



O ex-senador Armando Monteiro Neto, ingressará oficialmente no Podemos no próximo dia 13 de novembro, às 16:00, no Hotel Luzeiros, no bairro do Pina, zona sul da capital. A cerimônia de filiação será comandada pela presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu e o ato deverá contar com a expressiva participação de lideranças políticas de todo o estado.
A ficha de filiação será abonada pelo presidente estadual do partido, o prefeito, Marcelo Gouveia. “O Podemos de Pernambuco fica muito feliz em receber um quadro tão representativo e qualificado. Armando é referência da boa política do Brasil e de Pernambuco. Um homem íntegro com relevantes serviços”, afirmou Gouveia.
Armando Monteiro esteve filiado ao PSDB até o último mês de setembro, quando entregou carta de desfiliação à presidente estadual do partido, Governadora Raquel Lyra. Na carta, manifestou a expectativa de que as relações e compromissos políticos com a governadora “possam transcender aos limites partidários”, compromisso que reitera com a filiação ao Podemos, partido que integra a base aliada do Governo Estadual.
“Escolhi o Podemos porque o partido não se vincula à extrema polarização, que lamentavelmente, vem marcando a vida política do nosso país. O Podemos tem ideário moderno e perfil independente. Chego como soldado para trabalhar ao lado dos companheiros pelo seu fortalecimento e para ampliar sua contribuição ao desenvolvimento do nosso estado” destacou Armando. Marcelo Gouveia ressalta ainda que “Armando será peça chave e figura fundamental para o crescimento do partido”, completo Gouveia.
TRAJETÓRIA RECONHECIDA – Armando tem uma densa trajetória na vida pública, tendo representado Pernambuco em três mandatos consecutivos na Câmara Federal, entre 1999 e 2011. Em 2006, foi o Deputado Federal mais votado do estado. Entre 2011 e 2019 exerceu o mandato de Senador da República, período em que obteve, em diversas oportunidades, o reconhecimento do DIAP na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, destacando-se no papel de negociador em temas fundamentais da pauta econômica e social.
Foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre 2015 e 2016, tendo sido ainda presidente da CNI entre 2002 e 2010.
Hoje, além de sua atuação no setor privado, é conselheiro emérito da CNI e integra o Fórum Nacional da Indústria, como coordenador, dedicando-se a temas como a reforma tributária junto ao Congresso Nacional.

G1 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a empresários nesta terça-feira (7) que o governo garantirá estabilidade política, fiscal e jurídica para investimentos no Brasil.
O petista deu a declaração durante um fórum, realizado pelo governo com investidores, dias depois de colocar em dúvida o cumprimento pelo governo da meta de zerar o déficit fiscal em 2024. A fala do presidente sobre a dificuldade para fechar o rombo das contas públicas gerou críticas de políticos e apreensão no mercado financeiro.
“Vamos garantir estabilidade política, estabilidade social, estabilidade jurídica, nós vamos garantir para vocês estabilidade fiscal e nós queremos garantir para vocês a possibilidade de vocês colocarem a inteligência empresarial de vocês para que esse país cresça cada vez mais”, afirmou o petista nesta terça.
No evento, que ocorreu no Palácio do Itamaraty, Lula também externou a vontade de alcançar US$ 1 trilhão em comércio exterior.
“Que a gente possa chegar, ao invés de 600 e poucos bilhões de dólares de comercio exterior, por que a gente não estabelece meta de chegar a 1 trilhão de dólares de comércio exterior e vamos buscar isso?”, indagou.
No pronunciamento diante de investidores, Lula afirmou também que “não é necessário diminuir o estado para valorizar a iniciativa privada” e que, em seu governo, os ativos públicos não serão vendidos, mas sim aprimorados.

Após meses de intensa articulação, a prorrogação aos benefícios fiscais ao setor automotivo do Nordeste e do Centro-Oeste será incluída no texto da reforma tributária, que o Senado deve votar ainda esta semana. A informação foi dada, nesta terça-feira (07), pelo senador e vice-presidente nacional do PT, Humberto Costa, que anunciou a autorização dada pelo presidente Lula para extensão da política de apoio. A medida deve beneficiar diretamente o polo automotivo de Pernambuco, sediado na em Goiana, na Mata Norte, que hoje gera mais de 60 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
“Para Pernambuco, a garantia dos benefícios fiscais é muito importante porque significa a permanência e a expansão da Stellantis, que terá o compromisso de acelerar a transição da produção de seus veículos para híbridos e elétricos. É uma grande vitória, uma grande conquista para todo o Nordeste e uma demonstração do apreço que Lula tem por Pernambuco e pela nossa região”, afirmou o senador.
Segundo Humberto, a articulação agora ganha uma nova etapa. “O governo Lula garantiu a inclusão dos benefícios. Nossa batalha, agora, é aprovar esse acordo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que deverá votar o texto da reforma tributária ainda hoje”, afirmou.
O debate sobre a garantia de novos incentivos para empresas automotivas na reforma tributária se arrasta desde a votação do projeto na Câmara dos Deputados. Na época, foi apresentada uma emenda ao projeto original para a vigência do subsídio ir até 2032, mas o texto deixou de ser aprovado por apenas um voto.
No Senado, o relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), previu em seu relatório inicial apenas o benefício para os veículos elétricos ou híbridos. A proposta, no entanto, dificultaria o plano de expansão da Stellantis em Pernambuco e prejudicaria outras empresas do setor instaladas no Nordeste e do Centro-Oeste. Por isso, a decisão de Lula de autorizar a extensão dos benefícios fiscais dá novo fôlego ao setor, a partir da concordância da base governista.
A Stellantis já investiu R$ 18,5 bilhões em Pernambuco. A garantia dos incentivos é essencial para a continuidade dos investimentos e a geração de novos empregos no polo automotivo. Segundo dados Ceplan Consultoria, a implantação do parque industrial da montadora ajudou Pernambuco a avançar e o estado saiu da 13ª posição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2010 (0,93%) para a 4ª posição em 2019 (5,17%).
“Garantir os incentivos é garantir o desenvolvimento de um setor tão importante e que gera tantos empregos de qualidade. É assegurar ao povo do nosso estado e a todo o Nordeste e o Centro-Oeste novas oportunidades que geram a melhoria da renda e transformam toda uma base social e econômica”, afirmou o senador.
Os modais de transporte público e a qualidade do serviço ofertado à população do Recife e região metropolitana vão estar no centro da discussão da audiência pública, promovida pela vereadora Aline Mariano (PP), na próxima quarta-feira (08/11) às 9h30 no plenarinho da CMR.
De acordo com o requerimento (10525/2023) de proposição da vereadora Aline, estão convidados à participar da audiência representantes das secretarias municipais de Política Urbana e Licenciamento e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, representantes da CBTU, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, Consórcio Grande Recife e o Ministério Público.
“Infelizmente o transporte público é um caos. Segundo o relatório global sobre transporte público, Recife ocupa a 7º posição com o maior tempo médio de viagem no transporte público. Fora isso, no cenário nacional já somos a cidade no país em que os usuários esperam o ônibus ou metrô por mais tempo para começar a viagem. É preciso trazer o tema para discutir e envolver mais os empresários, o poder público e a sociedade na busca por melhorias na prestação desse serviço essencial,” pontuou a parlamentar.
Nesta segunda-feira (6), o deputado estadual Diogo Moraes recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Simone Aragão para tratar da destinação de emendas para a saúde do município.
No encontro, ficou alinhado que serão destinados R$ 650 mil para manutenção, infraestrutura e aquisição de equipamentos para área. A Casa Jorginho, equipamento entregue pela gestão do prefeito Fábio Aragão e que oferece atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será um dos principais beneficiados com os recursos previstos para o orçamento do próximo ano.
“A gente sabe que Santa Cruz está vivendo um novo tempo e a saúde não fica de fora. Estou muito feliz em poder contribuir com esse novo momento da saúde de Santa Cruz do Capibaribe.”, destacou o deputado.
A secretária Simone comemorou as novas emendas parlamentares para atender a área que atua. “A gente agradece e sabe da importância disso tudo para a nossa cidade. Temos um deputado atuante, que está junto da gente e sabe o que Santa Cruz realmente precisa”.
De acordo com Diogo Moraes, os recursos alinhados com a secretária serão apenas uma parte do que o município receberá das suas emendas, em breve mais recursos serão anunciados pelo parlamentar que recentemente conseguiu, através de articulação com o deputado federal Felipe Carreras, mais de R$ 15 milhões para Santa Cruz do Capibaribe.
Pelo segundo ano consecutivo a vereadora da cidade de Tabira, Socorro Veras, vai receber o Prêmio Referência, como vereadora mais atuante de Tabira do ano de 2023.
“É meu primeiro mandato como parlamentar, mas, nós temos uma história de luta dentro do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na defesa da população mais carente, onde desde os meus 16 anos, estamos lutando dentro dos movimentos sociais, em busca de melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos tabirenses.
Gratidão a todos e todas pelo reconhecimento, e mais uma vez reafirmo meu compromisso com o povo de Tabira, continuarei lutando por dias melhores, assim como o nosso
Presidente Lula está fazendo na reconstrução do Brasil”, disse a vereadora Socorro.
A gestão municipal segue com diversas frentes de serviços para acelerar a realização de diversos serviços de saúde e zerar a atual fila de espera na rede pública. Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Petrolina iniciou um mutirão de consultas e exames oftalmológicos em parceria com o Instituto Mais Visão. Nesta primeira etapa, mais de mil pessoas que moram em localidades de difícil acesso ou em vulnerabilidade social serão beneficiadas.
A intensificação dos procedimentos segue até o próximo sábado (11). Estão sendo contempladas 17 localidades nas áreas urbana e rural: Rajada; Izacolândia; Bebedouro; Nova Descoberta; C3; N6; N7; N8; Cacheado; Alto do Cocar; Jardim Amazonas; Ouro Preto; Vale do Grande Rio; José e Maria; Dom Avelar; Loteamento e Vila Marcela.
