Nos últimos dias tenho acompanhado repetidos ataques a história do Deputado André de Paula.
Curioso é ver alguém tentar utilizar os méritos de uma pessoa para tentar construir narrativas em seu desfavor.
André tem sido atacado por ter sido grande aliado e companheiro de tantas lutas do Senador Marco Maciel. Veja só: o que deveria ser motivo de exaltação e orgulho, de repente, em linhas mal escritas ou escritas de maneira má, vira argumento para descredenciar biografias.
A essa altura da nossa história, tentar classificar as pessoas que pensam no aspecto ideológico mais à direita ou à esquerda de maneira pejorativa é, no mínimo, maldade intelectual.
Durante minha passagem como Prefeito de Petrolina tive o privilégio de conviver com políticos mais à direita, como Osvaldo Coelho e Marco Maciel, com políticos mais à esquerda, como a Presidente Dilma e Humberto Costa, assim como também de figuras mais ao centro, como Armando Monteiro e Jarbas Vasconcelos. Em todos e em cada um, ao seu próprio modo, identifiquei elevado espírito público.
Nos últimos tempos tenho tido a enorme alegria de conviver com André de Paula. E foi ao ver de perto o seu apreço e cuidado com a família, o seu zelo com os aliados políticos, mas, sobretudo, o seu respeito com os adversários da política, que nunca são tratados como inimigos, que tive a oportunidade de crescer ainda mais como ser humano.
Não sei o destino de André nessa eleição, contudo, sei que ele hoje carrega em sua biografia credenciais de sobra para bem representar todos nós Pernambucanos no Senado Federal.
Julio Lossio
Médico
Ex-prefeito de Petrolina