Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Pesquisa aponta prefeito Delson Lustosa na liderança das eleições municipais de Santa Terezinha-PE

Segundo levantamento feito pela Falcão Pesquisas e Publicidades, o atual prefeito da cidade, Delson Lustosa (PODEMOS), lidera as intenções de voto das eleições municipais de 2024, com 60,30%.

O candidato da oposição, Neguinho de Danda (AVANTE), aparece em segundo lugar, com 18,21%.

Ainda segundo levantamento feito pela Falcão Pesquisas e Publicidades a aprovação do atual Prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa (PODEMOS) é de 71,34%, enquanto 9,55% desaprova o governo do atual gestor.

O resultado da pesquisa mostra que o prefeito Delson Lustosa tem um alto índice de aprovação entre os moradores de Santa Terezinha.

Decoração natalina espalha cores e magia do período pelas ruas do Recife 

O ciclo natalino na capital pernambucana está a todo vapor. Luzes, cores e tradições da cultura popular espalharam-se por 13 localidades do Recife, entregando, além de beleza, encantamento a todos que passam pelas decorações. Com o acréscimo de atividades formativas e programação cultural gratuita e aberta ao público, a festa tem o tema “Natal que Ilumina” e foi preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura. Na noite deste domingo (17) o prefeito João Campos visitou dois pontos: o Segundo Jardim, em Boa Viagem, e trechos da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

“Daqui a uma semana, as famílias estarão reunidas, na véspera do Natal. E fico muito feliz por ver a nossa cidade ocupada pelas pessoas. É impressionante a quantidade de famílias, crianças, pessoas idosas, curtindo a nossa cidade”, destacou o prefeito João Campos. “Uma decoração de Natal feita com muito amor, para todo mundo do Recife. Fizemos um trabalho muito caprichado para deixar tudo ainda mais bonito, como tudo de elementos natalinos. Vamos viver não só a data, mas o espírito natalino, de comunhão, paz e tudo que há de melhor”, reforçou.

Os festejos reúnem algumas das mais bonitas e antigas tradições culturais nordestinas, como pastoris, bois de Natal e reisados, que espalham a alegria azul e encarnada do ciclo por treze polos: Parque da Macaxeira e novo Parque das Graças, Dona Lindu e Segundo Jardim, todas as seis RPAs da cidade, Pátio de São Pedro, além de Praça do Arsenal e Avenida Rio Branco, que, assim como aconteceu no São João, enfeitou-se toda para a festa, com direito a vila natalina cenográfica, túnel de luz, árvore de Natal, presépio e palco.

“Tiramos muitas fotos e estamos maravilhados. Está tudo muito lindo. Vamos passear ainda mais, vamos olhar as comidas, aproveitar tudo, porque está muito lindo”, elogiou Silvânia Souza, 56, que tirou a noite de domingo para aproveitar a decoração ao lado do marido, que também rasgou elogios ao que viu. “A gente chega e já chama muito a atenção, né? Está realmente representando a beleza do Natal. Já tiramos várias fotos, selfies, juntos. Está muito bom”, frisou.

Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de Natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, tem 40 metros de altura. Dentro de sua estrutura, outra grande novidade: no centro do cone luminoso, há um presépio, com as figuras de José, Maria e do menino Jesus, que se movimentam em círculos, para assegurar visibilidade e encantamento às duas faixas da via. Ao longo da via, das imediações da Caixa Econômica até o Hospital Português, estão distribuídos elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.

Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal acende a magia natalina nos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes. Há, ainda, grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a interação da população com o ambiente.

Gabriella Perazzo, 44, registrou vários momentos da filha Luiza, que mostrou bastante desenvoltura em meio aos símbolos, apesar dos dois anos de idade. “Gostei muito dessa ideia de descentralizar a decoração. Tem isso por vários lugares, nos parques, os novos da Zona Norte. Gostei muito disso. A pequena está começando a vida agora, mas já gostando muito. Esse resgate do pastoril é lindo”, destacou.

DECORAÇÃO – Há árvores natalinas com cerca de 15 metros de altura na Rio Branco, no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que ganhou ainda decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.

Prefeitura de Afogados inaugurou 1,2 km de pavimentação no bairro Planalto

O bairro Planalto ganhou um novo impulso nas últimas administrações de Afogados da Ingazeira. De um bairro praticamente sem calçamento, a Prefeitura nas últimas duas gestões inaugurou a pavimentação de diversas ruas, construiu uma bela praça – com academia da saúde, e implantou um unidade básica de saúde para atender aos moradores do bairro.

E neste final de semana, a prefeitura de Afogado inaugurou mais uma obra no bairro: a pavimentação da Rua Luiz de Ernesto.

Foram investidos mais de R$ 120 mil reais na pavimentação em paralelo de 1,2km quadrado da referida via, em uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo de Pernambuco.

A inauguração faz parte da maratona de inaugurações e entregas promovida pela prefeitura desde o início deste ano, com uma inauguração/entrega por semana.

“Esse é um bairro que vem crescendo, se desenvolvendo, e a Prefeitura tem chegado junto com obras, serviços e infraestrutura para atender as nossas demandas,” destacou o morador do bairro Jânio Carlos.

“Fico muito feliz, como gestor, em poder contribuir com o desenvolvimento desse bairro e ajudar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Além dos moradores, a inauguração contou com as presenças do vice-prefeito Daniel Valadares, vereadores Erickson Torres, Douglas Eletricista, Gal Mariano, Raimundo Lima, César Tenório, Reinaldo Lima, Cícero Miguel; e gestores municipais de diversas áreas.

Missa do Vaqueiro de Floresta: Tradição e Devoção que unem corações sertanejos

No coração do sertão pernambucano, a Missa do Vaqueiro de Floresta transcende as expectativas, unindo vaqueiros de todo o estado em uma celebração que vai além das tradições. Sob o céu aberto do Parque de Exposições Audomar Ferraz, a vaqueirama se reúne para a 65ª edição deste evento emblemático, marcando o encerramento de um ciclo de quatro missas em cidades do sertão de Itaparica.

Programação Matinal: Uma Jornada de Devoção e Confraternização

A manhã começa às 7:00 com um café especial para toda a vaqueirama, fortalecendo os laços que permeiam esta comunidade. Às 8:30, a Missa Campal toma forma, liderada pelo renomado aboiador Divom Amorim, representante ilustre da cidade de Custódia. A celebração é uma experiência única, conduzida pelos padres Adriano e Hermano Júnior, destacando a rica tradição religiosa do sertão.

Às 9:30, as principais ruas da cidade testemunham o Desfile dos Vaqueiros, um espetáculo de cultura e devoção que atrai moradores e visitantes. Às 12:00, o almoço compartilhado reforça os laços de camaradagem entre os vaqueiros, transformando uma simples refeição em um símbolo de tradição e união.

Preservando nossa herança Vaqueira

“Estou emocionado em testemunhar a grandiosidade da Missa do Vaqueiro de Floresta. É um evento marcante, onde a vaqueirama se reúne desde cedo para o café, seguido por uma missa campal e um desfile que destaca nossa rica cultura sertaneja. Obrigado, Floresta, por preservar e celebrar nossa herança vaqueira de uma maneira tão autêntica e significativa”, destacou Kaio Maniçoba.

A celebração contou com a honrosa presença de Rorró Maniçoba, prefeita de Floresta, Bia Numeriano, vice-prefeita, Bernardo Maniçoba, prefeito de Itacuruba, e Elizinho Soares, prefeito de Carnaubeira, que uniram forças para enaltecer esta manifestação única de fé e tradição.

A Missa do Vaqueiro de Floresta, além de marcar o encerramento de um ciclo de missas, serve como prelúdio para a grandiosa festa do Bom Jesus dos Aflitos, fortalecendo os laços que ligam esta comunidade sertaneja em uma jornada de devoção, cultura e camaradagem.

Foto é história

Foto de uma das primeira formação da Associação de Seniors de Afogados da Ingazeira – ASA,  no final da década dos anos 90, em Afogados da Ingazeira, em pé da esquerda para direita: Dudu Pires (treinador), Lúcio André, Dedé de Ninô, Marcos Vinicius, Júnior Vieira, Ari Ninô, Celso Brandão,  Batista (im memoriam) e Júlio Cesar. Agachados: João Ricardo, Jarbinhas, Miranda, Nildo, Finfa e Pé de Banda. Foto dos arquivos deste blogueiro. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (81) 996530059, que publicaremos.

 

Governo de Pernambuco reforça melhoria da malha viária estadual com assinatura da ordem de serviço para recuperação da PE-109 e autorização de licitação para obras na PE-112

Em mais um trabalho de melhoria da malha viária de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado (16), em Bonito, a ordem de serviço da PE-109, que liga o município a Agrestina, e autorizou a licitação da PE-112. Essa via tem seu início no entroncamento com a PE-103, em Camocim de São Félix. A melhoria da malha rodoviária de Pernambuco é uma das prioridades do Governo do Estado. Este ano, a gestão estadual investiu R$ 900 milhões em obras para assegurar melhores condições de trafegabilidade em todo o território pernambucano, garantindo mais segurança a motoristas e pedestres.
 
