Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Protocolo Violeta é regulamentado no Recife

A Prefeitura do Recife deu mais um passo importante no âmbito das políticas públicas voltadas para as mulheres. Na tarde desta segunda-feira (6), em seu gabinete, a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, assinou o decreto que regulamenta a Lei Municipal nº 19.061, sancionada em maio, que institui o “Protocolo Violeta”. Com isso, será criada uma rede de enfrentamento à importunação sexual nos espaços de lazer noturnos, prevenindo e enfrentando a violência contra as mulheres. O protocolo também vai promover o acolhimento da pessoa em situação de violência.

“Hoje a gente tem a alegria de dizer que de fato o Protocolo Violeta está regulamentado na nossa cidade. Recife é a primeira cidade do Brasil a se referir a este assunto. É preciso entender que as mulheres podem e devem transitar pelos espaços públicos. Recentemente, a gente assumiu o compromisso de tornar o Recife uma cidade não-sexista até 2037 e esta é uma pauta essencial e que está diretamente ligada a uma cidade não-sexista. Com o Protocolo Violeta, as pessoas que trabalham nos estabelecimentos vão ser formadas para terem um olhar atento à questão da violência contra a mulher”, destacou Isabella de Roldão.

O projeto de lei que deu origem ao Protocolo Violeta é de autoria da vereadora Cida Pedrosa e da vereadora licenciada, atual Secretária-Executiva dos Direitos dos Animais, Andreza Romero. O documento foi baseado no “Protocolo No Callem”, de Barcelona, Espanha. O No Callem foi a ferramenta que possibilitou a prisão do jogador brasileiro Daniel Alves por estupro.

“Hoje é um dia histórico, precisamos, de verdade, proteger as nossas mulheres, acolhê-las quando elas forem vítimas de violência. Para nós, mulheres que estivemos em espaço privado, trabalhando, cuidando da nossa casa e dos nossos filhos, o espaço público se tornou um lugar extremamente adverso. Por isso que as mulheres são importunadas em espaço público, porque é como se esse espaço não fosse nosso direito”, argumentou Cida. “A regulamentação desta Lei vai fazer com que espaços como bares, hotéis e academias se tornem espaços mais amenos. Porque a partir dessa regulamentação do Protocolo Violeta nós teremos esses estabelecimentos comerciais obrigados a acolher mulheres vítimas de violência. Eles terão que formar os seus trabalhadores e trabalhadoras para acolher, ouvir a partir do olhar da mulher”, completou ela.

De acordo com a Secretária da Mulher, Glauce Medeiros, o Protocolo Violeta é mais uma ferramenta eficiente no enfrentamento à violência contra a mulher: “O Recife dá mais um passo para proteger as mulheres. Nossa cidade já tem várias políticas e equipamentos para proteção das mulheres em situação de violência, sobretudo com dispositivos para a questão da violência doméstica e familiar. Com estas leis, avançamos na proteção dessas mulheres da violência sexista urbana. A lei vai possibilitar a formação e a capacitação dos profissionais para que possam perceber quando essa mulher estiver em situação de violência e possam atuar para contribuir com a segurança delas, podendo acionar tanto a Polícia quanto os demais serviços de proteção à mulher.”

São princípios do Protocolo Violeta: a atenção à pessoa em situação de violência, o respeito às decisões dessa pessoa, a repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência, além da garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência.

Os estabelecimentos vão precisar adotar ações tais como promover formação aos seus funcionários sobre como proceder em casos de violência e importunação sexual, e formação sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade; além disso, deverão garantir o distanciamento entre a pessoa em situação de violência e as pessoa indicada como agressoras, removendo-as do estabelecimento caso necessário. O registro de vídeos captados por câmeras de segurança, de acordo com o protocolo, será armazenado pelo prazo mínimo de 180 dias após a ocorrência do caso. Também serão afixados cartazes informando que o estabelecimento adere ao “Protocolo Violeta” e divulgando formas de pedir ajuda e denunciar a violência.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher do Recife, realiza trabalhos contínuos para promover mais segurança e qualidade de vida às mulheres. Confira alguns serviços:

Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.

Secretaria de Cultura divulga pré-selecionados para editais da Lei Paulo Gustavo em Afogados

A Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira divulgou nesta segunda (06), no site institucional da Prefeitura, a lista dos habilitados e inabilitados na etapa da pré-análise documental.

O prazo para questionar os resultados e interpor recursos vai até a próxima quarta (08). Quem desejar interpor recurso pode encontrar os modelos de recursos também no site.

Após o preenchimento do recurso, com as razões da objeção ao resultado, é necessário enviá-lo para o e-mail: lpgafogados@gmail.com

O interessado deverá observar os prazos de cada etapa para enviar o pedido de reconsideração. O cronograma é encontrado no corpo de cada edital específico.

Confira o resultado clicando aqui:

https://afogadosdaingazeira.pe.gov.br/leipaulogustavo/

Após esgotado o prazo de recurso, os projetos selecionados na etapa de análise documental irão passar por uma análise técnica, cujos responsáveis pelos pareceres serão o produtor audiovisual Alexandre Taquary, curador e diretor dos festivais Curta Taquary, Poesia na tela e Criancine; o bacharel em cinema e audiovisual pela UFPE, Leônidas Pessoa dos Santos Jr.; e Márcia Lohss, graduada em artes cênicas pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha, e graduada no curso de direção de atores pela Escola Internacional de cinema de Cuba.

Os pareceristas do edital Geraldo Berardinelli serão o jornalista, poeta e protutor cultural Alexandre Morais, com larga expertise na produção de audiovisuais; o ator e produtor cultural Karl Marx; e a cineasta e produtora Nayane Nayse, responsável pelos roteiros dos curtas Afogadenses “a bailarina e a moça”, “o eu e o outro” e “a hora do tabaqueiro”.

Patriota parabeniza o acesso do Afogados para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano de futebol

Apaixonado por futebol, o deputado estadual José Patriota aplaudiu o título do Afogados da Ingazeira Futebol Clube, que conquistou de forma invicta a Série A2 do Campeonato Pernambucano, no último domingo (5). Ex-prefeito da cidade por dois mandatos, Patriota acompanhou a partida que definiu o campeonato e também o acesso à primeira divisão, disputada no estádio municipal de Afogados, o Vianão.

“Parabenizo os jogadores, comissão técnica, dirigentes e em especial os torcedores; o povo de Afogados e do Pajeú, que compareceu aos jogos e esteve presente, apoiando, comprando a camisa, ajudando e cooperando para que o clube pudesse ter essa vitória magnífica”, afirmou.

Waldemar revela pré-candidato do Avante para Jaboatão em 2024

O deputado federal Waldemar Oliveira, vice-presidente do Avante em Pernambuco, bateu o martelo para lançar a pré-candidatura própria do partido, em Jaboatão dos Guarapes, nas eleições de 2024. “Será mais uma eleição onde o Avante vai bater o recorde de pré-candidaturas, tanto para vereadores, como para prefeitos e um município da importância de jaboatão não pode ficar de fora. Vamos ter um pré-candidato próprio para o cargo majoritario no município.”

Trata-se do candidato à prefeitura em 2020 com mais de 80 mil votos, o ex-vereador, Daniel Alves (agora Avante) que se mostrou muito animado em encarar a disputa pelo Executivo Municipal em 2024. Daniel Alves agradeceu o convite do deputado com aval do presidente do Avante, Sebastião Oliveira e falou da importância de estar numa legenda, que é uma das 13 que atingiram a cláusula de barreira:

“Sempre estou muito disposto a trabalhar pela população de Jaboatão que já esta cansada dos mesmos grupos políticos. Essa conversa de hoje me deixou bastante otimista e pronto para luta. O Avante possui relevância nos cenários estadual e nacional da política”.

Artistas encabeçaram os “Concertos Pela Paz”

Os jovens da Orquestra Criança Cidadã saem de Roma rumo ao Recife com a sensação de dever cumprido. Não é para menos. Representando o Brasil, os músicos pernambucanos se uniram aos ucranianos, russos e italianos e embalaram o apelo pela paz feito pelo papa Francisco no último sábado, no Vaticano. Eles apresentaram o “Concerto Pela Paz”, cujos anfitriões foram os integrantes da Orquestra Criança Cidadã, projeto de inclusão pela música criado na comunidade do Coque. “Esta orquestra está fazendo um grande esforço em prol da paz. A guerra destrói tudo, tudo. Ela tira a humanidade, destrói a humanidade”, disse o líder máximo da Igreja Católica, em mais uma mensagem em defesa do cessar-fogo nos conflitos para um público de cerca de 8 mil pessoas na Sala Paulo VI, durante a Conferência Internacional do Charis, evento organizado pela Comunidade Obra de Maria com o apoio da Canção Nova.

A entrada do papa na sala Paulo VI, muito aplaudida, ocorreu ao som do “Messias”, do alemão Georg Friedrich Händel. O coordenador-geral e idealizador da Orquestra Criança Cidadã, João Targino, explicou a proposta musical, independente de posicionamentos a favor de um ou outro país. “Os concertos propostos em comunhão fraterna entre músicos brasileiros, italianos, russos e ucranianos pretendem afirmar a mensagem de que, na arte, não há guerra. É necessário sublinhar que os concertos pela paz não têm como objetivo julgar se há razão ou direito nas contendas pertencentes a um ou outro país”, afirmou, após a fala do moderador da Charis Internacional, Pino Scafuro.Durante sua mensagem, o papa Francisco fez reflexões sobre a Renovação Carismática, organizadores do evento, e reforçou os seus pedidos pela paz no mundo, preocupação expressada em quase todas as falas recentes. O “Concerto Pela Paz” foi retomado com “No Reino da Pedra Verde”, do pernambucano Clóvis Pereira, uma das peças do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna. Na sequência, o papa passou pelo meio da orquestra e desceu ao nível da plateia para cumprimentar os presentes e se despedir.

A apresentação musical teve ainda o prelúdio de “Bachianas brasileiras n° 4”, de Villa-Lobos, “Oblivion”, “Erbarme dich Mein Gott”, com solo ao violino de um ucraniano e uma russa, “Aquarela do Brasil” e, finalmente, “Por una Cabeza”, tango escolhido em homenagem ao papa Francisco, que é argentino. Na plateia, estiveram cardeais, bispos, representantes do Vaticano, jovens, autoridades, políticos e empresários do Brasil e do exterior. O cardeal Kevin Farrell, o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, e a CEO da Fundação Cavalsassi, Elena Pascale, foram alguns dos presentes.

Os “Concertos pela Paz” foram executados no Vaticano nos dias 3 e 4 de novembro, sob regência de José Renato Accioly e Lanfranco Marcelletti, encabeçados pela Orquestra Criança Cidadã, do Recife, em parceria com a Fondazione Calvasassi, da Itália. Ao longo dos últimos meses, foi somado aos preparativos logísticos o desafio de reunir representantes da Rússia e Ucrânia, rivais em um conflito bélico desde fevereiro do ano passado, com a estimativa de cerca de 200 mil mortes.

A Orquestra Cidadã foi criada em 2006 no Coque, um dos bairros com mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano do Recife. Os alunos recebem não somente aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, mas também apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento. Dos 700 jovens atendidos ao longo dos 18 anos do projeto, vários seguiram a carreira artística, como o contrabaixista Antonino Tertuliano, atualmente mestrando na Universidade Munique.

VI Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste começa nesta terça-feira (7), na sede do IPA

A partir desta terça-feira (7), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) irá sediar o VI Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), que segue até a próxima sexta-feira (10). O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reunirá pesquisadores, professores e especialistas de vários estados do Brasil e, ainda, representantes da sociedade civil, estudantes e grupos com interesse no assunto.

Para este ano, os organizadores escolheram o tema: Riquezas da terra para a soberania alimentar. O objetivo é promover a troca de experiência e informações por meio da discussão técnica e científica. Outra meta do simpósio é o fortalecimento e integração das instituições públicas federais, estaduais e privadas, assim como organizações não governamentais, agricultores, comunidades tradicionais, povos primitivos e movimentos sociais.

“Este simpósio será um grande evento para ciência e para inovação tecnológica, contando com a participação também dos nossos produtores”, destacou o presidente do IPA, Joaquim Neto.

Nos três dias de atividades, o evento contará com minicursos e mesas temáticas. Uma novidade, inclusive, será a participação, pela primeira vez, de um representante dos povos originários entre os palestrantes. O engenheiro-agrônomo Iran Xukuru, pertencente à etnia Xukuru do Ororubá, mestre em Ciência do Solo pela UFRPE e extensionista do IPA.

Ele irá proferir a palestra “Conservação de sementes crioulas e manejo da agrobiodiversidade por povos indígenas de Pernambuco, na Mesa Redonda “Agricultura sustentável e conservação da agrobiodiversidade”, que será realizada na quarta-feira (8), das 11h às 12h.

Outro tema interessante do simpósio será o minicurso dedicado à culinária com palma-forrageira. Vale salientar que o Banco Ativo de Germoplasma de palma-forrageira do IPA é o mais importante banco genético para a cultura no país. O banco fica localizado na Estação Experimental, em Arcoverde.

O encontro terá ainda na sua programação três atividades especiais: uma feira da biodiversidade com troca de sementes nativas; uma feira gastronômica e uma mostra gastronômica.

“O semiárido nordestino tem uma janela de oportunidade para a promoção de desenvolvimento sustentável e includente”, destacou Danilo Cabral

Superintendente da Sudene participou do Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, promovido pelo TCE-PB

João Pessoa (PB) – No Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que o Nordeste tem, pela imposição da agenda ambiental, uma janela de oportunidade para a promoção do desenvolvimento regional. “Nós temos um conjunto de ameaças que estão postas para o nosso semiárido, para a nossa Caatinga, sendo a principal delas a desertificação. Ao mesmo tempo, há oportunidades para que possamos promover um desenvolvimento sustentável e includente para a nossa região”, disse durante a abertura do evento realizada na capital paraibana, nesta segunda-feira (6).

O seminário é uma iniciativa do Tribunal de Contas da Paraíba a partir das conclusões de uma Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, em 2022, pelos Tribunais de Contas dos Estados do Ceará (TCE-CE), do Rio Grande do Norte (TCE-RN), da Paraíba (TCE-PB), de Pernambuco (TCE-PE) e de Sergipe (TCE-SE). Participaram o governador João Azevedo, conselheiros, cientistas, pesquisadores e parlamentares.

De acordo com o presidente do TCE-PB, Nominando Diniz Filho, a desertificação atinge 13% do semiárido. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer a participação e o engajamento da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o semiárido. Já o presidente do TCE-RN, Gilberto Jales, falou sobre a necessidade de buscar o incremento de atividades econômicas que convivam com o solo e o clima da região.

“É importante entendermos que temos um bioma dentro de uma região em que pelo 660 mil quilômetros quadrados são de áreas suscetíveis à desertificação, concentrados em oito estados do Nordeste. Essa não é uma questão só nossa, 110 países também convivem com esse problema, mas nós temos a possibilidade de buscar ações para a mitigação e convivência com o semiárido”, afirmou o governador João Azevedo. Ele ainda comentou sobre a criação de um Fundo da Caatinga, uma proposta apresentada pelo Consórcio Nordeste, que visa buscar investimentos internacionais para a região.

Danilo Cabral frisou a importância do debate regional para criar oportunidades de inclusão das pessoas que residem na região do semiárido no processo de desenvolvimento econômico do Nordeste. “No Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o semiárido é um território estratégico, a partir dos eixos da inovação, desenvolvimento produtivo, meio ambiente, desenvolvimento social, capacidade governativas, educação e infraestrutura econômica e urbana”, comentou. Ele acrescentou que a Sudene está em um processo de reconexão com a sociedade para cumprir o papel idealizado por Celso Furtado para a Autarquia. “O Nordeste é parte da solução do Brasil”, encerrou o superintendente.

