Por G1 PE
As pessoas com comorbidades que tenham idades entre 50 e 54 anos e sejam moradoras do Recife podem agendar para receber vacina contra Covid-19 no Recife a partir das 18h desta terça-feira (11). Essas comorbidades foram definidas no no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.
Para fazer o agendamento, é preciso acessar o portal ConectaRecife ou utilizar o aplicativo para celulares para fazer o cadastro no sistema e escolher o dia para ser imunizado. Esse novo grupo, segundo a prefeitura, começa a ser vacinado na quarta-feira (12).
Além da declaração do site, é possível apresentar como comprovante o laudo médico que contenha uma das comorbidades elencadas pelo governo federal, com a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) da doença/condição.
“Lembrando que tem um modelo [para comprovar a comorbidade] disponibilizado no site do ConectaRcife que o médico deve preencher, carimbar e assinar. Você anexa essa declaração no site e também leva no dia da vacinação”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).
Também podem se vacinar as pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no plano, que são as seguintes:
- Diabetes miellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial persistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatia congênita no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
- Hemoglobinopatia grave;
- Síndrome de Down;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática.
Os moradores do Recife que tiverem dificuldade em realizar o cadastro, podem comparecer a uma das unidades de saúde do Recife e pedir ajuda às equipes.