Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Sustentabilidade: Governo de Pernambuco realiza oficina para implementar Economia Regenerativa no planejamento estratégico do Estado

A governadora Raquel Lyra participou nesta quarta (21), da abertura da oficina Planejamento Regenerativo para Economia Pernambucana. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a iniciativa tem o objetivo de implementar uma nova abordagem para o desenvolvimento econômico, colocando o meio ambiente e a sustentabilidade no centro de todas as decisões. O encontro foi realizado no Bairro do Recife.

“Já começamos um trabalho de planejamento estratégico de mudança para a transição econômica e ecológica de Pernambuco. Temos agido de maneira articulada, junto com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada, para criar uma visão do futuro, nessa nova economia que o mundo exige de nós. Para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, e das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio da ONU. Tenho certeza de que Pernambuco, mais uma vez, vai se mostrar vanguardista, pioneiro em apresentação de alternativas para que a gente tenha uma economia mais sustentável, mais inclusiva e que nos permita ter um relacionamento mais amigável com o meio ambiente”, destacou Raquel Lyra.

A economia sustentável de matriz regenerativa é a base de um modelo econômico que se concentra na restauração, renovação e revitalização de recursos naturais, sistemas e comunidades. Ela busca não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também contribuir para a saúde dos ecossistemas e a resiliência das comunidades diante de desafios como as mudanças climáticas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, esse planejamento estratégico é a base para o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, o PerMeie. “O primeiro passo é exatamente esse mapeamento que estamos fazendo. Até junho, entregaremos um plano de ação com projetos prioritários para que possamos redirecionar o vetor de desenvolvimento do Estado, que hoje é um vetor que aponta para uma economia tradicional, para que a gente passe a ter uma economia com um olhar para o futuro”, enfatizou a secretária.

Durante o evento foram apresentadas as atividades do projeto “Planejamento Estratégico da Transição de Pernambuco para a Economia Regenerativa”, que está em desenvolvimento pelo Governo do Estado, contando com a orientação especializada da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN).

“O mundo vive uma transição mais cordial entre o homem e a natureza. O nosso trabalho não é um trabalho técnico, mas de apoio de um processo de mobilização de mentes e corações para que possamos dar essa virada nesse grande desafio que o mundo está passando. Então, o nosso objetivo é inserir Pernambuco nesse novo momento”, ressaltou a economista e sócia da CEPLAN, Tania Bacelar.

Estiveram presentes os secretários estaduais Almir Cirilo (Recursos Hídricos), Mauricélia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos André Cavalcanti e o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta.

Foto: Miva Filho/Secom

Morre mãe do prefeito de Itapetim Adelmo Moura

Nesta quarta-feira (21), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, utilizou suas redes sociais para comunicar o falecimento de sua mãe, Cândida Maria dos Santos Moura, aos 89 anos. Em uma emocionante mensagem, Adelmo expressou sua profunda tristeza e dor pela perda da mãe querida.

“É com imensa tristeza e o coração dilacerado que comunico o falecimento da minha adorada e querida mãe, Dona Cândida, que nos deixou hoje”, escreveu o prefeito em sua publicação.

Adelmo Moura destacou as qualidades singulares de sua mãe, descrevendo-a como uma mulher incrível, cheia de bondade, sabedoria e amor incondicional por todos ao seu redor. A partida de Dona Cândida deixou um vazio imensurável na vida da família, mas seu legado de amor e dedicação será eternamente lembrado com carinho.

“Sua presença era uma luz em nossos dias, e seu legado de amor e dedicação será sempre uma inspiração para nós”, expressou o prefeito.

Em meio ao luto, Adelmo Moura ressaltou sua gratidão pelo apoio recebido de amigos, familiares e conhecidos. Ele agradeceu todas as mensagens de conforto e solidariedade que têm chegado até ele e sua família neste momento difícil.

“Que mamãe descanse em paz, e que possamos encontrar conforto na certeza de que ela está em um lugar melhor, olhando por nós lá de cima”, concluiu Adelmo Moura em sua comovente mensagem.

Velório e sepultamento – O velório está sendo realizado na casa deu seu filho, Argemiro Moura, no Sítio Clarinha, na saída para São Vicente. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (22), às 8h, no Cemitério João XXIII. Informação Blog do Nill Júnior 

Diogo Moraes cobra atenção do Governo Estadual com entradas do Polo de Confecções

Durante seu discurso, parlamentar destacou a importância econômica do setor têxtil para o Estado, que em 2023 foi responsável pela arrecadação de cerca de R$ 1 bilhão

Em pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções do Agreste, fez um apelo à governadora Raquel Lyra (PSDB) para dar início à recuperação das rodovias que integram a região. O parlamentar destacou quatro delas, a PE-160, a PE-130, a PE-145, e a estrada que liga Santa Cruz à Barra de São Miguel, que são essenciais para garantir a mobilidade e segurança de quem trafega pela região.

Durante seu discurso, Diogo Moraes destacou a importância econômica do setor têxtil do Estado, que nos últimos dois anos foi responsável pela arrecadação de R$ 2 bilhões, sendo metade deste valor foi oriundo do Polo de Confecções do Agreste. Para contrapor os dados, Diogo destacou quanto a recuperação dessas quatro estradas representaria desse montante.

“Juntas, a recuperação dessas estradas soma aproximadamente R$ 130 milhões. Ou seja, cerca de 15% do que arrecadamos. Desde o último governo, venho lutando para que elas sejam feitas. Após o período de pandemia, conseguimos com que o Governo do Estado fizesse o projeto de parte delas, que é uma etapa necessária para a execução da obra. Conseguimos os projetos. Agora, resta a execução”, afirmou Diogo.

