


Funcionárias das feiras municipais participaram de evento na Unidade de Gestão de Feiras e Mercados

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), promoveu uma celebração em homenagem às funcionárias que atuam nas feiras do município. O evento foi realizado nesta sexta-feira (08), Dia da Mulher, na Unidade de Gestão de Feiras e Mercados.
Na festividade, as homenageadas receberam flores e presentes dos dignitários da Secretaria que estiveram na ocasião, incluindo o Secretário de Ordem Pública de Caruaru, Coronel Patrício Filho e o secretário executivo da pasta, Coronel Donizete Rodrigues.
A Chefe de Gabinete do Prefeito de Caruaru, Aline Alana, o responsável pelas feiras do Parque 18 de maio, Capitão Antônio Oliveira, e o Secretário Executivo de Governo, Lino Portela, também marcaram presença na comemoração.
“Essa é uma gestão que enxerga que as pessoas valem mais do que as coisas. Nenhuma funcionária é um número ou uma matrícula, todas são reconhecidas e homenageadas,” ressaltou Portela.
A celebração reforça o compromisso da Prefeitura de Caruaru em reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres que desempenham um papel crucial nas atividades das feiras municipais.
Foto: Gabriela Luna/PMC/Secom
Durante uma semana, a partir da próxima segunda-feira (11), haverá palestras e oficinas gratuitas em torno de temas que afetam diretamente o dia a dia das mulheres. As inscrições já estão abertas

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove a partir da próxima segunda-feira (11) uma semana de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 8 de março. O “1º Fórum Alepe Mulher” acontecerá de segunda (11) à sexta-feira (15), no auditório Sérgio Guerra, sede da Assembleia, das 9 horas ao meio-dia.
Durante uma semana, palestras com especialistas nas áreas de educação, mercado de trabalho, saúde mental, legislação, direito e política serão oferecidas gratuitamente às mulheres pela Assembleia Legislativa.
Além das palestras, a programação do Fórum inclui oficinas e cursos de captação de recursos, oratória, entre outros temas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: 1° Fórum Alepe Mulher | 2024 (even3.com.br)
O painel que abordará o “Enfrentamento à Violência” contará com a participação da primeira mulher beneficiada pela Lei Maria da Penha, Cileide Cristina da Silva. “Pela minha experiência, o que eu tenho a dizer para as mulheres é que não se calem. Não acreditem na promessa de seus companheiros de que eles vão mudar, porque não passa nunca, só piora. Hoje os policiais estão mais preparados para receber esse tipo de denúncia. O mundo inteiro está se mobilizando em torno da violência contra a mulher, não estamos mais sozinhas”, ressalta Cileide.

ABERTURA
A solenidade de abertura do “Fórum Alepe Mulher”, na segunda (11), contará com as presenças de integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e das deputadas estaduais Dani Portela, Rosa Amorim, Simone Santana, Delegada Gleide Ângelo, Socorro Pimentel e Débora Almeida. As parlamentares estão à frente da organização do evento e se dividirão nas presidências das mesas de debate.
“O debate sobre a importância das mulheres nos espaços de poder, sobre as condições de atuação na política e no mercado de trabalho, ainda precisa ser reiterado para que efetivamente possamos avançar em nossa sociedade”, defende a deputada Dani Portela.
“A luta por uma maior participação das mulheres na política é diária. Para se ter uma ideia dessa dificuldade, eu sou a primeira presidente da Comissão de Finanças na história da Alepe”, pontua a deputada Débora Almeida.
SUBNOTIFICAÇÃO
Delegada de Polícia há 15 anos, dos quais nove trabalhou diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher, Bruna Falcão será uma das palestrantes do Fórum Alepe.
Assessora do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco e pesquisadora de inquéritos que investigam mortes violentas de mulheres, Bruna diz que tem havido aumento no número desses registros em todas as delegacias de Pernambuco, embora ainda seja alto o índice de subnotificação.
“A luta pela erradicação da violência contra a mulher, enraizada numa forte cultura machista, deve ser constante. A difusão dos direitos que a legislação confere às mulheres é medida que precisa ser inserida na educação de todos. Isso certamente repercutirá na redução da violência social”, destaca.
