Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

‘Bombardeio’ contra Flávio Dino abre espaço para novas candidaturas ao STF

Valor — A crise política na qual se envolveu o ministro da Justiça, Flavio Dino, deve embolar a disputa pela cadeira vaga no STF, segundo aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alvo de críticas após um secretário ter recebido no gabinete da pasta a esposa do traficante Tio Patinhas, conhecida como “dama do tráfico“, Dino, que vinha sendo apontado como favorito na disputa, perdeu força. O novo momento abriu espaço até para nomes que correm por fora.
Um dos cotados que emergiu, nos últimos dias, é Wellington Cesar Lima, secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Segundo interlocutores, ele vinha trabalhando nos bastidores, fazendo campanha de “submarino”, de acordo com uma fonte, mas passou, recentemente, a ser citado com mais ênfase por aliados próximos. O secretário tem a seu favor o fato de ser homem de confiança do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Por outro lado, Wellington Cesar fez carreira no Ministério Público, onde foi procurador-geral de Justiça do MPE da Bahia. Esse detalhe da carreira do secretário é um dos fatores que faz com que ele enfrente certa resistência no partido do presidente, o PT.
O partido passou a rejeitar nomes originários do MP depois que foi “alvo” da Operação Lava-Jato. Nascido em Salvador, o secretário ingressou no MP baiano em 1991. Foi chefe da instituição por dois mandatos, entre os anos de 2010 e 2014. Em 2016, foi ministro da Justiça por um breve período.
Na prática, ao especular novos nomes para o STF, integrantes do governo buscam sentir a “aceitação” do Senado Federal, que precisa validar as escolhas do presidente. O advogado-geral da União, Jorge Messias, continua sendo o nome preferido de Lula e do PT, e, por isso, nesse momento é o favorito na corrida ao Supremo. Messias enfrenta dificuldades, no entanto, apenas junto a uma ala do MDB, que apoia a candidatura do presidente do TCU, Bruno Dantas.

Simão Durando entrega duas lanchas escolares para o transporte de alunos ribeirinhos de Petrolina

Para facilitar o acesso à escola de forma segura e confortável, o prefeito Simão Durando entregou, nesta semana, duas lanchas para o transporte de estudantes da rede municipal residentes em áreas ribeirinhas do município de Petrolina. Com um investimento de mais de R$ 500 mil, com recursos próprios, as embarcações vão atender alunos na região da Tapera e do Jatobá.

As lanchas são dotadas de itens especiais de segurança para o transporte dos estudantes, como coletes salva-vidas, acessibilidade, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação e rádio comunicador. Uma das embarcações poderá transportar 29 passageiros e a outra 10 estudantes, em cada viagem.

De acordo com o prefeito Simão Durando, as embarcações irão incrementar o transporte escolar no município, que passou por uma renovação profunda. Em um ano foram adquiridos também 17 ônibus para atender diversos bairros.

“Essa ação representa dignidade, atenção a esse povo que por muito tempo foi esquecido. De 2017 para cá, essas comunidades estão sendo tratadas com prioridade. Os moradores da área ribeirinha agora poderão ver seus filhos irem para a escola com segurança e sabendo que chegarão bem à escola. Estamos aqui garantindo um direito fundamental, o direito à educação para essas crianças. Então, é mais um compromisso da nossa gestão com a educação para que todos, independente de região, tenham acesso à escola de qualidade”, ressaltou.

O Rock e a Música Alternativa vão invadir Afogados da Ingazeira neste final de semana

Começa nesta sexta(17) o Aforock 2023, maior festival de Rock e Música Alternativa do Interior de Pernambuco, com atrações da região, agreste do estado e valorizando as novas bandas do cenário musical da cidade.

Os shows terão inicio às 19h na Rua Professor Vera Cruz e contará com uma grade diversificada que vai do pop rock nacional ao heavy metal.

O Aforock existe desde 2006, ao longo dos anos vem construindo uma história no Sertão do Pajeú e em Pernambuco. O festival é independente e conta com a organização do Fotógrafo e Produtor Cultural, Cláudio Gomes, do Artista Plástico, Luciano Pires, e a colaboração do músico e Produtor Musical, Vinícius Silva.

