Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Sivaldo Albino comemora nova classificação CAPAG A+ de Garanhuns

Boa notícia que atesta a gestão profissional da Prefeitura de Garanhuns. O município conquistou pela primeira vez a nota máxima na Capacidade de Pagamento (CAPAG), índice calculado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A avaliação subiu para a CAPAG A+, refletindo o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a boa administração dos recursos públicos.

Para a melhoria da nota de Garanhuns, o Tesouro Nacional analisou os indicadores de dívida consolidada, receita corrente líquida, despesa corrente, receita corrente ajustada, obrigações financeiras, ranking de qualidade fiscal, dentre outras informações.

Para o prefeito Sivaldo Albino, sobre a informação divulgada pela Secretaria Municipal de Finanças do município (Sefin), a CAPAG A+ é um marco histórico para a Garanhuns. “Trabalhamos com muita responsabilidade pelo presente e futuro de nosso município. Recordo que recebemos a prefeitura inserida no CAUC, uma espécie de SPC dos municípios, sem poder contratar, receber recursos federais, e muita pouca coisa podia ser feita. Foi um inicio difícil, mas sabíamos onde queríamos chegar, organizamos as contas, com rigor, equilíbrio e planejamento, um trabalho profissional na Secretaria de Finanças, e hoje Garanhuns tem crédito e recursos que a colocam entre as principais cidades do país”, registra Sivaldo Albino, que finaliza: “Em nome da secretária Marília Lins, quero parabenizar toda a equipe que trabalhou para esta conquista””.

SAIBA MAIS
A nova classificação CAPAG A+ melhora o perfil fiscal do município e possibilita que Garanhuns tenha acesso facilitado a operações de crédito com garantia da União, além de favorecer a atração de novos investimentos.

A CAPAG funciona como um selo de qualidade fiscal e avalia a capacidade de estados e municípios honrarem seus compromissos financeiros. Segundo a Prefeitura, a elevação da nota também amplia a margem para execução de projetos e políticas públicas que beneficiem diretamente a população.

Coluna do Finfa

Premiada mais uma vez – A cidade de Custódia foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada! “Uma conquista que reforça o nosso compromisso com o futuro das nossas crianças. Este é um reconhecimento incrível aos esforços das equipes gestoras, professores, coordenadores e todos que fazem a educação de Custódia. A Secretaria de Educação vem  implementando políticas de alfabetização de qualidade, e este é um ponto crucial para esta conquista.  Parabéns, Custódia!” disse o prefeito Manoel Messias.Pé na estrada – O pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, tem intensifica sua andanças pelo estado de Pernambuco, Neste último final de semana, esteve na cidade de Jatobá, onde ao lado dos ex-prefeitos  Itamar Vajão e Robson Leandro, dos vereadores Nilson do Galo, Eder Rodrigo e Romário de Maria do Bairro e lideranças locais, estiveram na 12ª Vaquejada de Poço dos Barros.

Você sabia? – Que ontem (23), antes de autorizar o início das obras do Centro de Qualificação de Pernambuco, na Rua Imperatriz no Centro do Recife, a governadora Raquel Lyra, foi saborear bolo de bacia e tomar um cafezinho, na famosa Padaria Imperatriz. Sentou-se na bancada, ao lado do secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca de Zé do Povo, conversou com as atendentes, Gerlane Karla de Lima Silva, funcionária há cinco anos, e Débora Silva, que trabalha no local desde 1997.Entregou – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, realizou neste último final de semana, a entrega da Ciclovia Lindaura Santana, um equipamento moderno com 1,1 km de extensão, iluminação e monitoramento 24h. Mais do que infraestrutura, estamos entregando segurança e dignidade para quem circula entre a Vila Nova e o Eldorado. “Este trabalho é fruto de planejamento e parcerias sólidas. A articulação estratégica de Marconi Santana e o apoio decisivo do Deputado Federal Lucas Ramos foram fundamentais para transformar esse projeto em realidade. Também avançamos na saúde com a assinatura da ordem de serviço para o novo CAPS — um investimento de mais de 2,4 milhões de reais — e reforçamos nossa frota com dois novos ônibus escolares.  O Gerente Regional de Articulação, Edson Henrique, representou a nossa governadora Raquel Lyra e o Governo do Estado neste momento de festa”, disse o gestor florense.

