A chamada “bancada da educação” vem forte nesta eleição em Pernambuco. Pela Frente Popular, tem candidatas e candidatos educadores do ensino básico, fundamental, técnico e universitário. Danilo Cabral, candidato a governador, já foi secretário estadual de Educação. E Teresa Leitão, candidata a senadora, é professora, deputada estadual com base na educação, e uma referência nacional e sindical na área.
Com este cenário, a Frente realizou ontem (25) a sua Plenária da Educação. O Teatro Boa Vista lotou de profissionais da área (professores, administrativos, técnicos), estudantes e militantes. A mesa foi composta pela chapa majoritária – Danilo, Luciana e Teresa – e candidatos e candidatas ao legislativo federal e estadual que atuam na educação.
Durante a Plenária, os candidatos e as candidatas apresentaram ideias e propostas para o segmento. Danilo Cabral e Teresa Leitão assinaram uma carta de compromisso com a educação infantil. Na fala de todos, uma constatação: a chapa da Frente Popular é a mais completa em termos de representação para a educação no estado.
Teresa Leitão exaltou o papel político da educação e do educador sobretudo nessa eleição que será, no seu entender, uma “disputa de narrativas”: “Educar é um ato político. Tome posição! Não se deixe enganar. A gente tem que ter capacidade e paciência pedagógica para ensinar, para explicar o que é verdade e o que é mentira”.
A candidata a senadora, que é do PT, defendeu a candidatura de Danilo Cabral para o governo, ao falar dos projetos políticos e das ações adotadas por ele enquanto secretário estadual de educação. E concluiu: “Queremos Danilo governador, e não é só porque Lula quer não: é porque a gente quer. A gente sabe do compromisso dele com a educação”.
Danilo Cabral embasou seu discurso fazendo uma comparação de ações e votações com seus adversários, alertando que participou ativamente da defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores na Câmara dos Deputados. E concluiu: “quero ganhar essa eleição e, daqui a quatro anos, ser conhecido como o melhor governador da educação de Pernambuco”.