Confira a programação completa:

Dia 17 sexta
Rock In Sky – Carnaiba
Garagem Blues – Itapetim
The Students – Afogados da Ingazeira

No sábado dia 18
Boreal – Caruaru
Hellfire – Afogados da Ingazeira
Rising – São José do Egito
Vitruvian – Afogados da Ingazeira

Alepe oferece curso gratuito de comunicação integrada e oficina sobre ouvidorias, em Ouricuri

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Escola do Legislativo (Elepe), chega no Sertão do Araripe para oferecer gratuitamente o curso de capacitação voltado para as Câmaras de Vereadores e prefeituras visando melhorar a prestação de serviços à população. Em sua 5ª edição, as oficinas tratarão de comunicação integrada e a criação ou desenvolvimento de ouvidorias nos poderes legislativos e executivos municipais.

O curso da Escola do Legislativo da Alepe é realizado em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O encontro acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, na IX Regional de Saúde, em Ouricuri, no Sertão do Estado. A capacitação será das 9h às 12 horas e das 14h às 17 horas no dia (22/11). Já no segundo dia (23/11), o horário será das 9h às 13 horas.

As palestras serão proferidas pelo coordenador de visitação e relacionamento do Senado Federal, Tadeu Sposito do Amaral e pelo Ouvidor executivo da Alepe, Douglas Moreno.

Diversos conteúdos serão abordados ao longo da programação, tais como: Princípios da Comunicação e a Comunicação Hoje: dinâmicas, meios e suportes; Pessoas, não tecnologia: mais do que dominar ferramentas tecnológicas, entender as pessoas e o modo com se comportam em contextos sociais; Psicologia Social:ciência para entender indivíduos em interação social. O uso de ferramentas e estratégias para gerar bons resultados como WhattsApp, Instagram,Twitter, Facebook, Youtube: funcionamento, peculiaridades, métricas e conteúdo mais adequado também estão na programação da capacitação.

Serão trabalhados ainda temas como: Conteúdo que Funciona – ideias e estratégias para gerar bons resultados. WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube: funcionamento, peculiaridades, métricas e conteúdo mais adequado, além de Mídias sociais: comunicação multidirecional, interação e resposta ao público; e Planejamento e Estratégia de Comunicação: público, meios, tipo de conteúdo, política de uso e gestão de trabalhos. Por fim, será realizada palestra sobre Criação e Desenvolvimento de Ouvidorias.

Iniciativa – O Programa de Fortalecimento dos Municípios começou em Garanhuns, no Agreste Meridional, no mês de maio. Em agosto, o projeto chegou a Petrolina, no São Francisco, e até o final do ano atenderá todas as 12 regiões administrativas do Estado com minicursos e/ou oficinas temáticas com o objetivo de fortalecer os poderes legislativos. As inscrições são feitas gratuitamente pelo link www.interlegis.leg.br ou pelo fone (61) 3303-3221

Coluna do Finfa

Inaugurou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, realizou ontem (16), o sonho dos desportistas iguaracienses, com a inauguração da a iluminação, sendo a primeira etapa da Modernização do Estádio Capital Dionísio.O evento foibastante prestigiado, o eputado federal, Carlos Veras, autor da emenda, do vice-prefeito Dr.Pedro Alves, ex-prefeito Albérico Rocha, vereadores, secretários, lideranças, do prefeito da Ingazeira Luciano Torres, entre outras.

Assina – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, assina nesta sexta-feira (17), a Ordem de Serviço para a construção de um Centro de Parto Humanizado em Serra Talhada, será às 18 horas, ao lado da Unidade de Saúde do Bairro José Rufino (Caxixola).

Recebido pela governadora – O prefeito de Flores, Marconi Santana, foi recebido pela governadora Raquel Lyra, na pauta, abastecimento de água dos distritos de Fátima, Sítio dos Nunes e do Bairro Pajeú das Flores na sede do municípioe também da reforma das escolas do Povoado do Tenório, Povoado de Santana de Almas, Escola Porfírio Xavier, no Prateado; Desembargador Adauto Maia no distrito de Fátima e a Escola Dr. Paulo Pessoa Guerra no distrito de Sítio dos Nunes; abastecimento simplificado e construção de barragens. “Uma reunião muito produtiva, com uma atenção ímpar da nossa governadora que demonstrou toda a sua atenção e interesse pelos pleitos hora apresentados”,pontuou o gestor florense.

Conclusão – O Secretário Municipal de Saúde da São José do Egito, Paulo Jucá, esteve participando da conclusão do curso técnico de 86 profissionais de agentes de saúde e de controle de endemias, que vai garantir mis conhecimentos para a população. “Foram entregues certificados e também de um kit de trabalho, contendo bolsa, colete e outros matérias para auxiliar no serviço diário. O curso durou alguns meses, mais felizmente este profissionais estão aptos a desenvolver seus trabalhos com mais segurança”, disse Paulo Jucá.

