Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em nota, Alepe esclarece ajuste na previsão de receita do FPE na LOA

Em virtude de informações distorcidas que vêm sendo divulgadas em alguns meios de comunicação, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) vem, através da presente nota, esclarecer à população pernambucana fato relevante relacionado à divergência na previsão da parcela da receita do Fundo de Participação do Estado (FPE) no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA), remetido pelo Poder Executivo no dia 05 de outubro a esta Casa.

Provocado pelo Tribunal de Contas, que identificou a inconsistência, o corpo técnico da ALEPE confirmou a divergência de valores da ordem de R$ 1,1 bilhão relativos à subnotificação no PLOA do valor previsto para a parcela do FPE calculada pela Secretaria do Tesouro Nacional que não foi contabilizada integralmente na proposta.

Diante dessa constatação, a ALEPE, no exercício de suas prerrogativas constitucionais e por ocasião da apreciação do PLOA, promoveu a reestimativa da receita, de forma a assegurar o equilíbrio orçamentário entre os poderes, bem como garantir investimentos da ordem de mais de R$ 800 milhões nas áreas prioritárias de saúde, educação e segurança pública, que não estavam previstos no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pelo Poder Executivo.

Para tanto, foram apresentadas emendas ao PLOA por diversos deputados e pela Mesa Diretora. Com essa iniciativa, a ALEPE, contribuindo com o Poder Executivo, promove um incremento no seu orçamento da ordem de mais de R$ 800 milhões, a serem utilizados em áreas prioritárias já descritas.

De outra feita, é de se ressaltar que não houve por parte da ALEPE qualquer modificação nos valores consignados pelo Poder Executivo para as diversas áreas. Assim, a ALEPE reafirma seu compromisso de promover o crescimento do estado e a qualidade de vida do povo pernambucano, sempre em perfeita harmonia com todos os poderes constituídos.

Fotos: Alepe/divulgação

Líderes no Congresso querem R$ 5 bi para Fundo Eleitoral em 2024

Proposta enfrenta resistência de Pacheco, que defende valor próximo ao de 2020 – R$ 2 bi.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

g1 — Um grupo de deputados e senadores articula para aprovar, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, um fundo eleitoral para a eleição municipal do próximo ano de R$ 5 bilhões.

O montante é bem maior do que os R$ 2 bilhões da última disputa de prefeitos, em 2020, e próximo ao da última eleição presidencial.

A proposta, no entanto, não conta com apoio total dentro do Congresso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por exemplo, já disse a interlocutores ser contra a ideia, principalmente num momento em que o governo enfrenta dificuldades para atingir a meta de zerar o déficit para o próximo ano.

A aliados, Pacheco declarou que o valor do fundo eleitoral, na avaliação dele, deve ser o da última eleição municipal, corrigido pela inflação do período de quatro anos.

 

Câmara de Vereadores da Ingazeira fica no 12º no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco

O Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) é um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que avalia a Transparência Pública dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais (184 prefeituras e 184 Câmaras Municipais do Estado) através da fiscalização dos respectivos Sítios Oficiais e Portais de Transparência.

No ano de 2023 a Câmara de Vereadores de Ingazeira, alcançou mais um resultado expressivo na avaliação. Ficando em 12º no Estado de Pernambuco alcançou o nível ouro de transparência estabelecido pelas normativas do TCE com um percentual de 85,35% dos critérios estabelecidos alcançados.

O trabalho sério e transparente realizado pela Mesa Diretora, conduzida pelo Vereador Presidente Argemiro Morais e os vereadores Djalminha Veras e José Dorneles Vasconcelos fez com que o excelente índice de transparência fosse alcançado pela segunda vez consecutiva.

“Nosso trabalho sério e comprometido com a gestão pública é feito a partir da colaboração coletiva e da dedicação de muitos atores. Dessa forma agradeço o apoio e colaboração de todos os colegas vereadores, funcionários equipes de assessoria jurídica e contábil que juntos tornaram possível o alcance desse resultado que muito nos orgulha”, disse o presidente Argemiro Morais.

“Tudo que o prefeito faz é de maneira errada. É um momento muito triste que Arcoverde está passando”, ex-prefeito Zeca Cavalcanti

Blog do Finfa: Dr. Zeca Cavalcanti, o senhor está alinhando a sua pré-candidatura em Arcoverde?

Zeca Cavalcanti: Verdade, a gente está conversando com as oposições de Arcoverde para que possamos construir uma candidatura e realmente tirar Arcoverde deste momento triste, de marasmo administrativo, onde nas áreas de educação, saúde, e todas as demais estão carentes. Portanto, graças a Deus, como tivemos dois governos exitosos em Arcoverde, o povo está clamando e pedindo para que possamos colaborar de novo com o desenvolvimento.