“Em um ano desafiador, chegamos ao final trazendo mais notícia boa. O recurso da PE-109 já está totalmente garantido, uma obra que vai beneficiar não só o município de Bonito, mas a região inteira. Também foi autorizado o lançamento do edital da PE-112, que vai beneficiar os moradores e o escoamento da produção. Celebramos essas conquistas para o desenvolvimento econômico”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O Governo do Estado irá começar a restauração da PE-109 ainda este ano em toda sua extensão de 18,4 km, atendendo a uma demanda antiga da população de Bonito e do entorno. A rodovia será contemplada com investimento de R$ 45 milhões e passará por melhorias que vão beneficiar diretamente os produtores rurais da região e otimizar o fluxo na via, que também tem uma grande circulação turística. Os serviços serão executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e incluem recomposição de base, restauração do asfalto, sistema de drenagem e das sinalizações horizontal e vertical.
“Estamos aqui para anunciar duas obras que a população dessa região tão desejava. A PE-109 vai iniciar já no início do próximo ano. E ainda lançamos a licitação da PE-112, que também será um marco de desenvolvimento. Temos o compromisso de começar as obras e entregá-las totalmente concluídas”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
 
A autorização da licitação da PE-112 prevê a restauração de 25,10 km, sendo também um marco. “Estamos aqui para dar o maior presente que o povo de Bonito esperava há tanto tempo, rotas que são para o desenvolvimento de toda a região. Quero agradecer à governadora, que está tirando do papel o desenvolvimento maior de Bonito”, registrou o prefeito da cidade, Gustavo Adolfo.
Estiveram presentes os secretários estaduais  Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social);  o deputado federal Clodoaldo Magalhães; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Orlando José (Altinho), Duguinha (São Joaquim do Monte), Giorge Bezerra (Camocim de São Félix) e Luciele Laurentino (Bezerros); André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe e Rivaldo Rodrigues Filho, diretor-presidente do DER.

Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro anunciam nova escola municipal no Xique-Xique

Durante agenda conjunta, na manhã deste sábado (16), por Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciaram mais um grande investimento para a rede educacional da Capital do Agreste: a construção de uma escola municipal no Xique-Xique.

A nova unidade beneficiará cerca de 1.300 alunos matriculados do Pré 1 do ensino infantil até o 9⁰ ano do fundamental oferecendo uma infraestrutura educacional completa – marca já registrada dos atuais governos municipal e estadual.

A Escola do Xique-Xique contará com ampla biblioteca, sala de recursos, laboratórios de informática, ciências e matemática, além de auditório para comportar 420 pessoas, blocos administrativo e de serviço, áreas de convivência, playground e quadra poliesportiva, bem como 37 salas de aula.

A obra será iniciada já no primeiro semestre de 2024, com recursos do Governo do Estado. “Seguimos firmes trabalhando conjuntamente com a governadora Raquel Lyra, com o objetivo de melhorarmos cada vez mais a nossa Caruaru e essa nova escola do Xique-Xique vem a se somar aos vários investimentos que ainda serão feitos, através desta grande parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caruaru”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Morar Bem PE: governadora Raquel Lyra entrega chave de 40 novas residências e 422 títulos de propriedade a famílias de Caruaru

Famílias do município de Caruaru, no Agreste, foram contempladas com moradias dignas através do programa Morar Bem PE. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, com a participação da vice-governadora Priscila Krause, neste sábado (16). Quarenta famílias de Caruaru receberam a ajuda do Governo do Estado, por meio do programa Morar Bem, na modalidade Entrada Garantida, para realizar o sonho da casa própria. A governadora encontrou com parte dessas famílias e entregou, simbolicamente, a chave de suas residências. As moradias estão localizadas no residencial Xique-Xique 3, no bairro de Jardim Boa Vista. A chefe do Executivo estadual também entregou 422 títulos de propriedade para famílias da Vila Popular de Caruaru. Ainda na ocasião, a gestora anunciou a construção de uma escola com investimento de R$ 20 milhões próxima ao residencial Xique-Xique 3.
 