Comemorando – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, está comemorando mais um equipamento que sua gestão adquiriu e apresentou à população, trata-se um veículo novo para o TFD. “Esse importante equipamento, é fruto de uma emenda do senador Humberto Costa, a quem deixo aqui meu agradecimento pela parceria e compromisso com o nosso município”, disse o prefeito.

Frase –  “João Campos transmite a energia e a força para conduzir o nosso estado a um novo momento. Ele provou isso na gestão aprovada que está concluindo na cidade do Recife e tenho certeza que fará um trabalho ainda maior e melhor em Pernambuco. É por isso que, hoje, oficializo minha inteira disposição de marchar ao lado desse projeto vitorioso”. (Tirri, prefeito de Caetés, ontem após declarar apoio ao pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos – PSB)Lançou – A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, anunciou o lançamento do Programa ‘Pavimenta Sertânia’, um programa que vai realizar pavimentação em ruas do município, tanto na sede como nos distritos. Sertânia é uma das cidades do interior de Pernambuco que além de possuir vários distritos e povoados, tem uma extensão territorial enorme.  “Iniciamos esse projeto calçando uma rua aqui em Nova Sertânia, no total, serão 35 ruas pavimentadas somente nessa primeira etapa. E pode avisar: é da sede aos distritos!”, disse empolgada a prefeita Pollyanna.

Agenda – A governadora Raquel Lyra cumpre agendas, nesta terça-feira (24), no Sertão e Agreste pernambucanos. Pela manhã, às 09 horas, estará em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a gestora comanda a abertura da primeira etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) em 2026. O evento, que também passará pelo Recife, Caruaru e Petrolina, garante acesso à política pública de leitura, fortalecendo o vínculo entre escola, cultura e comunidade. Além  disso, o Clipe assegura aos profissionais da educação de Pernambuco o Bônus Livro, benefício que incentiva o acesso à leitura e à formação continuada, e pode ser utilizado em qualquer uma das quatro etapas do evento para a aquisição de obras literárias e pedagógicas. À tarde, às 14 horas, em Bom Conselho, no Agreste Meridional, Raquel Lyra autoriza a retomada das obras da Cozinha Quilombola da Comunidade de Angico, paralisadas desde 2017. O reinício das obras representa um marco histórico para a segurança alimentar e o fortalecimento da identidade quilombola na região.

Marcou presença – O prefeito da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, a Capital da Rapadura, Dr Ismael Quintino, esteve participando do ato de filiação do deputado estadual Luciano Duque ao Podemos. Em entrevista a este blogueiro, o gestor santacruzense, disse da importância do deputado Luciano Duque tem com o seu município.

Disse “Cuidar das pessoas é estar presente, ouvir de perto e garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa. Estive ao lado do prefeito João Campos no Mutirão Todos Pelo Recife, em Campo Grande, acompanhando de perto essa ação que reúne diversos serviços em um só lugar: atendimentos de saúde, vacinação, emissão de documentos, orientações e oportunidades para a população. Uma iniciativa que facilita o acesso e leva mais dignidade para várias comunidades. São ações assim que fazem a diferença no dia a dia e mostram o compromisso da gestão com quem mais precisa”. (Presidente da Câmara de Vereadores do Recife, vereador Romerinho Jatobá)

Perguntar não ofende – Quando Danilo Cabral vai anunciar sua candidatura a deputado federal, tendo em vista que sobre este assunto em Carnaíba, ele ainda não conversou com vereadores carnaibanos, segundo um parlamentar informou a este blogueiro?

 

Pleno do TCE muda acórdão sobre utilização de recursos do FUNDEB para contribuição patronal em Afogados da Ingazeira

Na 7ª Sessão Ordinária Presencial do Pleno, realizada em 18 de março de 2026, foi discutido o processo TCE-PE nº 25101182-3ED001, relatado pelo Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. O caso envolveu embargos de declaração interpostos pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Alesandro Palmeira de Vasconcelos Leite, questionando um acórdão anterior que proibia a inclusão da contribuição patronal suplementar no cômputo do mínimo constitucional em educação e na aplicação de recursos do FUNDEB.

