Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Ao lado do vereador Vitor André Gomes, Álvaro Porto participa da Festa do Morro da Conceição

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, nesta sexta-feira (08.12), da festa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife. Ao lado do vereador Vitor André Gomes, o deputado subiu o morro que leva o nome da Santa. No percurso até a imagem da padroeira afetiva da capital pernambucana, Porto e André Gomes se juntaram aos milhares de fiéis que foram renovar a fé, reverenciar e agradecer bênçãos alcançadas à Virgem da Conceição.

A festa está na sua 119ª edição e este ano tem como tema “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”. “Esta é a maior demonstração de devoção e religiosidade do povo do Recife. É momento de reverência e agradecimento à Nossa Senhora da Conceição. É sempre emocionante acompanhar de perto as manifestações de carinho, fé e gratidão do povo”, avalia Porto.

De acordo com o deputado, a subida ao Morro da Conceição renova esperanças e a certeza de que a população do Recife faz uma das festas religiosas mais bonitas e espontâneas do país. “Agradecemos por este ano de muito trabalho e realizações à frente da presidência da Alepe e pedimos proteção e saúde para todos pernambucanos e pernambucanas”, disse.

Porto destacou a parceria com o Vitor André Gomes. “Foi uma satisfação subir o Morro da Conceição ao lado de uma liderança tão atuante e importante para a Zona Norte do Recife. O vereador está dando continuidade a um trabalho de grandes resultados que vem sendo feito pela sua família há décadas em Casa Amarelq e região”, ressaltou.

No trajeto, o deputado esteve também acompanhado da esposa, prefeita de Canhotinho, Sandra Paes. Ao longo da subida, encontrou-se com a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; com o deputado estadual João de Nadegi e com deputado federal Pedro Campos. Após cumprir a agenda religiosa, participou de encontro festivo promovido pelo deputado estadual Francismar Pontes.

Fotos: Lucas Patrício

Fredson Brito é o nome forte da oposição para oxigenar a disputa eleitoral em São José do Egito

O empresário Fredson Brito emerge como uma figura promissora na corrida pela prefeitura, representando a oposição e conquistando corações com sua trajetória marcada pelo esforço e sucesso.

Em sua pré-campanha, Fredson tem se dedicado a compartilhar suas raízes e experiências, destacando como superou desafios para se tornar um nome respeitado no município. Ele busca estabelecer uma conexão sólida com os eleitores, enfatizando valores locais e um compromisso genuíno com o desenvolvimento da cidade.

O empresário não apenas cativou a atenção, mas também tem conquistado apoios significativos. Sua abordagem inovadora e diálogo frequente com as lideranças locais têm gerado uma onda de entusiasmo em torno de sua candidatura. Fredson Brito não se limita apenas a promessas, mas apresenta propostas concretas e soluções pragmáticas para os desafios enfrentados por São José do Egito.

Com um olhar voltado para o futuro, Fredson tem demonstrado habilidade em envolver a população em sua visão, levando em consideração as especificidades da “Terra da Poesia”.

A trajetória ascendente de Fredson Brito na pré-campanha reflete não apenas sua competência como empresário, mas também sua habilidade em se conectar com as pessoas. À medida que ele consolida apoios, o cenário político de São José do Egito se prepara para uma disputa eleitoral dinâmica e promissora.

 

Prefeitura de Garanhuns reabre o Polo Garanhuns da Universidade Aberta do Brasil

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou a solenidade de reabertura Polo Garanhuns da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ofertará cursos de Educação a distância. O Polo iniciou o funcionamento no ano de 2009 e teve suas portas fechadas em 2019. A previsão é de que mais de 500 vagas sejam ofertadas em 2024.

A unidade funcionará no Colégio Municipal Padre Agobar Valença e tem a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de Cursos de Graduação e pós-graduação, podendo oferecer cursos de ensino superior em diferentes áreas de conhecimento. “Nosso compromisso é proporcionar para Garanhuns a melhor educação do interior de Pernambuco. Essa é uma das ações que podem trazer o desenvolvimento para o município e toda a região”, afirmou Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns.

O Polo Garanhuns da UAB está apto para receber as propostas das instituições e em breve os editais serão divulgados. “Batemos mais uma meta no nosso planejamento, entendendo a importância de oportunizar o acesso às pessoas de forma gratuita a cursos de bacharelado, pós-graduação e especializações. Já estamos em campo na busca desses convênios com universidades públicas e no modelo que estamos implantando é possível atender a todas as cidades da região. Inclusive em breve teremos edital de vestibular”, explicou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

“Gostaria de parabenizar a gestão municipal pelo interesse e apoio à educação. Com a abertura do Polo que realidades vão ser transformadas, que sonhos serão concretizados”, disse Alexandre Povoa, Coordenador Geral dos Polos e Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação a Distância.

Os trabalhos serão conduzidos pelos professores David Leonardo, que será o coordenador municipal, e Lincoln Cardoso, ocupando o cargo de secretário.

Fotos: Vinicius Vilela

No dia de Nossa Senhora da Conceição, governadora Raquel Lyra participa de missa na 119ª Festa do Morro

 
A governadora Raquel Lyra prestigiou, no início da manhã desta sexta-feira (8), a 119ª edição da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. A programação da festividade teve início no dia 28 de novembro e conta com missas, novenas, romaria, shows, confissões, e chega ao fim hoje, com a tradicional procissão. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), apoia o evento com R$ 260 mil para contratações artísticas. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.
 
“É uma emoção muito grande ver a manifestação de fé e da religiosidade da nossa gente bem no coração do Recife, no Morro da Conceição. Para mim é uma alegria poder, pela primeira vez como governadora, estar aqui e agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelo ano que passou, pelas adversidades que conseguimos superar, pedir força, sabedoria, benção para as comunidades, para que a gente possa construir as alianças necessárias para fazer o bem no nosso Estado e permitir que as pessoas possam ser mais felizes onde vivem”, disse Raquel Lyra. 
 
A chefe do Executivo estadual acompanhou uma missa na área externa do Santuário do Morro da Conceição, que foi celebrada pelo superior provincial da Nova Província Redentorista, padre João Paulo; pelo reitor do santuário, padre Emerson Borges; e pelo missionário redentorista de Trindade, em Goiás, irmão Diego. O tema escolhido para o evento deste ano foi “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”, e tem relação com o Ano Vocacional proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Além do aporte financeiro, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, desenvolveu uma operação especial para garantir a segurança dos fiéis e comerciantes na Festa do Morro, disponibilizando cerca de 50 policiais militares por dia. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, contou com um efetivo de sete militares por dia, sendo um acréscimo de quatro militares em relação ao efetivo empregado em 2022.
 
Também acompanharam a agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Zilda Cavalcanti (Saúde), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Cristiane Andrade (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Fernando Holanda (Assessoria Especial), além do deputado federal Lula da Fonte e dos deputados estaduais João Paulo, João de Nadegi, Luciano Duque e Mário Ricardo, e os vereadores do Recife Doduel Varela e Júnior Bocão.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Maduro se reunirá com Putin em meio a crise com a Guiana

Em meio a uma das maiores crises regionais recentes, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, visitará a Rússia ainda este ano, de acordo com o Kremlin.

A viagem está programada desde outubro, mas, nesta semana, um porta-voz do governo russo anunciou que as datas exatas da viagem de Maduro serão divulgadas “nos próximos dias”.

Até esta sexta, o Kremlin não havia informado se o líder venezuelano tratará da disputa com a Guiana pelo território de Essequibo – uma região atualmente controlada pelo governo guianês, mas que Caracas alega ser parte de seu país.

Caso o presidente russo, Vladimir Putin, declare apoio a Maduro na questão, a crise colocará novamente EUA e Rússia em lados opostos – os Estados Unidos já se posicionaram favoráveis à Guiana e, na quinta-feira (6), anunciaram que fariam sobrevoos militares sobre a região de Essequibo e o resto do país.

O gesto irritou Maduro, que chamou a postura de Washington de provocação.

A briga escalou depois de o governo venezuelano realizar, no domingo (3), um referendo sobre a anexação da área, a despeito de uma sentença dias antes da Corte Internacional de Justiça. Em decisão unânime, o tribunal determinou que a Venezuela não poderia fazer qualquer movimento para tentar anexar Essequibo.

Prefeitura de Iguaracy paga 2ª parcela do 13º salário

O prefeito Zeinha Torres, anunciou o pagamento antecipado da segunda parcela do 13° salário do servidor municipal para hoje, dia 08 de dezembro. Servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, recebem o benefício.

“A antecipação da segunda parcela é uma demonstração da saúde fiscal do Município. Fizemos responsavelmente os cálculos e simulações com as equipes das Secretarias de Governo. Este é mais um gesto de valorização dos nossos servidores, para dar mais tranquilidade financeira e ajudar no planejamento familiar neste período de festas”, declarou Zeinha.

A primeira parcela foi paga em julho de 2023.Com a medida, a Prefeitura injeta mais de R$ 2 milhões na economia da Cidade, somando o salário de novembro a segunda parcela do decimo terceiro.