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada Delegada Gleide Ângelo lembra que somente em 1988 a igualdade de gêneros passou a ser reconhecida com a promulgação da Constituição Federal.
“Entretanto, só há duas décadas os casos de violência doméstica deixaram de ser tratados como crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, aqueles cuja pena do agressor era convertida em prestação de serviços ou em doação de cestas básicas. O caminho é longo e combater o preconceito de gênero é um trabalho que envolve Estado, Legislativo, a sociedade como um todo”.
DISCRIMINAÇÃO SALARIAL
Representante feminina na Mesa Diretora da Alepe, a deputada Socorro Pimentel acredita que a iniciativa da Assembleia reforça seu compromisso com os direitos das mulheres para que novas políticas públicas sejam implementadas.
“Debates que trazem à luz temas como a saúde mental e combate à violência precisam ser discutidos. Da mesma forma que as oportunidades no mercado de trabalho que estão longe de ser equânimes. Pensando nisso é que apresentamos na Alepe o projeto de lei que proíbe a discriminação salarial em razão de gênero. A nossa luta é diária e vamos persistir”.
As deputadas Simone Santana e Rosa Amorim exaltam a iniciativa da Assembleia Legislativa, principalmente pela diversidade dos temas abordados nas palestras.
“Mais do que um evento, o Fórum é uma oportunidade para debater muitas questões importantes para as mulheres. Temas como nosso direito à vida, já que vivemos uma alta de casos de violência. Somente nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados mais de 8 mil casos. É urgente unir a força de nós mulheres parlamentares com o poder público para enfrentar esse cenário”, ressalta a deputada Rosa Amorim.
“Nós, deputadas estaduais, abraçamos o Alepe Mulher e estamos prontas para fazer um evento de sucesso que contribua com a vida das cidadãs pernambucanas”, reforça a deputada estadual Simone Santana.

Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado internacionalmente o Dia da Mulher, uma ocasião dedicada à luta pelos direitos do público feminino em busca de mais igualdade e respeito. Em Petrolina, essa data também passará a ser lembrada por mais uma conquista. O prefeito Simão Durando anunciou um projeto de lei para combater o assédio às mulheres em bares e restaurantes da cidade.
O projeto de lei, enviado para aprovação na Câmara de Vereadores, determina que todos os locais de consumo de alimentos e bebidas de Petrolina, como bares, restaurantes, casas noturnas e pizzarias, deverão criar protocolos para lidar com casos de assédio e risco de violência de gênero. Os estabelecimentos devem fixar cartazes nos banheiros femininos para que toda mulher em situação de perigo solicite ajuda, através de uma senha, sem colocar sua segurança em risco. Os responsáveis pelos empreendimentos deverão orientar os funcionários a lidar com a ocorrência e prestar auxílio às vítimas. Por fim, a equipe do estabelecimento irá acionar a Patrulha da Mulher ou a Polícia Militar para acolher a vítima e tomar as medidas de segurança.
De acordo com o prefeito Simão, o projeto vem para fortalecer a luta das mulheres no combate à violência e incentivar a denúncia de forma segura, ampliando o auxílio adequado à mulher que se sinta em situação de risco. O instrumento jurídico ainda prevê ações de comunicação para divulgar a nova lei e conscientizar a população sobre o protocolo de segurança nos bares e restaurantes.
“Nosso objetivo é o combate e prevenção à violência e ao abuso contra mulheres nesses estabelecimentos, além de promover uma rede de proteção nos casos de agressão ou violação dos direitos. Essa iniciativa vem para identificar, prevenir e enfrentar esse problema. A violência contra a mulher deve ser combatida todos os dias, por meio de todas as iniciativas possíveis e a sociedade deve estar unida por isso. Essa luta é necessária, urgente e diária”, destacou Simão.
