Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

‘Dinheiro bom é dinheiro transformado em obra’, diz Lula a ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta sexta-feira (3) que o governo faça investimentos e disse que “dinheiro bom é dinheiro transformado em obra”. A declaração ocorreu em reunião com ministros da área de infraestrutura, no Palácio do Planalto.

A fala do presidente ocorre em meio a uma discussão envolvendo a meta fiscal do governo para o ano que vem. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava na reunião desta sexta, defende a meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024.

Já a ala política do governo defende uma meta com déficit de até 0,5%, para evitar corte de gastos em ano de eleições municipais. O próprio presidente já afirmou que a meta de déficit zero “dificilmente” será alcançada no ano que vem.

“Para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro que está no Tesouro, mas para quem está na Presidência dinheiro bom é dinheiro transformado em obras. É dinheiro transformada em estrada, em escola, em escola de primeiro, segundo, terceiro grau, saúde”, disse o presidente nesta sexta.

Lula afirmou aos ministros que o dinheiro previsto para as pastas deve ser executado.

“Se o dinheiro estiver circulando e gerando emprego, é tudo que um político quer e que um presidente deseja”, acrescentou.

O presidente disse ainda que deseja que eles sejam “os melhores gastadores do dinheiro” em obras e citou a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reúne uma cartilha de empreendimentos em infraestrutura com previsão de investir R$ 1,4 trilhão até 2026.

“Queremos que vocês [ministros] sejam os melhores ministros deste país, os melhores executores deste país, os melhores gastadores do dinheiro em obras de interesse do povo brasileiro”, disse Lula.

Coluna do Finfa

Apresentou – O deputado estadual JoséPatriota, apresentou uma indicação para o Governo do Estado que pode enriquecer ainda mais nossa vida cultural em Pernambuco. “Propus a implantação de equipamentos culturais itinerantes, levando bibliotecas, cinema ao ar livre e muito mais para áreas carentes dessa temática do estado. Vamos trabalhar pelo acesso à cultura para todos os municípios!”, disse Patriota.

Avisando – A Prefeitura de Flores, comunica que este neste mês de Novembro, é hora de cuidar da sua saúde e garantir o acesso contínuo ao benefício do Bolsa Família. O acompanhamento é fundamental e inclui: Verificação de Peso e Altura, atualização da Situação Vacinal, Consultas de Pré-natal (para gestantes), Exame citológico. O período de acompanhamento será durante todo o mês de Novembro. É o momento de zelar pelo seu bem-estar e pela sua família.Lembre-se: não realizar o acompanhamento pode resultar no bloqueio ou suspensão do seu benefício. Não deixe isso acontecer!E não se esqueça de informar ao seu Agente Comunitário de Saúde sobre a sua visita à Unidade Básica de Saúde. Eles estão aqui para ajudar e apoiar você em todo o processo.

Adquiriu – Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de de Saúde, adquiriu novos equipamentos e utensílios para a Unidade Mista Benvinda de rito Galvão. O prefeito Luciano Torres, a Secretaria Municipal Fabiana Torres, o diretor administrativo Iraildo Morais, e funcionárias, estiveram recebendo todos os equipamentos. “A iniciativa visa reestruturar a Unidade, garantir uma melhor assistência à população e dar melhores condições de trabalho aos nossos pacientes”, disse o prefeito Luciano Torres.

Levantamento – Segundo o blogueiro Junior Campos, que realizou um levantamento exclusivo dos indicadores de gestão fiscal dos municípios na região do Pajeú, em Pernambuco, baseado no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), referente ao exercício fianceiro de 2022, que classifica os municípios em quatro categorias: crítica, difícil, boa e excelente, em uma escala que vai de 0 a 1. Esse índice avalia se as receitas geradas localmente são suficientes para cobrir os custos de manutenção da Câmara de Vereadores e da estrutura administrativa da prefeitura.Serra Talhada se destaca como um município em situação crítica, com uma pontuação baixa no IFGF. Os dados apontam que as receitas locais não são suficientes para cobrir os custos administrativos, o que coloca em xeque sua capacidade de atender às necessidades da população.

