Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Álvaro Porto cumpre agendas festivas em Lajedo e São João

Ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, participou, na noite deste sábado (25.11), do encerramento da 95ª Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lajedo, no Agreste Meridional.

Acompanhado da esposa e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o deputado cumprimentou moradores, conversou com lideranças locais e discursou no palco do evento, um dos mais reconhecidos e tradicionais da região. “É sempre um prazer participar desta grande festa, que retrata a fé e a alegria do povo de Lajedo”, disse.

Mais cedo, Porto marcou presença no aniversário do ex-prefeito de São João Genaldi Zumba. Na ocasião, o deputado encontrou-se com correligionários e moradores do município e destacou a parceria de longa data com Genaldi, que é pré-candidato à prefeitura de São João.

“Nossa parceria é antiga e vamos batalhar para que Genaldi retorne à Prefeitura. Estamos juntos para buscar apoios e somar forças para que ele possa retomar o trabalho em favor do povo de São João”, afirmou.

 

Ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias sofre infarto no Ceará, mas está bem, diz família

O ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias, sofreu um infarto na noite deste sábado quando participava de uma cantoria em Icó-CE.

Ele chegou a desmaiar e foi socorrido por amigos e levado para o hospital onde teve uma parada, mas foi reanimado e transferido para o hospital de Barbalha, também no Ceará.

Segundo informações, ele está saturando bem e a pressão está estabizando, porém, Sebastião está intubado e deve seguir para uma UTI para os próximos procedimentos.

Falando à produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira, o filho dele, Allan Dias, disse que nesses últimos dias ele se sentiu mal, mas achou que seria gastrite.(Informação: Blog do Nill Júnior)

Em primeira mão: Aposta do vereador Vicentinho com o ex-vereador Zé Negão foi desfeita

Este blogueiro foi informado agora, que aposta entre o vereador de Afogados da Ingazeira Vicentinho e o ex-vereador Zé Negão, foi desfeita nesta manhã.

Segundo apurei, durante o Congresso da UVP, que aconteceu na semana passada na cidade do Cabo de Santo Agostinho, os vereadores afogadenses conversaram entre si, e em um comum acordo, conseguiram que os dois políticos, em comum acordo, desfizessem a tão propagada aposta.

 

Prefeitura de Afogados vai inaugurar mais uma pavimentação nesta segunda (27)

A Prefeitura de Afogados vai inaugurar na próxima segunda (27), a pavimentação do primeiro trecho da Rua Cristiane Moraes da Silva, no bairro São Francisco. São mais de meio quilômetro quadrado de pavimentação com piso intertravado, com investimento de R$ 73.224,00.

A obra fica próxima à nova ponte que está sendo construída pela Prefeitura sobre o Rio Pajeú, e que irá ligar os bairros São Francisco e São Cristóvão.

A inauguração faz parte da 42ª semana da maratona de inaugurações e entregas e seria realizada na última sexta, mas atendendo a um pedido dos vereadores, que não poderiam estar presentes em decorrência de outra agenda, a Prefeitura remarcou para a próxima segunda (27), às 16h.

Álvaro Porto trabalha para fortalecer oposição de Panelas

A menos de um ano para as eleições de 2024, o deputado estadual Álvaro Porto se movimenta para fortalecer palanques para as disputas municipais, no interior. Neste sábado (25.11), o parlamentar, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou de reunião com lideranças de oposição em Panelas, no Agreste do estado.

A encontro reuniu oposicionistas que estão se articulando para a corrida eleitoral do próximo ano. Estiveram presentes o vice-prefeito Genilson Lucena, os vereadores Joelmo, Testinha e Zé Julio, além do ex-prefeito Sérgio Miranda e lideranças políticas como Tomás Moura, entre outras. A deputada federal Iza Arruda também participou da reunião.

“Conversamos com o grupo de oposição que está se unindo de olho em 2024. Estamos nos mobilizando para atrair mais lideranças, fortalecer parcerias e ampliar nosso palanque no município. Ao mesmo tempo, seguimos trabalhando em favor da população de Panelas na Assembleia”, comentou Porto.

A relação do deputado com a oposição de Panelas vem sendo construída desde o ano passado, quando ele recebeu apoio para a disputa do terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Desde lá, o parlamentar tem agido para atender demandas do município. Em abril deste ano, uma ambulância adquirida com recursos de emenda de Porto foi entregue ao município.