“Não vamos descansar até chegar na vida das pessoas que mais precisam de ajuda. E sabemos que uma família que ganha até dois salários mínimos tem dificuldade de dar entrada no seu imóvel. Então, fomos buscar recursos para essa garantia. Além disso, entregamos dignidade a mais de 400 famílias da Vila Popular de Caruaru para que elas possam dispor do seu patrimônio, que agora ninguém pode tirar”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Simone Nunes, o programa Morar Bem PE tem o papel de transformação. “Tivemos um momento muito especial de entrega de casas através da modalidade Entrada Garantida, um programa que veio para ser permanente. E entregamos os títulos de propriedade a famílias que esperavam por muitos anos”, ressaltou a secretária.
 
As famílias contempladas com novos imóveis no residencial Xique-Xique 3 receberam um subsídio de até R$ 20 mil para a compra do primeiro imóvel por meio do Entrada Garantida. As casas têm área total construída de 42,58m² e possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os primeiros contratos do Entrada Garantida para a compra de imóveis com subsídio do Governo do Estado foram assinados no mês passado e, atualmente, mais de 3 mil unidades habitacionais estão disponíveis para compra no site do programa. Os residenciais estão liberados no site da Cehab (www.morarbem.com.br), disponíveis para as mais de 30 mil pessoas que fizeram cadastro. 
 
O Governo do Estado tem um orçamento inicial de R$ 200 milhões para o Entrada Garantida. O programa é voltado para famílias de baixa renda, com até dois salários, que não têm capacidade de poupança para pagar a entrada num financiamento habitacional. Segundo dados da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), o pernambucano que tem uma renda de dois salários precisa ter, em média, R$ 20 mil para complementar a entrada num financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. Esse valor já considera o subsídio dado pelo governo federal no programa que financia até 80% do valor do imóvel.
 
Uma das beneficiadas foi a cuidadora social Denise Teixeira de Melo, de 40 anos, que estava emocionada com a entrega. “Não tinha dinheiro para a minha entrada de R$ 15 mil. Acreditei que iria dar certo e hoje estou recebendo minha casa. Sou uma mãe solteira, conquistando minha casa para cuidar dos meus filhos”, disse Denise.
 
A governadora acompanhou, também, a ação de plantação de muda de árvores para os moradores do residencial Xique-Xique 3 em uma ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha. A iniciativa integra o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), lançado durante a participação de Pernambuco na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).
 
ESCRITURAS – As 422 escrituras entregues neste sábado pela governadora Raquel Lyra estão incluídas nas 3.922 residências regularizadas pelo Governo do Estado este ano, sem qualquer custo para os beneficiários. Do total de imóveis regularizados, 3.630 tiveram as escrituras emitidas pela Perpart S/A e 292 pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
 
Dona Elizabeth dos Santos Silva mora há 48 anos na Vila Popular de Caruaru e é uma das beneficiárias com a entrega do título de propriedade. “Chegamos em 1976 e só tinha cinco moradores no local. Parecia um sítio. Não tinha iluminação, não tinha Igreja. Hoje moramos em um bairro tranquilo, com toda estrutura, e agora vamos receber a escritura de nossa casa. É a realização de um sonho”, conta dona Elizabeth.
 
A ação integra o Morar Bem PE, que tem como meta beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas. Desse total, o plano é regularizar 40 mil unidades com títulos de propriedade e o restante, 10 mil casas, será viabilizado por meio da retomada de obras paralisadas e através de novos contratos habitacionais com recursos do Minha Casa, Minha Vida, e contrapartidas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS). 
 
Estiveram presentes os secretários estaduais  Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social);  os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Gustavo Adolfo (Bonito), Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e a prefeita Luciele Laurentino (Bezerros); André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe; Francisco Amaral, diretor-presidente da Perpart e Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço de mais um trecho da Adutora do Agreste, que já está levando água do Rio São Francisco para a região

Em agenda no Agreste do Estado neste sábado (16), a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço de mais um trecho da Adutora do Agreste, que vai de Caruaru a Gravatá, beneficiando também o município de Bezerros. Ao todo, são 28 km de extensão do novo trecho. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora também acompanhou, em Caruaru, a operação que começou no início desta semana levando água da Transposição do Rio São Francisco para Caruaru, através da Adutora. 
 
