A proposta de intenção de aquisição de terras de forma financiada pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foi apresentada ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) pelas lideranças rurais da Associação do Milho Branco, localizada no município de Pesqueira. O pleito recebido pelo presidente do Instituto, Henrique Queiroz, nesta terça-feira (20), beneficiará 17 famílias, que contam com o apoio do Iterpe através da análise jurídica documental dos imóveis rurais que possuem intenção de venda que são a Fazenda Santa Fé e Malunguinho, seguidas da medição, avaliação e mediação, determinantes para prosseguir com o processo de financiamento.
“A meta que assumimos aqui no Iterpe é de prestar todo o apoio necessário para que as famílias rurais possam ter a liberdade conquistada através do acesso à terra por meio dos títulos e das ações que alavancam a reforma agrária em Pernambuco”, afirmou Henrique Queiroz, na ocasião, assumindo o compromisso de atender a demanda da associação.
Na ocasião, o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Ivaldo Ferreira, ressaltou a importância das famílias acessarem a terra para garantir a produção agrícola tanto para fins de ampliação da produção de alimentos para a sociedade, quanto para garantir a segurança alimentar da população rural.
A reunião contou com a participação do presidente da associação, José Carlos; o líder rural da região, Reginaldo Sampaio; o agricultor associado, Miguel Justino; a técnica Social do Iterpe, Carmy Nunes; e o advogado, Jorge Luis Souza da Silva.