Governadora Raquel Lyra vai a Dubai participar de painéis internacionais na COP e coloca Pernambuco no protagonismo do debate mundial sobre meio ambiente e economia sustentável

A governadora Raquel Lyra estará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais e municipais de todo o mundo, e a chefe do Executivo pernambucano terá a oportunidade de se apresentar na ocasião. A gestora vai integrar a comitiva do governo federal na COP 28, a convite do presidente Lula.

Até o momento, Raquel é a única governadora da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition – maior rede de governos subnacionais pelo Clima.

“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, aponta a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, a governadora recebeu convites para palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros.

Essa é a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.

Secretária de Cultura Cacau de Paula participa da abertura do Natal de Gravatá

A Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, participou, ontem (25 de novembro), da abertura do Natal de Gravatá, no Agreste do Estado, que tem como tema “A Caminho do Amor”. Ao lado do prefeito da cidade, Joselito de Gomes, da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e do deputado estadual, João de Nadegi, Cacau de Paula “acendeu as luzes” da cidade, durante a edição do Tardes no Polo Moveleiro.

A programação de Gravatá segue até 25 de dezembro e conta com apresentações culturais, desfiles natalinos e o ballet aéreo, que promete encantar os moradores e turistas que forem conferir o natal do município. Um dos destaques deste ano é a Vila Natalina da Assistência Social e Juventude, que conta com uma grade de atrações diversa ao longo dos dias do evento. Outra inovação é o expresso natalino, ônibus decorado, que passeia pelos pontos decorados e iluminados da cidade.

“A gente sabe a importância desse evento para a economia e turismo da cidade, mas também pelo orgulho que todo gravataense sente ao ver sua cidade sediar espetáculos e apresentações culturais tão bonitas”, afirma a secretária.

Agenda – A executiva da pasta de cultura do Estado cumpre agenda extensa em Gravatá durante este final de semana (24 a 26 de novembro), quando acontece a 5ª Conferência Estadual de Cultural, aportada no Hotel Canariu’s. Com o tema a “Democracia e Direito à Cultura” – temática instituída pelo Ministério da Cultura (MinC) para a 4ª Conferência Nacional de Cultural -, o evento, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, é um momento rico de construção coletiva de propostas para o futuro do plano de políticas públicas em cultura no estado, reunindo agentes e gestores culturais de Pernambuco.

Participam da 5ª CEC-PE mais de 330 delegados, sendo formados por aqueles eleitos nas conferências realizadas em 83 municípios e os titulares do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE), Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e Conselho Consultivo do Audiovisual (CCAU-PE). 

Vitória de Santo Antão vai receber o Seminário Pernambuco em Desenvolvimento

No próxima segunda-feira, dia 27, o Auditório da Unifacol, em Vitória de Santo Antão, será palco do aguardado “Seminário Pernambuco em Desenvolvimento”. Seis renomados especialistas, destacados em suas áreas de atuação, estarão reunidos para apresentar uma análise abrangente sobre a realidade e as potencialidades de Pernambuco.

Este evento inovador baseia-se em duas fontes fundamentais de conhecimento. A primeira delas é uma extensa pesquisa, consolidando dados e informações provenientes de universidades, institutos e secretarias de estado. A segunda, uma pesquisa de campo conduzida pela Exatta, proporcionando uma visão prática e tangível da situação em Pernambuco.

As áreas-chave de Educação, Saúde, Segurança Pública, Mobilidade e Transporte, Infraestrutura e Economia serão minuciosamente exploradas pelos principais profissionais desses setores em Pernambuco. O objetivo central do Seminário é identificar e discutir as potencialidades que impulsionarão o desenvolvimento do nosso Estado.

O evento contará com a participação de especialistas, prefeitos, secretários municipais e contará com a abertura realizada pelo prefeito de Vitória, Paulo Roberto.

“Essa iniciativa promete não apenas disseminar conhecimento, mas também fomentar diálogos e parcerias cruciais para o futuro promissor de Pernambuco”, destacou o prefeito de Vitória.

O encontro promete ser um momento enriquecedor, onde o conhecimento se transforma em ações concretas para construir um Pernambuco mais próspero.

