Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

No dia D de combate à dengue, prefeitura de Afogados fará mutirão no Conj. Laura Ramos

Apesar do indicador de infestação predial (LIRA) de Afogados da Ingazeira ser baixo, algumas áreas específicas precisam de uma atenção especial no tocante ao combate ao mosquito transmissor da dengue. Mais especificamente o bairro Sobreira e o Conjunto Residencial Laura Ramos.

E neste sábado (02), no dia determinado pelo Ministério da Saúde como dia “D” de mobilização contra a dengue, a Prefeitura de Afogados fará um mutirão no Conjunto Residencial Laura Ramos. A atividade terá início às 8h e irá reunir 40 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos da vigilância em saúde dentre outros. A ordem é identificar e erradicar todo e qualquer foco do mosquito transmissor. No Sobreira, as atividades de combate e prevenção à dengue foram realizadas esta semana.

Prefeito Rodrigo Pinheiro comemora o novo aeroporto de Caruaru

Após o esforço e a articulação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e da ex-prefeita e atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foi anunciada, na manhã desta sexta-feira (1º), a obra do novo aeroporto da cidade. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, detalhou os investimentos substanciais para o Aeroporto Oscar Laranjeira, delineando um futuro promissor para a região.

Durante uma cerimônia que atraiu olhares esperançosos, o ministro revelou um aporte financeiro considerável de R$ 140 milhões destinados à expansão e ao aprimoramento do aeroporto. Entre as iniciativas propostas, destaca-se a ampliação da oferta de voos, prevendo conexões diretas para destinos-chave como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Com previsão de início das obras ainda este ano e conclusão até 2026, a população de Caruaru aguarda com expectativa a transformação que o aeroporto trará, impulsionando não apenas o setor de transporte, mas também a conectividade e o potencial turístico da região.

“Este é um marco histórico que reflete o compromisso de todos os poderes com o progresso e o bem-estar da nossa população. Agradeço à governadora Raquel Lyra, ao ministro Silvio Costa Filho e ao presidente Lula pela parceria. Enquanto município, estamos realizando obras estruturadoras ao redor do aeroporto para melhor servir à população de toda a região. Continuamos construindo agora a Caruaru dessa e das próximas gerações”, disse o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura de Itapetim inaugura sistema de abastecimento que leva água do São Francisco para diversas famílias da zona rural

Na noite desta quinta-feira (29), o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), inaugurou o sistema de abastecimento que leva água do Rio São Francisco para diversas famílias dos sítios Campo do Ambó, Lagoa de Dentro e parte da Pitombeira.

Ter água nas torneiras era mais que um desejo, era um sonho de tantas famílias de uma das regiões mais secas do município. Agora, esse sonho se torna realidade, trazendo não só alívio para as dificuldades do dia a dia, mas também promovendo um avanço significativo para o desenvolvimento local e a qualidade de vida das pessoas.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Adelmo Moura, o vice-prefeito Chico, o secretário de Agricultura Júnio Moreira, as representantes do Sisar, Adriana e Micaelle, além dos vereadores Silvanio e Romão, o presidente do Sindicato, Sandro, presidentes de associações, secretários e diretores municipais, e outras lideranças comunitárias.

O momento foi de celebração e reconhecimento pelo esforço conjunto que tornou possível esse avanço tão significativo para as comunidades. Juntos, os moradores juntamente com toda associação do Campo comemoraram essa grande conquista.

Este é o compromisso do Governo Municipal de Itapetim, continuar trabalhando forte para a construção de um futuro cada vez melhor para os itapetinenses, seja na cidade, nos distritos de São Vicente e Piedade, e na zona rural.

Com investimentos no valor de R$ 140 milhões, governadora Raquel Lyra e ministro Silvio Costa Filho anunciam ampliação do Aeroporto de Caruaru

A governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram, nesta sexta-feira (1°), investimentos no valor de R$ 140 milhões para ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. Situado no maior polo de desenvolvimento do Agreste, a requalificação do aeródromo vai tornar o local competitivo dentro da malha aeroportuária do país, ofertando mais voos diários para as principais capitais, entre elas São Paulo e Brasília. Os gestores assinaram um termo de cooperação para viabilizar o início das obras. O projeto está sendo feito pelo Governo do Estado. 
 
“Hoje é um dia de festa. Quem é do Agreste sabe o quanto essa obra foi sonhada pela população. Nossa região está sendo contemplada com um aeroporto que vai ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento econômico, o desenvolvimento do nosso turismo, a garantia do fortalecimento do Polo de Confecções, além de novas indústrias podendo chegar através de um ponto logístico que se soma a outros investimentos que estão acontecendo, a exemplo da triplicação da BR-232 e obras na BR-104. Tudo isso é necessário para melhorar e fortalecer a vocação logística de Caruaru e da região, gerando emprego e renda para nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause.
 
Ainda durante a solenidade, foi anunciado o aumento da frequência de voos diários da Azul nas operações entre Recife e Caruaru. A partir de 10 de junho, a população que for aproveitar uma das maiores festas de São João do mundo terá à disposição dois voos diários de Recife para Caruaru, com partidas às 8h e às 16h05. Já o retorno de Caruaru para Recife poderá ser feito, também diariamente, às 9h10 ou às 17h15.
 
O trajeto entre as duas cidades pernambucanas dura cerca de 35 minutos, ampliando o número de assentos de 9 para 70 por voo.
 
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, a expectativa é de que até o mês de junho a licitação já esteja pronta para que as obras possam ser iniciadas. “Após o início das obras, temos a expectativa de entregar o aeroporto em até 24 meses. Também está em nosso planejamento fazer, dentro do aeroporto, um centro cultural de artesanato para que os turistas que chegam a Caruaru possam conhecer mais da cultura do Agreste e da região”, destacou.
 
O aeroporto ganhará um novo terminal com 6 mil m², além de ter uma ampliação da pista de pouso e decolagem, passando de 1.800 para 2.250 metros, implementação de novas pistas de taxiamento de aeronaves e a construção de um novo pátio de aeronaves.
 
Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esse é um feito histórico no município. “É um momento muito importante para Caruaru. Esses investimentos vão ajudar a impulsionar ainda mais a nossa economia, ligando o município a grandes capitais do país, trazendo mais turistas para a nossa cidade, sobretudo, para o nosso São João, que é o maior do mundo”, pontuou.
 
Estiveram presentes na solenidade os deputados federais Iza Arruda, Luciano Bivar, Augusto Coutinho, Carlos Veras, Renildo Calheiros, Eriberto Medeiros, Pedro Campos, Coronel Meira e Pastor Eurico; os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Mário Ricardo, Chaparral, William Brigido, Eriberto Filho, Edson Vieira, João de Nadegi, Rosa Amorim e João Paulo Costa; o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura); o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Tiago Pereira; o presidente da Infraero, Rogério Barzellay; o vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos; além de prefeitos e vereadores da região.
 
CONIAPE – Durante visita ao município de Caruaru, a chefe do Executivo também participou do encontro do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE). Estiveram reunidos prefeitos, vereadores e lideranças da região. 
 
Foto: Miva Filho/Secom

Programa Municipal de Aração 2024 é lançado e já começa atender pequenos produtores rurais, em Garanhuns

Serão mais de 5 mil horas maquina com frota própria para atender toda extensão rural


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), lançou nesta quinta-feira (29), o Programa Municipal de Aração 2024 (PMA). A cerimônia ocorreu no Sítio Mundaú, área do Distrito de Iratama. A atividade de aração por parte do Governo Municipal, é um incentivo na redução de custos por parte do agricultor, sendo assim, cada produtor poderá plantar e colher visando uma maior renda.

A líder comunitária Neuza Maria, agradeceu a importância da ação contínua por parte da prefeitura. “No ano passado nós tivemos um grande apoio, que nos garantiu uma renda extra. E para nós, que não temos a condição de pagar o serviço completo aos tratoristas, esse incentivo garante mais um dinheirinho no bolso. Não tenho dúvidas que o programa este ano, será mais forte e importante”, enfatizou.

A partir de agora, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Garanhuns (CMDRS), fica a cargo de realizar o cronograma e a fiscalização das atividades do programa. As associações rurais dos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro realizarão o cadastramento dos agricultores para a realização dos serviços em suas propriedades. Maiores informações, podem ser obtidas por meio do telefone/WhatsApp da pasta, pelo número (87) 3762-7086. O atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 14h.

Presença feminina na disputa por vaga na Câmara do Recife ganha o reforço de Priscila Ferraz

Pré-candidata filiou-se ao PSB para fortalecer a defesa de causas como a das mulheres e a da saúde

A enfermeira Priscila Ferraz é a mais nova pré-candidata a vereadora do Recife pelo PSB. O ato de filiação ocorreu na noite da quinta-feira (29), na sede estadual do partido, com a presença do prefeito João Campos (PSB), de dirigentes e militantes.

Em um evento majoritariamente composto por mulheres, Priscila agradeceu a acolhida e reafirmou estar animada para a trajetória eleitoral até a Câmara Municipal do Recife. “Priscila Ferraz deixa de ser um nome para ser um projeto que inclui várias vozes que estão aqui, de vários segmentos que precisam ser representados. Não é só a mulher, a saúde e outras causas que eu represento, mas uma sociedade inteira que clama que a gente ocupe esses espaços”, afirmou a pré-candidata.

Para o prefeito João Campos, a chegada de nomes como o de Priscila engrandecem as lutas do partido. “É difícil encontrar candidaturas fortes e que representem causas. E você chega exatamente assim, com o segmento fortíssimo da enfermagem e de tudo o que você representa. Seja muito bem-vinda”, disse o gestor. “Você sabe da nossa alegria em ver concretizada a sua esperada chegada ao PSB”, completou o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes.

A pré-candidata também foi saudada pela secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, que fez um histórico sobre políticas das gestões do partido para o segmento feminino, a exemplo da criação da primeira secretaria estadual da Mulher do Brasil. “Aqui não há diferença entre o que é falado para fora e as práticas feitas para dentro. Queremos que você fique muito à vontade, porque esse é um lugar de acolhimento verdadeiro à causa das mulheres”, declarou Dora.

O ato ainda contou com a participação do deputado federal Pedro Campos (PSB), dos líderes do Governo e do PSB na Câmara Municipal do Recife, respectivamente, Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Júnior (PSB), da vereadora Natália de Menudo (PSB), do secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, da secretária estadual de Mulheres do PSB, Niedja Guimarães, entre outros nomes da militância.

Fotos: Wesley D’Almeida

Prefeitura de Garanhuns inaugura quarta creche municipal em menos de dois anos

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, celebrou um momento histórico na comunidade Manoel Chéu com a inauguração da Creche Doutor Ivaldo Dourado. O prédio que ficou por mais de 10 anos abandonado, teve as obras concluídas e nesta quinta-feira (29) foi entregue à população durante uma solenidade. Mais de 300 vagas estão sendo ofertadas com a abertura da unidade.

Com capacidade para atender mais de 300 crianças de três meses a cinco anos de idade, a Creche Dr. Ivaldo Dourado amplia significativamente o acesso à educação infantil, proporcionando estrutura adequada e todo apoio para o desenvolvimento dos matriculados. Esta é a quarta creche municipal entregue em menos de dois anos, criando mais de 1.200 vagas para primeira infância.

Após uma década de espera, a entrega do prédio para população marca um avanço significativo na oferta de educação de qualidade para as crianças da cidade. “Essa é uma tarde memorável pra Garanhuns. Celebramos esse momento com as crianças, pais e também com a equipe da creche. Agora esse espaço é de vida, alegria e esperança”, disse a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.

“Quantas famílias esperavam ver seus filhos estudando aqui, quantos depoimentos escutamos e estamos felizes por esse dia. Preparamos tudo para receber as crianças da melhor forma. Esse espaço aqui é um sonho para todo professor”, declarou a gestora da unidade, Tatyanne Calado. Mãe de um das crianças matriculadas na creche, Raiane dos Santos visitou as salas e toda a estrutura do prédio. “É o que quero para o meu filho, que ele se desenvolva bem. A estrutura é muito boa, eu gostei das salas e sei que isso vai ser importante pra ele”, afirmou.

O nome da creche presta uma homenagem ao renomado médico garanhuense, Dr. Ivaldo Dourado, que deixou um legado de cuidado e dedicação ao município. “A quarta cheche que nosso município inaugura e com o nome de Doutor Ivaldo Calado cravado. A obra ficou paralisada e  muitos não acreditavam na sua finalização. Agora em 2024, comemoramos o centenário de Ivaldo Calado,  nada é por acaso, Deus sabe o que faz”, disse o filho do homenageado, Emanuel de Araújo.
“O investimento realizado para a conclusão das obras foi de quase dois milhões de reais em recursos próprios para garantir o direito que nossas crianças. O prédio, que por anos ficou negligenciado, foi transformado em um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado, refletindo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional”, argumentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

As aulas na creche serão iniciadas na próxima segunda-feira (04).

Foto: Hilton Marques e Vinicius Vilela

Com recorde no agro, PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). Em termos nominais, totalizou R$ 10,9 trilhões no ano.

O crescimento foi muito próximo ao de 2022, quando a atividade econômica brasileira teve alta de 3%. Mais uma vez, contudo, o último trimestre do ano mostrou uma desaceleração da economia e fechou estável em relação ao trimestre anterior (0%). (veja mais abaixo)

O PIB teve dinâmicas diferentes no primeiro e segundo semestres. Na primeira metade do ano, a atividade econômica foi puxada por uma safra excepcional de grãos. Com o desempenho recorde da produção de soja e milho, a agropecuária registrou alta de 15,1% no ano, um recorde da série histórica que se inicia em 1996.

A agropecuária também ajudou o resultado de outros setores, como as exportações (9,1%), a indústria de alimentos e segmentos específicos do setor de serviços, que são beneficiados pela cadeia de produção e logística do campo.

 

Prefeitura de Garanhuns inaugura quarta creche municipal em menos de dois anos

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, celebrou um momento histórico na comunidade Manoel Chéu com a inauguração da Creche Doutor Ivaldo Dourado. O prédio que ficou por mais de 10 anos abandonado, teve as obras concluídas e nesta quinta-feira (29) foi entregue à população durante uma solenidade. Mais de 300 vagas estão sendo ofertadas com a abertura da unidade.

Com capacidade para atender mais de 300 crianças de três meses a cinco anos de idade, a Creche Dr. Ivaldo Dourado amplia significativamente o acesso à educação infantil, proporcionando estrutura adequada e todo apoio para o desenvolvimento dos matriculados. Esta é a quarta creche municipal entregue em menos de dois anos, criando mais de 1.200 vagas para primeira infância.

Após uma década de espera, a entrega do prédio para população marca um avanço significativo na oferta de educação de qualidade para as crianças da cidade. “Essa é uma tarde memorável pra Garanhuns. Celebramos esse momento com as crianças, pais e também com a equipe da creche. Agora esse espaço é de vida, alegria e esperança”, disse a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.

“Quantas famílias esperavam ver seus filhos estudando aqui, quantos depoimentos escutamos e estamos felizes por esse dia. Preparamos tudo para receber as crianças da melhor forma. Esse espaço aqui é um sonho para todo professor”, declarou a gestora da unidade, Tatyanne Calado. Mãe de um das crianças matriculadas na creche, Raiane dos Santos visitou as salas e toda a estrutura do prédio. “É o que quero para o meu filho, que ele se desenvolva bem. A estrutura é muito boa, eu gostei das salas e sei que isso vai ser importante pra ele”, afirmou.

O nome da creche presta uma homenagem ao renomado médico garanhuense, Dr. Ivaldo Dourado, que deixou um legado de cuidado e dedicação ao município. “A quarta cheche que nosso município inaugura e com o nome de Doutor Ivaldo Calado cravado. A obra ficou paralisada e muitos não acreditavam na sua finalização. Agora em 2024, comemoramos o centenário de Ivaldo Calado, nada é por acaso, Deus sabe o que faz”, disse o filho do homenageado, Emanuel de Araújo.
“O investimento realizado para a conclusão das obras foi de quase dois milhões de reais em recursos próprios para garantir o direito que nossas crianças. O prédio, que por anos ficou negligenciado, foi transformado em um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado, refletindo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional”, argumentou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

As aulas na creche serão iniciadas na próxima segunda-feira (04).

Fabrizio Ferraz solicita criação de núcleo especializado de apoio a policiais dentro da Defensoria Pública do Estado

O deputado estadual Fabrizio Ferraz solicitou ao Governo do Estado e à Defensoria Pública Estadual, através de uma indicação, a criação de um núcleo especializado de apoio a policiais dentro da DPE. O objetivo é que seja oferecida assistência jurídica integral e gratuita aos profissionais das forças de segurança que precisem de serviços específicos dos defensores públicos.

“É um pleito antigo e que merece a atenção de todos. Muitas vezes esses profissionais estão com processos administrativos ou na justiça por ações realizadas a serviço do estado. Nada mais justo que o estado proporcione essa defesa técnica e especializada gratuitamente através da Defensoria Pública”, afirmou Fabrizio Ferraz.

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o parlamentar recebeu o apoio da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause e já iniciou o diálogo com o defensor público-geral, Henrique Seixas, para a criação do núcleo especializado. “Foi uma conversa extremamente proveitosa, onde ressaltamos a importância do acesso ao trabalho de profissionais qualificados. O dr. Henrique disse estar de pleno acordo, colocando a Defensoria a disposição para implantação do serviço”, comentou.