O relator concluiu que a referida contribuição tem natureza de encargo social e pode ser considerada para fins de cumprimento do mínimo constitucional, além de permitir a utilização de recursos do FUNDEB para seu pagamento. Os embargos foram aceitos e a decisão anterior foi modificada. A sessão contou com a presença de vários conselheiros e da procuradora do Ministério Público de Contas.

Prefeito Zeca Cavalcanti articula com o Governo de Pernambuco obra de R$ 32 milhões e garante avanço do Canal do Riacho do Mel em Arcoverde

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, cumpriu agenda nesta segunda-feira (23), no Recife, onde avançou, junto a equipes do Governo de Pernambuco, na requalificação do Canal do Riacho do Mel, obra com investimento de R$ 32 milhões. Durante a reunião, foi confirmada a previsão de conclusão do processo licitatório nos próximos 60 dias, com assinatura da ordem de serviço na sequência.

A obra será realizada em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da CEHAB e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e prevê a implantação de sistema de drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, iluminação em LED, ciclovia, pista de cooper e áreas de convivência.

A agenda contou com a participação do secretário municipal de Planejamento e Projetos, César Augusto, além de dirigentes da CEHAB e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para o avanço do projeto. “Essa será uma das maiores transformações que Arcoverde vai viver. É uma obra que muda a realidade da cidade e só está acontecendo porque a governadora Raquel Lyra assumiu o compromisso de tirá-la do papel. Essa parceria está fazendo Arcoverde avançar cada vez mais”, afirmou.

A obra no Canal do Riacho do Mel integra o conjunto de ações estruturantes em andamento no município e deve contribuir para a melhoria das condições de mobilidade e infraestrutura urbana.

Ratinho Junior desiste de pré-candidatura à Presidência

Ratinho Junior (PSD) informou, nesta segunda-feira (23), que desistiu da pré-candidatura à Presidência do Brasil e vai concluir o segundo mandato no governo do Paraná até dezembro de 2026.

O governador era um dos três possíveis candidatos à Presidência do PSD. Com a desistência, os nomes cotados pelo partido são Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás. O movimento também impacta na sucessão no Paraná.

Ratinho Junior era o pré-candidato do PSD com melhor desempenho nas pesquisas para as eleições presidenciais deste ano. Na Quaest mais recente, de março, ele aparecia com 7% das intenções de voto nos cenários de primeiro turno, contra 4% de Ronaldo Caiado e 3% de Eduardo Leite.

No cenário de segundo turno, Ratinho aparecia com 33%, nove pontos atrás de Lula, que tinha 42%. A vantagem do presidente é maior contra Caiado (12 pontos) e Eduardo Leite (16 pontos).

A estratégia: conter Moro no Paraná

Para Ratinho, que não pode concorrer à reeleição no estado, o cenário tornou-se de alto risco. Se insistisse na candidatura à Presidência, deixaria a sucessão estadual vulnerável a nomes fortes fora de seu grupo, como o próprio Moro e Rafael Greca (que migrou para o MDB).

A Casa É Sua chega à comunidade do Capuá com regularização fundiária de 589 imóveis

Ação da Prefeitura do Recife beneficia 309 famílias com a entrega de títulos de propriedade, sendo 79% dos documentos emitidos no nome de mulheres chefes de família

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (23), a entrega de ações do programa A Casa É Sua no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade. A iniciativa formalizou a regularização fundiária de 589 imóveis localizados na ZEIS Capuá. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Moradia Legal, e com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, entre elas vereadores e secretários, além do prefeito João Campos e do vice-prefeito Victor Marques.

Durante o evento, o prefeito destacou o avanço da política de regularização fundiária no Recife e o compromisso da gestão com o direito à moradia. “Chegamos à marca de mais de 20 mil lotes regularizados em pouco mais de cinco anos de gestão. Hoje, são 589 imóveis regularizados e mais de 300 escrituras sendo entregues. Isso garante o direito à propriedade para famílias que há muitos anos aguardavam por esse documento”, afirmou.

Na mesma área, foram entregues 309 títulos de posse, sendo 243 registrados no nome de mulheres chefes de família.