Realizou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve acompanhando o serviço do roço do mato as margens da PE-292 até a entrada da Ingazeira, e da PE-275 até a divisa com Tuparetama. “Um trabalho necessário que vai melhorar o tráfego de veículos dando mais segurança a todos que utilizam estas PEs, graças a uma parceria com o Governo do Estado de Pernambuco”, afirmou o prefeito.

Disse“A demora no repasse de verbas federais, assim como as reduções drásticas que sofremos atrapalham, consideravelmente, a saúde financeira das cidades. Fomos a Brasília, batemos à porta do Palácio e mostramos esta realidade. É na cidade que a vida acontece e onde estão as áreas mais vulneráveis. Porém, são elas que recebem menos dinheiro, inviabilizando a execução de serviços de mais qualidade”. (Prefeita de Serra Talhada e Presidente da Amupe, Márcia Conrado, em declaração do Diário de Pernambuco)

Frase“Há dez meses, quando assumi o Ministério a convite do presidente Lula, destaquei que a nossa missão era tirar a pesca e a aquicultura brasileiras das trevas para a luz”.(Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, no lançamento da edição 2023 do Boletim da Aquicultura em Águas da União)

Você sabia – Que o Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país. É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão. É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase todo esse rebanho bilionário é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). É aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil, e maior do que a população de qualquer país do mundo.

Perguntar não ofende – Se o prefeito de Tuparetama, rifar o vice-prefeito Diógenes Patriota, das eleições de 2024, a oposição lhe recebe de braços abertos?

Começa hoje (03) a 6ª Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira será, nos próximos três dias, a capital pernambucana do empreendedorismo. Em sua 6ª edição, a Feira de empreendedorismo de Afogados ocupará, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, as praças Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara e Padre Carlos Cottart, batendo recorde de Stands e expositores. Além da feira de negócios, a programação conta ainda com palestras, seminários, espaço para a gastronomia, desfile de moda e diversas atrações culturais.

“É nos momentos de crise que precisamos nos reinventar. Apesar da crise, investimos na realização da feira e tivemos um excelente retorno, com todos os espaços vendidos e a adesão maciça dos nossos empreendedores. Estou muito feliz e com a certeza de que essa edição ficará para a história,” afirmou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Prefeito Sandrinho inaugurou nova sede da UBS Mandacaru ll

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, inaugurou na tarde de ontem (01), a nova sede da unidade básica Mandacaru ll. A sede anterior abrigava as duas UBS’s (Mandacaru l e ll) e já estava pequena para atender os moradores do centro de Afogados. São mais de quatro mil pessoas atendidas e já se fazia necessário um outro espaço, de modo a garantir mais conforto no atendimento da população.

A nova UBS Mandadaru ll fica na Travessa Professor Trindade, por trás da nova Escola Ana Melo. A Unidade oferta os serviços de atendimento médico, atendimento odontológico, enfermagem, atendimento odontológico, consultas de pré-natal, planejamento familiar, exames citológicos, puericultura, vacinas, nebulização, retirada de pontos, dentre outros. Vai atender a uma demanda de 2.747 pessoas.

“A humanização no atendimento, que tem sido uma diretriz da sua gestão, Sandrinho, tem norteado o nosso trabalho na saúde. Esse desmembramento visa atender melhor, com mais atenção e cuidado, a população do centro de Afogados, usuária do nosso SUS,” destacou o secretário de saúde, Artur Amorim.

“Quero agradecer o empenho e a dedicação de todos os profissionais de saúde que irão atuar aqui nessa unidade, que vai trazer mais qualidade no atendimento à população, com um espaço adequado, amplo, garantindo tranquilidade e conforto para quem procura nosso serviço de saúde pública,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Novas ações – Sandrinho aproveitou a inauguração para anunciar, para o início da próxima semana, a licitação da requalificação da praça do bairro São Francisco, e a construção de uma praça em frente à igreja do bairro do Padre Pereira, além da reforma da praça em frente ao cemitério são judas Tadeu.

A inauguração contou com as presenças do Vice-prefeito, Daniel Valadares, dos vereadores Erickson Torres, Raimundo Lima, Cícero Miguel, Toinho da Ponte, Gal Mariano e César Tenório, além dos profissionais de saúde e moradores beneficiados.