Daniel Alves se filia ao Avante, recebe aval dos Oliveiras e muda o cenário político de Jaboatão

O plenário da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes ficou pequeno, ontem à noite (7), para acomodar tanta gente que fez questão de prestigiar o ato de filiação de Daniel Alves ao Avante. Na nova casa, o ex-vereador recebeu o aval do presidente estadual do partido Sebastião Oliveira e o do deputado federal Waldemar Oliveira, para tocar em frente o projeto político do grupo que trabalha para que a cidade retome o rumo do desenvolvimento e devolva as oportunidades aos jaboatonenses.

“Daniel é filho de Jaboatão e conhece cada canto da cidade. É competente e está preparado para a missão que está por vir. É impressionante como, há décadas, os moradores sofrem com a sucessão de gestões incapazes de resolver os sérios problemas que afetam as suas vidas. O meu mandato pertence ao povo e sempre estará à disposição do município, para que possamos trazer ações e obras que realmente façam a diferença na vida da população”, destacou Waldemar Oliveira, vice-líder do governo Lula, na Câmara Federal.

O coro de mudança foi reforçado por Sebastião Oliveira: “O sonho de Daniel Alves passa a ser de todo o nosso time. É preciso mudar e a catraca começar a girar para o lado de quem mais precisa. O foco das cidades comandadas pelo Avante, em Pernambuco, é cuidar do povo e olhar com carinho para as pessoas que só querem e precisam de uma oportunidade. Enquanto muitos dão as costas, a gente acolhe. Nesses municípios, a aprovação dos prefeitos ultrapassa os 80%, porque temos prioridades, sabemos planejar e, mais ainda, realizar. O nosso partido dará irrestrito apoio a esse projeto que mudará a história de Jaboatão”, ressaltou Sebá.

“Vamos juntos transformar Jaboatão de verdade”. Esse é o mote que acompanha Daniel Alves por cada lugar que visita. Abraçado à bandeira da cidade que nasceu e vive, o pré-candidato a prefeito falou para a calorosa e empolgada plateia na linguagem que o povo entende:

“Jaboatão não precisa ser comandada por gente de fora, eles tiveram as suas chances. Agora, é a vez de um filho da terra, que conhece e tem o cheiro do povo. Muitos tentaram destruir os nossos sonhos, mas o momento de hoje é a prova de que foi em vão. Valeu a pena. Um futuro promissor se apresenta. Vamos dar as mãos, andar muito e ouvir. A transformação começou, a partir de agora. Ao Avante, todo o meu agradecimento por abrir as portas. É uma honra vestir essa camisa e sei a responsabilidade que carrego”, cravou Daniel Alves.

Palácio do Campo das Princesas sedia Cantata Natalina

O Governo de Pernambuco promoveu, nesta quinta-feira (7), uma Cantata Natalina em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Com a presença da governadora Raquel Lyra, a programação contou com apresentações de grupos musicais, além da inauguração da iluminação do Palácio e da Praça da República. Durante a noite, a governadora homenageou o compositor Onildo Almeida, que tem centenas de letras compostas, como a famosa “A Feira de Caruaru”.

“A gente faz uma cantata celebrando o Natal, tempo da gente poder fazer uma reflexão sobre o que a gente construiu até aqui, de poder celebrar as conquistas e de juntar os que nos ajudaram a fazer a travessia desses 12 meses que se passaram. O momento é de agradecer, renovar a fé e a esperança de que o tempo que estar por vir será ainda melhor. Também tenho a honra de estar junto a Onildo, celebrando a sua vida e a sua arte, e poder agradecer por ele ter levado o nome de Pernambuco para tão distante. Desejo um Feliz Natal a todos e um Ano Novo cheio de saúde e paz”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O compositor Onildo Almeida, que tem canções gravadas por artistas como Luiz Gonzaga e Gilberto Gil, agradeceu o convite e a homenagem. “Este momento é extraordinário, não esperava essa homenagem, parece tão comum para os artistas, mas é muito especial”, registrou o compositor.

As apresentações da noite incluíram músicos do Conservatório Pernambucano de Música, jovens do grupo Aria Social, o tenor da Polícia Militar de Pernambuco, Jefferson Bento. Ao lado dos seus filhos João e Nando, a governadora recebeu uma homenagem da artesã do Alto do Moura, Terezinha Gonçalves, que entregou uma obra em barro como presente.

“Vivenciamos a cantata natalina do Palácio do Campo das Princesas, onde diversos grupos se apresentaram para celebrar o nascimento de Jesus e essa data tão linda que é o Natal neste espaço histórico e com a arquitetura tão linda. Um momento único, com toda certeza”, declarou José Pereira, assessor da governadora Raquel Lyra e coordenador da cantata.

