Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Afogados inaugurou meio quilômetro de pavimentação no São Francisco

A Prefeitura de Afogados inaugurou neste último final de semana mais uma obra de pavimentação, dessa vez no bairro São Francisco.

A inauguração fez parte da 42ª semana da maratona de inaugurações e obras, e contemplou a pavimentação de 554 m2 em piso intertravado do primeiro trecho da Rua Cristiane Moraes da Silva. “Essa é uma obra que traz dignidade para os moradores, valoriza os imóveis e liberta a todos da poeira e da lama, facilitando o ir e vir das pessoas que aqui residem,” destacou o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira.

A inauguração contou com as presenças do Deputado Estadual José Patriota, gestores municipais, moradores da rua e dos vereadores Erickson Torres, Cícero Miguel, Gal Mariano, Reinaldo Lima, César Tenório, Raimundo Lima e Toinho da Ponte.

Morre o poeta e ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias

Confira a nota:

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do nosso poeta Sebastião Dias, ocorrido às 13 horas, no Hospital do Coração do Cariri, na cidade de Barbalha. Na manhã deste domingo o quadro evoluiu para uma pneumonia e por volta das 12h30 sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica fez todas as manobras possíveis para reanimá-lo, às 13 horas o poeta nos deixou.

A poesia de Sebastião continuará a ecoar em nossos corações. A família agradece o apoio e o carinho de todos.

Diante dessa dolorosa partida, agradecemos as manifestações de solidariedade e pedimos compreensão neste momento delicado. Em breve, informaremos local do velório e horário do sepultamento.

Morre o poeta ex-prefeito de Tabira Sebastião Dias

Confira a nota:

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do nosso poeta Sebastião Dias, ocorrido às 13 horas, no Hospital do Coração do Cariri, na cidade de Barbalha. Na manhã deste domingo o quadro evoluiu para uma pneumonia e por volta das 12h30 sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica fez todas as manobras possíveis para reanimá-lo, às 13 horas o poeta nos deixou.

A poesia de Sebastião continuará a ecoar em nossos corações. A família agradece o apoio e o carinho de todos.

Diante dessa dolorosa partida, agradecemos as manifestações de solidariedade e pedimos compreensão neste momento delicado. Em breve, informaremos local do velório e horário do sepultamento.

 

Foto é história

Foto em 2012, com as apresentações desses dois grandes artistas, Maria da Paz (nossa Paizinha), que já não se encontra entre nós e o grande Maciel Melo, no evento de despedida gerente-geral do Prorural, José Patriota, para disputar a Prefeitura de Afogados da Ingazeira (PE) pelo PSB, no Círculo Militar do Recife. Foto exclusiva deste blogueiro que estava presente no evento. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (81) 996530059, que publicaremos.

Bora Petrolina fecha 2023 com cerca de 130 mil atendimentos à população

Cinco bairros da Zona Norte de Petrolina foram beneficiados, neste sábado (2), com um grande mutirão de serviços da prefeitura. Logo nas primeiras horas da manhã a Escola Municipal Professora Zélia Matias, localizada no Jardim Amazonas, já estava lotada utilizando os mais de 120 serviços ofertados pelo Bora Petrolina. Em sua 7ª edição, o programa iniciado em abril deste ano atingiu a marca de 130 mil atendimentos, finalizando o ano de 2023 com chave de ouro.

Nesta edição, a prefeitura preparou uma programação cultural diferenciada, voltada ao período natalino, com um concerto da Camerata 21 de Setembro, a chegada do Papai Noel e uma exposição que conta a trajetória da ceramista Ana das Carrancas. Além do Jardim Amazonas, mais quatro bairros foram contemplados com as ações deste mutirão: Pedro Raimundo, Alto do Cocar, Ouro Preto e Vale do Grande Rio.

Além de todas as secretarias da prefeitura, 30 instituições parceiras estiveram presentes contribuindo para a efetivação de políticas públicas à comunidade. Entre as ações, foram realizados atendimentos médicos com geriatra, urologista, hematologista, pneumologista, ginecologista, cardiologista, ortopedista, reumatologista, otorrinolaringologista e pediatra; odontologia; vacinação; emissão de documentos de identificação; entrada em documentos de regularização fundiária; cadastro em programas sociais como Bolsa Família; orientações jurídicas; lazer; beleza; entre outros.

Ao longo da semana as comunidades também foram contempladas com outros serviços de manutenção, limpeza e iluminação. O programa ‘Bora Petrolina’ foi idealizado pelo prefeito Simão Durando e tem como principal missão facilitar o acesso e levar as comunidades de todos os serviços essenciais.