“Buscamos a parceria com o governo federal para atrair recursos e construir as parcerias necessárias, colocando como uma das prioridades a Adutora do Agreste. Celebramos hoje essa conquista da água do São Francisco mudando para melhor a vida dos moradores do Agreste, além da garantia da ordem de serviço para a continuidade da chegada da água em outras cidades”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Com a chegada da água em Caruaru, a meta é que entre o fim deste mês e o início de janeiro o município já receba 100 litros de água por segundo, vindos do São Francisco, ajudando a tirar os bairros Santa Rosa, Indianópolis e Inocoop do rodízio e melhorando a vida de 30 mil pessoas. As ações do Governo do Estado para garantir segurança hídrica aos pernambucanos vão além da Capital do Agreste e chegarão a milhares de famílias de outros municípios.
 
“Esse é um sonho que dura 28 anos. O volume de água já começa a chegar nesse momento e nós vamos, gradativamente, aumentar a vazão. É um teste delicado, que precisa ser feito aos poucos. Isso é um fato que muda a história do nosso povo”, frisou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
“Nesse primeiro instante são 30 mil pessoas beneficiadas em três bairros de Caruaru, mas isso é só a partida. A gente tem uma série de obras e intervenções, derivações a partir do eixo principal da Adutora, que vão beneficiar outros municípios do Agreste pernambucano”, registrou o presidente da Compesa, Alex Campos.
 
A primeira vez que a água da Transposição chegou a Caruaru foi no domingo passado (10), quando um volume de 50 litros de água por segundo percorreu o Estado para desembocar na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis. A iniciativa faz parte da fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste que vai atender, inicialmente, seis municípios, abastecendo Caruaru pela primeira vez e reforçando o abastecimento de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó, cidades que já recebem água dessa adutora por meio da integração com a Adutora do Moxotó, em Sertânia, no Sertão. Em um segundo momento, São Caetano e São Bento do Una também serão beneficiados.
 
Essa obra, juntamente com a conclusão da Adutora do Alto Capibaribe e da Adutora do Serro Azul, somam três sistemas de grande porte que modificarão a realidade do Agreste quando estiverem em pleno funcionamento. A região tem menor disponibilidade hídrica per capita do país.
O primeiro a operar será o Sistema Adutor do Agreste. Em sua primeira etapa, a obra tem valor total de R$ 2 bilhões e beneficiará 23 cidades e 1 milhão de pessoas, que passarão a ter água de qualidade na torneira. A Adutora de Serro Azul está 90% concluída e levará água da barragem de Serro Azul, em Palmares, por 58 quilômetros até a interligação com a Adutora do Agreste, entre os municípios de Caruaru e Bezerros. O valor do investimento é de R$ 222 milhões, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. Já a Adutora do Alto Capibaribe, implantada em Santa Cruz do Capibaribe, tem um investimento de 92% milhões e 90% do projeto executado.
 
“Em parceria, estamos levando ainda mais cidadania ao povo que merece e precisa. O final de 2023 ficará marcado por uma grande entrega de mais acesso à água aos caruaruenses”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
 
Estiveram presentes os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social);  o deputado federal Fernando Rodolfo; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Luciele Laurentino (Bezerros) e Dioclécio Filho (Riacho das Almas); e Fúlvio Wagner, Presidente da EPC.

Desemprego e inflação em queda e alta do PIB: o que os números de 2023 dizem sobre a economia no Brasil

g1 — Com taxa de desemprego em queda, crescimento da atividade econômica e inflação menor, o ano de 2023 deve terminar com um saldo positivo para a economia brasileira, afirmam especialistas consultados pelo g1.

A taxa de desemprego fechou o trimestre móvel terminado em outubro com o menor índice desde fevereiro de 2015, de 7,6%, e deve fechar o ano com média de 8%.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve fechar o ano em 2,9%, enquanto a inflação deve chegar a 4,2% –menor que os 5,6% de 2022. As estimativas são da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Quando se começa a pensar no início do ano, esperávamos menos crescimento e mais inflação. Então, acho que é uma boa notícia”, afirma a coordenadora do Boletim Macro da FGV, Silvia Matos.

“Entendo que os indicadores econômicos em geral mostram uma situação positiva em 2023, inclusive melhor do que nós economistas, em grande maioria, projetávamos para este ano”, declarou o economista-chefe da Warren Investimentos e ex-diretor executivo do Instituto Fiscal Independente, Felipe Salto.
Salto explica que o PIB potencial – ou seja, a capacidade produtiva — está se recuperando depois de cair durante a pandemia de Covid-19.

“O que permite que você tenha uma coisa que parece contraditória, quando olhamos à primeira vista, mas não é: o desemprego em patamares muito baixos e a inflação não pressionada, ao contrário, a inflação em redução, até surpreendendo positivamente a cada resultado mensal”, destacou.