Compareceram ao evento os secretários estaduais Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Hercílio Mamede (Casa Militar), Carolina Cabral (Projetos Estratégicos), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Mariana Melo (Mulher), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Cristiane Andrade (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Eduardo Vieira (chefia de gabinete), além dos deputados estaduais Antônio Moraes, France Hacker, João Paulo, João de Nadegi e prefeitos de várias regiões do Estado.Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Coluna do Finfa

Reinaugurou – O Governo Municipal de São José do Egito, em parceria com o Governo de Pernambuco, reinaugurou a Cozinha Comunitária Vital Lucas, na noite dessa quinta (07). “A grande novidade da Cozinha que já funcionava distribuindo sopa e pão para centenas de famílias, é que agora,, através do Programa Bom Prato, passará a distribuír mais 200 refeições para famílias carentes do nosso município”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Isabelle Valadares.

Iniciou – A Prefeitura de Santa Terezinha,através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta semana a limpeza e ampliação do açude da Lagoa do Mizael. “A obra tem o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de água do açude e garantir o abastecimento de água para a população da região. As obras incluem a limpeza do leito do açude, a retirada de vegetação e detritos e a ampliação da área de captação de água. A previsão é que as obras sejam concluídas em breve”, disse o prefeito Delson Lustosa que esteacompanhando o trabalho ao lado do vice-prefeito Dada de Adeval.

Confirmada – A empresária Ilma Valério foi confirmada ontem (07), como candidata a prefeita de Carnaíba, nas eleições de 2024, com o ex-presidente da Câmara de Vereadores Gleybson Martins, na vice. O acordo aconteceu com a presença do Presidente da Assembleia Legisativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto.

Participou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve participando juntamente com alguns gestores do Brasil, do Smart Gov Brasil, evento promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti – Brasil). “Vim contar nossas experiências bem sucedidas aqui no Smart Gov Brasil, com outros prefeitos de cidades que também são exemplo por suas boas práticas, estamos avaliando tecnologias que podem ajudar na arrecadação municipal e debatendo estratégias para melhorar os serviços e a qualidade de vida da nossa população. Estou muito orgulhosa do nosso trabalho e de nossa Serra Talhada”, disse a prefeita da capital do xaxado.

Reunião – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, comandou ontem (07), a última reunião de Monitoramento dos Programas e Ações Governamentais do ano de 2023. O encontro, reuniu todos os secretários municipais. “Foi um momento de avaliar esse processo de acompanhamento das metas da nossa gestão. Na oportunidade fizemos uma retrospectiva do ano, abordando o que nós avançamos em 2023, e o que vamos avançar em 2024”, disse o prefeito.

Última – A Secretaria Municipal de Ingazeira, realizou a última reunião de 2023 com os membros do Conselho Municipal de Saúde, com a participação também dos vereadores, Chico Bandeira, Dorneles e Josias Curumba, na Câmara Municipal de Vereadores. Em contato com este blogueiro, a Secretária Municipal Fabiana Torres, afirmou que houve uma confraternização com a equipe de saúde.

Confraternização – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, comanda nesta sexta-feira a partir das 16 horas, a confraternização com a Imprensa, será no Jardins Recepções no Bairro São José. Este blogueiro vai marcar presença.

Frase“Agora a oposição de Carnaíba, terá oportunidade de acabar com o reinado do prefeito Anchieta Patriota”.(Um político carnaíbano em conversa com este blogueiro)

Disse“É um marco para a história da gestão pública de Afogados da Ingazeira, podermos estar representando Pernambuco, concorrendo à final nacional de um prêmio tão importante como o Band Cidades Excelentes, em uma categoria tão fundamental para a população como saúde e bem estar. A premiação é um reconhecimento do trabalho da Prefeitura na área da saúde, com a ampliação da rede de atenção básica (implantação de postos de saúde na zona rural, criação da UBS Planalto, desmembramento da UBS Mandacaru), ampliação dos serviços ofertados no centro de reabilitação, agora com piscina de hidroterapia; instalação do centro de telemedicina e saúde digital, dentre diversas outras iniciativas”.(Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, após a prefeitura de Afogados da Ingazeira está entre os três finalistas nacionais do prêmio Band Cidades Excelentes – promovido pelo grupo Band de comunicação – na categoria Saúde e Bem Estar, na faixa de municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes)

Perguntar não ofende – O Secretário Municipal de Administração, Sávio Amorim, será o candidato do prefeito de Custódia, Manuca, nas eleições de 2024?