Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Deputado Federal Carlos Veras, avalia os trabalhos de 2023 e fala da política de Tabira

Em entrevista a este blogueiro no seu gabinete na Câmara dos Deputados em Brasília, agora há pouco, o deputado federal Carlos Veras, avaliou os trabalhos seus e os avanços do Governo Lula.

Provocado pelo blogueiro, falou sobre a visita da prefeita de Tabira, Nicinha Melo ao seu gabinete e também confirmou que a oposição terá candidato ou candidata nas eleições de 2024.

Vereadores de Aliança se reúnem com Sebastião Oliveira e fortalecem projeto do Avante

Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, recebeu, nesta terça-feira (12), os vereadores de Aliança, André Empreiteiro e Professor Hercílio. De olho em 2024, o intuito do encontro foi consolidar a adesão da dupla ao projeto de fortalecimento do partido na Região da Mata Norte pernambucana e debater o cenário político do município.

“Temos um planejamento de crescimento em todo o estado muito bem traçado para o próximo ano. Estamos mostrando o nosso projeto e as adesões surgem naturalmente. O que importante para o Avante não é quantidade, mas a qualidade de quem chega”, destacou Sebastião Oliveira.

‘No próximo ano, quando abrir a janela, chegaremos ao Avante sabendo da responsabilidade e com muita vontade de trabalhar por Aliança. A recepção de Sebastião e Waldemar Oliveira não poderia ter sido melhor. Estamos alinhados e com a certeza de que essa parceria vai render muitos frutos”, destacou André Empreiteiro, vereador mais votado nas últimas duas eleições.

A Professora Ane, que realiza, por meio do esporte, um importante projeto social voltado à juventude de Aliança, aproveitou a oportunidade e se filiou à sigla.

O ator Allan Souza Lima chega nesta quarta-feira (13) para gravar filmes da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Os artistas Allan Souza Lima, Mayana Neiva e Dalton Vigh estarão em Pernambuco a partir desta semana participando da produção dos filmes promocionais da 55ª temporada do mega espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que todos os anos atrai milhares de pessoas de todo o Brasil e de vários países durante a Semana Santa.

Allan, que fará o papel de Jesus, chega ao Recife nesta quarta-feira (13) onde fica até o dia seguinte gravando os áudios da dublagem do espetáculo e depois seguirá para a cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180km do Recife.

Mayana Neiva, que interpretará Maria, e Dalton Vigh, que fará Pilatos, chegam à Nova Jerusalém na próxima semana, na segunda e na terça, respectivamente. Os artistas ficarão hospedados na Pousada da Paixão que funciona o ano todo dentro da cidade-teatro.

Os filmes terão a direção do cineasta pernambucano Eduardo Morotó. “Como estamos comemorando os 55 anos da Paixão de Cristo, vamos gravar passagens mais clássicas como Sermão as Montanha, Última Ceia, Via Crúcis, sempre tentando transmitir a grandiosidade do espetáculo e, a partir disso, falar um pouco sobre essas cinco décadas”, revelou o diretor que irá contar com cerca de 50 figurantes nas das cenas que serão filmadas pela Virtual Recife Produções.

Em 2024, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém acontecerá no período de 23 a 30 de março. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente no site oficial www.novajerusalem.com.br

Caruaru: artesãos conferem avanço da obra Centro Cultural Parque da Lagoa

Um grupo de artesãos de famílias tradicionais ligadas à arte do barro do Alto do Moura, em Caruaru, esteve conferindo de perto, na manhã desta terça-feira (12), o andamento da construção do Centro Cultural Parque da Lagoa. A visita teve como objetivo inteirar a categoria dos avanços observados na obra, que já se encontra com 60% de conclusão, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024. O convite partiu da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras – responsável pela execução – e da Fundação de Cultura de Caruaru.

Responsável por apresentar a obra aos artesãos, o secretário da Siurb, Andrews Melo, destacou a fase atual de execução. “Já finalizamos toda estrutura de concreto da edificação, bem como concluímos a estrutura metálica da coberta. Em paralelo, demos início aos revestimentos e às instalações elétricas e hidrossanitárias. A projeção é de que finalizemos toda construção, no primeiro semestre do próximo ano”.

Também presente na visita, o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, ressaltou a importância do Centro para com as futuras atividades da classe artística local. “O prefeito Rodrigo Pinheiro sempre procura dialogar bastante com toda a população, a fim de pôr em prática, as melhores iniciativas possíveis e este encontro é mais um exemplo disso. Vimos nos semblantes de todos os artesãos, a satisfação pelo avanço da obra e não temos dúvidas de que eles desempenharão um papel determinante para com o sucesso do local”.

Integrado ao Parque da Lagoa, que também se encontra com obra em execução, o Centro Cultural tão logo, abra as portas, servirá como palco para diversas atividades locais de cultura e de lazer como shows, exposições e demais eventos. Para isso, oferecerá toda infraestrutura necessária, ou seja, espaço para alimentação, bateria de banheiros, estacionamento, camarins, dentre outros.

Atuando como artesã há mais de 50 anos, no Alto do Moura, Terezinha Gonzaga, se emocionou ao falar do Centro. “Estou encantada com tudo que vi! Realmente um espaço que promete ficar à altura da grandeza da nossa arte do barro. O prefeito Rodrigo Pinheiro está de parabéns!”. “Vamos ter o nosso trabalho também exposto por aqui e será muito importante para todos nós!”, acrescentou o artesão Luiz Antônio.

Prefeitura de Itapetim paga segunda parcela do 13º dos servidores municipais

A prefeitura de Itapetim depositou, nesta terça-feira (12/12), a segunda parcela do 13º salário para os servidores da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, Conselho Tutelar, inativos e pensionistas.