Você sabia – Que cinco vereadores da base abandonaram o prefeito de Tupanatinga, Silvio Roque e aderiram ao projeto liderado por Valmir, para 2024, com o apoio do grupo do pai de Valmir, o ex-prefeito por três mandatos, Manoel Roque.Aderiram à oposição os vereadores Artur Júnior, Neném da Baixa Grande, Costa do Povoado Cabo do Campo, Romero do Povoado Boqueirão e o presidente da Câmara Municipal, Barbeirinho. A informação é do Fala PE.

Disse “Iniciamos com os mutirões de exames laboratoriais, recentemente, tivemos outro de consultas e exames oftalmológicos e várias outras ações acontecendo simultaneamente. Aproveito para reforçar que as nossas equipes estão ligando para os pacientes, então é importante que o telefone esteja atualizado, quem tiver trocado o número recentemente e tiver aguardando alguns desses procedimentos citados, que compareça a secretaria de saúde para atualização de dados. Tem muita coisa ainda para acontecer na saúde nos próximos dias. Vamos continuar cuidando do nosso povo e da nossa Petrolina”.(Simão Durando,prefeito de Petrolina)

Perguntar não ofende – Como terminou a reunião que aconteceu esta semana com o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, o vice-prefeito Ecleríston Ramos, Paulo Jucá e Augusto Valadares?

Governo Municipal de Itapetim divulga lista de projetos habilitados na pré-análise do Edital Audiovisual Joãozinho Fotógrafo

O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, divulgou a lista de projetos habilitados na Pré-análise Documental referente ao Edital Audiovisual Joãozinho Fotógrafo da Lei Paulo Gustavo.

Para o município de Itapetim foi disponibilizado através da Lei Paulo Gustavo um montante de R$ 152.817,96, sendo R$ 108.760,54 para o audiovisual e R$ 44.057,42 para as demais áreas.

A lista dos projetos pode ser acessada no site do Governo Municipal por meio do link https://itapetim.pe.gov.br/lei-paulo-gustavo/audiovisual

Prefeitura de Afogados vai inaugurar rua pavimentada no residencial Laura Ramos

A Prefeitura de Afogados vai inaugurar nesta sexta (17), às 16h30, a pavimentação em paralelo da Rua João de Deus Neri, no conjunto residencial Laura Ramos.

Foram pavimentados 1.841 m2 da rua, em um investimento de R$ 187 mil, parceria com o Governo de Pernambuco.

A ação faz parte da 41ª semana da maratona de inaugurações e entregas promovida pela Prefeitura de Afogados.

Com indicação de Joel Gomes, Câmara de Tuparetama aprova título de Honra ao Mérito para blogueiros do Pajeú

Em Sessão Ordinária ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tuparetama, ocorrida na última segunda(13), por unanimidade, concedeu-se o título de “Honra ao Mérito” aos blogueiros Nill Júnior e Júnior Finfa.

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa) e Nivaldo Alves Galindo Filho (Nill Júnior), elevaram o conhecimento da nossa população, de maneira regionalizada, porém, exportando a notícia para o mundo como ela é  e com imparcialidade e sem temor.

Narram a vida social, política, econômica e, ofertam, inclusive, a leitura matutina com os fatos de relevância que conduzem ao bom entendimento, sem fakes e honrando a conduta pessoal de cada um sem ultrapassar os limites exigidos para quem leva notícias verdadeiras e descritas como se deu o caso.

O diploma de Honra ao Mérito, por sua vez, consiste em um título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingem o prestígio público das suas atividades.

Diante da importância expressivas dos homenageados, pessoas conhecidas regionalmente e nacionalmente por suas qualidades e condutas, no direito de obter o reconhecimento pelos Pares da Casa Legislativa de Tuparetama, em razão do trabalho desempenhado pelos profissionais de imprensa e pioneiros na modalidade de blogs que levam conhecimento a toda sociedade pajeuzeira, sertaneja, nordestina e brasileira, seríamos injustos em não reconhecê-los como colaboradores e necessários a nossa sociedade.

A Proposta foi apresentada por este que assina a matéria, como forma de reconhecimento da participação dos homenageados no conceito de integridade profissional e por que não dizer, de formação de opiniões e da prática de uma imprensa livre e democrática para todos.

Joel Gomes Pessôa – Vereador do PSB – Tuparetama/PE