Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia
De volta ao Sertão do Araripe, Sebastião Oliveira participou, neste sábado (11), ao lado da prefeita Eliane Soares (Avante), da inauguração da nova sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz. Na ocasião, a gestora destacou os esforços do presidente estadual do Avante para que a iniciativa saísse do papel e ressaltou a parceria histórica com a família Oliveira.
“Sebastião Oliveira nunca faltou com a nossa cidade. Várias obras foram realizadas graças ao seu trabalho e aos recursos destinados por ele. A nossa população é muito grata por tudo”, explicou Eliane Soares. “A vitoriosa parceria com os Oliveiras iniciou com Inocêncio e segue com Sebastião, que comanda o Avante Pernambuco, e o deputado federal Waldemar. Seguimos cada vez mais fortalecidos”, concluiu.
Já Sebá enalteceu o sucesso da gestão da “Prefeita de Fé”: “Eliane é um exemplo a ser seguido. A marca do seu trabalho e da sua equipe é a competência. Em tempos de queda de arrecadação dos municípios, Santa Cruz continua realizando entregas em todas as áreas. O time Mulher Avante está muito bem representado”, disse Oliveira.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na manhã desta última sexta (10), o Centro Municipal de Telemedicina e Saúde Digital. De início, o serviço vai ofertar consultas gratuitas à população em 14 especialidades médicas: Hematologia, Hepatologia, Neuro-pediatria, Pneumologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.
A previsão da Prefeitura é que a lista de especialistas seja ampliada para 26 especialidades. A empresa contratada para a prestação do serviço, a Tech+ Saúde, tem em seu rol de prestadores mais de 1.200 médicos especialistas.
A tecnologia já vem auxiliando o serviço de saúde há algum tempo. Mas o modelo implantando pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira é diferenciado, pois é integrado ao SUS e compreendido como modelo complementar, e com o acompanhamento físico de um profissional de saúde, quando autorizado pelo paciente.
Segundo o Secretário de saúde de Afogados, Artur Amorim, estimativas do conselho federal de medicina dão conta de que 93% dos médicos especialistas estão concentrados nas capitais do País. “Essa é uma conta que não fechava. Temos uma demanda muito grande na fila de espera, e poucos médicos especialistas disponíveis para vir morar no Sertão. É esse vazio assistencial que o nosso centro de telemedicina vem atender,” destacou Artur.
“Esse centro de telemedicina vai nos ajudar a reduzir a fila de mais de duas mil pessoas que aguardam em Afogados por uma simples consulta com um especialista. Sem contar a economia que faremos com o transporte fora do domicílio. Muitos dos nossos pacientes não vão mais precisar se deslocar grandes distâncias pois os especialistas estarão aqui, pertinho, atendendo com qualidade e eficiência,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.
O diretor Médico Tech+ Saúde, Alexandre Cunha, falou em nome da empresa. “A gente sabe a dificuldade de termos médicos especialistas no interior. Hoje Afogados da Ingazeira está fazendo história, saindo na frente com pioneirismo, temos orgulho de fazermos parte desse momento,” Afirmou Alexandre.
Estiveram presentes à inauguração, com o objetivo de conhecer a experiência implantada em Afogados, os Prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba), Zeinha Torres (Iguaracy), Irlando Parabólica (Stª Cruz da Baixa Verde) e Sávio Torres (Tuparetama). Presenças também do Deputado Estadual José Patriota e do gerente de articulação da casa civil, Mário Viana. Mário afirmou que há sinalização da Governadora Raquel Lyra de apoiar a inciativa e expandi-la para outras regiões e municípios. O governo de Pernambuco inclusive já solicitou o modelo de contrato firmado em Afogados.
Presenças também do Vice-prefeito Daniel Valadares, do ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares, e dos vereadores Afogadenses Douglas eletricista, César Tenório, Rubinho do São João, Cícero Miguel, Gal Mariano, Reinaldo Lima, Raimundo Lima e Erickson Torres.
A deputada federal Iza Arruda e o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, foram os anfitriões da Cerimônia de Posse dos Membros dos Núcleos do MDB nos âmbitos municipal e estadual, que aconteceu neste sábado (11), no Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão.
A cerimônia contou com a presença de lideranças expressivas do MDB em nível nacional, como a presidente do MDB Mulher, Kátia Lobo, e o líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões. O presidente nacional da sigla, o deputado Baleia Rossi, e os ministros Jader Filho e Simone Tebet, enviaram mensagens através de vídeos.
O objetivo do encontro foi oficializar a posse dos membros dos núcleos, que representam as diferentes frentes de atuação do partido. O processo de convenções dos núcleos, se dá com convenções municipais, que elegem as Comissões Executivas Municipais, e após esse processo, as Executivas Municipais reúnem-se em convenção e é realizado a posse do Executiva Estadual.
