma visão multidisciplinar sobre o Rio ao explorar a sua historiografia, a sociologia, a antropologia, a geografia e a vida social relacionados à ele. Entre os seus livros mais representativos podemos citar “O evangelho do subdesenvolvimento”, “As sociedades no planeta Terra”, “A descoberta da harpa”, “Os desamores de benedicto”, “O Recife dos romancistas” e “As quatro estações do amor”.
“Abdias é daqueles que elegemos como exemplo de homem cordial, pela sua humanidade interior, na perspectiva de Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, tendo como virtudes a hospitalidade, a generosidade e a expansividade emocional”, disse o escritor e advogado, também membro da APL, Antônio Campos, na época em que Abdias de Moura completou 90 anos.
Além de acadêmico, Abdias de Moura atuou como jornalista,  seguindo a carreira dos irmãos Adonias e Isnar, a primeira mulher pernambucana a trabalhar como jornalista em uma grande Redação em Pernambuco. Ele trabalhou como repórter no Rio de Janeiro e, no Recife, foi chefe da reportagem do Jornal do Commercio, posteriormente articulista.
Abdias deixa dois filhos, três netos e três bisnetos.

Coluna do Finfa

Assina e inaugura – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, vai assinar nesta sexta-feira (02), às 15:30 horas, a ordem de serviço para dar início à obra da ponte sobre o Rio Pajeú, ligando os bairros São Francisco e São Cristóvão, orçada em R$ 4 milhões. O evento deve contar com as participações dos deputados Estadual, José Patriota, e Federal, Pedro Campos, majoritários em Afogados, o gestor também inaugura a pavimentação da Rua Maria Marques Torres, também no bairro São Francisco.

Abriu a boca – O radialista Júnior Alves, da Rádio Cidade de Tabira, durante seu programa Cidade Alerta, foi incisivo com o deputado federal e filho da terra o petista Carlos Veras, quando cobrou mais ação do parlamentar com a cidade das tradições. Júnior, afirmou que o parlamentar está inerte com sua terra, é só conversa bonita e ação zero. “O deputado Carlos Veras, é compadre do presidente Lula, ele que é tão próximo, deveria reinvidicar alguma coisa para Tabira, por exemplo um Instituto Federal, que é só Lula querer, agora o deputado faz questão de dizer em todo lugar que é compadre do presidente, porém recursos para sua cidade, não vejo nenhum, acorde deputado, Tabira espera por ações do senhor, veja se consegue algo com seu compadre, porque com meu compadre trato até pelo WhatsApp”, disse o radialista.

Exonerado – O Secretário Executivo de Coordenação Estratégica, da Secretaria da Casa Civil, Arthur Neves, foi exonerado pela governador Raquel Lyra. A publicação saiu no Diário Oficial desta sexta-feira 02 de junho.

Disse “Estamos mostrando nosso compromisso com o dinheiro público, com os funcionários e dependentes que precisam do serviço médico. Desde que assumimos a Casa, estamos trabalhando pela unidade da Alepe, tanto entre os deputados quanto na relação com os servidores. Vivemos hoje uma Assembleia que trabalha em harmonia. Esta reestruturação do serviço médico mostra que atuamos em favor da dignidade dos servidores”.(Presidente Álvaro Porto, na reabertura do Centro médico com atendimento ampliado da Alepe)

Protesto – Nesta sexta-feira (2) os trabalhadores em educação realizarão outra paralisação de suas atividades durante o expediente nas escolas públicas estaduais de Pernambuco. Trata-se de mais uma paralisação convocada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). O Sindicato produziu mais 1 milhão de Cartas à Comunidade Escolar e pretende distribuí-las hoje, em todo o Estado. A Carta, elenca os principais pontos de reivindicação da categoria. Além da paralisação, o Sindicato também realizará um protesto no estacionamento da Arena Pernambuco, a partir das 14 horas. Lá, o Governo do Estado lançará o programa “Juntos pela Educação”, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Já o Sintepe, perguntará à mandatária estadual “Junto de quem, governadora?”, em faixas e cartazes de protesto.

Lança – A governadora Raquel Lyra lança, nesta sexta-feira (02), o Programa Juntos pela Educação, às 15 horas na Arena de Pernambuco – Rod. BR-408, São Lourenço da Mata.

Frase “É preciso pensar que a importância da Funasa, vai muito além da assistência técnica, prevenção e ao controle de doenças. Ela representa uma grande ajuda aos municípios brasileiros”.(Deputado federal Waldemar Oliveira (Avante-PE), que votou a favor para recriação deste importante orgão do Ministério da Saúde)

Hoje – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, assina nesta sexta-feira (02), a Ordem de Serviço da Pavimentação da Avenida Romero Dantas, principal avenida que cruza o bairro Rita Viana e alargamento do pontilhão em sua primeira etapa. O evento será às 19 horas, na Academia da Saúde do Bairro Rita Vian, com apresentações culturais.

Em Custódia, o prefeito Manuca, estará nesta sexta-feira (02), no Sítio Lagoinha, onde vai assinar a reforma, ampliação e climatização da Escola Arnaldo Pereira Sobrinho, será às 10 horas.

Abriu inscrições -A Prefeitura de Flores, abriu as inscrições para a 13ª edição do “Festival de Carros de Boi”, um dos eventos mais importantes da cidade, que tem se estabelecido como um evento de extrema relevância para sociedade florense e para o fortalecimento da cultura e tradições populares. “Este ano, vamos premiar os 10 (dez) primeiros carreiros mais bem colocados seguindo os critérios de avaliação, definidos no regulamento: horário, indumentária, tema e originalidade. São R$ 16 mil em premiação, mais R$ 200 por participação e as inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (02.06), na Secretaria de Agricultura, das 08 às 13 horas” , disse o prefeito Marconi Santana.

Perguntar não ofende – Por que o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Carnaíba, Tiago Arruda, não esteve na visita que o prefeito Anchieta Patriota, fez a Codevasf ontem 01 de Junho?