“Esta é a última edição de 2023 e o resultado desse programa é espetacular. Muito feliz com o sucesso dessa verdadeira feira de serviços para a nossa população. O Bora foi idealizado para atender algumas demandas mais urgentes dentro das comunidades e, sem dúvida, no próximo ano virá ainda mais forte. É uma forma de cuidar da nossa gente e essa é nossa missão, é o nosso propósito maior. Vamos continuar trabalhando muito forte por Petrolina”, destacou o prefeito Simão Durando.Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre

Caruaru: Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia pacote de obras para o bairro das Rendeiras, durante a Caravana da Saúde e Cidadania

O Prefeito Rodrigo Pinheiro, assinou neste sábado (2), a Ordem de Serviço para a execução do calçamento e drenagem de 14 ruas no bairro das Rendeiras. A obra que já foi iniciada contemplará as seguintes vias: Adelaide de Moraes, Arlindo Félix Rodrigues, Francisco Maximiniano, Laura Torres e Petronilda de Souza Tabosa; além das Moças, Estreita, Dezoito, Dezessete, Maria Olinda, 1ª Travessa Maria Olinda e 2ª Travessa Maria Olinda, bem como a Beatriz Cordeiro Torres e José de Moraes.

O investimento é de mais de R$ 4,5 milhões totalizando 14.339,37 metros quadrados de pavimentação, o que representa aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão. Calçadas e rampas de acessibilidade também serão implantadas. A obra tem projeção inicial para execução de 10 meses.

“Nosso trabalho é para que possamos avançar cada vez mais, levando os serviços da prefeitura e juntamente com parceiros para chegarmos ainda mais perto dos caruaruenses, com serviços gratuitos. Hoje também assinamos a Ordem de serviço para a execução do calçamento e drenagem de 14 ruas no bairro das Rendeiras. É cuidando das pessoas que a gente vai construindo uma Caruaru melhor para todos”, explicou o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O anúncio foi feito durante a Caravana da Saúde e Cidadania, projeto realizado de modo intersetorial, gerenciado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com o apoio das demais secretarias da prefeitura, chegando mais perto da população com a oferta de diversos serviços gratuitos, como: atendimento odontológico, ultrassonografias (pacientes previamente agendados), teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, vacinação humana, vacinação antirrábica animal, práticas integrativas de ventosaterapia e auriculoterapia; atendimentos do CadÚnico (Bolsa Família) e do Sistema de Benefícios (Sibec), agendamento para emissão de RG e da Carteira do Idoso, orientação para Tarifa Social; adoção, castração e consultas para cães e gatos; Balcão de Acolhimento à Mulher (serviços psicossociais e jurídicos), informações sobre os programas Profissionaliza + Mulher e Pró-Emprego, esmaltação e massagem com as alunas do Profissionaliza + Mulher; orientações da URB para regularização de imóveis; Unidade Móvel do Procon com serviços de regularização financeira, orientação e registros de reclamações para os moradores.

“Nós tivemos vários atendimentos em mais um Caravana, as pessoas ficaram muito satisfeitas e nosso objetivo é esse, atender à população com nossos serviços”, disse George Veloso, secretário de Saúde de Caruaru.

“Com a Caravana a gente consegue levar para à população todos os serviços da prefeitura de forma gratuita, aproximando as pessoas dos serviços. Os atendimentos superaram as nossas expectativas e esperamos fazer sempre mais pelas comunidades de Caruaru”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dayse Silva. (Informações e fotos: Blog Alberto Alves)

Veja vídeos e fotos: Afogados da Ingazeira recepciona novo Bispo Diocesano

Dom Limacêdo Antônio da Silva chegou à cidade neste sábado (02.12)

Por André Luis/Blog do Nill Júnior

A cidade de Afogados da Ingazeira testemunhou um momento de significativa importância na tarde deste sábado (02.12), durante a chegada do novo Bispo Diocesano, Dom Limacêdo Antônio da Silva.

A cerimônia de recepção, realizada na Avenida Rio Branco, contou com discursos de autoridades como o prefeito Sandrinho Palmeira e o Bispo Dom Egídio Bisol.

Em suas palavras calorosas, o prefeito Sandrinho Palmeira expressou profunda gratidão pelo trabalho realizado pelo Bispo Bisol na construção não apenas da fé da comunidade local, mas também no desenvolvimento do município e da região do Pajeú. Palmeira destacou o carinho e a dedicação do Bispo anterior à população, agradecendo pelo seu legado e influência positiva.

O prefeito de Afogados da Ingazeira também dirigiu palavras de boas-vindas ao novo Bispo, saudando Dom Limacêdo como um líder comprometido com a justiça social, destacando sua capacidade de inspirar através da palavra e do exemplo.