Sempre conversamos com todos os oposição, tanto eu como nosso amigo Siqueirinha [atual presidente da Câmara de Vereadores], como a vereadora Célia, o vereador Rodrigo Roa, o vereador que está assumindo agora, o Eriberto Sacolão, a ex-prefeita, que vamos procurando, tentando conversar… É um projeto de todos e pró-Arcoverde, nada que seja um projeto de Zeca Cavalcanti ou único e exclusivamente pessoal. É um projeto para que possamos somar cada vez mais e tirar Arcoverde desse momento triste que está passando.

Blog do Finfa: O senhor, na última pesquisa, despontou à frente. Isso mostra que o senhor deixou um legado com o seu trabalho na Terra do Cardeal?

Zeca Cavalcanti: É uma tendência de momento que a gente sabe que tem uma aceitação muito grande em Arcoverde. Tivemos dois governos exitosos e que podemos, com a experiência que temos de gestão, melhorar. Foi essa a tendência que apareceu na última pesquisa, em que despontamos com uma pontuação boa, mais de 40%, uma coisa que beira os 50% — e de 50% para mais, já temos sucesso eleitoral. Mas acima de tudo, para que possamos somar. Acho que é interessante que conversemos com todos, com a população, com as oposições, para que tenhamos uma possibilidade maior ainda de êxito. Mas vejo uma tendência muito boa em prol da nossa pré-candidatura.

Blog do Finfa: O senhor participou da filiação do ex-ministro e senador Armando Monteiro. Isso faz Zeca compor também o Podemos em Pernambuco?

Zeca Cavalcanti: Com certeza. Armando é uma figura proeminente da política de Pernambuco. É uma figura que todas as pessoas admiram e respeitam pela sua seriedade e forma honesta de fazer política. Eu gosto muito de seguir isso. Tenho Armando como um grande amigo pessoal meu, mas também um grande mentor na política, sempre militei com ele. Assim podemos realmente levantar e arregaçar as mangas desse partido [Podemos], que hoje é presidido pelo grande prefeito de Paudalho, o nosso Marcello Gouveia, que também faz parte da executiva nacional, [além de] Ricardo Teobaldo, figuras amigas em que tenho muita satisfação em poder seguir na política. Portanto, eu também estarei me filiando ao Podemos para engrossar as forças do partido no interior pernambucano.

Blog do Finfa: Queria a sua avaliação rápida não como adversário, mas como arcovedense que o senhor é: a pior administração que Arcoverde já teve é a do prefeito Wellington Maciel?

Zeca Cavalcanti: Não tenho a menor dúvida. O que temos visto em Arcoverde é um desapontamento muito grande da população. Tudo que ele faz, faz de maneira errada. Até a mudança do secretariado não consegue acertar. É um momento muito triste que Arcoverde está passando.

Arcoverde é uma cidade que tem um protagonismo muito grande no interior de Pernambuco, conhecida até como as portas do sertão, e estamos vendo ser ultrapassada por outras cidades. Não que as outras não devem se desenvolver, mas queremos que a nossa também se desenvolva, gere empregos, dê oportunidade para os jovens, que a educação seja de boa qualidade para as crianças, a saúde atenda aos pais de família, que o homem do campo possa ser bem atendido; e Arcoverde não tem feito nada disso.

Tem sido um destaque em Pernambuco como uma das piores gestões, no momento, dos prefeitos em Pernambuco; e em Arcoverde, sabemos que é a pior gestão que passou por lá. Infelizmente.

Blog do Finfa: O senhor, lá atrás, falou de uma aliança com a ex-prefeita Dona Madalena. As conversas têm fluido ou o senhor espera que em breve deve conversar com ela isoladamente?

Zeca Cavalcanti: Acho que o tempo está se afunilando para que as coisas possam ser definidas. Eu tenho um diálogo aberto com o pessoal dela. A gente tem conversado sempre para que possamos construir uma unidade das oposições, mas nós sabemos também que todos têm o direito de almejar disputar uma eleição.

Se ela realmente tiver esse interesse, acho que é um direito que assiste a ela, a democracia está aí. Mas, para mim, se pudéssemos alinhar para sair uma candidatura única em prol do povo de Arcoverde, para o mudar o perfil da gestão, seria melhor, mas temos que entender que na política só se pode acontecer o possível. O impossível, infelizmente, às vezes fica à beira da estrada.