Os projetos de recuperação da PE-160, que liga Santa Cruz do Capibaribe desde o Moda Center até a divisa com a Paraíba; da PE-130, no trecho de Vertentes até a BR-104, passando por Taquaritinga do Norte; e de conclusão da PE-145, que liga o Brejo da Madre de Deus a Jataúba, estão prontos e foram pleiteados por Diogo Moraes na gestão do ex-governador Paulo Câmara.

O deputado ainda pontuou os valores que foram adquiridos pelo Governo de Pernambuco em empréstimos na gestão de Raquel, que totalizam R$ 3,4 bilhões e que foram autorizados pela Assembleia. Ou seja, além da autonomia econômica que a região tem, com uma fatia representativa na arrecadação do Estado, o Governo de Pernambuco ainda conta com um alto volume de recurso dos empréstimos, mas ainda não sinalizou para execução dessas estradas.

Na tribuna da Alepe, Diogo disse que já se reuniu com os responsáveis pela Secretaria de Infraestrutura e DER e que está solicitando uma audiência com a governadora Raquel Lyra para discutir a importância dessas estradas para o Polo de Confecções.

Foto: Luiz Santos

Lula é aconselhado a dizer que não atacou judeus, mas governo de Israel


g1 – Aliados e interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que o político deveria vir a público para tratar novamente do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

Não para ceder ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mas para se dirigir à comunidade judaica no Brasil e no mundo – e dizer que, em nenhum momento, teve a intenção de atacar os judeus.

Na terça (20), o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, respondeu à altura os ataques de Israel ao presidente brasileiro – e vocalizados também pelo ministro israelense, Israel Katz.

Aliados de Lula avaliam que o presidente errou ao incluir a figura de Adolf Hitler e do Holocausto nas críticas a Israel. Também avaliam, no entanto, que agora não bastam notas oficiais, declarações de ministros e uma resposta dura de Mauro Vieira para reordenar o cenário.

Afogados da Ingazeira retoma cirurgias de catarata, diz Secretário de Saúde

O município de Afogados da Ingazeira retomará as cirurgias de catarata como parte de um esforço para reduzir as filas de espera por procedimentos eletivos na área da saúde. A notícia foi anunciada pelo secretário de saúde, Artur Amorim, através de suas redes sociais nesta terça-feira (20), segundo o Blog do Nill Júnior.

Segundo Amorim, a decisão foi aprovada durante uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite do estado de Pernambuco, por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. A iniciativa visa agilizar o atendimento e garantir o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, especialmente aqueles que aguardam por cirurgias oftalmológicas há algum tempo.

“Hoje aprovamos em uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite do estado de Pernambuco através do Programa Nacional de redução das filas de cirurgias eletivas a volta da realização de cirurgias de catarata em nosso município”, declarou o secretário em sua publicação.

Artur Amorim aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe de gestão da saúde municipal e dos prestadores de serviços de saúde que se credenciaram para realizar os procedimentos.

“O próximo passo será de ampliar o serviço aqui do município para atender todos os municípios da X região de saúde através do Programa CuidaPE”, acrescentou o secretário.

A retomada das cirurgias de catarata representa um importante avanço na política de saúde de Afogados da Ingazeira, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para os cidadãos da região. A expectativa é de que a medida contribua significativamente para a redução das filas de espera e para o acesso mais rápido aos serviços oftalmológicos necessários para a população local.

Pescadores não autorizados invadem Barragem de Ingazeira

Pescadores de Tuparetama que fazem parte da Associação da Colônia de Pescadores de Ingazeira, reclamam dos desmandos proporcionados por àqueles que não respeitam a Piracema e se infiltram nas áreas das terras da Barragem, provocando descaso e desreipeito aos que cumprem as determinações da Lei.

A Polícia tem por dever fazer com que se respeite às normas proibitivas e promovam rondas às margens da Barragem de Ingazeira para identificar os infratores. Com a palavra as autoridades competentes!

Com indicação de Kaio Maniçoba, Alepe homenageia Naná Vasconcelos em sessão solene

Em um gesto de reconhecimento à extraordinária contribuição cultural de Naná Vasconcelos, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco realizou nesta terça-feira (20), uma emocionante reunião solene em sua homenagem. A sessão, proposta pelo deputado estadual Kaio Maniçoba e aprovada por unanimidade pela mesa da Casa de Joaquim Nabuco, foi um tributo ao percussionista recifense que deixou uma marca indelével na música brasileira.

“Naná foi um embaixador da nossa cultura, levando o som pernambucano para o mundo. Esta reunião solene é um reconhecimento merecido a um ícone que marcou a história da música mundial”, destacou Kaio Maniçoba.

Naná Vasconcelos, nascido em Recife, foi um dos músicos mais renomados internacionalmente, conquistando o título de melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat em oito ocasiões, além de ter sido agraciado com oito prêmios Grammy.

Este ano, o músico completaria 80 anos de uma vida dedicada à música e à cultura. A viúva do homenageado, Patrícia Vasconcelos, expressou sua gratidão pela iniciativa. “É uma honra ver o legado de Naná ser reconhecido de maneira tão significativa. Esta homenagem póstuma na Assembleia é um tributo não apenas a seu talento, mas à riqueza cultural de Pernambuco, que ele representou com maestria.”

O evento contou ainda com as apresentações musicais do músico Ed Carlos, do Duo Alexandre Baros e Lasserre, além da Escola da Capoeira Mestre Perna Pesada, proporcionando um espaço para destacar o legado de Naná Vasconcelos na construção da identidade cultural de Pernambuco.