Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Foto é história

Foto em agosto de 2013, reunião do CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, na cidade da Ingazeira,comprefeitos associados. da esquerda para direita primeira fila: desconhecido, Dr.Romério Guimarães (são José do Egito), Zé Mário Cassiano (Carnaíba), Arquimedes Machado (Itapetim), Dêva Pessoa (Tuparetama), Luciano Duque (Serra Talhada), Zé Pretinho (Quixaba), segunda fila: Dessoles (Iguaracy), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Luiz Carlos (Custódia), Delson Lustosa (Santa Terezinha), José Vanderley (Brejinho), Luciano Torres (Ingazeira) e Cida (Solidão).  Foto dos arquivos deste blogueiro. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (81) 996530059, que publicaremos.

Morre médica afogadense Ana Cristianne Rocha Laranjeira

Faleceu neste sábado(04), no Hospital Memorial São José, a médica cardiologista Drª Ana Cristiane Rocha Laranjeira, aos 56 anos, filha do casal Quintino Laranjeira e Zelita Rocha, e neta do saudoso Nezinho Rocha.

Drª Ana Cristiane, nasceu em Afogados da Ingazeira, seu pai foi empresário no ramo de fabricação de massas na década dos ano 70 e início dos anos 80.

Drª Ana Cristianne Rocha Laranjeira, era cardiologista do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (PROCAPE). A médica sempre demonstrou amor em suas atividades e atuou no PROCAPE com prioridade na sua vida profissional, atenta às necessidades dos seus pacientes, além de elogiada pelo seu trabalho humano.

O seu esposo o Procurador Federal Dr. André Teixeira, em sua rede social, postou o seguinte: “Queridos amigos, comunico com tristeza muito doída que a minha querida e inesquecível esposa Aninha nos deixou no dia de hoje às 08h07 da manhã, depois de uma internação iniciada na 4ª feira. Ela lutou contra o câncer de outubro de 2018 até hoje, sempre com muita leveza, otimismo e sem jamais queixar se de coisa alguma. Aninha foi uma médica brilhante e extremamente dedicada aos seus pacientes, uma mulher virtuosa como poucas, um modelo de boa filha e um sonho de esposa. Não era a mãe de meus filhos, mas os amava e cuidava deles como se assim fosse. Esteve consciente até o final de sua luta, escolhendo os procedimentos médicos que deveriam ser aplicados nela. Velório neste domingo (05) das 09 às 11 horas no Morada da Paz, em Paulista, com cremação em seguida”.

Presidente do BNB emite Nota Pesar pela morte de Leda Alves

Pernambuco perdeu hoje uma defensora intransigente da democracia e da cultura. Leda Alves sempre participou ativamente da vida política pernambucana seja como atriz e produtora de teatro, seja como gestora pública, na Fundarpe, na Cepe e na Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife. Tive a honra de conviver com ela em encontros familiares frequentes e contar com sua contribuição e apoio nas minhas duas eleições para governador. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Tenham certeza que o brilho e o talento de Dona Leda nunca sairão de cena.

Paulo Câmara – Presidente do Banco do Nordeste

PSB lamenta a morte de Leda Alves, ex-secretária de Cultura do Recife

Pernambuco e o Nordeste se despedem hoje de um dos nomes mais proeminentes de sua cultura. Leda Alves, atriz, gestora cultural, ex-secretária de Cultura do Recife e histórica militante socialista, faleceu neste sábado, 4 de novembro de 2023, aos 92 anos, no Recife.

Fundadora, junto com Hermilo Borba Filho, do Teatro Popular do Nordeste, Leda Alves deixou sua marca como dama da cultura e defensora das manifestações artísticas plurais em diversos equipamentos artísticos e em variados estágios da nossa história.

Contribuiu, como assessora especial para a área da Cultura, com as gestões do ex-governador Miguel Arraes. Também teve passagens pela direção do Teatro de Santa Isabel, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Entre 2013 e 2020, deixou seu legado em mais uma gestão socialista, integrando a equipe do ex-prefeito Geraldo Julio como secretária de Cultura do Recife, período em que, mais uma vez, buscou fazer cultura levando em conta também sua dimensão social e política.

Além de ter a honra de contar com a contribuição de Leda Alves em tantos governos, também era um orgulho para o PSB tê-la em suas fileiras como integrante do Diretório Estadual do partido, como uma voz forte e qualificada em torno das políticas públicas sobre a área cultural.

A presença física de Leda Alves desaparece, mas tudo o que ela representa estará eternizado nos equipamentos de cultura, nos fazeres artísticos e em cada política cultural que se concretizar nesta capital, neste estado e neste Nordeste que ela tão bem viveu e retratou.

Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB de Pernambuco

Presidente da Cepe, João Baltar Freire, sobre a morte de Leda Alves, ex-presidente da Cepe.

“Leda Alves dedicou sua vida às artes e a Pernambuco. Atriz, militante da cultura popular e gestora pública dedicada, deixou grandes contribuições por onde passou e na Cepe não foi diferente. Esteve à frente da empresa de 2008 a 2012 e, neste período, foi responsável por uma série de iniciativas modernizantes. Criou a editora e o Conselho Editorial, assegurando um padrão de qualidade até hoje refletido em nosso catálogo. Sua partida é uma grande perda para todos nós”.

João Baltar Freire – presidente da Companhia Editora de Pernambuco.

Nota de Pesar – Leda Alves

O Recife se despede hoje de uma grande dama da cultura e da militância e da celebração cultural, em suas mais aprofundadas e democráticas raízes. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam a morte da atriz e gestora cultural Leda Alves, eterna brincante dos fazeres artísticos que confirmam o povo, as ruas, as belezas e profundezas do Nordeste.

“Leda deixa um sentimento de saudade imenso em todos nós, recifenses, que amamos e valorizamos a cultura. Ela, que era uma verdadeira referência como atriz e ativista cultural, tinha o respeito, o apreço e o carinho do meio artístico. Também foi uma mulher de fibra, que lutou pela democracia, que sempre nos inspirou. E eu tive a oportunidade de crescer aprendendo com Leda, vendo o seu trabalho, vendo a sua vocação para cuidar da cultura e da arte. E ela sempre contribuiu muito para a nossa cidade, inclusive sendo uma grande secretária de Cultura, uma grande defensora da cultura popular, de todos os tipos de manifestação e da linguagem cultural do Recife. Com muito orgulho e gratidão por tudo o que fez, nós vamos criar o Prêmio Leda Alves da Cultura Popular. Anualmente, homenagearemos aqueles que engrandecem este segmento em nossa capital. Então, com grande pesar no coração, eu lamento muito a perda sem tamanho de Leda, mas tenho a convicção de que quem vive como ela viveu, de forma intensa e digna, repleta de coisas boas no coração, com contribuições valiosas a dar para tanta gente que fez e faz a cultura, sabe que Leda estará sempre presente. O seu espírito jamais sairá das nossas mentes e dos nossos corações. Viva, Leda! Obrigado por tudo, minha querida amiga”, ressalta o prefeito João Campos.

“Não existe luta pela cultura sem paixão, coragem e resistência. Leda Alves, ou Dona Leda, como vale na referência a mestras, trouxe tudo isso ao longo da vida. Uma lição que hoje se perpetua como exemplo, legado e inspiração, alguém que sempre teve sua palavra presente. Uma mulher de princípios e práticas cativantes, de sinceros debates pelo que sempre defendeu, de uma firmeza e uma franqueza que não sucumbiam diante de nada. O Recife agradece, por tanto, e segue comprometido com a causa que fez de Leda Alves uma referência, com brilho que ajuda a enxergar valores e caminhos”, afirmou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, que assumiu a gestão cultural municipal após Leda ter passado oito anos no cargo.

“Leda passou uma vida inteira devotada à cultura, como artista e gestora, em todas as perspectivas, sempre construindo e abrindo portas para que a arte encontrasse seus públicos. Delicada e de extrema sensibilidade, era também uma mulher muito firme, indobrável na defesa de seus ideais, sempre comprometida com a cultura popular e secular nordestina. Leda viveu muitas vidas, todas elas dedicadas à cultura”, acrescentou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A despeito de todos os protocolos de gênero e sociedade, em cima dos palcos, na plateia ou por trás dos birôs da gestão pública cultural, Leda Alves dedicou uma vida inteira, com devotada paixão e indisfarçável fúria, à realização, fruição e celebração da arte, em todos os caminhos que ela percorre em busca do público.

No teatro, descobriu muito cedo dois amores: pela causa e por um de seus mais aguerridos defensores no Nordeste, Hermilo Borba Filho, com quem Leda viria a se casar. Junto com outros grandes e jovens artistas, empreenderam o sonho do Teatro Popular do Nordeste (TPN), grupo teatral até hoje reconhecido como um importante marco na produção de uma estética cênica única, que contribuiu para a formação da identidade do teatro brasileiro, combinando tradição e subversão, cultura popular nordestina e tragédia grega.

Com formação em Arte Dramática pela Universidade Federal de Pernambuco, Leda também dedicou-se à cultura em sua dimensão social e política, tendo atuado em diferentes instâncias do poder público, com passagens pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação de Cultura Cidade do Recife, Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e, mais recentemente, Secretaria de Cultura do Recife, que conduziu entre os anos de 2013 e 2020.