Estamos sempre trabalhando para construir uma união cada vez maior da oposição de Arcoverde.

Coluna do Finfa

Com a governadora – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), teve uma reunião com a governadora Raquel Lyra no seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas. “A reunião foi para tratarmos dos interesses de Custódia. Em breve, Raquel estará na nossa terrinha trazendo novidades e sentindo o calor humano que o governo Reconstruindo com Amor, tem. Município e estado unidos para melhorar ainda mais a vida de nossa população! Aguardem… O que está bom, ainda vamos melhorar!”, disse o prefeito Manuca.

Questionado e prometeu providências -O Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Valdemir Filho, concedeu entrevista ao Programa Cidade Alerta, na última terça-feira (14), comandado pelo radialista Júnior Alves. Na oportunidade o radialista, falou sobre a quantidade de ausências de vereadores nas sessões da Câmara dos Vereadores, afirmando também que quase todas as segundas-feiras pelo menos um vereador tem faltado. Em alguns casos a falta é justificada, geralmente por conta de doença. Mas em outros casos, a maioria deles, o parlamentar alega apenas que por motivo superior não pode comparecer, sem trazer uma justificativa plausível. Essa falta de respeito com o Legislativo, com o povo e com o dinheiro público também já foi percebida pelo próprio presidente da casa, o vereador Valdemir Filho. Questionado Valdemir, disse que já solicitou da secretaria o envio de um ofício circular cobrando explicações sobre essas faltas. “Vai junto com o ofício a lei das faltas para que todos tenham conhecimento. Nas sessões tem que vir, a população precisa nos ouvir”, disse Valdemir Filho.

Ouro – De acordo com os resultados mais recentes do Radar da Transparência, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), a cidade de Flores conquistou a certificação de Ouro, alcançando uma pontuação exemplar de 91,85%. “Este feito notável posiciona Flores como o município mais transparente da região do Pajeú e o segundo em todo o estado de Pernambuco. Essa conquista não é apenas um reconhecimento, mas também um reflexo do trabalho árduo e dedicado de todos os envolvidos na administração municipal”, pontuou o prefeito Marconi Santana.

Inaugurou – O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo de Pernambuco, inaugurou na noite da última terça-feira (14) a Cozinha Comunitária Ivanide Nunes da Costa, que vai garantir o acesso a uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada para a população em situação de vulnerabilidade social de Itapetim, Piedade e São Vicente. “O nome da cozinha faz uma homenagem à itapetinense Dona Ivani, uma mulher guerreira, determinada e cozinheira profissional, que deixou um grande legado em Itapetim”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Você sabia – Que a Prefeitura da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, reformou totalmente a recepção da Unidade Mista Benvinda de Brito Galvao, dando mais conforto e modernidade aos seus funcionários e pacientes.

Disse “Toda a minha solidadriedade a Flávio Dino por mais umatentativa esdrúxula de desconstrução de sua imagem. Ele é um dos homens públicos mais sérios que conheço. E tenham certeza: narrativas falsa e factóides não vão diminuir seu ímpeto na reconstrução do país”. (Prefeito do Recife João Campos)

Frase“Parabenizo a todos os colegas, especialmente, o presidente Álvaro Porto, que tem conduzido à Casa com muita lisura, independência e proatividade”.(Deputado estadual Luciano Duque)

Hoje – O prefeito deIguaracy, Zeinha Torres, inaugura nesta quinta-feira, a primeira etapa da iluminação do Estádio Capitão Dionísio, às 18 horas, após a inauguração haverá uma partida de futebol festiva.

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, também realiza inauguração de três novas ruas com conclusão de pavimento, no Bairro Antônio Marinho. Travessa Santa Quitéria, Rua José Galdino e Travessa José Galdino. O evento será às 19 horas.

Perguntar não ofende – Já houve a conversa do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota com o ex-prefeito Zé Mário Cassiano?

“Previdência para Todos” | Projeto chega às comunidades quilombolas de Garanhuns

Ação da Superintendência Regional do Nordeste tem o objetivo de ampliar o acesso de algumas comunidades aos serviços previdenciários

Nos dias 13 e 14 de novembro, a comunidade quilombola Castainho participou da execução do projeto “Previdência para Todos” em Garanhuns. A ação que foi realizada na sede do Cras Quilombo é uma iniciativa da Superintendência Regional do INSS no Nordeste e tem o objetivo de ampliar o acesso das populações originárias, indígenas, povos e comunidades tradicionais e quilombolas aos serviços previdenciários. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) foi parceira na iniciativa.