Já Dom Egídio Bisol, em seu discurso de despedida, transmitiu ao novo Bispo a responsabilidade pastoral e os desafios da Diocese. Bisol destacou o compromisso de Dom Limacêdo com a justiça e a sua riqueza humana, expressando confiança de que o novo Bispo continuará a conduzir a comunidade no caminho da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reflexão, unindo a comunidade em torno da transição episcopal. O novo Bispo assume o posto com a responsabilidade de conduzir espiritualmente a Diocese de Afogados da Ingazeira, sendo acompanhado pelo apoio e fervor da população local. A chegada de Dom Limacêdo Antônio da Silva representa não apenas uma sucessão episcopal, mas um capítulo novo e promissor na história da comunidade religiosa de Afogados da Ingazeira.

Fizeram uso da fala ainda o Desembargador Alberto Nogueira Virgínio, em nome do TJPE, o Deputado Estadual José Patriota, em nome da ALEPE e o poeta Dedé Monteiro. Representante do Estado, José Pereira, do Gabinete, não fez uso da fala.

 

 

 

História: Dom Limacêdo nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de Dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

O 5º Bispo Diocesano da Igreja Particular do Pajeú possui mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, tendo cursado o mesmo entre os anos 2001 e 2003. Também possui doutorado em Teologia Dogmática pela mesma Pontifícia Universidade. O doutorado foi cursado entre 2004 e 2007. Sua tese versou sobre a “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”. Tema bastante relevante para um bispo que agora desenvolve seu ministério episcopal nas terras sertanejas de uma cultura tão profunda e bela.

Enquanto presbítero, Dom Limacêdo exerceu seu ministério na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como Vigário Paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). Foi Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), Coordenador Diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE (Conselho Missionário Regional) da CNBB NE-II e membro do Conselho Pastoral. Em 2008, o então Pe. Limacêdo auxiliou a Paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Dom Limacêdo foi, também, professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também as disciplinas de Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Seu último ofício enquanto presbítero, foi o de pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

Antes da nomeação episcopal, o nosso 5º bispo exerceu seu ministério na cidade de Aliança-PE, entre 2017 e 2018. A referida nomeação deu-se em 04 de Abril do ano de 2018. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Sua Ordenação Episcopal, deu-se em 10 de Junho do mesmo ano de 2018, chegando, então, para o início de seu episcopado nas terras da capital pernambucana. Ao serviço de Dom Limacêdo na sede de nossa Província de Pernambuco, sucede-se a sua nomeação, que tanto nos alegrou, para a função de Pastor Diocesano do povo de Deus no Pajeú, que aconteceu em 25 de Outubro passado. Aqui, sucederá a Dom Egídio Bisol, que tanto bem fez à nossa Igreja Diocesana nos seus muitos anos de missão no Brasil.

Veja imagens de Pepeu Acioly:

COP 28: Governo de Pernambuco coloca no ar hotsite do PerMeie, o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica

O Governo do Estado já colocou no ar o hotsite do PerMeie (www.permeiepernambuco.com.br), o Plano de Mudança Econômico-Ecológica de Pernambuco. A plataforma permite que os cidadãos conheçam mais a fundo essa política pública sobre desenvolvimento sustentável. O Plano foi lançado na última quinta-feira (30), pela governadora Raquel Lyra, durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai.
 
“O PerMeie é um instrumento que irá garantir o reposicionamento do desenvolvimento de Pernambuco para a nova economia sustentável. Nosso estado ainda tem uma visão tradicional da economia, mas esse conceito se transformou e, atualmente, o olhar dos grandes mercados financeiros globais é voltado para o desenvolvimento social e ambiental. No nosso estado, assim como em todo o mundo, podemos perceber as consequências das mudanças climáticas, como o prolongamento das secas, as fortes chuvas que afetam, sobretudo, àqueles mais vulneráveis. Então o PerMeie lança esse olhar robusto para diversas ações que irão desenvolver nossa economia, mas priorizando questões sociais para combater desigualdades, e ambientais, preservando nossos biomas”, ressalta Raquel Lyra.
 
Além de uma apresentação simples e intuitiva sobre o que é o plano, seus objetivos e instrumentos, os pernambucanos poderão visualizar os sete pilares – e suas respectivas ações – que estruturam esse redirecionamento da economia em prol do meio ambiente e da inclusão. 
 
No hotsite, também será possível acompanhar o andamento da execução das ações que estão sob o guarda-chuva do PerMeie. No pilar “Noronha Sustentável”, por exemplo, a pessoa enxergará quais as etapas do Plano de Gestão Sustentável Integrada (PGSI), do Arquipélago de Fernando de Noronha, que já foram concluídas, e quais serão realizadas nos próximos meses. 
 
“O PerMeie representa uma nova forma de enxergar e fazer a economia se desenvolver em Pernambuco. Como qualquer inovação, é necessário demonstrar e dar transparência às ações e impactos, para que os cidadãos possam acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos”, explica a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira.
 
