Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa será instalada nesta segunda (4) na Alepe

A frente terá como coordenador-geral o deputado José Patriota (PSB)

A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa será instalada na próxima segunda-feira (4), em cerimônia que será realizada no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reunirá entidades que trabalham com a temática, empreendedores, Governo do Estado e também políticos. A frente proposta pelo deputado estadual José Patriota (PSB),  tem o objetivo de promover discussões, audiências públicas e propor medidas que beneficiem os micro e pequenos negócios em Pernambuco.

Parceiro na instalação, o Sebrae-PE participará com apresentação dos projetos realizados pela entidade no estado no que tange a micro e pequena empresa. Outras instituições também mostrarão a importância que esses negócios têm tido na geração de renda para o país. Até o primeiro semestre, as micro e pequenas empresas representavam 48% dos empregos de Pernambuco.

“A frente vem atuar em um setor muito importante e que está em crescimento em todo o estado. Precisamos entender as dificuldades do micro e pequeno empreendedor para que o estado possa atuar mediando as principais questões que fazem o fechamento de muitas dessas empresas. Nossa missão é fazer com que o empreendedorismo possa crescer e se desenvolver em Pernambuco”, diz Patriota, que também será o coordenador-geral do colegiado.

Além dele, participarão os deputados estaduais: Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), Eriberto Filho (PSB), France Hacker (PSB), Izaías Régis (PSDB), João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (Solidariedade), Mário Ricardo (Republicanos) e Rodrigo Farias (PSB) como membros efetivos.

Coluna do Finfa

Moção de Aplauso – Nesta quarta-feira (29), estive participando da Sessão da Câmara de Vereadores de Itapetim, onde recebi a Moção de Aplausos pelos 11 anos de serviços prestados deste Blog. A autoria foi do vereador José Lailton Brito da Silva, e aprovada por unanimidade. “Quero agradecer a todos os vereadores pelas presenças ao presidente Júnior de Diogenes, pela condução da homenagem e em especial ao autor da honraria, o vereador Lailton”.

Na abertura dos trabalho, fiquei emocionado, quando o Presidente Júnior de Diogénes, pediu para todos ficarem em pé, para rezar um Pai Nosso, coisa que nunca presenciei em outras casas legislativas. Parabéns a todos.

Que esteve representando o prefeito Adelmo Moura, que me ligou justificando sua ansência, foi o Ailson Alves. No final presentiei todos com meu livro ‘Blog do Finfa – Uma década’.

Assinou – O município de Santa Terezinha, se juntou oficialmente aos outros 154 municípios do Estado que estão em parceria com o Governo de Pernambuco no Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE). O prefeito Delson Lustosa, esteve ontem (29), na GRE do Alto Pajeú, onde assinou a adesão ao programa,que garante que os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Terezinha contarão com transporte seguro e de qualidade a partir de 2024. “O PETE consiste na parceria entre o Estado e os municípios para o transporte dos estudantes da rede estadual. O Governo do Estado repassa aos municípios um valor proporcional ao número de alunos transportados, que é utilizado para custear as operações de transporte”,disse o prefeito

Entregou – A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, realizou ontem (29), a entrega do fardamento dos motoristas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “Agora os motoristas estarão devidamente identificados para as ações do município e dos equipamentos e da assistência social. Isso facilitará a identificação pela população e o melhor acolhimento nos territórios”, disse a secretária Myrella Gomes.

Aprovadas – Foi aprovadas na última terça-feira (28), durantea Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Custódia, a a prestação de contas do exercício financeiro de 2021 do prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), pelo placar de 08 votos a favor e 02 contra.

Aprovado feriado – Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de novembro feriado nacional para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Como já foi aprovado pelo Senado em 2021, o texto segue para sanção presidencial. Apenas dois partidos orientaram suas bancadas a votar contra o projeto: o Novo e o PL.