A deputada Iza Arruda foi empossada Presidente Estadual do Núcleo MDB Mulher. Além da deputada, tomaram posse neste sábado José Vasconcelos Barros Neto, o Zitinho Vasconcelos (Núcleo MDB Juventude), José Pereira de Lima Filho (Núcleo MDB Diversidade), Claudia Vicente da Silva (Núcleo MDB Afro-brasileiro), Lourinaldo Martins de Araújo Júnior, (Núcleo MDB Trabalhista) e Edmilson José dos
Santos (Núcleo MDB Socioambiental e
Proteção Animal).
“É de grande importância para o estado de Pernambuco ter hoje essa reunião do MDB na cidade da Vitória. Demonstra unidade e força do nosso partido. O MDB é o partido da democracia e da liberdade”, afirmou o prefeito Paulo Roberto.

A deputada federal Iza Arruda, anfitriã do evento, destacou a importância da participação dos núcleos na vida do partido. “Os núcleos são essenciais para a construção de uma política mais plural e inclusiva”, afirmou. “Juntos vamos construir um Pernambuco mais valorizado e desenvolvido para todos os pernambucanos, partindo das pessoas que estão aqui nesta manhã. Muito obrigada a todos pela confiança e por estarem conosco”, concluiu a deputada.
Acontece neste sábado (11), no Estádio Vianão em Afogados da Ingazeira, um jogo beneficiente que o Grupo Futebol e Amizade de Afogados da Ingazeira, realiza já há 07 anos. O grupo tem como alguns componentes, Galeguinho do Motel, Reinaldo do Borbão, Renato e Ed-ek, entreoutros, que organizam este jogo.
O ano passado foi marcado com a presença do ex-jogador do São Paulo, Aloísio Chulapa, e este ano teremos as presenças de Ronaldo Angelim ex-jogador do Flamengo do Rio, e Kuki que marcou história no futebol pernambucano defendo as cores do Naútico e depois do Santa Cruz.
A entrada vai custar R$ 5 mais 2 kg de alimentos.
Em um vídeo (assista ao final da matéria) que começou a circular pelas redes sociais após as 17h, a vereadora Zirleide Monteiro, que está em seu segundo mandato na Câmara de Arcoverde, comunicou o seu pedido de renúncia em ofício enviado ao presidente da Casa James Pacheco, Wevertton Siqueira – Siqueirinha (Podemos), segundo o Blog do Nill Júnior.
Na nota, ela agradece ao povo de Arcoverde o apoio recebido nos últimos dias devido os recentes acontecimentos.
“Hoje quero me dirigir ao povo de Arcoverde, e particularmente aos meus familiares, amigos, colaboradores, lideranças e eleitores a quem agradeço de coração o apoio recebido, ressaltando que continuaremos juntos na caminhada por dias melhores para nossa querida Arcoverde”, disse Zirleide em nota em vídeo.
Antes de comunicar sua renúncia, Zirleide Monteiro lembra que “nos últimos sete anos utilizamos o nosso mandato sempre em favor da população e das pessoas com mais necessidades, através de dezenas de projetos de lei voltados às pessoas deficientes, mulheres, LGBTQIAP+ e minorias, com a consciência tranquila de que cumprimos o nosso papel como vereadora em favor do povo de Arcoverde”.
Ela encerra seu vídeo mais uma vez agradecendo aos eleitores, amigos e familiares e afirmando que vai “seguir em frente, sempre com Arcoverde e nosso povo no coração. Obrigada Arcoverde!”. Com o pedido de renúncia, o processo de cassação é encerrado e arquivado e assume a vaga o suplente de vereador do PTB, Heriberto do Sacolão.
Repercussão nacional da fala derrubou vereadora
Zirleide atacou na sessão da Câmara há uma semana Luzia Damasceli, mãe de um jovem de 18 anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Zirleide e a mulher citada teriam se desentendido dias atrás, antes da sessão. Ela foi acusada de compartilhar um vídeo contra a vereadora.
“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus, Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, disse a vereadora Zirleide Monteiro.
Confira o teor do pedido de renúncia abaixo:
Arcoverde, 10 de novembro de 2023.
Senhor Presidente,
No ensejo de cumprimentá-lo, saudações essas que estendo a todos os membros do parlamento, sirvo-me do presente para fins de asseverar o que segue.
De saída, agradeço aos meus familiares, amigos, colaboradores, lideranças e eleitores, bem como todos os que estiveram ao nosso lado desde o nosso primeiro mandato, ressaltando que continuaremos juntos na caminhada por dias melhores para a nossa querida Arcoverde.