O PerMeie é a concretização de uma transição que Pernambuco vem fazendo desde o início deste ano, no intuito de redirecionar a economia do estado para um desenvolvimento inclusivo, enquanto recupera e protege o meio ambiente. Entre as iniciativas realizadas pela governadora, está a criação da secretaria executiva de Sustentabilidade dentro da Semas-PE, que atua como guarda-chuva de gerências estratégicas, como a de Projetos Especiais e ASG, Instrumentos Econômicos Verdes e Mudanças Climáticas, todas criadas e/ou reestruturadas na atual gestão.
 
“Esse plano traz o fomento para diferentes ações que promovem a mudança no vetor da economia de Pernambuco. A partir dos eixos do PerMeie será possível que as indústrias tenham mais força no olhar ambiental e social, fazendo a economia, efetivamente, crescer de forma saudável”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
 
O plano foi construído com base em sete pilares de atuação: Indústrias sustentáveis; Transição energética ágil, responsável e justa; Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; Agricultura familiar resiliente; Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Governo sustentável; e Noronha Sustentável. Cada pilar está sustentado em um pacote de ações que serão desenvolvidas por todo o governo estadual.
 
Entre as práticas previstas, estão soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação, passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar, o fortalecimento da economia circular, além de outras. Todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social. 
 
Elas serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos, mas algumas já estão em curso por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE).
 
O PerMeie foi desenhado sob as diretrizes da Economia ASG (Ambiental, Social e de Governança), que norteia, atualmente, todo o mercado mundial de capitais, o que equivale a mais de US$ 40 trilhões, ou 25 vezes o PIB do Brasil.
 
A viagem da equipe do Governo do Estado acontece a convite da Bloomberg Foundation, que atua na participação de líderes de diferentes regiões do mundo no evento, custeando as passagens aéreas e hospedagens. Ainda acompanha a comitiva o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.

Pedro Campos comemora avanço de pautas voltadas à inclusão e à segurança pública

Na última semana, a Câmara dos Deputados avançou com a análise de pautas para a área de segurança pública e para as pessoas com deficiência. Pedro Campos comemorou a aprovação de projetos de sua autoria nas comissões da Casa Baixa e ressaltou a importância do andamento das matérias para o país.

“Tivemos uma semana de muitas vitórias na Câmara. Avançar com projetos de leis que lutam pela nacionalização do Compaz e pela a criação do Fundo das Pessoas com Deficiência é essencial para que a política pública seja viabilizada e beneficie quem mais importa, que é o povo brasileiro”, afirmou.

No último dia 28, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei N• 2215/2023 de autoria do parlamentar, que pretende instituir em âmbito nacional os Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). A Comissão aprovou o parecer do deputado Eriberto Medeiros ao PL, sem ressalvas. O projeto segue para a análise da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

“Esse é mais um passo para que a nacionalização do Compaz, equipamento reconhecido pela ONU como exemplo internacional em políticas públicas que combatem a desigualdade e promovem a justiça social, se transforme numa política de estado em nosso país. A segurança cidadã é parte fundamental para enfrentar a violência no Brasil”, afirmou o deputado.

No último dia 29, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas aprovou o Projeto de Lei n•1290/2023, que pretende instituir o Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa, também de autoria do parlamentar, segue os moldes dos fundos já existentes para os beneficiários do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso.

“A criação desse Fundo irá possibilitar outras formas de financiamento de políticas públicas voltadas à inclusão. É importante ressaltar que esse projeto não gera impacto orçamentário e as contribuições serão provenientes das doações de pessoas jurídicas ou físicas, doações de terceiros, inclusive de governos estrangeiros e organismos internacionais, dentre outras”, afirmou o parlamentar. A matéria segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação da Casa Baixa.

Vilmar Cappellaro e Raul Henry entregam novo caminhão compactador de lixo à população

O Prefeito Vilmar Cappellaro, o ex-deputado Raul Henry e o secretário de infraestrutura, Ademar Nonato, fizeram oficialmente a entrega de um novíssimo e moderno caminhão compactador de lixo.

A conquista do veículo se deu por meio de uma emenda parlamentar do então deputado, Raul Henry. Com direção hidráulica e capacidade para seis metros cúbicos de resíduos, o veículo custou pouco mais de meio milhão de reais.

Raul Henry falou da satisfação em poder ajudar no desenvolvimento de Lagoa Grande e destacou que acredita no empenho e dedicação da gestão do prefeito Vilmar Cappellaro. Henry frisou que o veículo terá grande utilidade no serviço de coleta de lixo do município.

Já o prefeito Vilmar Cappellaro lembrou que Raul Henry é um cidadão lagoa-grandense que vem cumprindo consideravelmente com os anseios da população. O gestor disse que está muito feliz com tudo que está sendo adquirido para o Município através do seu amigo Raul Henry.

O ato solene contou com a participação de secretários, vereadores, servidores e comunidade em geral.