 Nesta quarta-feira (13/12), o salário estará disponível nas contas, permitindo que os funcionários se organizem para as comemorações de Natal.

 O pagamento vai movimentar a economia local e fortalecer o comércio, demonstrando o respeito e compromisso do Governo Municipal com os servidores, que dedicam seu trabalho em prol do desenvolvimento do município.

COP28: MCTI e Embrapa desenvolverão estratégia para aprimorar dados de inventário nacional para o setor agropecuário

Acordo de cooperação, que deverá ser firmado em breve, envolverá a formalização de estratégia para elevar nível metodológico do setor e atender novas regras de transparência

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planejam estabelecer um acordo de cooperação para desenvolver uma estratégia de longo prazo com o objetivo de aprimorar os dados do setor agropecuário do Inventário Nacional de emissões de gases de efeito estufa do Brasil. As equipes das duas instituições responsáveis pelo tema se reuniram na sexta-feira (08), no Pavilhão Brasil, durante a COP28, em Dubai.

“Para nós, a Embrapa é um parceiro estratégico”, afirmou o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes.
A ideia é desenvolver uma estratégia nacional para o aprimoramento continuado e permanente das estimativas de emissões de modo a avançar metodologicamente em níveis mais acurados e específicos para o país, avançando na caracterização dos sistemas, desde que atenda ao conjunto de regras internacionais.

A medida também deverá contribuir com a preparação do país para atender as regras da Estrutura Aprimorada de Transparência (ETF, na sigla em inglês). A partir de 2024, o Brasil vai iniciar a submissão dos Relatórios Bienais de Transparência (BTRs). O documento, que contempla informações sobre o inventário de emissões, prestará informações à comunidade internacional e passará por uma revisão de especialistas. Além disso, o BTR apresentará informações sobre o acompanhamento e o progresso da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) estabelecida voluntariamente pelo país.

De acordo com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, a Embrapa já participa há muitos anos do inventário e colabora com os setores Agropecuária, Resíduos, Uso da Terra, Mudança de Uso da Terra e Florestas. “Como empresa pública de ciência, a Embrapa pode contribuir com dados, mas precisamos ter uma estratégia a longo prazo, porque cada vez mais os inventários terão um acompanhamento mais contínuo de dois em dois anos. Se não tivermos uma estratégia, não conseguiremos manter a qualidade dos dados e avançar nos indicadores exigidos pela ONU”, avaliou. “Vejo como muito oportuno estabelecer esse acordo de cooperação com o MCTI onde a Embrapa pode contribuir de modo mais próximo com o Inventário Nacional de gases de efeito estufa”, complementou a presidente.

Além do inventário nacional, o MCTI e a Embrapa trabalham em conjunto na plataforma AdaptaBrasil, que provê dados sobre risco climático para setores estratégicos e para todos os municípios brasileiros.

Puxada pelos alimentos, inflação sobe e acumula alta de 4,68% em 12 meses

País passa a ter uma inflação acumulada de 4,68% na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de 4,04%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,28% em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste mês, o destaque foi o grupo de Alimentação e bebidas, que registrou a maior variação (0,63%) e o maior impacto (0,13 ponto percentual) no índice geral. No mês anterior, o IPCA havia fechado com alta de 0,24%. Em novembro de 2022, teve em alta de 0,41%.

Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,68% na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de 4,04%.

O resultado veio quase em linha com as projeções do mercado financeiro, que esperavam ganho de 0,29% em outubro e de 4,69% em 12 meses. Além disso, o indicador retornou para dentro do intervalo das metas de inflação perseguidas pelo Banco Central. A meta é de 3,25%, com tolerância entre 1,75% e 4,75%.

Em novembro, seis dos nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram alta. Com alta mais importante, o grupo de Alimentação e bebidas acelerou em relação ao mês anterior, passando de 0,31% para os atuais 0,63%.

Além dos alimentos, os grupos de Habitação (0,48%) e Transportes (0,27%) tiveram as variações mais relevantes para a inflação oficial, contribuindo com 0,07 p.p. e 0,06 p.p., respectivamente.

Deputado federal avalia trabalho parlamentar em 2023

Acabei de sair do gabinete do  deputado federal Fernando Coelho (UB-PE), que nos recebeu para conversarmos vários assuntos relacionados a política, posteriormente o parlamentar concedeu uma entrevista exclusiva para este blog, availiando os seus trabalhos neste ano de 2023, perspectivas para 2024 e terminou confirmando a reeleição em 2024 do prefeito de Petrolina Simão Durando.

 

Conselho da Sudene consolida planejamento para concessão de crédito no Nordeste em 2024

Colegiado vai apreciar as diretrizes de aplicação dos recursos dos fundos regionais FNE e FDNE, que oferecem condições facilitadas de financiamento para empreendedores na área da autarquia.

Recife (PE) – Já de olho em 2024, o Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste promove a sua 32ª reunião nesta quarta-feira (13) no Recife. O encontro contará com a presença do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. São esperados representantes dos governos dos 11 estados da área da Sudene, além da participação de entidades representativas do setor produtivo e do trabalho.

Os participantes vão deliberar sobre as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos dos FNE e FDNE. Principais ferramentas de concessão de crédito da carteira de instrumentos da Sudene, os fundos regionais oferecem condições facilitadas de financiamento para empreendedores dos mais variados portes.

O colegiado também vai discutir propostas de atualização para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Uma das novidades é a inclusão de um programa específico para fortalecimento da cultura e economia criativa.

A 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene acontece conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Paraíba, João Azevedo. Na ocasião, será eleita a composição da diretoria para o próximo período.