O gestor também ressaltou a prioridade dada às mulheres na titularidade dos imóveis. “A lei estabelece que a escritura seja, prioritariamente, no nome da mulher. Por isso, a maioria dos títulos entregues hoje está registrada em nome de mulheres chefes de família”, completou.

O vice-prefeito Victor Marques destacou o caráter coletivo da iniciativa e o cumprimento de compromissos assumidos com a população. “Este é um compromisso que está sendo entregue. É um trabalho que envolve uma grande equipe e transforma a vida das pessoas, garantindo segurança jurídica e dignidade para as famílias”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Felipe Matos, reforçou o foco do programa nas áreas de interesse social. “O programa A Casa É Sua atua exclusivamente nas comunidades inseridas em ZEIS, reforçando a importância da luta dessas populações pelo direito à terra e à moradia. É uma política pública que viabiliza esse direito”, disse.

Atualmente, a Prefeitura do Recife já alcançou a marca de 16.514 imóveis regularizados em toda a cidade, garantindo a propriedade definitiva para 10.108 famílias.

Beneficiários celebram entrega dos títulos – Moradora da comunidade há cerca de 42 anos, Maria do Socorro Alves, de 67 anos, celebrou a conquista. “É uma oportunidade muito importante para a gente, que não tinha condições de regularizar o imóvel. Agora temos um documento que garante que a casa é nossa, trazendo mais segurança para o futuro”, afirmou.

Outra beneficiada, Janete Maria da Silva, de 72 anos, que vive há 32 anos na comunidade, destacou a emoção com a entrega. “É uma das maiores alegrias da minha vida. Esperei muito por esse momento e hoje posso dizer que tenho minha casa regularizada”, disse.

História da comunidade – Relatos históricos apontam que o bairro de Areias, onde está localizada a ZEIS Capuá, teve origem no final do século XIX, com a implantação da primeira estrada de ferro do Nordeste, ligando o Recife ao Cabo de Santo Agostinho. A estação de Areias, inaugurada em 1891, tornou-se um importante eixo de desenvolvimento da região.

O crescimento da comunidade do Capuá se intensificou a partir da década de 1950, com a criação da Vila das Lavadeiras, durante a gestão do então governador Agamenon Magalhães, e com a instalação da antiga indústria SANBRA, que atraiu trabalhadores e impulsionou a ocupação da área.

Sobre o programa – O A Casa É Sua é um dos compromissos da gestão municipal voltado às famílias que vivem em áreas de ZEIS ou em conjuntos habitacionais públicos. O objetivo é promover a regularização fundiária de imóveis residenciais consolidados até dezembro de 2016, destinados a famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não possuam outro imóvel.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento já realizou entregas em comunidades como Sítio do Cardoso, Sítio do Berardo, Vila Redenção, Vila União, Prado, Mustardinha, Mangueira, Novo Prado e Brasília Teimosa. Também estão em andamento ações em localidades como Coelhos, Afogados, Campo Grande, Mangueira da Torre, Torrões, Coque, Areias, Sítio Wanderley, Campo do Banco, Capuá e Caçote. A expectativa do programa é beneficiar cerca de 50 mil famílias ao final de sua execução.

Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Centro de Qualificação de Pernambuco na área central do Recife

Equipamento vai ofertar cursos de qualificação profissional de curta duração, cursos técnicos, orientação para o mercado de trabalho, entre outras ações

Pernambuco deu mais um passo rumo à ampliação de oportunidades de qualificação profissional e inclusão produtiva. Nesta segunda-feira (23), a governadora Raquel Lyra autorizou o início das obras do Centro de Qualificação de Pernambuco, na Rua Imperatriz Tereza Cristina, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O novo equipamento, que receberá um investimento de R$ 660 mil, integra a estratégia do Governo do Estado para fortalecer a geração de emprego e renda, além de se inserir no conjunto de ações da gestão voltadas à revitalização do Centro, com a restauração de imóveis históricos e reativação de espaços públicos para uso social.

