Por: Por: Joel Gomes – Tuparetama
Mais uma vez a sociedade do Alto Pajeú se depara com a “negra” situação de possível fechamento de Comarcas de Cidades. Vivemos esse dilema o ano passado e agora se renova com a pré-disposição de contingenciamento de despesas que apresenta o TJPE para que se extingam, inclusive, algumas comarcas.
Numa situação de lamentos pela “extinção ou aglutinação de comarcas no interior”, tal medida pode ser até saudável, financeiramente para o próprio órgão, no entanto, consideravelmente é um atraso para cidades como Tuparetama, (Ingazeira é Termo) e Itapetim (Brejinho é Termo) – (situadas na sub-região do Alto Pajeú – Sertão do Semiárido Nordestino) que passarão a compor a Comarca de São José do Egito, consequentemente, sobrecarregando-a e, no viés econômico, pouco ou quase nada das despesas deixaram de existir em razão do baixo custo de manutenção das edificações do judiciário interiorano.
Quanto custa a manutenção do Fórum local de Tuparetama? Água e luz pesam tanto nas despesas? Os funcionários, na medida paliativa ora formulada, não serão demitidos por proteção das Normas legais. Assim sendo, tal economia buscada não será alcançada, sem contar com parcerias na capinação e até pinturas/reparos das edificações físicas que por vezes são custeadas pelas prefeituras municipais.
Num acervo de 2007 processos, Tuparetama-PE, caso se concretize a postulação, caminhará como “Caranguejo” e o prejuízo social será inquestionável com o fechamento do Fórum local que tanta luta decorreu para seu assento na Princesinha do Pajeú
Clamamos aos poderes constituídos e consolidados, a dedicação e o empenho necessário na revisão da ação pleiteada, que tal medida antissocial e prejudicial aos sertanejos, seja abortada para que não soframos mais esse descaso e desrespeito a tão sofrida sociedade pajeuzeira.
Você também é responsável – se manifeste!
Encaminhamento:
Excelentíssimo Sr. Paulo Câmara – Governador do Estado de Pernambuco
Excelentíssimo Desembargador – Dr. Fernando Cerqueira – Presidente do TJPE
Excelentíssimo Sr. – Eriberto Medeiros – Presidente da ALEPE