Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Sem categoria”

GOVERNO DE SORAYA MORIOKA OFERECE MERENDA DE QUALIDADE E SEM INTERRUPÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Diferente de como ocorria até o ano passado, as escolas públicas da rede municipal de Flores agora oferecem merenda escolar de qualidade, todos os dias da semana e a todos os estudantes matriculados na rede.

O cardápio foi estabelecido por nutricionista que, periodicamente, vistoria o Setor de Merenda e emite pareceres de manutenção das necessidades surgidas . Aluno de escola pública tem direito a uma boa merenda e não pode ficar a mercê dos caprichos políticos dos gestores em oferecer comida sem regularidade e sem qualidade. Esse descaso compromete o orçamento das famílias que se obrigam a custear, do próprio bolso, os lanches dos seus filhos.(Assessoria de Comunicação)

COMEMORAÇÃO: DUQUE ENTREGA ÔNIBUS ESCOLARES NA ZONA RURAL DE SERRA TALHADA

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT) começa a somar ações efetivas em favor do seu município. Ele realizou a entrega de dois ônibus escolares na zona rural, nesta terça-feira (17). OS veículos chegam através de parceria com o governo federal, pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e devem beneficiar cerca de 400 estudantes de 24 comunidades rurais. A solenidade de entrega os ônibus aconteceu nos distritos de Tauapiranga e Caiçarinha da Penha. Nesta quinta-feira (18), o prefeito entrega mais dois ônibus, agora, nos povoados Riacho do Bode e Poço da Cerca, na barragem de Serrinha.

Após a entrega oficial dos chamados “amarelinhos”, o prefeito fez questão de dar uma voltinha com todos os alunos dentro do ônibus. Duque enfatizou que Serra Talhada vem sendo uma das grandes beneficiadas com as políticas de educação do governo federal, iniciadas com o ex-presidente Lula e agora com Dilma. “Não existe desenvolvimento sem conhecimento e nunca um governo fez tanto pela educação da nossa cidade”, comentou o prefeito, citando investimentos como a chegada de um campus da UFRPE e de um Instituto Federal de Educação, o IFSertão, na cidade.

Atualmente, Serra Talhada possui 12 ônibus escolares. Com essas duas entregas em menos de uma semana serão 14 ao todo. A expectativa é que este número cresça para 25 até o final da gestão petista, evitando, assim, que muitos estudantes recorram à transportes irregulares. “Por isso, anuncio que já temos mais 11 pedidos de ônibus cadastrados junto ao governo federal”, adiantou Duque. O prefeito ressaltou que tem projetos cadastrados ainda para construção de quadras poliesportivas cobertas nos distritos, além de ter recebido a garantia de que algumas escolas da zona rural irão ganhar laboratórios de informática.

“Mas não adianta falar em ônibus, sem falar nas estradas. Em breve, vamos receber do governo federal uma patrulha mecanizada para construção e melhoria de todas as vias da zona rural do município”, complementou Luciano Duque. Para o secretário de Educação do município, Israel Silveira, o mais importante é que os estudantes estão sendo conduzidos com segurança com os novos veículos. Ele citou que os ônibus irão proporcionar aulas diferentes. “Pois os professores agora podem programar excursões e passeios educativos”.(Assessoria de Comunicação)

EX-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE FLORES EMITE NOTA

Em virtude de notícia veiculada, pela Prefeitura de Flores quanto a não prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do FNDE, e um possível corte do dinheiro da merenda escolar do município, esclarecemos que:

– Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de educação têm prazo até 30 de abril para prestar contas dos recursos que receberam do governo federal em 2011 e 2012.

– A prestação de contas, no caso dos programas de alimentação e transporte escolar, deverá ser enviada para os conselhos de controle social, que deverão estar devidamente nomeados e com mandatos em vigência.

– Conselhos já tiveram seus mandatos vencidos e os novos representantes precisam ser nomeados para que a prestação de contas possa ser feita. No caso do Pnae, o Conselho de Alimentação Escolar (CAS) é o órgão deliberativo e, portanto, responsável por fiscalizar se a aplicação dos recursos públicos foi adequada. Só depois de passar por essa aprovação é que a prestação de contas é enviada ao FNDE.

Por tanto, como forma de esclarecimento concluímos esta nota, dizendo que a devida documentação foi entregue, na última sexta feira (12), na Secretaria Municipal de Educação, antes do prazo previsto na Resolução/CD/FNDE nº 5, de 7 de março de 2013.

Graciete Braga Santana
Secretária de Educação ( 2008-2012)

OPINIÃO DO PERNINHA

O fantasma da inflação.
É o fantasma que nos espreita neste ano. Já em janeiro ele dava sinais de que vinha para incomodar, através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA), que elevou a inflação anual a 6,15%, mesmo com o corte nas tarifas de energia elétrica. Um percentual que ameaça persistir no correr do ano, apesar da declaração da presidente Dilma Rousseff, no Dia Internacional da Mulher, de que não descuida um só momento do controle da inflação, “pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós”, disse a mulher mais poderosa do País, que conhece o assunto de muito perto porque é economista.
Diferente do que prega o discurso oficial, o assunto vem tirando o sono dos economistas e está permanentemente nas mesas do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, mas é nas ruas e, melhor dizendo, nos supermercados que a inquietação ganha mais corpo. Só para termos um ideia de como andam as coisas, há poucos dias uma reportagem do Jornal do Commércio mostrava como os preços dos alimentos dispararam nos últimos 12 meses. 
Só para citar alguns exemplos: o preço da farinha subiu mais de 140%. O tomate subiu 89,40%, a batata inglesa 82%, a cebola 55% e a cenoura 32%.
Sabemos que a seca duradoura que afeta o Estado e o Nordeste contribui – e muito- para o aumento dos produtos hortigranjeiros mas, não é só isso. A questão vai mais além e está relacionada com fatores estruturais para os quais o governo não vem dando respostas que coloque o Brasil num nível mais confortável entre os países emergentes.
Não se resolve o problema da inflação simplesmente eliminando os tributos federais sobre os produtos da cesta básica; consertar furos aqui e ali, também não parece ser o caminho mais indicado e a persistência da inflação leva o Banco Central a aumentar a taxa de juros que, por sua vez, compromete o ritmo da economia.
É preciso que o governo seja enérgico adotando medidas necessárias para resolver o problema de uma vez por todas, e uma delas passa, necessariamente, pela tão propalada reforma tributária que teima em não sair do papel.
 Caso persistam esses remendos – que não passam de paliativos-, a Presidente dá uma  demonstração de que se sente impotente para abraçar e resolver a causa, além de transmitir à sociedade uma impressão bastante clara de que inexiste um projeto econômico para o País, que seja mais forte que os efeitos conjunturais de secas e quebras de safras. 
Em sendo assim, como falar em crescimento e moeda forte se a sociedade sofre os efeitos da inquietação e total insegurança com esse fantasma que nos ronda insistentemente.


Por: Danizete Siqueira de Lima.