“Nós estamos aqui, hoje, autorizando o início das obras do novo Centro de Qualificação de Pernambuco. E esta é, também, uma forma de trabalharmos o resgate do centro histórico da capital pernambucana, assim como temos feito em outras áreas, como na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, no Liceu de Artes e Ofícios e no Cinema São Luiz, por exemplo. Este novo equipamento vai permitir a formação de mais pessoas, que estarão habilitadas a entrar no mercado de trabalho, seja empreendendo, seja ocupando vagas disponíveis”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O novo Centro de Qualificação de Pernambuco foi planejado para oferecer uma estrutura multifuncional, possibilitando a realização simultânea de cursos, atividades formativas, mentorias e ações de orientação profissional. O espaço contará com auditório para até 100 pessoas, laboratórios nas áreas de gastronomia, vestuário e beleza, salas de aula, hub de inovação, áreas de atendimento ao público e estrutura administrativa completa, além de sanitários adaptados.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca de Zé do Povo), a expectativa é que o novo espaço atenda aproximadamente 3 mil pessoas entre julho e dezembro de 2026. “Esse novo equipamento é sinônimo de oportunidade para quem quer crescer profissionalmente, além de incentivar o empreendedorismo, contribuindo para que Pernambuco se desenvolva de forma mais igualitária para todos. Em um prazo de 60 dias a população já poderá contar com o novo espaço”, destacou o titular da pasta.

O equipamento contará com apoio ao empreendedorismo e atividades de networking, com foco especial na população em situação de maior vulnerabilidade. As formações contemplarão áreas como gastronomia, corte e costura, beleza, atendimento ao cliente, marketing digital e empreendedorismo, além de cursos técnicos em segmentos estratégicos como administração, recursos humanos e serviços. As formações ofertadas serão alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às vocações produtivas do Estado, em alinhamento com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Representando o secretariado presente, o titular da pasta de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, celebrou a escolha da Rua Imperatriz para receber o novo Centro de Qualificação, por se tratar de um espaço simbólico para o povo do Recife. “Foi aqui que as grandes passeatas pela redemocratização do Brasil aconteceram. Essa é a prova da decisão política da gestão estadual, que garante que investimentos como esse cheguem para o povo pernambucano”, pontuou.

Presente na agenda, o deputado estadual Aglailson Victor ressaltou os investimentos realizados em todo o Estado. “Pernambuco hoje virou um verdadeiro canteiro de obras. Isso tudo é reflexo de uma gestão comprometida com o povo pernambucano”, afirmou o parlamentar. Já o vereador do Recife Alcides Teixeira Neto afirmou que “a governadora tem um olhar diferente para o Centro da cidade”.

Acompanharam a agenda as secretárias estaduais Yanne Teles (Criança e Juventude), Juliana Gouveia (Mulher) e Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência).

Prefeito Tirri, de Caetés, declara apoio a João Campos

O prefeito do Recife e pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos (PSB), segue atraindo lideranças políticas e ampliando o arco de alianças em torno do projeto da Frente Popular. Nesta segunda (23), ele recebeu o apoio do prefeito Tirri (Republicanos), de Caetés, município do Agreste e local de nascimento do presidente Lula (PT). Também estiveram no anúncio o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT).

O movimento ocorre no primeiro dia útil após João Campos assumir que vai entrar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. “João Campos transmite a energia e a força para conduzir o nosso estado a um novo momento. Ele provou isso na gestão aprovada que está concluindo na cidade do Recife e tenho certeza que fará um trabalho ainda maior e melhor em Pernambuco. É por isso que, hoje, oficializo minha inteira disposição de marchar ao lado desse projeto vitorioso”, disse Tirri.

O prefeito de Caetés faz um movimento similar ao de outras lideranças egressas do campo político da governadora Raquel Lyra (PSD). Foi o caso dos prefeitos Thiago de Miel (PSD), de Xexéu, e Rivanda Freire (PSD), de Jupi. A lista de declarações de apoio recentes também inclui os prefeitos Júnior Vaz (Pedra), Evilásio Mateus (Araripina), Eduardo Lira (Cupira), Alex Robevan (Santa Maria do Cambucá), Cachoeira (Santa Cruz), além dos ex-prefeitos Chico Siqueira (Ipubi), Antônio Cassiano (Condado), Eliane Soares (Santa Cruz), Josimara Cavalcanti (Dormentes) e Ricardo Ramos (Ouricuri).