Procede? – Uma fonte da política da cidade de em Tabira, em contato com este blogueiro, afirmou que o deputado federal, Carlos Veras, está propenso a preencher a vaga de vice na chapa da prefeita Nicinha Melo, com sua irmã Socorro Verás. Em troca o deputado quer o apoio daprefeita e do seu esposo Dinca Brandino em 2026 para Senador.

Frase “Contratamos um pesquisa e lidero em todos os cenários”. (Pré-candidato a prefeito de Iguaracy, ex-prefeito Albérico Rocha, ontem na Rádio Pajeú)

Programação – A Prefeitura do Recife detalha, nesta quinta-feira (30), a grade de programação do Polo Pina para o Réveillon 2023/2024. Na ocasião, o prefeito João Campos e o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho, apresentarão à imprensa os nomes que irão compor os festejos, que acontecem pela primeira vez em formato inédito, com duração de três dias. A ação visa reforçar o destino e fortalecer o potencial da capital pernambucana enquanto hub de turismo e fomentar a economia no segmento. A coletiva acontecerá às 10h30, no Tatu Bola Bar, que fica situado à Av. Herculano Bandeira, 21, Pina.

Começa a funcionar – A Prefeitura de Flores, anuncia que nesta quinta-feira (30), a partir das 08 horas, estará funcionando o Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC, do Povoado do Tenório. Segundo o prefeito Marconi Santana, serão ofertados os seguintes serviços para a população rural de toda região: CARF, CAR, Seguro-Safra, e distribuição de vacina contra febre aftosa. “O Centro de Serviços de Apoio ao Cidadão – CESAC, um equipamento importantíssimo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas, principalmente para população rural que necessita de vários serviços através da internet”, pontuou o gestor.

Disse – “A gente discutiu o repasse de recursos através de emendas que farão chegar equipamentos e outras ações para o município. E estamos abrindo diálogos para fazer um estudo da vocação do desenvolvimento econômico da região. Assim, a gente poderá estabelecer um planejamento estratégico de soluções que gerem a inclusão das pessoas nesse desenvolvimento”. (Danilo Cabral, Superintendente da Sudene)

Perguntar não ofende – Por que a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú em Afogados da Ingazeira, não comunicou a imprensa a formalização da adesão dos municípios ao Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), que aconteceu ontem?

Afogados pode ter curso de medicina. Protocolo de intenções foi firmado entre Prefeitura e UNIFIP

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a UNIFIP – antiga Faculdades Integradas de Patos, firmaram um protocolo de intenções para a criação do curso de medicina em Afogados.

A notícia foi divulgada após reunião do Prefeito Sandrinho Palmeira com o reitor da UNIFIP, João Leuson Gomes. A reunião contou ainda com as presenças do médico Miguel Águila Toledo, coordenador do curso de medicina; de Aldo Candeia, diretor de Patrimônio da UNIFIP, e do secretário municipal de saúde, Artur Amorim.

Para a instalação do curso, a Prefeitura irá doar um terreno, cujo levantamento já está sendo feito, uma vez que o curso de medicina é presencial. “Esse será um marco histórico para Afogados. Todos nós sabemos da alta procura por esse curso, muitos chegam até a mudar de Estado e de País para cursar medicina, e nós teremos a oportunidade aqui mesmo em Afogados, beneficiando nossos jovens e também atraindo pessoas de fora que virão para cá estudar e trazer recursos para movimentar ainda mais a nossa economia,” avaliou o Prefeito Sandrinho.

O reitor da UNIFIP, João Leuson Gomes, foi enfático no empenho para trazer o curso de medicina para Afogados. “Analisamos o potencial de Afogados, estamos contando com o apoio da Prefeitura, e vamos chegar aqui pra valer, com muito investimento, uma grande estrutura de laboratórios, com ensino de qualidade, para formarmos bons profissionais, que é nossa tradição,” destacou o Reitor.

Segundo Miguel Águila, coordenador do curso de medicina da UNIFIP, a previsão de aprovação do curso de medicina em Afogados é agosto de 2024. “Queremos já ter vestibular aqui para medicina já no início de 2025,” destacou o médico. Além de medicina, há a previsão inicial de oferta também de cursos superiores em Afogados nas áreas de psicologia, enfermagem e medicina veterinária.