“Primeiro que tudo, segundo que nada”, como ela mesma gostava de dizer em suas conversas sempre compridas e enfeitadas por sua memória pródiga, Leda Alves foi uma incansável estudiosa, defensora e militante da cultura popular nordestina como causa e casa, freqüentando seus mais autênticos e longevos terreiros. Foram tantas histórias vividas e contadas, que Leda se fez sinônimo do teatro pernambucano, da cultura e do Recife inteiro.

Leda Alves, ex-secretária de Cultura do Recife, morre aos 92 anos

Na manhã deste sábado (4), morreu, aos 92 anos, a ex-secretária de Cultura do Recife, Leda Alves. Conforme apurado pela reportagem, ela faleceu em casa por causas naturais. Segundo a família, ela será cremada neste domingo (5), no Cemitério Morada da Paz, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. O velório, ainda sem horário definido, acontecerá na Capela de Santo Amaro, área central do Recife.

Atriz e ativista, Leda era uma profunda conhecedora da cultura popular de Pernambuco e dedicou sua vida à causa. Ela foi casada com o famoso dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho e, entre algumas funções no Governo do Estado, assumiu a gestão da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), também sendo presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) antes de assumir a Secretaria de Cultura do Recife nas gestões de Geraldo Júlio (PSB).

Ainda em 2022, Leda chegou a receber a Medalha de Mérito Olegária Mariano da Câmara Municipal do Recife pelas mãos da vereadora Cida Pedrosa e do vereador Almir Fernando, ambos do PCdoB. O motivo da solenidade foi pelos serviços prestados pela ativista a Pernambuco.

Duque parabeniza São do José do Belmonte por reconhecimento em gestão pública

O Índice Firjan de Gestão Pública (IFGF) classificou São José do Belmonte entre os dez municípios que melhor estão conseguindo manter a casa em ordem no estado.

O deputado estadual reconheceu o trabalho que a Prefeitura do município vem realizando nesta gestão. “Parabenizo o prefeito Romonilson Mariano, o vice Antônio de Alberto e toda equipe da prefeitura pela conquista. Um grande exemplo de gestão e comprometimento com as contas públicas”, comemorou Duque.

No índice medido pela Firjan, são avaliados quatro indicadores: investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal. O município de Abreu e Lima figurou no primeiro lugar, seguido de Recife, Jaboatão do Guararapes, Terra Nova, Caruaru, Brejinho, Buenos Aires, Petrolina, Quixabá e São José do Belmonte, respectivamente.

Pedro Campos solicita ao governo de Pernambuco transporte gratuito a todos os candidatos do Enem

No último dia 1º de novembro, o deputado federal Pedro Campos solicitou, através de ofício ao governo de Pernambuco, a implementação de transporte gratuito durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, por meio de ações junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte. O Enem será realizado nos próximos do 5 e 12 e, para o parlamentar, a medida é imprescindível para garantir o acesso à prova para cerca de 218 mil pessoas inscritas no exame no estado pernambucano.

“O nosso estado possui a política de passe livre e, através dessa política, poderia se custear a ida dos candidatos ao Enem. Contudo, como a prova não é feita somente por estudantes, é importante viabilizar essa gratuidade para todos os candidatos nos dias de prova. Diversas cidades e regiões metropolitanas do país estão adotando ações voltadas a garantir o melhor acesso das pessoas para realização das provas”, comentou.

Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas em todo o Brasil estão inscritas. Dentre os desafios enfrentados pelos que irão prestar o exame, a mobilidade até o local da prova preocupa grande parte dos inscritos. O parlamentar ressaltou que a gratuidade iria colaborar para superar desafios enfrentados pelos candidatos que moram distantes do local de prova ou que enfrentam dificuldades financeiras para sua mobilidade. “Diversas localidades estão adotando a gratuidade do transporte público e aumento de frota em outras cidades, como Fortaleza, Águas Lindas, Iúna, Campo Grande,entre outras”, afirmou o deputado.

A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) também realiza mobilização nacional pela gratuidade do transporte público, com o objetivo de garantir o acesso aos locais de provas. O vice-presidente da UBES, Inaldo Ribeiro, comentou as ações realizadas pela instituição. “Solicitamos formalmente o apoio do governo do estado de Pernambuco para que os candidatos possam participar dos processos de ingresso às universidades públicas. Esse é um exame importante que contribui com a formação das nossas juventudes. Nos últimos houve declínio nos números de inscritos no Enem, uma das mais graves consequências da pandemia de COVID-19”, afirmou.

A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP, Clara Maria Lucena, salientou a importância da gratuidade se estender para os candidatos inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco. “O SSA irá realizar provas nos dias 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro. É importante garantir também o acesso dos candidatos que irão fazer as provas. Nós da União dos Estudantes de Pernambuco acreditamos e lutamos pela democratização do acesso ao ensino superior que se inicia com esses momentos”, afirmou Maria Clara.