Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Últimos campeões do Recife Bom de Bola 2023 são conhecidos

O Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea mundial, apresentou os últimos vencedores da edição de 2023. Com finais no Arruda, realizadas neste domingo (26), quatro categorias levantaram troféus – Sub-20, Veterano, Aberto Masculino e Aberto Feminino. Ao todo, este ano, R$ 39.500,00 foram distribuídos entre os vencedores de todas as categorias – em 2022, houve um acréscimo de 75% no montante. A competição é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.

 No Sub-20, o Balada City acabou vencendo o PSU Unibol de Santo Amaro por 4 a 0. O título do Veterano ficou com o Andorinha FC, também por um 4 a 0, em cima do Da Moral FC. O troféu do Aberto Masculino foi para o Santa Cecília FC, que triunfou por 3 a 0 em cima do Real Rua Célia. No Aberto Feminino, o Sport Club do Recife derrotou o Clube Náutico Capibaribe por 3 a 2. 

No Sub-11, o Projeto Vida Esc. Timba empatou em 1 a 1 com o Sport Recife Transição, vencendo por 6 a 5 nos pênaltis. O título do Sub-13 ficou com o Santa Cruz Futsal FC, que superou o Tubarões Boa Viagem FC, também nos pênaltis, por 4 a 2, após outro 1 a 1. No Sub-15, após um 0 a 0, o troféu foi para o CT Barão, que triunfou em cima também do Tubarões Boa Viagem FC, nas penalidades, por 5 a 4. Já no Sub-17, a Escolinha do Davi derrotou o Botafogo do Barro também nas penalidades, por 4 a 3, após outro 0 a 0.

As finais do futsal aconteceram em agosto. No Sub-15, o título ficou com o ACESA (Alto José Bonifácio); no Aberto Feminino, com o IX de Julho (Boa Viagem) e no Aberto Masculino, com o Primeiro Gole (Alto José do Pinho). Este ano, o Recife Bom de Bola contou com 15.387 mil inscritos. O quantitativo de equipes no campo subiu para 480. Somado ao futsal, foram 629 times, recorde do torneio. O número representa um aumento de 15% de equipes em relação ao campeonato precedente. Formação de Árbitros – A Secretaria de Esportes disponibilizou uma formação para todos os interessados em atuar nas mais diferentes áreas de arbitragem do Recife Bom de Bola 2023. Especificamente, o período instrutivo para executar funções no campo foi de 04 de junho a 31 de julho. Nas quadras, de 05 de abril a 03 de maio. Todos os aptos agora podem trabalhar como árbitro, delegado, assistente de arbitragem e quarto árbitro. O curso focou no estudo da aplicação das regras do futebol, além das explanações teóricas, com debates, palestras e aulas práticas.     

Campo no Brilho – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 102 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. 

Primeira Corrida do Bem foi realizada neste domingo em Garanhuns

A primeira edição da Corrida do Bem foi realizada neste domingo (26) no município de Garanhuns, no Agreste Pernambucano. A ação foi fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e o Supermercado Bem Pago.

O evento contou com mais de 300 atletas envolvidos que percorreram cerca de cinco quilômetros de prova, passando por vias como a Avenida Rui Barbosa, Avenida Júlio Brasileiro e Rua Doutor José Mariano. Ao longo do percurso houve pontos estratégicos de hidratação para os atletas.

O Parque Euclides Dourado foi o local escolhido para a concentração, largada e a chegada dos corredores. O momento contou com aquecimento e aula de dança, além de medalha e kit alimentação para todos os participantes inscritos.

Com menos de 20 minutos de prova, os primeiros colocados nas categorias feminina e masculina foram chegando para formar o pódio e receber a premiação. Além de medalhas, os ranqueados também ganharam um super cheque com vale compras no Supermercado Bem Pago, além de brindes e presentes de empresas parceiras da corrida. O primeiro lugar faturou R$500, o segundo lugar levou R$300, e o terceiro colocado levou pra casa o valor de R$200. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com a Anastácia Rocha, já na segunda colocação ficou com a Miriam Franco, e fechando o pódio a atleta Veridiana Alves completou o trio feminino. Já no masculino, o primeiro lugar foi de Gleyson Santos, a segunda colocação ficou com o atleta Márcio Leão, e Lucas Soares fechou o pódio.

Mesmo com a disputa acirrada, o grande intuito do evento foi o de promover o bem estar e interação social, assim como o incentivo à prática do exercício físico. Além disso, todos os alimentos que foram doados pelos corredores e consequentemente arrecadados pela organização serão doados as famílias carentes da Suíça Pernambucana.

Crônica de Ademar Rafael

QUINCAS FLOR

Na segunda estrofe do fantástico poema “O remorso falando ao avarento”, de Elísio Félix da Costa-Canhotinho, tem estes dois versos: “…Quem és tu? Quem são teus pais?/De onde vens? Pra onde vais?…”. Sem enveredar na parte filosófica das indagações todos nós reunimos condições de responder as indagações do poeta de Taperoá.