Histórico – a UNIFIP, antiga Faculdades Integradas de Patos, tem uma trajetória de 58 anos consolidando o ensino superior no interior da Paraíba. Possui Campus em Patos e em Campina Grande, onde ofertam curso superiores nas áreas de medicina, biomedicina, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, enfermagem, psicologia, arquitetura e urbanismo, direito, educação física, engenharia civil e medicina veterinária, dentre outros.

Henry Kissinger, diplomata norte-americano e ganhador do Nobel da Paz, morre aos 100 anos

Por Giuliana Viggiano, Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

O diplomata norte-americano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Henry Kissinger, morreu nesta quarta-feira (29) aos 100 anos, segundo a Kissinger Associates Inc. A causa da morte ainda não foi revelada.

Kissinger morreu em casa, em Connectitcut. O funeral deve ser reservado somente para a família. Uma cerimônia pública de memorial deve ser feita em Nova York.

O diplomata ganhou fama nos anos 1970 por sua forte atuação como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.

Diante de seu papel no governo norte-americano, Kissinger participou de vários eventos globais importantes, durante a Guerra Fria.

Ele liderou conversas com a União Soviética para controlar a corrida nuclear durante o período; foi responsável por aproximar os Estados Unidos da China; e participou de negociações de paz para a Guerra do Vietnã.

No entanto, também foi alvo de uma série de polêmicas, por ter apoiado ditaduras anticomunistas na América Latina.

Silvio Costa Filho: “O Brasil hoje passou a ser uma janela de oportunidades

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, afirmou que “o Brasil é hoje uma grande janela de oportunidade para novos investimentos estrangeiros”. A avaliação do ministro de Portos e Aeroportos foi durante o seu discurso no seminário empresário Brasil-Arábia Saudita, realizada nesta quarta-feira (29) em Riade, que tem por objetivo buscar novos investimentos para o desenvolvimento dos modais de infraestrutura do país.

De acordo com o ministro, isso se explica por diversos fatores, entre eles: o fortalecimento das instituições brasileiras, a segurança jurídica, a estabilidade econômica, a previsibilidade e um ambiente de negócios favorável.

De acordo com relatório do Banco Mundial, o Brasil é o segundo país mais procurado por investidores internacionais. “Isso demonstra que temos alta rentabilidade para os investidores, maior do que qualquer investimento na Europa ou no mercado americano. Isso, sem dúvida alguma, é um instrumento que fortalece a possibilidade de novos investimentos”, afirmou Costa Filho.

Novos aportes

Para o setor portuário, o Governo Federal trabalha para criar, nos próximos cinco anos, mais de 30 novos portos. Para isso, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o objetivo é ampliar a parceria bilateral e atrair novos investimentos de países Árabes, com a finalidade de ampliar o transporte de cabotagem e aperfeiçoar a infraestrutura do modal, para ampliar os investimentos e o escoamento da produção brasileira.

Para captar novos aportes privados e alavancar a agenda portuária, o MPor está finalizado o programa Navegue Simples. Atualmente em fase de estruturação, o programa tem como escopo simplificar processos que envolvam a análise conjunta de processos entre Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e a Antaq. “É uma iniciativa que, certamente, causará impacto positivo na atividade econômica e na atração de investimentos”, ressaltou Silvio Costa Filho.

É através dos nossos portos que nós queremos ampliar as nossas exportações. Todas as parcerias são muito bem-vindas ao país, por isso queremos nos colocar à disposição de todos para compartilhar os projetos e, de maneira objetiva, tentar desburocratizar para trazer esses investimentos ao Brasil, conclui o titular da pasta de Portos e Aeroportos.