Foto: Elvis Aleluia/ Divulgação

Duque pede atenção do Governo do Estado para o desabastecimento de água em Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque pediu apoio à governadora Raquel Lyra para a questão do abastecimento de água em Serra Talhada. Nestasegunda-feira (06), moradores do Alto da Conceição, São Cristóvão, Cohab e Ipsep realizaram protesto em caminhada pelas ruas da cidade. Eles pedem às autoridades e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) uma solução definitiva para o desabastecimento que atinge diversos bairros do município.

Segundo relatos, algumas localidades estão há quase 20 dias sem água. Uma comissão de moradores foi até a gerência da Compesa do município, na manhã de hoje (6), e recebeu a informação de que a adutora, que abastece Serra Talhada não tem mais capacidade de fornecimento, devido ao crescimento populacional da cidade. “Faço, aqui, um apelo à governadora Raquel Lyra para que dê uma atenção especial a esse tema. Nós sabemos que a obra da adutora e da nova estação de tratamento, que iniciou ainda no governo passado, está paralisada desde janeiro. Faço um pedido em nome de todo o povo de Serra Talhada para que possamos retomar essa obra ”, recorreu o deputado ao Governo do Estado na tribuna.

Em Recife, homem é preso por engano e perde o Enem: ‘Irreparável’

g1 — Um homem de 50 anos foi preso por engano enquanto fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no domingo (5), em uma escola no Recife. O candidato contou que foi retirado da sala e foi surpreendido por policiais militares com um mandado de prisão contra uma pessoa com o mesmo nome e a mesma data de nascimento que ele (veja vídeo acima).

Após ser levado para a delegacia e liberado em seguida, Marcos Antonio Gomes da Silva prestou uma queixa por danos morais, pois não teve a chance de terminar a prova do Enem.

“É irreparável. A gente se prepara, tem um sonho, e, de repente, uma falha acaba com tudo”, disse Marcos.

Marcos, que trabalha como vendedor e pesquisador, estava fazendo o Enem na Escola Estadual Assis Chateaubriand, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. À TV Globo, ele contou que estava respondendo à 30ª questão dos testes quando foi convocado pela coordenadora do local de prova para sair da sala e assinar um documento.

“Eu estranhei, quando cheguei no pátio da escola, me deparei com dois policiais militares que disseram que tinham um mandado de prisão no meu nome. Entrei em estado de choque, fiquei sem entender a situação”, disse Marcos.

No entanto, quando os policiais pediram o documento de identificação dele, notaram que apesar do nome e a data de nascimento serem as mesmas das que estavam no mandado, os nomes dos pais eram diferentes e o homem procurado era nascido na Paraíba.

Em Pernambuco, Enem PPL/2023 tem maior adesão dos últimos oito anos

Mais de 2500 reeducandos no estado de Pernambuco se inscreveram para o Exame

Neste ano, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL/2023) tiveram um crescimento de mais de 25%, ultrapassando o total registrado nos últimos oito anos. O Presídio de Igarassu (PIG), localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), é a unidade com o maior número de candidatos (418), seguido do Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima (320), e do Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, na Zona da Mata Sul (203). As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

 

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) registrou a inscrição de 2520 pessoas privadas de liberdade (PPL’s), espalhadas pelas 24 unidades prisionais e 13 cadeias públicas de Pernambuco. “A educação é fundamental para os reeducandos pois proporciona a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos que podem ajudar na reintegração à sociedade após o cumprimento da pena. Portanto, o ENEM nos presídios visa promover a ressocialização e a redução da criminalidade, além de promover a igualdade de oportunidades educacionais”, destaca o secretário executivo de ressocialização, Paulo Paes.

 

As inscrições nos últimos oito anos quase triplicaram. Em 2016, foram 934 inscritos; em 2017, 867; em 2018, 1011; em 2019, 1164; em 2020, 1273 inscrições; em 2021, 1706 registros; em 2022, 2012 inscritos e em 2023, 2520. “O investimento em educação segue como um dos principais pilares no processo de ressocialização, representando um novo caminho para a transformação na vida dos indivíduos privados de liberdade”, acrescenta o secretário.

 

Foto: Divulgação/Seres