Ações
Desde 2017, a prefeitura vem fortalecendo a luta com diversas políticas voltadas às mulher. Entre elas, está a Patrulha da Mulher, que completa 5 anos neste mês. Petrolina foi a primeira cidade do sertão a implantar esse serviço. O município conta ainda com a Secretaria da Mulher que realiza inúmeros serviços voltados para o público feminino. Na saúde, a gestão municipal abriu o Centro de Parto Normal, voltado para o atendimento humanizado e o Centro de Referência da Mulher, oferecendo todos os serviços de prevenção de doenças e promoção à saúde. Na educação, o município tem investido em creches públicas, uma política estratégica para às mães, que precisam trabalhar, estudar, deixem suas crianças em segurança e com uma educação de qualidade.
Foto: Erlan Alexandre

Um dos nomes que está despontando na Mata Sul de Pernambuco e pode ser uma grande surpresa nas eleições de outubro em Catende, é do cirurgião dentista, Dr. Caio Almeida. Com 34 anos, ele já foi candidato a vice-prefeito em 2020 e de lá para cá só fortaleceu seu nome que é sempre lembrado pela população nas pesquisas para disputar a prefeitura do município.
Pelas ruas de Catende o assunto é de que o Dr Caio, sendo candidato, pode mudar o jogo no tabuleiro da política local, já que a gestão de Dona Graça está desgastada. Os rumores que envolvem a desistência da pré-candidatura de Rinaldo Barros é outro fator que dá a Caio grandes possibilidades, faltando apenas um mês para encerrar o prazo de filiação.
O desgaste da gestão atual, a indefinição de Rinaldo Barros (de quem Caio foi candidato a vice ) tem motivado várias pessoas que incentivam o Dr Caio Almeida para enfrentar o pleito que se avizinha. O Avante está aberto para o dentista e muito em breve a decisão deve ser tomada. Resta aguardar que a acontecimentos pra ver esse novo cenário politico de Catende.
Voltado para a garantia dos direitos das mulheres, equipamento, que está sendo erguido na Rua do Bom Jesus, está recebendo investimento de R$ 3,5 milhões

Neste oito de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife faz um importante anúncio para as moradoras da capital pernambucana: nos próximos dias, a cidade vai passar a contar com um espaço público destinado ao desenvolvimento de projetos, ações e serviços para o público feminino. O Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, localizado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, terá como principal objetivo a promoção da cidadania e de desenvolvimento de potencialidades para o empoderamento econômico, político e social das cidadãs recifenses. O prefeito João Campos visitou o espaço no final da manhã desta sexta-feira (8) para conferir o andamento das obras.
“Viemos vistoriar a reta final do Centro Bárbara de Alencar, são 700 m² de um imóvel histórico, que está sendo revitalizado pela Prefeitura do Recife. O espaço vai contar com biblioteca, sala de costura, cozinha de formação, sala para empreendedorismo, tudo isso no Centro do Recife, em uma das ruas mais bonitas do mundo, a Rua do Bom Jesus, e totalmente voltado para as mulheres da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,5 milhões no equipamento público, cujas obras foram iniciadas em agosto de 2022 e são coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE). O espaço vai contar com atividades educativas, desportivas e culturais, com o objetivo de combater todas as formas de violação aos direitos da mulher. “O Centro está no processo de finalização, logo mais vamos poder entregar mais um equipamento para as mulheres do Recife e esse tem uma característica diferente, porque ele é um centro de promoção dos direitos da mulher, porém também é focado no fortalecimento social, político e econômico das mulheres. Vão haver cursos de qualificação e espaços voltados para o empreendimento feminino, além de um local para o acolhimento, em casos de violência, e encaminhamento para serviços especializados”, afirmou Glauce Medeiros, secretária da Mulher.
“Toda a estrutura física do Centro Bárbara de Alencar foi pensada para que as mulheres que buscarem o serviço possam se sentir acolhidas e em segurança. Um ambiente aconchegante e acolhedor tem um papel fundamental no recomeço destas pessoas que passaram por algum tipo de violência e estão em busca de cidadania e inclusão social”, comenta a chefe do GABPE, Cinthia Mello.
O Centro Bárbara de Alencar também terá duas cozinhas, biblioteca, auditório, espaço voltado para exibições audiovisuais, além de salas de costura, acolhimento e de aula.