“Se o PP for oposição a João Campos, prefiro sair do partido”, diz Aline Mariano

Em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (24), a vereadora Aline Mariano (PP) deixou claro que, para ela, apoiar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é “inegociável”. Em relação à possibilidade de seu partido se posicionar como oposição ao candidato à reeleição na capital pernambucana, a legisladora declarou que nesse cenário, preferiria deixar o partido, uma decisão que considera irreversível.

Ao ser questionada sobre a situação do PP em 2024, Aline Mariano destacou a divisão interna. Enquanto a maioria dos membros, incluindo ela própria, apoia a ideia de estar na base do prefeito João Campos, a vereadora Michelle Collins permanece na oposição e participou do lançamento do programa Bora Empreender Mulher com a governadora do Estado na quinta-feira (23). Mariano enfatizou que, se dependesse da vontade da maioria, o partido estaria na base do prefeito.

“Se fosse ter uma escuta, se fosse algo democrático que nós pudéssemos escolher, o Progressistas estaria na base. Só tem um ainda que tá na oposição”, afirmou a parlamentar, ressaltando a importância da democracia interna no partido e destacando que, em uma decisão democrática, a maioria dos membros apoiaria João Campos.

Aline Mariano deixou claro que a escolha final ainda está por vir, mas reafirmou sua convicção de apoiar João Campos, destacando a necessidade de uma decisão que esteja alinhada com o bem-estar da população recifense.

Na Conferência Estadual de Cultura, governadora Raquel Lyra comemora o desempenho da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco

Em uma iniciativa importante para o fortalecimento da cultura em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra participou, na noite desta sexta-feira (24), da solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual de Cultura (CEC-PE), em Gravatá, no Agreste. Realizado pela Secretaria de Cultura (Secult-PE), o evento é um importante momento para a construção coletiva de propostas para o futuro do plano de políticas públicas em cultura no Estado. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora comemorou a notícia de que Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a garantir 100% de adesão à Lei Paulo Gustavo.
 
“Nós somos grandes pela força da nossa gente, da nossa cultura e pela capacidade de resiliência do nosso povo. E para isso precisamos construir políticas públicas de verdade, para também transformar nossa arte em economia e fazer com que as pessoas possam viver do que elas produzem, seja na feira de artesanato, no bordado, na madeira, no teatro, música, dança. Nosso papel é buscar fortalecer tudo isso. E fico feliz por Pernambuco ser o primeiro Estado do Nordeste a atingir 100% da Lei Paulo Gustavo, que vai para investimentos no Cinema São Luiz, no Recife, e no Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, além de outros equipamentos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Durante o evento, que vai até domingo (26), agentes e gestores culturais de Pernambuco vão ter a oportunidade de discutir o setor localmente. “A Conferência Estadual de Cultura é um momento importante, onde receberemos as demandas compiladas durante as Conferências Municipais e Intermunicipais para direcionar a construção de uma política pública de cultura que atenda Pernambuco todo”, ressaltou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.
 
Patrimônio Vivo de Pernambuco, o artista e mestre da xilogravura, J. Borges, esteve presente no evento e comemorou o momento. “Eu faço parte dessa cultura. Continuo trabalhando em prol da cultura e da arte popular, a arte do povo”, registrou o artista.
 
Foram elencados dez objetivos específicos para a 5ª CEC-PE. Entre eles estão: ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política; propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável; e construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.
 
Ao todo, participarão da 5ª CEC-PE mais de 330 delegados, sendo formados por aqueles eleitos nas conferências realizadas em 83 municípios e os titulares do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE), Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e Conselho Consultivo do Audiovisual (CCAU-PE). “Vamos aproveitar bem esse momento da conferência, momento rico e especial para toda a expressão cultural de Pernambuco”, disse o prefeito de Gravatá, Padre Joselito.
 
O evento tem como foco a “Democracia e Direito à Cultura”, temática instituída pelo Ministério da Cultura para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, da qual a etapa estadual é integrante. As discussões da 5ª CEC-PE, então, serão realizadas a partir de eixos propostos pelo Ministério da Cultura.
 
Estiveram presentes no evento o diretor do Ministério da Cultura, Thiago Leandro; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho; a presidente da Fundarpe, Renata Borba; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Joaquim Lira; a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; e a vereadora do Recife Cida Pedrosa.