Governo de Pernambuco reforça rede de saúde com nomeação de mais 138 médicos e soma 315 nomeações destes profissionais desde janeiro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nomeou, nesta quarta-feira (28), 138 médicos de especialidades diversas para reforçar – entre os quais, 40 anestesistas – a rede de saúde pública e garantir a adequada assistência à população pernambucana. O ato da governadora Raquel Lyra foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com o nome dos profissionais, além das respectivas Gerências Regionais de Saúde (Geres) onde cada um vai atuar a partir de agora.
 
“A rede de saúde estadual recebe mais 138 médicos, novidade fundamental para atendermos melhor a saúde da nossa população. Essas nomeações se somam a outras que ocorreram desde janeiro, sendo mais de 4.600 novos servidores nomeados espalhados por todas as áreas de serviços prestados à população”, destacou a governadora em exercício, Priscila Krause.
 
Ao todo foram contempladas 11 especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia, tocoginecologia, traumatologia e clínica geral.
 
Na distribuição dos profissionais, a I Geres, por englobar a Região Metropolitana – com o maior grupo populacional do Estado -, recebeu o maior quantitativo de concursados, de acordo com a distribuição informada no edital do concurso. Também vão ter quadros de saúde fortalecidos as II, IV, V, VII, XI e XII Geres.    
 
Esta nova nomeação fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, levando em consideração uma assistência mais robusta das unidades de saúde. “O Governo de Pernambuco acaba de publicar a nomeação de cento e trinta e oito médicos para o estado, para a saúde de Pernambuco, que vem fortalecendo diversas especialidades, psiquiatria, anestesia, cirurgia, entre tantas, fortalecendo a assistência ao SUS e melhorando a cobertura das escalas de plantão nos diversos hospitais da rede própria”, afirmou a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti. 
 
A gestão estadual atual já realizou a nomeação de 4,6 mil servidores. Para a Secretaria de Saúde foram 346, sendo 240 médicos, 104 assistentes de saúde e 2 analistas em saúde. Além disso, novos 30 médicos foram nomeados no Hemope e outros 45 na Universidade de Pernambuco (UPE).

Sileno Guedes, Danilo Cabral e Aline Gouveia discutem ações para Amaraji

O deputado Sileno Guedes (PSB) acompanhou, nesta quarta-feira (29), a prefeita de Amaraji, Aline Gouveia (PSB), e o secretário municipal de Governo, Jânio Gouveia, em uma visita institucional à sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife. O grupo foi recebido pelo superintendente Danilo Cabral (PSB) e discutiu possibilidades de apoio da autarquia na elaboração de estudos que contribuam com o aproveitamento do potencial econômico da região.

“A gente fica muito animado quando vê uma gestão como a da prefeita Aline Gouveia preocupada em pensar além do mandato e focando nas próximas gerações. Foi o que viemos fazer aqui: pensar o futuro do desenvolvimento econômico de Amaraji, com a ajuda da Sudene, que tem esse papel. Fico feliz de participar dessa parceria com  Aline e com Jânio”, afirmou Sileno.

Durante a reunião, também foi abordado o repasse de emendas parlamentares destinadas à Sudene para aplicação em Amaraji. “A gente discutiu o repasse de recursos através de emendas que farão chegar equipamentos e outras ações para o município. E estamos abrindo diálogos para fazer um estudo da vocação do desenvolvimento econômico da região. Assim, a gente poderá estabelecer um planejamento estratégico de soluções que gerem a inclusão das pessoas nesse desenvolvimento”, disse Danilo.

Já a prefeita Aline Gouveia, em conversa que também teve a participação do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Álvaro Ribeiro, destacou que o município possui uma carteira de projetos elaborados e licitações concluídas, o que deixa Amaraji em uma condição favorável para receber os recursos federais que estão sendo pleiteados. “Tenho certeza de que coisas boas estão por vir e que Amaraji só tem a crescer com essa parceria que está sendo conversada aqui”, declarou.

Fabrizio Ferraz e Washington Ângelo, prefeito de Tacaratu, se reúnem com o presidente da Semobi em busca de melhorias para a PE-375

O deputado estadual Fabrizio Ferraz se reuniu, nesta quarta-feira, com o presidente da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Diogo Bezerra, e o prefeito de Tacaratu, Washington Ângelo. Na pauta, a melhoria da PE-375, a principal via de acesso ao município.