Se a primeira pergunta estender para os pais e os avós dos nossos pais as respostas sairão com muita dificuldade. A dificuldade para respondermos sobre nossos antepassados advém da nossa incapacidade de criarmos registros históricos e reais sobre nossos antecessores. Somos filhos de uma terra sem memória? Não afirmaria cem por cento, contudo, cabe registrar que nossa memória é, no mínimo, restrita.

No último dia 23.11 Joaquim Alves de Freitas, Quincas Flor, alcançou 160 anos do seu nascimento. Para organizar um evento alusivo à data fomos procurados por funcionários da Escola que leva seu nome em busca de informações. Quase nada tínhamos a oferecer. Se fossemos criar um “verbete” sobre o agropecuarista e empresário sofreríamos para juntar cinquenta palavras. Isto mesmo, pouco sabemos sobre nosso bisavô, o cidadão que emprestou seu nome durante muito tempo ao Distrito de Jabitacá, na época que era Varas de Quincas Flor.

Um dos objetivos do Instituto Cultural Quincas Rafael – ICQR é construir uma base de informações sobre personalidades da região para atender demandas como as apresentadas pela gestão, professores e alunos da Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas. Estamos vencendo as barreiras burocráticas e esperamos que em 2025 estejamos na execução
desse nobre objetivo: Resgatar dados históricos sobre os que nos antecederam.

Recorremos e fomos prontamente atendidos pelo historiador Alexsandro Acioly da Silva – Leca de Amadeu, dos arquivos oriundos das suas pesquisar vieram informações confiáveis.

Cimpajeú realiza reunião

Tem início neste momento a reunião do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú- Cimpajeú.

Na pauta o Projeto de PPP de iluminação Pública do Cimpajeú, com a participação dos municípios Ingazeira, Solidão, Serra Talhada, Triunfo, Brejinho,  Betânia e Sertânia, que foram contemplados.

Pauta: Apresentação institucional Caixa e PPI; status geral do projeto; Objetivos da visita a cada município. Foto: Finfa 

Waldemar participa do encerramento do Festival Nordestino do Agricultor em Chã Grande

A cidade Chã Grande, na Zona da Mata Sul, promoveu entre o sábado (25) e o domingo (26) mais uma edição do Festival Nordestino do Agricultor. O deputado federal Waldemar Oliveira, ao lado do prefeito Diogo Alexandre, participou do encerramento da festa neste domingo.

O evento, realizado em praça pública contou com apresentações de artistas como Lipe Lucena, Priscila Senna e Raphaela Santos. As apresentações tiveram início no sábado, às 20h, com o show do músico local Nado Moreno, seguido por Rogério Som às 22h e Lipe Lucena à 0h.

Neste domingo, a programação começou às 15h com as presenças, do deputado federal Waldemar Oliveira e seu irmão Sebastião Oliveira (presidente do Avante). No palco o grupo D + 6, seguido pela banda Forró do Muído, Priscila Senna e Raphaela Santos.

Coluna do Finfa

Verba para compensação do FPM e do ICMS é sancionada – A conquista municipalista de recomposição de quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da antecipação de valores pela compensação do ICMS tem recursos garantidos. Foi sancionado, na última quarta-feira, 22 de novembro, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 40/2023, que abriu crédito orçamentário para viabilizar as medidas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua para o valor entrar até este dia 30 de novembro.Com os recursos liberados, estima-se uma injeção de R$ 6,7 bilhões nos cofres municipais.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), desse total, R$ 4,3 bilhões são relativos à compensação das perdas ocorridas no FPM no período de julho a setembro de 2023 e R$ 2,4 bilhões referem-se ao adiantamento da compensação do ICMS que seria repassada em 2024. Outros recursos, relativos ao FPM, ainda podem ser destinados aos Municípios. Isso porque a Lei Complementar 201/2023, para a qual os recursos foram liberados, também prevê que a União calcule – ao fim de 2023 – possíveis quedas que deverão ser recompostas caso ocorra redução real do repasse quando considerado todo o exercício.

Sem crise – O prefeito Irlando Parabólica, da pequena cidade de Santa Cruz da Baixa, no Sertão do Pajeú, com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, não deve passar neste momento o que seus colegas estão passando, diante das lamentações dos gestores com a queda dos repasses. O gestor anunciou a programação da 26ª Festa da Rapadura, que será realizada entre os dias 07 e 10 de dezembro. Confira algumas das atrações, Matheus Fernandes, Solange Almeida, Vicente Nery, Alcimar Monteiro, Fábio Diniz, entre outros. Segundo um empresário do ramo artístico aqui no Pajeú, em conversa com este blogueiro, afirmou que o município com esta grade, não gasta menos de R$ 400 mil com toda infraestrutura do evento.

Abertura – O Governo Municipal de Serra Talhada, estará realizando no próximo dia 10 de dezembro, a abertura do Natal na capital do xaxado. “Temos um encontro marcado na Praça Sérgio Magalhães, para mais uma noite em que tudo se transforma em um cenário encantado, iluminado e cheio de alegria”, disse a prefeita Márcia Conrado.