Nos últimos sete anos utilizamos o nosso mandato sempre em favor da população e das pessoas com mais necessidades, através de dezenas de projetos de lei voltados às pessoas deficientes, mulheres, LGBTQIAP+ e minorias, com a consciência tranquila de que cumprimos o nosso papel como vereadora em favor do povo de Arcoverde.
Assim, na certeza do dever cumprido, RENUNCIO ao mandato de Vereadora do Município de Arcoverde, do qual fui eleita com 1856 votos em 15 de novembro de 2020.
Vamos seguir em frente, sempre com Arcoverde e nosso povo no coração.
Obrigada, Arcoverde!
Zirleide Monteiro Cavalcanti Torres – Vereadora do Município de Arcoverde de 2017 a 2023
Na noite desta sexta-feira (10), primeiro dia da Festa da Vitória Régia, o prefeito do Recife, João Campos, sancionou a lei que reconhece a Festa como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife e que estará publicada no Diário Oficial da cidade deste sábado (11). O evento acontece tradicionalmente há 45 anos, na Praça de Casa Forte, na Zona Norte. Esta edição segue desta sexta até o domingo (12).
“A Festa da Vitória Régia nasceu das mãos do Padre Edwaldo, com um propósito nobre de ajudar obras sociais. A gente sabe que as obras sociais da Igreja são um patrimônio que extrapolam o espaço de quem é católico, são obras para promover a dignidade humana, atender a quem tem necessidade. Cabe a nós ajudar e colaborar com o crescimento dessa iniciativa. O reconhecimento legal é importante. A Prefeitura do Recife sempre é parceira, ajuda sempre que preciso, e agora garante o apoio na legislação municipal. Que seja uma festa bonita, das famílias, das crianças”, comentou João Campos na ocasião, quando também parabenizou os padres Luciano e Fábio pela iniciativa.

O projeto de lei reconhecendo a Festa como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife foi uma iniciativa do vereador Eriberto Rafael, e foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife, em segunda discussão, no último dia 30 de outubro. “Essa Festa tem um papel social forte, um papel cultural e também o papel de promover encontros e realizações de sonhos de quem mora em Casa Forte e nos bairros vizinhos. Essa tradição vai se perpetuar”, disse o vereador.
FESTA DA VITÓRIA RÉGIA – Foi criada em 1978 pelo padre Edwaldo Gomes (já falecido) com o objetivo de arrecadar fundos para os projetos sociais financiados pela paróquia. O principal deles é a Casa da Criança Marcelo Asfora, que oferece, de forma gratuita, alimentação, reforço escolar, esportes e atividades recreativas para 120 crianças por ano. A festa reúne uma multidão para celebrar a cultura, a solidariedade e a alegria de viver com shows, gastronomia, atividades infantis e economia criativa. Ao longo dos anos, o evento se tornou uma das principais atrações culturais do Recife.

PROGRAMAÇÃO – Dividida em polos Cultural, Infantil, Baby, Boteco, Gastronomia e Economia Criativa, a Festa da Vitória Régia começou a funcionar nesta sexta-feira, logo após a celebração da missa na Matriz de Casa Forte. A primeira atração foi o balé e teatro da Casa da Criança, seguido pelo tradicional Pastoril. A Banda Som da Terra, Rafa Cout e Maestro Spok fecharam a primeira noite musical.
A programação do sábado (11) começa mais cedo, às 16h, para tudo terminar à meia-noite. No palco passarão: Pastoril, Quinteto Violado, Victor Camarote e Benil. O domingo (12), historicamente das crianças, abre cedo, às 8h. O Pastoril volta a encenar a disputa do cordão azul contra o encarnado e abre espaço para manifestações regionais como caboclinho, maracatu, frevo, coco e samba. No palco, o show fica por conta de Dudu do Acordeon e padre Damião. Neste dia, o encerramento será às 20h.
A tarde desta sexta-feira (10/11), foi muito celebrada pelos moradores que residem no entorno da Praça Professora Aglaíres Silva da Cruz Moura, no Bairro Universitário. O local, conhecido também como Praça da Rua Amarela, foi reformado e revitalizado, proporcionando mais usabilidade aos antigos e novos frequentadores. O equipamento recebeu nova iluminação e novos postes, estacionamento, parques infantis, piso tátil, rampas de acessibilidade, asfaltamento, ponto de mototaxista e arborização.
Durante a cerimônia de entrega, que foi prestigiada por centenas de pessoas, o prefeito Paulo Roberto esteve acompanhado do seu vice, Edmo Neves, da deputada federal Iza Arruda, vereadores, secretários municipais e familiares da homenageada. Verônica Moura, irmã de Aglaíres, agradeceu pela lembrança em memória da parente. “Essa homenagem é de grande lembrança para a nossa família, pois eterniza a memória que nós temos de minha irmã. Estou emocionada com esse momento tão marcante para nós”, expressou.