Elias dá o pontapé inicial ao Bora Mudar Jaboatão em Jardim Monte Verde

Pré-candidato a prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) deu início, na noite de ontem (1º), ao movimento Bora Mudar Jaboatão, uma grande rodada de escuta popular que irá visitar todas as comunidades do município para levantar pontos para o futuro plano de governo. A primeira reunião foi realizada em Jardim Monte Verde, e contou com a presença de lideranças comunitárias e da população em geral.

“A população compareceu e foi muito interessante ouvir cada opinião e catalogar tudo para, de forma sistemática, elaborarmos um plano de governo que de fato contemple o que nossa gente precisa. Escolhemos Monte Verde porque é um lugar que passou por uma grande tragédia e, mesmo assim, permanece esquecido pelo poder público municipal”, explicou Elias Gomes.

Segundo ele, a ideia de movimento surgiu pela necessidade que a população tem de se expressar. “A atual gestão não sabe dialogar. Iniciaram a revisão do Plano Diretor da cidade e a queixa principal é a falta de espaços para escuta popular. Gostar de ouvir as pessoas é uma característica que tenho orgulho de ter e que faz parte de minha trajetória. Estamos fazendo política do jeito que gostamos, com o povo e para o povo”, completou Elias.

Jovens da periferia pernambucana tocam diante do papa em concerto pela paz com ucranianos, russos e italianos

Apresentações com integrantes da Orquestra Criança Cidadã fazem um apelo contra guerras ao colocar sobre o palco artistas de regiões em confronto

A superação diária de uma vida com privações na periferia da Grande Recife se anuncia como sinal de resiliência para impulsionar uma missão pacifista prestes a ser protagonizada por 25 jovens músicos pernambucanos. A comitiva de integrantes da Orquestra Criança Cidadã – um projeto de inclusão social pela música – se uniu em Roma a artistas da Itália, Rússia e Ucrânia sob a esperança de sensibilizar o mundo pelo fim da guerra tanto no continente quanto no Oriente Médio após os confrontos recentes.

Eles estrelam duas apresentações neste nesta sexta-feira e no sábado(no dia 3, às 19h, no altar-mor da Brasília de São Pedro, e no dia 4 de novembro, às 16h, na Sala Paulo VI), no Vaticano, batizadas de Concerto pela Paz e com a presença confirmada do Papa Francisco na plateia na segunda sessão. O evento é organizado pela Charis Internacional e pela Comunidade Obra de Maria, com apoio da Fondazione Cavalsassi, da Itália.

Os meninos e meninas selecionados em Pernambuco residem no Coque, bairro com um dos piores índices de desenvolvimento humano da capital, e em Camela, distrito modesto da cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana. Encontraram no aprendizado da música uma brecha social para reduzir o risco de violências, crime, abandono, indiferença pública, falta de perspectivas comum a crianças e adolescentes da mesma faixa etária em localidades pobres. O grupo será acompanhado de cerca de 30 jovens russos, ucranianos e italianos, em um mosaico sonoro montado para dotar o repertório do concerto da mesma pujança transformadora da música nas próprias vidas.

A comitiva brasileira é formada por jovens de 14 a 21 anos oriundos de famílias em más condições socioeconômicas. Do garoto cujo irmão morreu assassinado pelo tráfico à violonista filha de pais ambulantes no metrô e à violinista alçada a esteio da família, os músicos enfrentam uma realidade cotidiana marcada tanto pelo desamparo social quanto pelas dificuldades cotidianas em virtude, sobretudo, da pobreza.

São crianças e adolescentes com grandes sonhos, a exemplo da trajetória bem-sucedida de um dos ex-colegas do grupo e hoje integrante da Orquestra Filarmônica de Israel, Antonino Tertuliano. Convidado para se juntar à comitiva em Roma, ele faz mestrado em Munique, na Alemanha, e deixou o Recife após convite da Sinfônica de Goiânia.

Na Orquestra Cidadã, os alunos recebem não somente aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, mas também apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento. Há ainda bolsas para monitores.

