O Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea mundial, apresentou os últimos vencedores da edição de 2023. Com finais no Arruda, realizadas neste domingo (26), quatro categorias levantaram troféus – Sub-20, Veterano, Aberto Masculino e Aberto Feminino. Ao todo, este ano, R$ 39.500,00 foram distribuídos entre os vencedores de todas as categorias – em 2022, houve um acréscimo de 75% no montante. A competição é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.
No Sub-20, o Balada City acabou vencendo o PSU Unibol de Santo Amaro por 4 a 0. O título do Veterano ficou com o Andorinha FC, também por um 4 a 0, em cima do Da Moral FC. O troféu do Aberto Masculino foi para o Santa Cecília FC, que triunfou por 3 a 0 em cima do Real Rua Célia. No Aberto Feminino, o Sport Club do Recife derrotou o Clube Náutico Capibaribe por 3 a 2.
No Sub-11, o Projeto Vida Esc. Timba empatou em 1 a 1 com o Sport Recife Transição, vencendo por 6 a 5 nos pênaltis. O título do Sub-13 ficou com o Santa Cruz Futsal FC, que superou o Tubarões Boa Viagem FC, também nos pênaltis, por 4 a 2, após outro 1 a 1. No Sub-15, após um 0 a 0, o troféu foi para o CT Barão, que triunfou em cima também do Tubarões Boa Viagem FC, nas penalidades, por 5 a 4. Já no Sub-17, a Escolinha do Davi derrotou o Botafogo do Barro também nas penalidades, por 4 a 3, após outro 0 a 0.
As finais do futsal aconteceram em agosto. No Sub-15, o título ficou com o ACESA (Alto José Bonifácio); no Aberto Feminino, com o IX de Julho (Boa Viagem) e no Aberto Masculino, com o Primeiro Gole (Alto José do Pinho). Este ano, o Recife Bom de Bola contou com 15.387 mil inscritos. O quantitativo de equipes no campo subiu para 480. Somado ao futsal, foram 629 times, recorde do torneio. O número representa um aumento de 15% de equipes em relação ao campeonato precedente.
Formação de Árbitros – A Secretaria de Esportes disponibilizou uma formação para todos os interessados em atuar nas mais diferentes áreas de arbitragem do Recife Bom de Bola 2023. Especificamente, o período instrutivo para executar funções no campo foi de 04 de junho a 31 de julho. Nas quadras, de 05 de abril a 03 de maio. Todos os aptos agora podem trabalhar como árbitro, delegado, assistente de arbitragem e quarto árbitro. O curso focou no estudo da aplicação das regras do futebol, além das explanações teóricas, com debates, palestras e aulas práticas.
Campo no Brilho – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 102 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente.

A primeira edição da Corrida do Bem foi realizada neste domingo (26) no município de Garanhuns, no Agreste Pernambucano. A ação foi fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e o Supermercado Bem Pago.
QUINCAS FLOR
Tem início neste momento a reunião do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú- Cimpajeú.

A cidade Chã Grande, na Zona da Mata Sul, promoveu entre o sábado (25) e o domingo (26) mais uma edição do Festival Nordestino do Agricultor. O deputado federal Waldemar Oliveira, ao lado do prefeito Diogo Alexandre, participou do encerramento da festa neste domingo.
Verba para compensação do FPM e do ICMS é sancionada – A conquista municipalista de recomposição de quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da antecipação de valores pela compensação do ICMS tem recursos garantidos. Foi sancionado, na última quarta-feira, 22 de novembro, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 40/2023, que abriu crédito orçamentário para viabilizar as medidas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua para o valor entrar até este dia 30 de novembro.Com os recursos liberados, estima-se uma injeção de R$ 6,7 bilhões nos cofres municipais.


Reunião – O CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, promove nesta segunda-feira (27), na sede da entidade em Afogados da Ingazeira, a partir das 9 horas, juntamente com membros da Caixa EconômicaFederal, uma reunião com os municípios que foram contemplados com o Projeto de Iluminação Publica. Segundo o Presidente Luciano Torres, prefeito da Ingazeira, deverão está presentes dos prefeitos dos seguintes municípios: Ingazeira, Solidão, Serra Talhada, Triunfo, Brejinho, Betânia e Sertânia.
Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará apresentando às 10 horas desta segunda-feira (27), o Plano de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, o Juntos Pela Segurança. Oevento será na Arena de Pernambuco (Avenida Deus é Fiel, 1 – Penedo, São Lourenço da Mata)
Pré-candidato – O jovem Lino FIlho (foto), filho do ex-prefeito da Ingazeira, Lino Morais, é um dos pré-candidato a vereador nas eleições de 2024, na cidade mãe do Pajeú. Nos bastidores, Lino Filho, desponta como um dos prováveis eleito no pleito do próximo ano.
Nesta terça-feira (28), a Praça Dr. Santana Filho, em frente ao Palácio Municipal Manoel de Sousa Santana, será palco do encerramento especial do Novembro Azul em Flores. A gestão municipal convida os moradores para uma noite repleta de informação, motivação e solidariedade.
Ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, participou, na noite deste sábado (25.11), do encerramento da 95ª Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lajedo, no Agreste Meridional.

O ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias, sofreu um infarto na noite deste sábado quando participava de uma cantoria em Icó-CE.