Durante a reunião, realizada na sede da Semobi, no Recife, Fabrizio Ferraz e Washington apresentaram ao secretário a situação da PE-375, ressaltando que as obras contribuirão para a maior circulação de pessoas e de mercadorias, melhorando a saída de produtos como artesanato e rede, importantes para economia da região.

“Mostramos como o investimento em infraestrutura será benéfico para as pessoas e o município. Argumentamos, inclusive, como as viagens se tornarão mais seguras e menos onerosas. Nossa expectativa é que as obras comecem o mais rápido possível”, afirmou Fabrizio Ferraz.

Novo Presidente do PSDB em Pernambuco é eleito por unanimidade

Nomeação aconteceu nesta quarta-feira, 29, durante a convenção estadual do partido na capital pernambucana e contou com a presença nomes relevantes da política estadual

O empresário Fred Loyo foi empossado presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Pernambuco por decisão unânime. A nomeação aconteceu durante a convenção estadual do partido, nesta quarta-feira (29), no Recife, e contou com a presença de nomes como a governadora em exercício, Priscila Krause (Cidadania) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Turismo) e Fernando Holanda (Secretário-Chefe da Assessoria Especial à Governadora).

Pautado no diálogo e na busca e valorização de convergências, Loyo tem como objetivo o crescimento e a consolidação do partido em Pernambuco, buscando ampliar a representatividade do PSDB para as eleições de 2024 no Estado e fortalecer o governo Raquel Lyra. “Quero contribuir com o PSDB na busca de novos nomes e alianças partidárias. A partir de agora, nos reuniremos para traçar estratégias e conversar para fazer com que o PSDB aumente sua presença nas prefeituras do Estado. Nosso intuito é que o partido tenha candidato próprio nas principais cidades pernambucanas”, comentou Fred.

Além de comandar o governo de Pernambuco, o PSDB tem representação de três deputados estaduais, sendo um deles (Álvaro Porto) presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e oito prefeitos. Fred, aliado de primeira hora, apoiou a candidatura de Raquel Lyra em 2022, participou ativamente de sua campanha e colaborou para a elaboração do plano de governo. “Acredito na visão de futuro da governadora Raquel Lyra para o nosso Estado e, por isso, junto com ela, aceitei a missão com o desafio de construirmos um Pernambuco melhor para todos”, finalizou o presidente.

A governadora em exercício Priscila Krause destacou a importância e os desafios que Fred Loyo terá à frente da presidência do PSDB. “O estado inteiro está representado por Fred, que certamente cumprirá um papel que um dia foi de Antônio Moraes, de Bruno Araújo, de Armando Monteiro e da própria Governadora Raquel Lyra, e fará, certamente, um trabalho brilhante, de construção com vistas às eleições de 2024”, enfatizou.

A deputada estadual e agora vice-presidente do PSDB, Débora Almeida, também destacou o papel fundamental que o novo presidente irá exercer à frente da legenda. “Vamos construir agora em cada um dos municípios a política de base, para que no próximo ano tenhamos representatividade em nossas candidaturas nas próximas eleições”, pontuou.

Após o evento, Fred Loyo seguiu para Brasília, onde participará da convenção nacional do PSDB nesta quinta-feira (30).

Além de Débora Almeida, estiveram presentes representando o partido o deputado estadual Izaías Régis, os prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Duguinha (São Joaquim do Monte), Judite Botafogo (Lagoa do Carro), e o vereador líder da oposição no Recife, Alcides Cardoso, representando todos os parlamentares municipais.

Também prestigiaram evento diversas lideranças políticas, como o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), o deputado estadual Romero Sales Filho (UB), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PP), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), o presidente do Podemos-PE, Ricardo Teobaldo, o presidente do Cidadania-PE, João Freire e diversos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadores de todas as regiões do Estado .