PROGRAMAÇÃO – Durante este mês de março, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, promove uma série de ações sob o tema “Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade” em celebração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades incluem o lançamento do Cred Pop para a Rede de Artesãs e do programa Tá Com Elas, além de conscientização sobre violência doméstica no Parque da Jaqueira e autocuidado para servidoras municipais. Palestras, rodas de diálogo e oficinas ocorrerão em diversos bairros. A campanha da Prefeitura destaca os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres, enfatizando a importância da luta pela igualdade de gênero. As atividades incluem feiras, palestras e cursos em diferentes locais da cidade.
CREDPOP – As mulheres da Rede de Artesãs do Recife e do programa Tá Com Elas vão ser contempladas com o Crédito Popular do Recife (CredPop). Ao todo, mil mulheres serão beneficiadas no programa. O CredPop é voltado ao estímulo da geração de emprego, promoção da inclusão produtiva, do desenvolvimento sustentável e da geração de renda no Recife mediante a concessão de microcrédito a microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos não formalizados que desempenham atividades econômicas no Recife.
“Dia 8 de março é um dia de muita luta e conquistas e estamos liberando mil créditos de 500 reais, via pix, através do Conecta Recife, para mulheres empreendedoras. Assim podemos reconhecer e valorizar o trabalho delas, além de incentivar e dar alternativa de renda para as mulheres recifenses”, disse o prefeito.
A Secretaria da Mulher ainda vai lançar o curso “Acelera MEI Mulher”, projetado para contribuir no empoderamento da mulher empreendedora, colaborando na expansão de seu próprio negócio com autonomia e confiança. A aceleração tem como propósito qualificar as mulheres dentro mundo digital e ajudá-las a posicionarem seus negócios de forma estratégica na economia on-line. O projeto disponibilizará 50 vagas para as empreendedoras do Tá Com Elas e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/3TqhSpz. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Três-Bê Delas, empresa aceleradora de negócios para mulheres.
Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

Recife (PE) – O edital Inova Mulher vai selecionar propostas inovadoras destinadas ao empoderamento socioeconômico de mulheres e já pode ser acessado no site da Sudene (https://www.gov.br/sudene/pt-
O público alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas). As linhas setoriais prioritárias são economia criativa, bioeconomia e educação. A coordenadora geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila, explica que as propostas devem identificar, preferencialmente, como tecnologia prioritária, Biotecnologia e Bioeconomia com aproveitamento dos diferenciais competitivos da região; Indústria 4.0; IoT, Blockchain, IA e Robótica aplicadas ao desenvolvimento local/regional; Inovação inclusiva/frugal em diferentes escalas regionais, baseadas em startups e modelos de negócios circulares; tecnologias que ampliem e qualifiquem o acesso aos serviços públicos essenciais.
Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o edital é mais um passo para restabelecer a conexão da Autarquia com a sociedade. “Estamos vencendo o distanciamento e ampliando o diálogo”, declarou. O gestor enfatizou, ainda, que “às vezes a Sudene é vista apenas pelos seus instrumentos de ação, como os fundos regionais e o incentivos fiscais, mas é importante ressaltar que eles são meios para que possamos cumprir o nosso papel institucional de reduzir as desigualdades”.
A Sudene vai destinar, aproximadamente, R$ 4 milhões a serem viabilizados por meio de chamada pública, que será executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento de interesse do desenvolvimento regional. A expectativa é de que sejam desenvolvidos 51 projetos – cada um recebendo até R$ 80 mil, sendo obrigatória a contrapartida de, no mínimo, 5% do valor aportado pela Sudene. Ainda de acordo com o edital, a “contrapartida pode ser atendida com recursos da entidade proponente e/ou de terceiros, por meio de bens ou serviços, relacionados à execução do projeto, desde que economicamente mensuráveis e aprovados pela Sudene”.
O projeto deverá ser apresentado com os anexos estabelecidos no edital, assinados eletronicamente pela responsável legal e enviado para o e-mail editalinovamulher@sudene.gov.
