Home » Sem categoria » Lucas Ramos apresenta ações de CT&I em Encontro de Novos Gestores

Lucas Ramos apresenta ações de CT&I em Encontro de Novos Gestores

Nesta terça-feira (15), aconteceu, em Gravatá, no Agreste pernambucano, o segundo dia do Encontro de Novos Gestores, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento tem como objetivo promover a integração entre si dos novos gestores municipais, prefeitas e prefeitos, eleitos e reeleitos, nas eleições de 2020, assim como também orientar para os desafios e oportunidades na gestão em tempos de pós pandemia. Na pauta de hoje, os secretários estaduais representaram o Governo de Pernambuco e apresentaram as ações desenvolvidas e a relação entre o poder estadual e municipal. O convite foi feito pelo presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

Na oportunidade, estiveram presentes os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos; de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo; de Educação, Fred Amâncio; da Mulher, Silvia Cordeiro; de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto; de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto; de Políticas de Prevenção e Violência e às Drogas, Cloves Benevides; do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rêbelo, iniciou os trabalhos apresentando as ações realizadas por cada secretaria e destacou o trabalho conjunto entre o governo estadual e dos municípios. “É uma alegria estarmos presentes neste evento. O governador Paulo Câmara reforçou que é uma determinação de que todos nós, secretários, presidentes de órgãos vinculados, estejamos sempre disponíveis para atendê-los, para conversar, tratar de políticas públicas, de assuntos específicos de cada cidade e região, mantendo sempre um bom relacionamento para encontrar soluções para as questões do nosso estado”, disse.

O secretário de CT&I, Lucas Ramos, destacou as importantes ações no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na discussão sobre a saúde atual, em tempos de pandemia e no plano de retomada. “Temos feito um trabalho de monitoramento e o mapeamento da doença, a partir da realização de exame laboratorial, com máquina adquirida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), e disponibilizada para o Laboratório Central (Lacen) do estado. Temos a capacidade de processar 7.200 amostras por dia, graças a um equipamento importado com recursos da Facepe. Isso permite que a gente tenha um melhor entendimento do comportamento do vírus, além do mapeamento onde estão acontecendo os maiores índices de contaminação, e, assim, direcionar melhor as atividades para mitigar o convívio com a Covid-19”, disse, ao reforçar o apoio à pesquisa na área de saúde pública realizado através de um edital no valor de R$ 1 milhão que foi feito junto ao Instituto Aggeu Magalhães.

Ainda sobre a saúde no estado, o secretário Lucas Ramos reforçou os importantes trabalhos e esforços feitos nos hospitais universitários, com o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que foram unidades de saúde referência no combate à Covid-19. “Nós estamos, neste momento, construindo o edifício anexo ao Procape, que vai permitir ampliar a quantidade de leitos. Ainda estamos reforçando a aquisição de equipamentos, fruto de emendas parlamentares, para fortalecer a clínica do Procape”, disse, destacando que isso fortalece os municípios, pois cerca de 70% dos atendimentos dessas cidades no Procape vem do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Estamos melhorando nossa estrutura para melhor atender os pernambucanos e receber os pacientes enviados por vocês, gestores municipais”.

O secretário destacou que o governador Paulo Câmara iniciou, nesta terça-feira, o processo de contratação de 21 enfermeiros e 39 técnicos de enfermagem que vão manter o atendimento regular no Cisam, que é a maternidade estadual. “Alguns municípios não possuem maternidade na cidade e encaminham para o Recife as suas gestantes. Com isso, outra ação importante que o Governo do Estado está promovendo é a construção da Casa de Parto, ampliando, assim, a condição de fazer os partos, que não tem nenhum tipo de complicação, desafogando, assim, a unidade do Cisam. Dando mais tranquilidade e segurança para a mães e o bebês pernambucanos”, afirmou.

Sobre a educação no ensino superior, Lucas Ramos destacou os trabalhos na Universidade de Pernambuco (UPE) para melhor atender em todos os campi, que estão localizados em quase todo o território estadual. “Vamos reforçar a presença da UPE em duas regiões de desenvolvimento que ainda precisam de uma unidade, no Agreste Setentrional e no Sertão do Araripe”, disse. Ainda sobre a integração com todas as unidades, falou sobre no programa da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (RePEPE) e seu papel no desenvolvimento do Estado e na interiorização da banda larga. “A gente vai levar, através de fibra óptica, internet de alta velocidade e performance, e baixa latência, para todas as regiões de Pernambuco. Fazendo parcerias e trabalhos conjuntos, à nível municipal, estadual e federal, traremos mais tecnologia em favor da sociedade pernambucana. O Governo de Pernambuco já aprovou R$ 9 milhões para a aquisição de equipamentos para levar essa fibra óptica para conectar todas as regiões do estado”, disse.

Por fim, Lucas Ramos falou sobre ações futuras da Secretaria. “Quando a gente discute futuro, é quando a gente conversa com a academia, universidade e os institutos federais, nós debatemos a criação de profissões que nem existem ainda. Estamos preparando Pernambuco para daqui a 5, 10, 15 anos, e para aonde queremos chegar. Nós precisamos estar preparados para receber grandes empreendimentos, preparar as pessoas para que possam prestar serviços de qualidade em sua cidade. Desenvolver nossas empresas para que tenham maior competitividade e produtividade e, assim, ganhar mais mercado, gerar emprego e gerar renda”, disse Ramos, ao destacar que esse é o papel da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nosso trabalho é preparar Pernambuco com políticas públicas com o olhar no que está por vir, contando com parcerias e um trabalho conjunto. E nos colocamos à disposição dos 184 municípios pernambucanos para trabalhar com vocês, gestores municipais, em busca de um estado cada vez mais desenvolvido”, concluiu.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments