Imagine caminhar pelas ruas da sua cidade em meio ao calor escaldante, e deparar-se com um inovador equipamento que oferece água filtrada geladinha e um jato de ar frio para se refrescar? Essa é a realidade trazida pelo projeto “Hidrate-se”, idealizado pelo prefeito de Vitória de Santo Antão, na zona da Mata de Pernambuco, Paulo Roberto Arruda, como parte de sua visão sustentável e inovadora para a cidade.
Com o objetivo de oferecer acesso fácil a água de qualidade em meio às altas temperaturas da região, as Estações de Hidratação foram instaladas em diversos pontos estratégicos da cidade, proporcionando não apenas conforto, mas também incentivando práticas mais sustentáveis e saudáveis para a população.
Estes equipamentos, adquiridos pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar, possuem tecnologia exclusiva, capaz de gelar 1 litro de água por minuto, totalizando 60 litros por hora, mantendo a temperatura entre 5º e 7º graus. Mesmo em dias quentes e com grande movimento, as filas não serão um obstáculo, garantindo que todos possam desfrutar de uma água gelada de forma rápida e eficiente.
“Estamos muito felizes de poder oferecer aos vitorienses o projeto ‘Hidrate-se’. É fundamental garantir o acesso à água de qualidade e proporcionar conforto aos nossos munícipes. Além disso, ao reduzir o uso de garrafas plásticas descartáveis, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente. Este projeto reflete nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade da nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
O secretário de Saúde e Bem-Estar, Alex Vasconcelos, ressalta que “as Estações de Hidratação levam mais qualidade de vida para toda a população, facilitando o acesso à hidratação nos espaços públicos e promovendo a saúde e o bem-estar.”
Um dos grandes diferenciais das Estações de Hidratação de Vitória de Santo Antão é a sua acessibilidade. Com um simples toque no botão azul, pessoas de todas as idades, incluindo cadeirantes e pessoas com nanismo, podem facilmente se hidratar, bastando aguardar a garrafa encher e apertar para parar. Pensando na segurança das crianças, o equipamento conta com um mecanismo que libera a água quente apenas quando o botão vermelho é pressionado por 2 segundos, evitando acidentes e garantindo a segurança dos pequenos.
Alguns equipamentos ainda vêm com dispenser exclusivo para hidratação dos pets. Basta pressionar o pedal para que o animalzinho possa se hidratar, e ao final, o dispenser se esvazia automaticamente, evitando água parada e contribuindo para a saúde dos pets e do meio ambiente.
Refresh
Para os dias mais quentes, as Estações de Hidratação também oferecem um recurso de refrescância. Ao pressionar o botão, um umidificador é ativado, liberando vento e água em 5 pontos da lateral do equipamento, proporcionando uma experiência refrescante e saudável para os usuários.
Para Daniel Cruz, responsável pelo projeto de comunicação, além de todos os principais benefícios, as Estações de Hidratação também servem como um canal de comunicação entre a prefeitura e a população. “Cada estação possui um espaço para divulgação dos programas, eventos e ações da prefeitura, promovendo a interação e informação entre os vitorienses e a gestão municipal” explica o jornalista.
Com o objetivo de evitar o desperdício de água, as Estações de Hidratação possuem um mecanismo que interrompe o fluxo de água automaticamente após 30 segundos, caso o usuário esqueça de apertar o botão, evitando assim o desperdício e garantindo a sustentabilidade do recurso.
No total, serão instaladas 7 unidades das Estações de Hidratação em Vitória de Santo Antão, sendo que 70% delas contarão com o recurso de refrescância e dispenser para pets. Essa iniciativa inovadora da prefeitura reforça o compromisso com o bem-estar da população, a sustentabilidade ambiental e a promoção de hábitos saudáveis, transformando a cidade em um lugar mais agradável e sustentável para todos.

A governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, conduziu nova reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança, nesta segunda-feira (26), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife. Ampliada com a presença de órgãos e instituições do Estado, a reunião tratou de como o sistema prisional pode contribuir para os bons resultados do programa. Além de secretarias estaduais presentes, o encontro também contou com a participação de representantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Defensoria Pública, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).


O presidente do PSB de Caruaru, Marcelo Gomes, anunciou que vai se licenciar da direção municipal do partido. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (26), no Recife, em conversa com o deputado Sileno Guedes, que preside a sigla no estado.
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou, na manhã desta segunda-feira (26), da abertura do II Seminário de Reabilitação de Áreas Centrais, realizado no auditório do Porto Digital, no Bairro do Recife. O principal objetivo do projeto é desenvolver modelos e mecanismos econômicos, estratégicos e urbanísticos em favor dos processos de reabilitação das áreas centrais das cidades.
O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (26), o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024. Com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice, Priscila Krause, o documento foi apresentado pela secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. O objetivo é determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. Para minimizar o impacto da demanda de internamentos, foi anunciada a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico da rede de saúde do Estado.


Confira a nota na íntegra:



