Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Diogo Moraes anuncia emenda de R$ 650 mil para reforço na saúde de Santa Cruz do Capibaribe

Recursos serão utilizados para custeio e aquisição de equipamentos e para manutenção da Casa Jorginho
 Nesta segunda-feira (6), o deputado estadual Diogo Moraes recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Simone Aragão para tratar da destinação de emendas para a saúde do município. No encontro, ficou alinhado que serão destinados R$ 650 mil para manutenção, infraestrutura e aquisição de equipamentos para área.
 A Casa Jorginho, equipamento entregue pela gestão do prefeito Fábio Aragão e que oferece atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será um dos principais beneficiados com os recursos previstos para o orçamento do próximo ano. “A gente sabe que Santa Cruz está vivendo um novo tempo e a saúde não fica de fora. Estou muito feliz em poder contribuir com esse novo momento da saúde de Santa Cruz do Capibaribe.”, destacou o deputado.
 A secretária Simone comemorou as novas emendas parlamentares para atender a área que atua. “A gente agradece e sabe da importância disso tudo para a nossa cidade. Temos um deputado atuante, que está junto da gente e sabe o que Santa Cruz realmente precisa”.
 De acordo com Diogo Moraes, os recursos alinhados com a secretária serão apenas uma parte do que o município receberá das suas emendas, em breve mais recursos serão anunciados pelo parlamentar que recentemente conseguiu, através de articulação com o deputado federal Felipe Carreras, mais de R$ 15 milhões para Santa Cruz do Capibaribe.

Armando Monteiro se filia ao Podemos

O ex-senador Armando Monteiro Neto, ingressará oficialmente no Podemos no próximo dia 13 de novembro, às 16:00, no Hotel Luzeiros, no bairro do Pina, zona sul da capital. A cerimônia de filiação será comandada pela presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu e o ato deverá contar com a expressiva participação de lideranças políticas de todo o estado.

A ficha de filiação será abonada pelo presidente estadual do partido, o prefeito, Marcelo Gouveia. “O Podemos de Pernambuco fica muito feliz em receber um quadro tão representativo e qualificado. Armando é referência da boa política do Brasil e de Pernambuco. Um homem íntegro com relevantes serviços”, afirmou Gouveia.

Armando Monteiro esteve filiado ao PSDB até o último mês de setembro, quando entregou carta de desfiliação à presidente estadual do partido, Governadora Raquel Lyra. Na carta, manifestou a expectativa de que as relações e compromissos políticos com a governadora “possam transcender aos limites partidários”, compromisso que reitera com a filiação ao Podemos, partido que integra a base aliada do Governo Estadual.

“Escolhi o Podemos porque o partido não se vincula à extrema polarização, que lamentavelmente, vem marcando a vida política do nosso país. O Podemos tem ideário moderno e perfil independente. Chego como soldado para trabalhar ao lado dos companheiros pelo seu fortalecimento e para ampliar sua contribuição ao desenvolvimento do nosso estado” destacou Armando. Marcelo Gouveia ressalta ainda que “Armando será peça chave e figura fundamental para o crescimento do partido”, completo Gouveia.

TRAJETÓRIA RECONHECIDA – Armando tem uma densa trajetória na vida pública, tendo representado Pernambuco em três mandatos consecutivos na Câmara Federal, entre 1999 e 2011. Em 2006, foi o Deputado Federal mais votado do estado. Entre 2011 e 2019 exerceu o mandato de Senador da República, período em que obteve, em diversas oportunidades, o reconhecimento do DIAP na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, destacando-se no papel de negociador em temas fundamentais da pauta econômica e social.

Foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre 2015 e 2016, tendo sido ainda presidente da CNI entre 2002 e 2010.

Hoje, além de sua atuação no setor privado, é conselheiro emérito da CNI e integra o Fórum Nacional da Indústria, como coordenador, dedicando-se a temas como a reforma tributária junto ao Congresso Nacional.

Após pôr em dúvida déficit zero, Lula promete ‘estabilidade fiscal’

G1 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a empresários nesta terça-feira (7) que o governo garantirá estabilidade política, fiscal e jurídica para investimentos no Brasil.

O petista deu a declaração durante um fórum, realizado pelo governo com investidores, dias depois de colocar em dúvida o cumprimento pelo governo da meta de zerar o déficit fiscal em 2024. A fala do presidente sobre a dificuldade para fechar o rombo das contas públicas gerou críticas de políticos e apreensão no mercado financeiro.

“Vamos garantir estabilidade política, estabilidade social, estabilidade jurídica, nós vamos garantir para vocês estabilidade fiscal e nós queremos garantir para vocês a possibilidade de vocês colocarem a inteligência empresarial de vocês para que esse país cresça cada vez mais”, afirmou o petista nesta terça.

No evento, que ocorreu no Palácio do Itamaraty, Lula também externou a vontade de alcançar US$ 1 trilhão em comércio exterior.

“Que a gente possa chegar, ao invés de 600 e poucos bilhões de dólares de comercio exterior, por que a gente não estabelece meta de chegar a 1 trilhão de dólares de comércio exterior e vamos buscar isso?”, indagou.

No pronunciamento diante de investidores, Lula afirmou também que “não é necessário diminuir o estado para valorizar a iniciativa privada” e que, em seu governo, os ativos públicos não serão vendidos, mas sim aprimorados.

Lula autoriza prorrogação de incentivos ao setor automotivo de Pernambuco na reforma tributária, anuncia Humberto

Após meses de intensa articulação, a prorrogação aos benefícios fiscais ao setor automotivo do Nordeste e do Centro-Oeste será incluída no texto da reforma tributária, que o Senado deve votar ainda esta semana. A informação foi dada, nesta terça-feira (07), pelo senador e vice-presidente nacional do PT, Humberto Costa, que anunciou a autorização dada pelo presidente Lula para extensão da política de apoio. A medida deve beneficiar diretamente o polo automotivo de Pernambuco, sediado na em Goiana, na Mata Norte, que hoje gera mais de 60 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

“Para Pernambuco, a garantia dos benefícios fiscais é muito importante porque significa a permanência e a expansão da Stellantis, que terá o compromisso de acelerar a transição da produção de seus veículos para híbridos e elétricos. É uma grande vitória, uma grande conquista para todo o Nordeste e uma demonstração do apreço que Lula tem por Pernambuco e pela nossa região”, afirmou o senador.

Segundo Humberto, a articulação agora ganha uma nova etapa. “O governo Lula garantiu a inclusão dos benefícios. Nossa batalha, agora, é aprovar esse acordo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que deverá votar o texto da reforma tributária ainda hoje”, afirmou.

O debate sobre a garantia de novos incentivos para empresas automotivas na reforma tributária se arrasta desde a votação do projeto na Câmara dos Deputados. Na época, foi apresentada uma emenda ao projeto original para a vigência do subsídio ir até 2032, mas o texto deixou de ser aprovado por apenas um voto.

No Senado, o relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), previu em seu relatório inicial apenas o benefício para os veículos elétricos ou híbridos. A proposta, no entanto, dificultaria o plano de expansão da Stellantis em Pernambuco e prejudicaria outras empresas do setor instaladas no Nordeste e do Centro-Oeste. Por isso, a decisão de Lula de autorizar a extensão dos benefícios fiscais dá novo fôlego ao setor, a partir da concordância da base governista.

A Stellantis já investiu R$ 18,5 bilhões em Pernambuco. A garantia dos incentivos é essencial para a continuidade dos investimentos e a geração de novos empregos no polo automotivo. Segundo dados Ceplan Consultoria, a implantação do parque industrial da montadora ajudou Pernambuco a avançar e o estado saiu da 13ª posição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2010 (0,93%) para a 4ª posição em 2019 (5,17%).

“Garantir os incentivos é garantir o desenvolvimento de um setor tão importante e que gera tantos empregos de qualidade. É assegurar ao povo do nosso estado e a todo o Nordeste e o Centro-Oeste novas oportunidades que geram a melhoria da renda e transformam toda uma base social e econômica”, afirmou o senador.

Na CMR, Aline Mariano vai promover audiência para discutir o transporte público no Recife

Os modais de transporte público e a qualidade do serviço ofertado à população do Recife e região metropolitana vão estar no centro da discussão da audiência pública, promovida pela vereadora Aline Mariano (PP), na próxima quarta-feira (08/11) às 9h30 no plenarinho da CMR.

De acordo com o requerimento (10525/2023) de proposição da vereadora Aline, estão convidados à participar da audiência representantes das secretarias municipais de Política Urbana e Licenciamento e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, representantes da CBTU, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, Consórcio Grande Recife e o Ministério Público.

“Infelizmente o transporte público é um caos. Segundo o relatório global sobre transporte público, Recife ocupa a 7º posição com o maior tempo médio de viagem no transporte público. Fora isso, no cenário nacional já somos a cidade no país em que os usuários esperam o ônibus ou metrô por mais tempo para começar a viagem. É preciso trazer o tema para discutir e envolver mais os empresários, o poder público e a sociedade na busca por melhorias na prestação desse serviço essencial,” pontuou a parlamentar.

Diogo Moraes anuncia emenda de R$ 650 mil para reforço na saúde de Santa Cruz do Capibaribe

Nesta segunda-feira (6), o deputado estadual Diogo Moraes recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Simone Aragão para tratar da destinação de emendas para a saúde do município.

No encontro, ficou alinhado que serão destinados R$ 650 mil para manutenção, infraestrutura e aquisição de equipamentos para área. A Casa Jorginho, equipamento entregue pela gestão do prefeito Fábio Aragão e que oferece atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será um dos principais beneficiados com os recursos previstos para o orçamento do próximo ano.

“A gente sabe que Santa Cruz está vivendo um novo tempo e a saúde não fica de fora. Estou muito feliz em poder contribuir com esse novo momento da saúde de Santa Cruz do Capibaribe.”, destacou o deputado.

A secretária Simone comemorou as novas emendas parlamentares para atender a área que atua. “A gente agradece e sabe da importância disso tudo para a nossa cidade. Temos um deputado atuante, que está junto da gente e sabe o que Santa Cruz realmente precisa”.

De acordo com Diogo Moraes, os recursos alinhados com a secretária serão apenas uma parte do que o município receberá das suas emendas, em breve mais recursos serão anunciados pelo parlamentar que recentemente conseguiu, através de articulação com o deputado federal Felipe Carreras, mais de R$ 15 milhões para Santa Cruz do Capibaribe.

Vereadora Socorro Veras escolhida a mais atuante em Tabira

Pelo segundo ano consecutivo a vereadora da cidade de Tabira, Socorro Veras, vai receber o Prêmio Referência, como vereadora mais atuante de Tabira do ano de 2023.

“É meu primeiro mandato como parlamentar, mas, nós temos uma história de luta dentro do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na defesa da população mais carente, onde desde os meus 16 anos, estamos lutando dentro dos movimentos sociais, em busca de melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos tabirenses.

Gratidão a todos e todas pelo reconhecimento, e mais uma vez reafirmo meu compromisso com o povo de Tabira, continuarei lutando por dias melhores, assim como o nosso
Presidente Lula está fazendo na reconstrução do Brasil”, disse a vereadora Socorro.

Prefeitura de Petrolina e Instituto Mais Visão iniciam mutirão de exames oftalmológicos para atender mais de mil pessoas

A gestão municipal segue com diversas frentes de serviços para acelerar a realização de diversos serviços de saúde e zerar a atual fila de espera na rede pública. Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Petrolina iniciou um mutirão de consultas e exames oftalmológicos em parceria com o Instituto Mais Visão. Nesta primeira etapa, mais de mil pessoas que moram em localidades de difícil acesso ou em vulnerabilidade social serão beneficiadas.

A intensificação dos procedimentos segue até o próximo sábado (11). Estão sendo contempladas 17 localidades nas áreas urbana e rural: Rajada; Izacolândia; Bebedouro; Nova Descoberta; C3; N6; N7; N8; Cacheado; Alto do Cocar; Jardim Amazonas; Ouro Preto; Vale do Grande Rio; José e Maria; Dom Avelar; Loteamento e Vila Marcela.

Os pacientes passaram por uma triagem e, a partir de agora, seguem para as consultas e exames com o oftalmologista. Para facilitar o acesso, os especialistas estão indo até as Unidades Básicas de Saúde, garantindo um atendimento com mais comodidade e conforto. O prefeito Simão Durando celebrou a parceria com o Instituto Mais Visão e ressaltou que outras ações na área estão sendo programadas pela gestão.

“Essa é a primeira etapa desse grande trabalho em parceria com o instituto Mais Visão ao qual somos muito gratos. Além desse, teremos outras ações voltadas para essa especialidade, a exemplo do mutirão de cirurgias de catarata que terá um investimento de R$ 3,5 milhões e já está em fase de licitação. Então, quem está na fila por oftalmo fique tranquilo, as equipes estão entrando em contato através do telefone. Esse primeiro mutirão é o início de um grande esforço que a nossa gestão está fazendo no sentido de zerar filas no município”, destacou.

Cronograma de atendimento:

07/11– manhã (terça-feira) UBS Plínio Amorim, Rajada

08/11 – manhã (quarta-feira) -UBS Isaac Cordeiro, Izacolândia (atenderá pacientes de Izacolândia, Bebedouro e Nova Descoberta)

09/11– manhã (quinta-feira) – UBS Adão Nunes, C3 (atenderá pacientes de C3, N6, N7e N8)

10/11 – manhã e tarde (sexta-feira) -UBS Júlio Andrade, Cacheado (atenderá pacientes de Cacheado, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Ouro Preto, Vale do Grande Rio)

11/11 – manhã (sábado) – UBS Lia Bezerra – José e Maria (atenderá pacientes de José e Maria, Dom Avelar, Loteamento, Vila Marcela)

Morar Bem – Entrada Garantida: política habitacional de Pernambuco ganha reconhecimento em premiação nacional

O Programa do Governo do Estado Morar Bem Pernambuco – Entrada Garantida ganhou o prêmio Selo de Mérito, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC Habitação) em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), na categoria Produção de Habitação de Interesse Social, com foco em subsídio habitacional. A premiação faz parte do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela entidade e é considerada o mais importante reconhecimento do setor no Brasil.

“Já são sete empreendimentos que estão com obras iniciadas e habilitados junto à Caixa Econômica para receberem as primeiras famílias do Programa Entrada Garantida. Em breve teremos pernambucanos e pernambucanas sendo contemplados e gente morando com mais cidadania no nosso Estado”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Primeira política habitacional de interesse social do Estado, o Programa Morar Bem Pernambuco foi criado com o objetivo de reduzir o déficit habitacional. A Entrada Garantida é uma modalidade do Morar Bem, voltada para famílias de baixa renda que não têm condições de pagar a entrada num financiamento habitacional. Através dela, o Governo oferece subsídios de até R$ 20 mil para que famílias com renda familiar de até dois salários mínimos possam comprar seu primeiro imóvel.

“Esse é o principal prêmio do Brasil em habitação de interesse social. Pernambuco, mais uma vez, se destaca neste que é o maior programa habitacional da história de nosso Estado”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

O programa foi inscrito pelo Governo do Estado como uma iniciativa da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Foram cerca de 37 projetos e programas inscritos de instituições públicas de todo o Brasil. A iniciativa do prêmio é divulgar soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis na área de habitação de interesse social. O evento de premiação acontecerá durante o Fórum que vai acontecer no dia 1º de dezembro, no Rio de Janeiro.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), o pernambucano que tem uma renda de dois salários precisa ter, em média, R$ 20 mil para complementar a entrada em um financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. Esse valor já considera o subsídio dado pelo governo federal no programa, que financia até 80% do valor do imóvel. O governo do Estado tem um orçamento inicial de R$ 200 milhões para a Entrada Garantida, recurso suficiente para beneficiar 10 mil famílias.

Dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/PE) mostram que a iniciativa do governo tem o potencial de atrair investimentos de R$ 4 bilhões, oriundos do FGTS, na indústria da construção civil e incentivar a geração de mais de 72 mil empregos diretos e indiretos.

Prefeitura de Flores reforça investimentos no Bairro Espedito Marques

A Prefeitura de Flores deu início ao projeto de pavimentação em paralelepípedo no bairro Espedito Marques, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores.

Além da pavimentação, o local já recebeu importantes melhorias, como a instalação de rede elétrica e luminárias, bem como a implantação de uma rede hidráulica.

O prefeito Marconi Santana, destacou a importância desse olhar da gestão municipal para infraestrutura do bairro. Ele ressaltou: “Firmamos o compromisso de levar investimentos em infraestrutura, que já chegaram e estão transformando não só o bairro, mas também o dia a dia dos moradores de lá.”

Essa iniciativa representa um passo significativo no desenvolvimento e na valorização do Bairro Espedito Marques, que agora desfrutará de ruas pavimentadas em paralelepípedo, proporcionando mais acessibilidade e dignidade para os moradores.

A Prefeitura de Flores reafirma o seu compromisso de continuar investindo em melhorias nas diversas regiões do município, promovendo o bem-estar e o progresso da municipalidade.