Domingo – A Prefeitura de Custódia, estará realizando no próximo domingo (03), o acendimento das luzes natalinas e a chegada do Papai Noel. O Natal Luz será a partir das 20:30 horas na Praça Pe.Leão.

Reunião – O CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, promove nesta segunda-feira (27), na sede da entidade em Afogados da Ingazeira, a partir das 9 horas, juntamente com membros da Caixa EconômicaFederal, uma reunião com os municípios que foram contemplados com o Projeto de Iluminação Publica. Segundo o Presidente Luciano Torres, prefeito da Ingazeira, deverão está presentes dos prefeitos dos seguintes municípios:  Ingazeira, Solidão, Serra Talhada, Triunfo, Brejinho,  Betânia e Sertânia.Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará apresentando às 10 horas desta segunda-feira (27), o Plano de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, o Juntos Pela Segurança. Oevento será na  Arena de Pernambuco (Avenida Deus é Fiel, 1 – Penedo, São Lourenço da Mata)

Pré-candidato – O jovem Lino FIlho (foto), filho do ex-prefeito da Ingazeira, Lino Morais, é um dos pré-candidato a vereador nas eleições de 2024, na cidade mãe do Pajeú. Nos bastidores, Lino Filho, desponta como um dos prováveis eleito no pleito do próximo ano.

Você sabia – Que o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, terá nesta segunda-feira (27), na Superintendencia do Banco do Nordeste em Recife, um encontro com o Presidente Paulo Câmara.

Panfletagem – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira durante a feira livre da cidade, ação de panfletagem com orientações sobre o câncer de próstata e importância da realização do exame.

Perguntar não ofende – O vereador de Afogados da Ingazeira, Toinho da Ponte, vai concorrer a eleição em 2024?

Encerramento do Novembro Azul em Flores promete noite de informação e solidariedade

Nesta terça-feira (28), a Praça Dr. Santana Filho, em frente ao Palácio Municipal Manoel de Sousa Santana, será palco do encerramento especial do Novembro Azul em Flores. A gestão municipal convida os moradores para uma noite repleta de informação, motivação e solidariedade.

A programação terá início às 18h30 e contará com diversas atividades:

* Palestra Motivacional: O fisioterapeuta Jocy Jammes trará percepções inspiradoras para fortalecer a saúde masculina.
* Momento de Descontração: O educador físico Anastácio Barbosa conduzirá atividades leves e divertidas para descontrair corpo e mente.
* Sorteios de Brindes: Participe e concorra a brindes especiais!

Além disso, o evento contará com palestras esclarecedoras de profissionais renomados:

* Dr. Searly Medeiros: Graduado em Terapias Integrativas, abordará inovações para a prevenção e bem-estar.

* Dra. Eliene Viturino: Psicóloga e Sexóloga, trará insights valiosos sobre a saúde emocional masculina.

* Dr. Luiz Pinto Matos: Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (seção Pernambuco), com 42 anos de dedicação à saúde do homem. Abordará o tema “O que fazer no dramático estágio terminal do câncer da próstata?”

A prefeitura destaca a importância da participação de todos neste momento especial, encerrando o Novembro Azul com conhecimento, apoio mútuo e ações que impactam positivamente a saúde masculina.

Álvaro Porto cumpre agendas festivas em Lajedo e São João

Ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, participou, na noite deste sábado (25.11), do encerramento da 95ª Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lajedo, no Agreste Meridional.

Acompanhado da esposa e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o deputado cumprimentou moradores, conversou com lideranças locais e discursou no palco do evento, um dos mais reconhecidos e tradicionais da região. “É sempre um prazer participar desta grande festa, que retrata a fé e a alegria do povo de Lajedo”, disse.

Mais cedo, Porto marcou presença no aniversário do ex-prefeito de São João Genaldi Zumba. Na ocasião, o deputado encontrou-se com correligionários e moradores do município e destacou a parceria de longa data com Genaldi, que é pré-candidato à prefeitura de São João.

“Nossa parceria é antiga e vamos batalhar para que Genaldi retorne à Prefeitura. Estamos juntos para buscar apoios e somar forças para que ele possa retomar o trabalho em favor do povo de São João”, afirmou.

 

Ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias sofre infarto no Ceará, mas está bem, diz família

O ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias, sofreu um infarto na noite deste sábado quando participava de uma cantoria em Icó-CE.

Ele chegou a desmaiar e foi socorrido por amigos e levado para o hospital onde teve uma parada, mas foi reanimado e transferido para o hospital de Barbalha, também no Ceará.

Segundo informações, ele está saturando bem e a pressão está estabizando, porém, Sebastião está intubado e deve seguir para uma UTI para os próximos procedimentos.

Falando à produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira, o filho dele, Allan Dias, disse que nesses últimos dias ele se sentiu mal, mas achou que seria gastrite.(Informação: Blog do Nill Júnior)