Nos dois dias de atendimento foram realizados serviços de orientação, informação, requerimentos e consultas de benefícios para a população dos seis quilombos do município: Castainho, Estivas, Timbó, Estrela, Tigre e Caluête. Até o momento, 200 atendimentos foram concluídos pela equipe da Gerência-Executiva do INSS em Garanhuns, dentre esses, 14 salários-maternidade foram concedidos. Devido à grande demanda, a ação foi estendida para a próxima quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

O superintendente Regional Nordeste, Rogério Souza reforçou a importância do ‘Previdência para Todos’ ser realizado em Garanhuns, cidade com tantas raízes quilombolas. “Antes de lançarmos o projeto havíamos feito o mapeamento das comunidades e Garanhuns seria contemplada no início do próximo ano, mas a Secretaria de Assistência Social nos procurou com interesse na execução desse projeto ainda em 2023 e nós resolvemos antecipar a ação. Aproveito para agradecer todo o envolvimento da Prefeitura nesta iniciativa e todo o suporte dado à nossa equipe”, pontuou.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, os profissionais do Cras Quilombo e outros servidores da SASDH estiveram na ocasião oferecendo suporte necessário às equipes da Superintendência Regional Nordeste e da Gerência-Executiva do INSS Garanhuns, onde também marcou presença o gerente-executivo Paulo Parisio.

Tadeu Alencar sobre Flávio Dino: “Tem honradez de poucos e está no caminho certo”

O Ministro Flávio Dino tem a honradez de poucos. Tem autoridade técnica, política, espírito público e coragem. Atributos que o fazem hoje uma das principais lideranças políticas do Brasil.

 

Além das funções que já exerceu com republicanismo invulgar, a sua defesa da Democracia e o combate sem tréguas ao crime organizado o distinguem numa cena política trágica, em que a mentira tornou-se um método, sem a compostura que exige a vida pública.

 

Mas é lamentável e grave ver setores que deveriam ter compromisso com a verdade, navegarem nessas águas turvas. Essa reação, aliás, é a maior prova de que estamos no caminho certo. Avante, Ministro, o Brasil reconhece e respeita o seu valioso trabalho!

 

Tadeu Alencar

Secretário Nacional de Segurança Pública

Governo Municipal de Itapetim inaugura cozinha comunitária 

O Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo de Pernambuco, inaugurou na noite desta terça-feira (14) a Cozinha Comunitária Ivanide Nunes da Costa, que vai garantir o acesso a uma alimentação saudável e nutricionalmente balanceada para a população em situação de vulnerabilidade social de Itapetim, Piedade e São Vicente.

 

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados), na antiga Casa das Freiras, oferecendo 200 refeições diárias para as pessoas que mais precisam.

 

A cozinha foi pleiteada pelo Governo Municipal junto ao Governo do Estado ainda em 2020 e agora foi liberada pela atual gestão estadual.


O nome da cozinha faz uma homenagem à itapetinense Dona Ivani, uma mulher guerreira, determinada e cozinheira profissional, que deixou um grande legado em Itapetim.

 

Estiveram participando da solenidade o prefeito do município, Adelmo Moura, o vice-prefeito Chico, a secretária de Assistência Social Edilene Machado e equipe, o diretor de Assistência Diego Nunes, os vereadores Júnior de Diógenes (presidente da Câmara, Lailton, Silvanio, Carlos, Antônia e Romão, secretários e diretores municipais, além de outras autoridades.

Câmara de Vereadores de Serra Talhada concede Moção de Aplausos ao blog

Estive na manhã desta terça-feira (14), participando da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, ondefoi agraciado com uma Moção de Aplausos, pelos trabalhos prestados do Blog do Finfa, que foi de autoria do vereador José Raimundo Filho e aprovada por unanimidade.

A sessão foi presidida pelo Presidente Manoel Casciano da Silva (Manoel Enfermeiro) e contou as presenças dos vereadores: Pinheiro de São Miguel, André Terto, Vaninho da Saúde, Gin Oliveira, André Maio, Alice Conrado, Nailson Gomes, Jaime Inácio, Rosimério de Cuca, China Menezes, Antônio Rodrigues, Antônio da Melancia e Agenor de Melo.

Durante a sessão recebi a Moção de Aplausos, das mãos do autor o vereador José Raimundo em seguida presentei todos os 15 vereadores, com o meu segundo livro ‘Blog do Finfa – Uma Década’.

“Agradeço aos 17 parlamentares por esta grande honraria, fruto de um trabalho sério e de reconhecimento profissional. Meu muito obrigado aos parlamentares serratalhadenses”.