Exclusivo
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Mariano, confirmou em recente contato com este blogueiro que deverá deixar o PSD e se filiar ao PSB.
“O PSD local tomou o rumo da oposição inviabilizando minha permanência na legenda. Diante deste fato devo deixar o partido e ingressar no PSB. Além de um pedido pessoal do Prefeito, que tem interesse em fortalecer o seu partido há também um gesto em reconhecimento a sua gestão, comprovadamente aprovada pela população” , finalizou Mariano.

O 7º Congresso Pernambucano de Municípios, idealizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) já tem data para ser realizado. Durante a última assembleia de prefeitos e prefeitas, o novo presidente da Associação, Marcelo Gouveia, anunciou a realização do evento entre os dias 15 e 17 de abril, no pavilhão do centro de convenções de Pernambuco.
O Congresso é um marco para o municipalismo em Pernambuco, e neste ano terá como tema: “Rumo à excelência na gestão pública”. Serão três dias de debate com o objetivo de elaborar soluções para as gestões públicas municipais. Além do lançamento de dois cadernos de boas práticas municipais, um alinhado às ações para mulheres e outro para práticas em geral.
As inscrições serão divulgadas em breve, assim como a programação completa do evento.
Congresso de 2023
No ano passado, o 6° Congresso foi o maior da história, com mais de 3.200 participantes, 22 mesas temáticas e 114 estandes.
No total, as três unidades, que representam um investimento de R$ 3,1 milhões, atenderão aproximadamente 460 crianças, desde o berçário até o grupo IV

Para garantir o fortalecimento da educação infantil na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou, nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, três creches no bairro da Imbiribeira. Na comunidade da Ilha de Deus, a PCR entregou uma unidade totalmente do zero: a Creche Escola Dona Beró. Além disso, a Prefeitura também contemplou uma creche e uma creche-escola com requalificação total. Com investimentos na ordem de R$ 3,1 milhões, as unidades, juntas, contemplam cerca de 460 crianças, distribuídas desde o berçário até o grupo IV. O prefeito João Campos visitou as três unidades na manhã desta sexta.
“Essas entregas fazem parte de uma grande ação para o fortalecimento da educação, do direto que as crianças têm, mas que também as mulheres e as famílias têm. A gente tem todas as creches do Recife em modelo integral. Então, a partir do momento que uma criança vem para uma creche, passa a ter segurança alimentar, o direito à aprendizagem e o pai, a mãe e a família, mas, especialmente, as mães, têm essa liberdade de saber que o seu filho está bem cuidado, está tendo educação, enquanto ela pode trabalhar e empreender e fazer o que quiser de sua vida”, ressaltou o prefeito João Campos. “Vale lembrar que esta semana entregamos quatro creches de uma só vez”, acrescentou o prefeito.
Com investimentos de R$ 2 milhões, a Creche Escola Dona Beró, localizada na comunidade Ilha de Deus, é a mais nova unidade educacional da Rede Municipal do Recife. Ocupando 415 m², a creche não só fortalece a educação infantil com o amplia o número de vagas nesta etapa de ensino, principal objetivo do Programa Infância na Creche. A unidade, que tem capacidade de atender cerca de 190 crianças, conta com berçário – equipado com lactário e fraldário – salas de aula; sala de leitura; sala multiuso; sala de recursos multifuncionais; parque infantil; bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade; secretaria; direção; coordenação; sala de professores; cozinha com despensa; refeitório; depósitos de material e limpeza; área de serviços e copa.
“Ajuda muito, já que a gente pode fazer um curso por fora, pode ir atrás de trabalho, de emprego, porque eu estava também desempregada. Como surgiu a creche, graças a Deus, eles estão matriculados. Eu gostei muito de como ficou o resultado. Está bem representada mesmo, bem aconchegante, as salas estão todas lindas, muito bonito. Fico tranquila em deixar meus filhos aqui”, comemorou Sandra Marques, que têm dois filhos matriculados na Creche Escola Dona Beró. “Aqui, na Ilha de Deus, a gente está realizando um sonho antigo, que começou lá atrás com o governador Eduardo Campos, que fez toda a reestruturação da Ilha de Deus, e era prevista a construção de uma creche. Quando eu assumi a Prefeitura, tomamos a decisão de imediato de fazer a construção da creche, que hoje está sendo inaugurada e que homenageia a Dona Beró, uma grande figura da Ilha de Deus. Dona Beró tinha um carinho imenso por essa terra e que a gente faz essa homenagem justa a ela, no Dia Internacional das Mulheres”, destacou, novamente, o prefeito João Campos.
Localizada a apenas 1km da comunidade Ilha de Deus, a Creche Escola Senador Paulo Guerra também foi entregue à comunidade da região totalmente requalificada por meio do Escola no Grau, programa da Prefeitura do Recife que vai requalificar 200 escolas e creches, ou seja, cerca de 70% da Rede Municipal de Ensino. Com cerca de 180 estudantes matriculados para este ano letivo de 2024, a unidade de ensino conta com uma estrutura dividida em: salas de aula; berçário; fraldário; lactário; secretaria; diretoria; almoxarifado; sala de professores; cozinha; depósito; despensa; refeitório; área de serviços; bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade, vestiário para funcionários; lavanderia; rouparia; rouparia; e te depósito de material e limpeza.
Substituição de portas existentes por portas com visor; adequação das salas para climatização, com fechamento de cobogós e instalação de esquadrias de alumínio; reforma da cozinha; nivelamento do piso da área de circulação, com acabamento em granilite; adequação da área externa com paisagismo e passeios em lajota de concreto; execução de reforma de acessibilidade com instalação de corrimão, piso tátil direcional e alerta, bem como reforma de banheiros para transformá-los em acessíveis; padronização dos ambientes com revestimento em cerâmica nas cores branca e azul; substituição da coberta; substituição das louças e metais; e pintura geral da escola, incluindo a padronização e recuperação do muro e das fachadas. Essas foram as intervenções realizadas na unidade de ensino com investimento de R$ 750 mil reais.
Também pelo Escola no Grau, outra requalificação entregue na manhã desta sexta-feira (8) foi a da Creche Padre Lourenço – inaugurada em 1995. A unidade de ensino dispõe de uma estrutura dividida em: berçário; salas de aula; fraldário; lactário; escovódromo; secretaria; sala de professores; cozinha; despensa; refeitório; área de serviços; lavanderia; depósito de material de limpeza; e bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade;
A unidade recebeu cerca de R$ 400 mil reais em investimentos nas obras de requalificação que contemplaram os seguintes serviços: adequação das salas para climatização, com substituição dos cobogós por esquadrias em alumínio; reforma da cozinha; substituição dos forros nos ambientes; paisagismo da área externa em lajotas de concreto e em blocos de concreto intertravado; execução da adequação para acessibilidade através de rampa de acesso com instalação de corrimão e piso tátil direcional e de alerta; padronização dos ambientes com revestimento em cerâmica na cor branca e azul; substituição de louça e metais; pintura geral da escola, incluindo a padronização e recuperação das fachadas e mudo frontal; e instalação de brises para abrigar as máquinas de condensadoras de ar condicionado na fachada. A Creche Padre Lourenço atende atualmente 100 crianças do berçário ao grupo III.
“É uma alegria estarmos mais uma vez no bairro da Imbiribeira para realizar essas entregas à comunidade escolar. Só nesta semana realizamos quatro inaugurações aqui na região. Além destas três que estamos entregando hoje, na segunda-feira, a Rede Municipal do Recife foi contemplada com uma nova creche, a Creche Municipal da Imbiribeira. Sem dúvidas, um grande avanço para a educação e a reafirmação do compromisso com os estudantes da nossa cidade. Fortalecer a educação infantil e expandir o número de vagas em creches são prioridades da gestão do prefeito João Campos”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.
INFÂNCIA NA CRECHE – O Programa Infância na Creche tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas em creches. O compromisso assumido pela gestão municipal com o programa é dobrar o número de vagas em creches até o final de 2024, meta que será cumprida.
Até o momento, 80% da meta já foi atingida. O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
FOTO: Rodolfo Loepert / PCR