Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Itapetim é contemplado com creche e nova unidade básica de saúde através do Novo PAC Seleções anunciado pelo Governo Federal

O município de Itapetim celebra a conquista de uma creche e uma unidade básica de saúde (UBS), através do Novo PAC Seleções anunciado pelo Governo Federal.

Esses dois novos equipamentos representam um marco significativo para o município, contribuindo diretamente para a melhoria da educação e da saúde em Itapetim.

A conquista dessas importantes estruturas é resultado do esforço contínuo do Governo Municipal, que se empenha incansavelmente na busca por ações que promovam o desenvolvimento e o bem-estar da população.

Com o trabalho incessante da administração municipal, os avanços não param e a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs itapetinenses continua a ser prioridade, refletindo o compromisso com o progresso e o bem-estar de todos.

Confirmada construção do Hospital de Amor em Garanhuns. Município é parceiro do Governo Federal

Com grande rede em todo o país, Hospital de Amor é uma das maiores referências na prevenção e tratamento de câncer. Deputado Felipe Carreras apresentou ofício ao presidente pedindo construção do hospital

O presidente Lula anunciou o novo PAC Seleções, com mais de R$ 23 bilhões destinados a construções de equipamentos públicos em estados e municípios, principalmente em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. A boa notícia para o Agreste é a parceria do Governo Federal com o município de Garanhuns, que vai viabilizar a construção do ‘Hospital de Amor’, uma referência na prevenção e tratamento de câncer, com diversas unidades espalhadas no país.

Para a concretização deste sonho, Garanhuns está disponibilizando uma área de 25 mil m2, que atende a necessidade do projeto do Hospital de Amor, beneficiando toda a população do Agreste e interior de Pernambuco, com o que há de mais moderno na medicina oncológica atual. Representantes do Governo Federal, com o assessor Mozart Sales, e do Hospital de Amor, já estiveram em Garanhuns analisando a área disponibilizada pelo município. O Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também tratou pessoalmente sobre o assunto com o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Para Felipe Carreras, o investimento é um compromisso dos governos municipal e federal com a população de Garanhuns e do estado de Pernambuco. “Agradecemos a sensibilidade do presidente por atender um pleito nosso e dos pernambucanos. Reafirmo o compromisso de incluir emenda parlamentar para a construção do hospital”, disse o deputado. O parlamentar esteve em Garanhuns em fevereiro e apresentou um ofício solicitando ao presidente Lula a construção de um novo hospital no município.

Sem dúvidas, um dos maiores investimentos em saúde pública da história de Garanhuns e de Pernambuco.

SAIBA MAIS – HOSPITAL DO AMOR

Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado, o Hospital de Amor conta atualmente com mais de 5.300 colaboradores atuando em suas dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa, relacionadas à área oncológica, espalhadas pelo Brasil.

Avaliação aponta que aprendizagem na Rede Municipal de Garanhuns cresceu mais de 40%

Os investimentos na educação em Garanhuns estão gerando resultados expressivos, conforme revelado pela Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADAG). Em apenas dois anos, houve um aumento de 41,7% na aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Mais de 12 mil alunos foram avaliados e o resultado destaca as políticas educacionais implementadas na cidade.

Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa, leitura, interpretação e produção de texto, além de Matemática. Essas avaliações são conduzidas em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), ao longo de três anos, possibilitando a observação dos avanços nas habilidades das crianças e adolescentes.

“Esse resultado nada mais é do que o retrato da Rede Municipal de Garanhuns, através do compromisso e competência dos professores, equipes gestoras e todos os profissionais envolvidos na educação municipal. Garanhuns pode e deve ocupar lugar de destaque pela sua vocação como celeiro educacional”, expressou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O Programa Aprendentes, que foi assegurado recentemente pela Lei Municipal nº 5.120/2023, vem identificando defasagens na aprendizagem dos estudantes e, a partir disso, buscando estratégias para fortalecer as habilidades necessárias para que acompanhem e dominem o currículo do ano em curso. A avaliação servirá como um guia para as formações continuadas dos professores, que ocorrem regularmente todos os meses.

“O processo desencadeia uma análise pedagógica profunda dos resultados. Gestores escolares, professores e escolas envolvidas participam ativamente desse processo, utilizando os resultados para subsidiar o planejamento de atividades e a recomposição da aprendizagem. Durante esta semana participamos de um momento imersivo para analisar cada dado e propor aos professores estratégias que possam ser usadas em sala de aula”, afirmou Carlos Barros, diretor de Ensino.

No próximo sábado (09), será iniciado o Ciclo Formativo 2024 para os professores da Rede Municipal de Garanhuns. Os resultados da ADAG serão debatidos e serão apresentadas propostas pedagógicas que possam trazer mais desenvolvimento na educação.

Empreende Mulher | Prefeitura oferta cursos para mulheres de Garanhuns

Costura básica, macramê, fuxico e crochê, além de artesanato geral, são as capacitações disponibilizadas pela Secretaria da Mulher


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher, retoma os cursos do projeto “Empreende Mulher” neste mês de março. Serão três capacitações com duração de dois meses cada uma: Costura básica para iniciantes; macramê, fuxico e crochê, além do curso de artesanato geral. As inscrições acontecem nesta quinta-feira (07), das 8h às 16h, podendo se estender até a sexta-feira (08) se ainda restarem vagas. As aulas já iniciam na próxima segunda-feira (11).

Serão ofertadas 10 vagas para cada curso e as inscrições devem ser realizadas presencialmente na sede da SecMulher – localizada na Avenida Simôa Gomes, 16, Heliópolis. As interessadas também só poderão se matricular em apenas uma capacitação. Os cursos acontecem sempre das 14h às 16h, nos seguintes dias: segunda-feira para o curso de costura básica. Nas terças-feiras é a vez da capacitação em macramê, fuxico e crochê. Já artesanato geral será realizado toda quarta-feira.

Empreende Mulher – O objetivo do projeto é promover a capacitação visando o empreendedorismo de mulheres da cidade que querem aprender uma nova profissão ou adquirir independência financeira. Algumas oficinas ofertadas também funcionam como terapia ocupacional.

Pedágios em rodovias federais terão que aceitar pagamento em PIX, crédito e débito

Concessionárias que cobram pedágio em rodovias federais terão que aceitar pagamentos em PIX ou por cartão de débito e crédito.

A regra consta em uma portaria publicada pelo Ministério dos Transportes nesta sexta-feira (8). As empresas têm prazo de 90 dias para se adaptar à medida.

Ao fim desse prazo, os pedágios terão que contar com cabines que recebam, além do dinheiro em espécie, os pagamentos por PIX, cartão físico ou aplicativos de celular.

O texto também determina que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá definir a quantidade de cabines com essas “tecnologias” por praça de pedágio.

A regulamentação ainda será publicada, mas a portaria abre espaço para que nem todas as cabines em cada ponto de pedágio precisem receber o pagamento por esses meios eletrônicos.

O objetivo, segundo o Ministério dos Transportes, é garantir mais eficiência e praticidade na cobrança das tarifas nos pedágios.

“Essa é mais uma medida pela modernização da operação na malha viária federal concedida, uma alternativa que confere mais fluidez no tráfego nas estradas e mais segurança e comodidade aos usuários”, informou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

De acordo com a pasta, atualmente há 24 concessões de estradas em operação no país. Há expectativa de que ocorram 13 novos leilões de rodovias ainda em 2024.

“Não sou prefeito de receber ordem de ninguém”, disse Evandro Valadares

Em contato com este blogueiro, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, desmentiu a nota da Coluna do Finfa desta sexta-feira (08), onde uma fonte egipciense informou a este blogueiro, que o prefeito teria atendido um pedido do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, que fez a readmissão da funcionária do setor financeiro da prefeitura, Alisangela de Abelardo.

 “Não sou prefeito de receber ordem de ninguém, minhas administrações em São José do Egito são comprovadas com a aprovação da população, essa fonte que passou esta notícia, não falou a verdade, tomei a decisão de readmitir a funcionária, por vontade minha e pelos motivos de desculpa, que a mesma me fez. Sou dono dos meus atos e assumo tudo que faço, não precisa que algumas pessoas, queiram fazer tumultos no nosso grupo”, disse o prefeito Evandro

Avante lança pré-candidatura de Francisco Padilha a prefeito do Paulista

Um encontro realizado, na noite de ontem (7), selou o destino do Avante na eleição de outubro, no município do Paulista, um dos mais importantes da Região Metropolitana do Recife. Francisco Padilha será o nome do partido na disputa pela prefeitura da “Cidade das Chaminés.”

De acordo com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, Padilha une juventude e competência, e possui total capacidade para realizar as transformações que o município necessita.

“O Avante não poderia ter feito melhor escolha. Padilha representa o novo e está totalmente alinhado ao partido. É preciso oxigenar a gestão municipal, e ele tem total conhecimento do que realmente precisa ser feito e a capacidade para fazer com que a cidade recupere o caminho do desenvolvimento e a sua importância no Estado”, destacou Sebastião Oliveira.

Já Padilha enalteceu a relevância do Avante: “É com muita felicidade que visto a camisa desse time vencedor. Estou preparado para construir um futuro de muitas conquistas para Paulista. O Avante tem crescido em todo Brasil, e Pernambuco tem feito muito bem o seu papel. Fazer parte dessa história é uma honra, tamanha é a importância do Avante”, ressaltou o pré-candidato.

Coluna do Finfa

Momento atual – Este blogueiro, foi informado por um político da cidade de Gravatá, que relatou a situação que encontra-se a política naquela cidade.

Segundo a fonte, o prefeito Padre Joselito (PSB), deverá migrar para o uma partido da base da governadora Raquel Lyra, inclusive teria ou terá uma conversa com a governadora para concretizar que partido vai ingressar.

“Somente com uma união das lideranças oposicionistas, tem tudo para ganhar as eleições. “Tem que juntar Júnior Darita (vice-prefeito), Joaquim Neto (PSDB e Assessor Especial da Casa Civil), Rafael Prequé (ex vice-prefeito, Solidariedade), Waldemar Borges (Dep. estadual PSB), Bruno Sales (vereador Republicanos), Léo Giestosa (vereador AGIR), o grupo do empresário Fernando Albuquerque e dois  vereadores de oposição, Tadeuzinho e Gil Dantas, ambos do PSDB, para sentarem e se unirem contra o prefeito, que não cumpre nada, e agora a vítima foi o deputado estadual Waldemar Borges”.

Concluindo não sei se o Presidente da Câmara, o vereador Léo do Ar, ainda não rompeu publicamente com o prefeito, porque ele é muito ligado a Waldemar Borges. Ficamos no aguardo se ele acompanha Waldemar no rompimento ou se permanece na base de apoio do prefeito”, disse a fonte.

Hoje – O PSB oficializa, nesta sexta-feira (08), às 18h30, na Maria José Recepções I, o apoio à pré-candidatura de Zé Queiroz (PDT) à Prefeitura de Caruaru. O evento deve contar com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que é vice-presidente nacional do PSB, além de dirigentes e militantes de todo o estado, reforçando a parceria histórica que o partido tem com Queiroz na Capital do Agreste.

Atendeu pedido – Uma fonte egipciense, em contato com este blogueiro ontem (07), afirmou que o prefeito de SãoJosé do Egito, Evandro Valadares, atendeu ao pedido do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, e fez a readmissão da funcionária do setor financeiro da Prefeitura, Alisangela de Abelardo. “Houve um desentendimento senão estiver enganado na terça-feira da semana passada, entre a funcionária e o prefeito, que de imediato lhe demitiu, e ontem (07), ela voltou aos seus trabalhos”, disse a fonte.

Confirmou – O Presidente Lula, confirmou a construção de um novo hospital de média e alta complexidade em Garanhuns. O Hospital de Amor será referência, com foco na prevenção e tratamento de câncer, atendendo toda a população de Garanhuns e do agreste pernambucano. “Agradecemos a sensibilidade do presidente em atender um pleito nosso e dos pernambucanos. Reafirmo aqui o meu compromisso de incluir emenda parlamentar para a construção do hospital! e Parabéns, ao prefeito Sivaldo Albino, pela luta. Quem ganha é o povo de Garanhuns! Em breve teremos mais detalhes sobre o início das obras e investimentos!”, disse o deputado federal Felipe Carreras.

Ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher –  O Governo de Pernambuco vai oferecer, nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma manhã inteira de prestação de serviços para as pernambucanas. A ação acontece no Centro Esportivo Santos Dumont, das 8h às 12h, e contará com a presença da governadora Raquel Lyra. Entre as atividades disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, aplicação da vacina da Covid-19, além de orientações profissionais e jurídicas. Ainda pela manhã, às 10h30, a gestora lança o Reforma no Lar, nova modalidade do programa habitacional Morar Bem, que irá ofertar apoio financeiro, assistência técnica de arquitetura e engenharia para a reforma de casas construídas em comunidades carentes do Estado.

Frase“A pauta, defendida pela Amupe, é de que a alíquota do INSS seja reduzida de 20% para 8% nos municípios com menos de 142 mil habitantes, o que geraria uma economia de R$ 11 bilhões em todo o país”. (Presidente da Amupe Marcelo Gouveia, participando  em Brasília, da Mobilização Municipalista convocada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM).

Marcaram presenças – Na entrega da quadra em homenagem a inesquecível “Ceiça Lira”,mãe do agora vereador governista Pedro Henrique Lira, que a prefeita de Floresta Rorró Maniçoba, juntamente com sua vice-prefeita Bia Numeriano, alguns serratalhadenses prestigiaram a inauguração e o anúncio do apoio do vereador PH Lira a prefeita florestana. Estiveram presentes:O presidente da Câmara Manoel Enfermeiro, os vereadores Zé Raimundo e Nailson Gomes, os servidores da prefeitura Cesar Kaique o Secretário Municipal Tercio Siqueira, entre outros.

Não fazia mais parte – O vereador PH Lira de Floresta, que declarou apoio à prefeita Rorró Maniçoba, não faz mais parte do grupo histórico da família Novaes, que era liderado pelo agora ex-deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas, Rodrigo Novaes. Tudo indica que o vereador tomou sua posição contra o grupo histórico que sempre o apoiou. Rodrigo, agora não pode mais tomar posição político partidária, mas o grupo deverá seguir outro rumo e fazer o enfrentamento à atual prefeita, segundo informações.

  1. Entrega – Nesta sexta-feira (8), às 9h30, a Prefeitura do Recife realiza a entrega da Creche Escola Dona Beró, na comunidade da Ilha de Deus, na Imbiribeira. No mesmo dia, outras duas unidades, no mesmo bairro, também serão reinauguradas após passarem por requalificação. Ao todo, as três unidades incrementam mais 460 vagas em creches na rede pública do Recife.
    Você sabia – Que a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, depois de alguns dias, realizou a demolição da rampa que estava sendo construída na calçada da Travessa Romão Pereira de Morais.

Perguntar não ofende – Quando a governadora Raquel Lyra vai receber lideranças políticas do Alto Pajeú em seu gabinete?

Serra Talhada realiza grande evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal da Mulher de Serra Talhada tem o prazer de convidar toda a comunidade para participar de um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será realizado nesta sexta-feira, dia 08 de Março, a partir das 17h na Academia das Cidades do Bairro do IPSEP.

Sob o lema “Para além das flores, queremos respeito”, esta celebração promete ser uma oportunidade para destacar a importância da igualdade de gênero e o respeito às mulheres em nossa sociedade.

O evento contará com uma variedade de atividades, incluindo apresentações culturais do Centro de Referência do Idoso (CRI) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), além da divulgação dos serviços oferecidos por mulheres empreendedoras. Haverá uma série de serviços oferecidos por parceiros, incluindo Fisiocore, Polícia Civil com a Ação Mulher Segura, entre outros.

Para encerrar a noite com chave de ouro, teremos um show especial com cantoras locais no evento intitulado “Elas Cantam para Elas”.

Não perca esta oportunidade de celebrar e reconhecer o papel fundamental das mulheres em nossa comunidade. Esperamos por você!