Governo de Pernambuco envia à Alepe projeto de reajuste salarial dos profissionais da Educação da Rede Pública Estadual

Com a iniciativa, os professores estaduais passam a receber o piso nacional da educação básica para 2026

O Governo de Pernambuco encaminhou, nesta segunda-feira (23), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Proposta de Lei Complementar para atualização salarial dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino. Mais de 77 mil servidores, incluindo professores, analistas e administrativos da educação serão beneficiados. O acordo com a categoria, deliberado na semana passada, prevê aumento de 5,4% para o cargo de professor, de acordo com o piso nacional do magistério estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para 2026.

“Após muito diálogo e respeito, fechamos a negociação com a categoria de professores, analistas educacionais e assistentes administrativos da educação de Pernambuco. Estamos encaminhando o projeto de lei para a Alepe garantindo um reajuste em toda a carreira desses profissionais. Desde janeiro de 2023, somente para professores da Rede Pública, são cerca de 40% de reajuste. Agora, serão mais de 77 mil profissionais beneficiados. Tudo isso é fruto de diálogo, trabalho sério e muita responsabilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A proposta é atribuída aos cargos de Professor, Analista em Gestão Educacional, Assistente Administrativo Educacional e de Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais. O projeto contempla, ainda, a fixação do valor de referência para a contratação temporária de professores; a revisão da Gratificação de Função Técnico-Pedagógica; e outras ações, garantindo a devida valorização dos profissionais da educação em todo o Estado.

“Esse novo reajuste para os profissionais da educação demonstra o compromisso do Governo do Estado com a valorização da categoria e o respeito ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Toda a negociação foi conduzida com diálogo aberto e transparente”, afirmou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

Para o secretário da Educação, Gilson Monteiro, a proposta de reajuste salarial dos professores reafirma o compromisso assumido pela gestão estadual. “A iniciativa valoriza os profissionais da Rede Estadual de Pernambuco, reconhecendo o papel estratégico que desempenham na formação das novas gerações. Além disso, essa medida integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação pública, com foco na qualidade do ensino e na construção de mais oportunidades para todos”, disse o secretário.

O meu Brasil

* Joel Gomes Pessôa

…, “Um país onde as leis são descartáveis;
Por ausência de códigos corretos;
Com noventa milhões de analfabetos;
E multidão maior de miseráveis;
Um país onde os homens confiáveis não têm voz,

Não têm vez,
Nem diretriz;
Mas corruptos têm voz,
Têm vez,
Têm bis,

E o respaldo de um estímulo incomum;
Pode ser o país de qualquer um;
Mas não é, com certeza, o meu país”. (Orlando Tejo)

Se alguém me contasse que no meu País, onde o esplendor das cores de sua bandeira enche o meu peito de orgulho, felicidades e talvez me perguntassem porquê? Dizia-lhes: Meu País é composto de homens e mulheres que prezam pela probidade, zelam pelo bem estar do seu povo, se irmanam na luta por um direito igualitário e que atende a todos. A igualdade é reinante entre todas as classes sociais. Ninguém se sobrepõe a outrem. Lá não existe benesses em favor de alguns amealhados no dinheiro, na política ou mesmo no judiciário. No meu País, isso não existe!

Que pesadelo é esse, menino? Acordei e meditei numa reflexão sem medo.

No meu País, onde as Leis percorrem interpretações diversas e de acordo com análise jurídica de cada um, com políticos desviando a “rés” pública de saúde, educação, onde sentenças são negociáveis em tribunais, permeia a solidez de quem “manda e obedece quem tem juízo”. Num Pais de escândalos que não cabem nas telas de cinemas, onde tudo pode por parte daqueles que detém o poder, não há o que achar estranho numa simples ligação de celular de um Banqueiro, no dia de sua prisão pela PF, para um Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – lhe perguntando se conseguiu “bloquear”? Bloquear o quê?

A democracia, realmente, é o melhor sistema de governo do mundo e nossas Leis, as mais omissas. Se não o fosse, nossos presídios e detenções estariam com lotações extrapolando os grades da vergonha, objetivada pelos verdadeiros brasileiros que ainda, no contexto de moral, onde universalmente predomina a honestidade como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens, mediante tantos escândalos que compõe o histórico delitivo da nossa gente, padece pela inércia da impunidade.

“Ao povo, o que é do povo”

* Vereador pot Tuparetama-PE