Os pacientes passaram por uma triagem e, a partir de agora, seguem para as consultas e exames com o oftalmologista. Para facilitar o acesso, os especialistas estão indo até as Unidades Básicas de Saúde, garantindo um atendimento com mais comodidade e conforto. O prefeito Simão Durando celebrou a parceria com o Instituto Mais Visão e ressaltou que outras ações na área estão sendo programadas pela gestão.
“Essa é a primeira etapa desse grande trabalho em parceria com o instituto Mais Visão ao qual somos muito gratos. Além desse, teremos outras ações voltadas para essa especialidade, a exemplo do mutirão de cirurgias de catarata que terá um investimento de R$ 3,5 milhões e já está em fase de licitação. Então, quem está na fila por oftalmo fique tranquilo, as equipes estão entrando em contato através do telefone. Esse primeiro mutirão é o início de um grande esforço que a nossa gestão está fazendo no sentido de zerar filas no município”, destacou.
Cronograma de atendimento:
07/11– manhã (terça-feira) UBS Plínio Amorim, Rajada
08/11 – manhã (quarta-feira) -UBS Isaac Cordeiro, Izacolândia (atenderá pacientes de Izacolândia, Bebedouro e Nova Descoberta)
09/11– manhã (quinta-feira) – UBS Adão Nunes, C3 (atenderá pacientes de C3, N6, N7e N8)
10/11 – manhã e tarde (sexta-feira) -UBS Júlio Andrade, Cacheado (atenderá pacientes de Cacheado, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Ouro Preto, Vale do Grande Rio)
11/11 – manhã (sábado) – UBS Lia Bezerra – José e Maria (atenderá pacientes de José e Maria, Dom Avelar, Loteamento, Vila Marcela)
O Programa do Governo do Estado Morar Bem Pernambuco – Entrada Garantida ganhou o prêmio Selo de Mérito, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC Habitação) em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), na categoria Produção de Habitação de Interesse Social, com foco em subsídio habitacional. A premiação faz parte do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela entidade e é considerada o mais importante reconhecimento do setor no Brasil.
“Já são sete empreendimentos que estão com obras iniciadas e habilitados junto à Caixa Econômica para receberem as primeiras famílias do Programa Entrada Garantida. Em breve teremos pernambucanos e pernambucanas sendo contemplados e gente morando com mais cidadania no nosso Estado”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
Primeira política habitacional de interesse social do Estado, o Programa Morar Bem Pernambuco foi criado com o objetivo de reduzir o déficit habitacional. A Entrada Garantida é uma modalidade do Morar Bem, voltada para famílias de baixa renda que não têm condições de pagar a entrada num financiamento habitacional. Através dela, o Governo oferece subsídios de até R$ 20 mil para que famílias com renda familiar de até dois salários mínimos possam comprar seu primeiro imóvel.
“Esse é o principal prêmio do Brasil em habitação de interesse social. Pernambuco, mais uma vez, se destaca neste que é o maior programa habitacional da história de nosso Estado”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
O programa foi inscrito pelo Governo do Estado como uma iniciativa da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Foram cerca de 37 projetos e programas inscritos de instituições públicas de todo o Brasil. A iniciativa do prêmio é divulgar soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis na área de habitação de interesse social. O evento de premiação acontecerá durante o Fórum que vai acontecer no dia 1º de dezembro, no Rio de Janeiro.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), o pernambucano que tem uma renda de dois salários precisa ter, em média, R$ 20 mil para complementar a entrada em um financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. Esse valor já considera o subsídio dado pelo governo federal no programa, que financia até 80% do valor do imóvel. O governo do Estado tem um orçamento inicial de R$ 200 milhões para a Entrada Garantida, recurso suficiente para beneficiar 10 mil famílias.
Dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/PE) mostram que a iniciativa do governo tem o potencial de atrair investimentos de R$ 4 bilhões, oriundos do FGTS, na indústria da construção civil e incentivar a geração de mais de 72 mil empregos diretos e indiretos.
A Prefeitura de Flores deu início ao projeto de pavimentação em paralelepípedo no bairro Espedito Marques, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores.
Além da pavimentação, o local já recebeu importantes melhorias, como a instalação de rede elétrica e luminárias, bem como a implantação de uma rede hidráulica.
O prefeito Marconi Santana, destacou a importância desse olhar da gestão municipal para infraestrutura do bairro. Ele ressaltou: “Firmamos o compromisso de levar investimentos em infraestrutura, que já chegaram e estão transformando não só o bairro, mas também o dia a dia dos moradores de lá.”
Essa iniciativa representa um passo significativo no desenvolvimento e na valorização do Bairro Espedito Marques, que agora desfrutará de ruas pavimentadas em paralelepípedo, proporcionando mais acessibilidade e dignidade para os moradores.
A Prefeitura de Flores reafirma o seu compromisso de continuar investindo em melhorias nas diversas regiões do município, promovendo o bem-estar e o progresso da municipalidade.