A satisfação também foi compartilhada por Mário Alexandrino, morador da localidade há vinte anos. Servidor público aposentado, ele reside em frente à praça e contou estar feliz com a repaginação realizada. “Ficou muito bonita mesmo, porque ficou uma coisa diferente e agradável de a gente ver todo dia. Eu só tenho muito a agradecer pela reforma, ao vice e ao prefeito, que estão dando um show na organização dentro de Vitória”, enfatizou.
Além da requalificação, a Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano se preocupou na valorização do espaço em sua totalidade, isso porque todas as vias adjacentes foram asfaltadas, possibilitando um melhor tráfego. O vice-prefeito Edmo Neves reforçou a integração das secretarias na realização da obra. “Nós viemos trabalhando em conjunto com todas as secretarias para poder fazer o melhor. Além disso, você vê aqui pessoas felizes, comemorando a reforma da praça, que traz uma homenagem merecidíssima à grande educadora que foi Aglaíres Moura”, pontuou.
“Nós não estamos nos referindo somente à questão de infraestrutura, mas do bem-estar que esse ambiente vai proporcionar aos moradores. Essa praça também traz um saudosismo muito grande com essa homenagem, porque eu fui aluno de Aglaíres Moura e ela tinha por mim um amor de como se eu fosse um filho. Nada mais justo que eternizá-la na história de nossa cidade, principalmente em nossos corações”, finalizou o prefeito do município, Paulo Roberto.
A Prefeitura do Recife segue avançando para ampliar a oferta de vagas na educação e melhorar a qualidade do ensino na cidade. Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito João Campos, acompanhado do secretário de Educação, Fred Amancio, formalizou o início da construção da Escola Municipal Ibura. Com investimentos na ordem de R$ 2,8 milhões, e com capacidade de atender cerca de 600 estudantes do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental, a unidade de ensino vai ocupar mais de 1.200m² de área construída.
“Poucas cidades em Pernambuco, juntando as suas obras, chegam nas 160 obras que apenas a secretaria de Educação do Recife está fazendo. Essa obra está andando rápido, já está no terceiro andar. As obras andam mais rápido do que as agendas de lançamento e isso é muito bom”, afirmou João Campos. 
A estrutura da unidade de ensino será dividida em três pavimentos, composto por área administrativa, área de serviço, refeitório, pátio coberto e área pedagógica. Esta última contempla 10 salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de recursos multifuncionais, sala dos professores, bateria de banheiros, secretaria, refeitório, recreio coberto, diretoria, secretaria e demais ambientes. 
A agenda contemplou ainda a visita da comitiva às obras de ampliação da Creche Escola Recife do Ibura. É importante lembrar que esta é a segunda ampliação da unidade que atende, atualmente, 269 crianças do berçário ao grupo V. Com esta segunda etapa de ampliação a unidade de educação infantil passará a contar com 18 salas de aulas, podendo atender cerca de 390 crianças. A primeira etapa de ampliação da Creche Escola Recife do Ibura foi inaugurada em março de 2022.
“A gente já requalificou a creche, inaugurou a expansão da creche aqui e hoje tem uma nova etapa de oito salas de aula em construção. Além disso, estamos fazendo uma nova escola com dez salas de aula, acessibilidade e sala de recursos para a educação inclusiva acontecer de forma adequada. É um novo complexo educacional no Ibura”, complementou o prefeito.
“Com esta ampliação, a Creche Recife do Ibura será – junto com a Creche Recife Esperança, localizada na comunidade do Vietnã, no bairro de San Martin – nossa maior unidade de educação infantil da rede. Ficamos muito contentes pela oportunidade de estarmos, hoje, aqui no Ibura, visitando essas obras e anunciando uma as obras dessa nova escola. Sem dúvidas, é a reafirmação do compromisso do nosso prefeito João Campos com a educação”, pontuou o secretário Fred Amancio.
Após a conclusão desta segunda etapa de ampliação, a estrutura da Creche Escola Recife do Ibura contará com 18 salas de aulas, incluindo berçário, secretaria, diretoria, coordenação, almoxarifado, lavanderia, cozinha, despensa e refeitório. A unidade de educação infantil contará também com bateria de banheiros, depósito, sala de recursos multifuncionais, sala de leitura, sala multiuso, fraldário, lactário, sala de professores e parque infantil. As obras de ampliação contam com investimentos na ordem de R$ 2,2 milhões.
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) vai ganhar reforço no seu aparato veicular. A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas, 44 novas viaturas, fortalecendo a renovação da frota. A entrega é mais um investimento dentro da política pública Juntos pela Segurança, que já vem realizando ações no Estado desde o início da gestão. As novas viaturas serão destinadas às unidades policiais do Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão.