O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a Região Nordeste durante a 5ª Assembleia do Conass, realizada virtualmente na manhã deste sábado (04.07). O gestor de Pernambuco substitui como representante dos estados nordestinos o secretário do Maranhão Carlos Lula, que foi eleito presidente da instituição, que reúne todos os 27 secretários estaduais de Saúde do Brasil. A eleição aconteceu em decorrência da renúncia do então presidente do Conass, Alberto Beltrame.
A eleição do chefe da pasta da Saúde de Pernambuco para o cargo de vice-presidente foi realizada de forma unânime por todos os representantes do Nordeste. Segundo André Longo, o desafio é unificar as estratégias dos nove Estados do Nordeste para garantir unidade no momento mais desafiador da Saúde Pública mundial nos últimos anos.
“É muito gratificante compor a diretoria do Conass, órgão que tem uma relevância ímpar para o SUS no país. Ao mesmo tempo, é um grande desafio pelo momento que estamos vivendo, que exige de todos, muita determinação em defesa de uma assistência digna para a população. A partir do diálogo, vamos continuar o trabalho desenvolvido pelo colega Carlos Lula de estabelecer unidade entre os Estados do Nordeste”, ressaltou Longo.
O presidente eleito do Conass destacou a escolha do gestor de Pernambuco para o cargo. “A escolha de André para esta função é unânime. Neste momento, onde enfrentamos os desafios desta pandemia, nada mais acertado para o Conass e para os secretários do Nordeste do que poder contar com a expertise do André, dada sua competência em anos dedicados ao SUS”, disse Carlos Lula.