Dos 700 jovens atendidos ao longo dos 18 anos do projeto, vários seguiram a carreira artística, optaram por cursar faculdade de música ou obtiveram ajuda para ingressar no mercado de trabalho através de um programa de aprendizagem profissional, além de poderem se especializar nas funções de luthier e archetier, ou seja, construtores de instrumentos e de arcos de madeira para instrumentos de corda.O CONCERTO
O repertório escolhido por José Renato Accioly, Lanfranco Marcelletti Jr., aos quais caberá a regência dos concertos, e por Guilherme Teixeira, com sugestões da Fondazione Calvasassi, conta com representantes de todos os países envolvidos. Em homenagem aos cidadãos cujas histórias de vida estão sendo abaladas diretamente pelo conflito, figuram o russo Sergei Rachmaninov e o ucraniano Mykola Leontovich. O italiano Antonio Vivaldi e o argentino Astor Piazzolla, em tributo ao papa, também foram selecionados. Do Brasil, aparecem Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e o pernambucano de Caruaru Clóvis Pereira, atualmente com 93 anos, de quem foram escolhidas as “Três peças nordestinas”, importante produção musical do Movimento Armorial.

Dois pontos altos do concerto devem ser quando musicistas russos e ucranianos ficam frente à frente para momentos solo. O primeiro com um violinista de cada país na ária “Erbarme dich, mein Gott”, parte do oratório “Paixão segundo São Mateus, BWV 244”, do alemão Johann Sebastian Bach. No encerramento, um quarteto formado por integrantes dos países em guerra executarão o famoso tango “Por una cabeza”, do francês radicado na Argentina Carlos Gardel com Alfredo Le Pera.

Na plateia, cardeais, bispos, representantes do Vaticano, jovens, autoridades, políticos e empresários do Brasil e do exterior. Estão confirmados o cardeal Kevin Farrell, que celebra a missa do dia 3, o moderador da Charis Internacional, Pino Scafuro, o coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã, João José Targino, o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, e a CEO da Fundação Cavalsassi, Elena Pascale.

Apesar de ser a primeira experiência internacional de alguns integrantes, a Orquestra Criança Cidadã já acumula no currículo apresentações nacionais e internacionais, em países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Itália, Argentina, China e Israel. Os convites são respaldados pela qualidade artística do grupo e pelo alcance do trabalho de responsabilidade social do projeto gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), presidida por Myrna Targino.

Idealizada em 2006 pelo juiz João José Rocha Targino em parceria com o maestro Cussy de Almeida (1936-2010) e o desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018), a Orquestra Criança Cidadã é mantida através de doações e é aprovada na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Haddad ganha força e vai insistir no déficit zero em 2024

O presidente Lula ainda não bateu o martelo, mas o Ministério da Fazenda vai insistir na meta fiscal de 2024 com déficit zero.

O ministro Fernando Haddad começou a semana em desvantagem – com a ala que defende um déficit de 0,25% do PIB para evitar cortes ganhando a disputa – mas vai terminando com novos adeptos e aliados, e a tendência é que a meta fiscal seja mantida.

Lula deve voltar a discutir o tema nesta sexta-feira (3) com seus ministros. Ele quer saber se há viabilidade de o governo conseguir aprovar as medidas de aumento de arrecadação para garantir zerar o rombo das contas públicas no ano que vem.

Além disso, Haddad deve apresentar novas propostas para gerar aumento de receitas em 2024. Se tudo for possível, ele decidirá pela meta zero.

Segundo assessores do presidente Lula, Haddad realmente ganhou força ao longo da semana, depois de ficar em desvantagem nessa discussão após o chefe ter praticamente jogado a toalha e dito que não quer cortar gastos.

Do lado dos defensores de que não sejam feitos cortes, no Palácio do Planalto, estão o ministro Rui Costa, da Casa Civil, e Esther Dweck, da Gestão.

Segundo auxiliares diretos de Lula, ele vai ser aconselhado a não enviar uma mensagem modificativa do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) alterando a meta fiscal.

O governo tem prazo até o início da semana que vem para tomar essa decisão, quando o relator da LDO, deputado Danilo Forte, vai apresentar seu relatório para ser votado ainda na primeira quinzena de novembro.

O relator espera os cálculos da equipe de Fernando Haddad sobre as perdas da União com as subvenções de ICMS concedidas pelos governadores, que derrubam a arrecadação federal desde 2017.

Haddad quer aprovar a MP 1185, que limita em 25% os efeitos das subvenções na arrecadação de IR e CSLL. O governo espera arrecadar R$ 35 bilhões com a MP.

Coluna do Finfa

Marcou presença – Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade de Ingazeira, que aconteceu ontem (01), o prefeito Luciano Torres, fez questão de marcar presença na entega da Moção de Aplausos, que este blogueiro recebeu pelos 11 anos de atuação deste blog.Fotos: Flaviano Ferreira

Com secretária – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve reunido com a Secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula. Na oportunidade Manuca entregou as demandas do nosso município relacionado a cultura. “Pedimos prioridade no projeto do Centro Cultural que será realizado entre os bairros da AABB e Pindoba Velha. Será um investimento de mais de R$ 2 milhões e trará mais oportunidades para nossas crianças e jovens”, disse o gestor custodiense. Empossado – O jovem Renê Douglas Nobre de Morais, filho do nosso amigo ingazeirense, Pedro Vieiera de Morais (Militar da PM Peduca), Mestre em Sistema da Informação pela UFRPE UAST (Campus Serra Talhada), foi empossado ontem 1º de novembro como professor federal do IFPI no estado do Piauí na capital Teresina, e o mesmo vai trabalhar na cidade de Correntes interior do estado. Há exatos 10 anos atrás, no próximo dia 11, seu pai Peduca, partiu para a eternidade. É com imensa alegria que Erandi Nobre (sua mãe) e demais familiares festeja esse momento ímpar na vida pessoal e profissional. Muitas felicidades ao jovem Renê.

Procede? – Segundo um fonte da cidade da Ingazeira, em contato com este blogueiro, o mesmo afirmou, que a professora Alcineide Oliveira (foto), poderá ser a candidata a prefeita da oposição em Ingazeira, além do mais a fonte gravou, que a chapa, caso Luciano Moreira não deseje entrar, seria Alcineide com a esposa de Mário Viana Filho, Vaneide Veras na vice.

Disse “Reconheço que o afastamento de alianças políticas, por vezes, são necessárias, principalmente quando os objetivos políticos são divergentes, haja vista acreditar que, como gestor público, devo tomar decisões que considero essenciais para o bem da cidade. Dentre elas, prezo por alianças que incluam transparência na gestão pública, desenvolvimento econômico, justiça e o respeito pelos direitos humanos em sociedade, principalmente das mulheres, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, dentre diversas outras”.(Prefeito de SantaTerezinha, Delson Lustosa, em parte da nota de esclarecimento respondendo ao vereador Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, que anunciou seu rompimento político com sua gestão)

No Podemos – O ex-senador Armando Monteiro Neto, ingressará oficialmente no Podemos no próximo dia 13 de novembro, às 16:00, no Hotel Luzeiros, no bairro do Pina, zona sul da capital. A cerimônia de filiação será comandada pela presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu e o ato deverá contar com a expressiva participação de lideranças políticas de todo o estado. A ficha de filiação será abonada pelo presidente estadual do partido, o prefeito, Marcelo Gouveia. “O Podemos de Pernambuco fica muito feliz em receber um quadro tão representativo e qualificado. Armando é referência da boa política do Brasil e de Pernambuco. Um homem íntegro com relevantes serviços”, afirmou Gouveia.

Facultativo – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, decretou ponto falcultativo nesta sexta-feira (03), nos serviços não essenciais na Prefeitura Municipal e das outras providências.

Como o senador – O prefeito Marconi Santana, de Flores, compartilhou em sua conta no Instagram um momento de grande importância e significado não apenas para seu município, mas para toda a região do Pajeú. A postagem revela uma reunião com o Senador Humberto Costa (PT), onde temas essenciais para o desenvolvimento de Flores foram debatidos. No encontro com o Senador Humberto, o prefeito destacou a importância de abordar assuntos cruciais nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Frase – “É uma solicitação histórica que está sendo reconhecida pelo Governo de Raquel Lyra, caminhando na recomposição dos quadros do Hemope. Com isso, ocorrerá a melhora na assistência política de sangue do Estado e da onco-hematologia”. (Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltando a importância da nomeação de 92 profissionais aprovados em concurso público para cargo efetivo na Fundação Hemope)

Perguntar não ofende – Por que a mentira tem perna curta?