Home » Sem categoria » Priscila Krause reverencia obra de João Cabral de Melo Neto

Priscila Krause reverencia obra de João Cabral de Melo Neto

A deputada Priscila Krause (DEM) destacou, na Reunião Plenária desta segunda (10), a importância da obra do escritor João Cabral de Melo Neto. O pronunciamento foi feito por ocasião do centenário de nascimento do poeta pernambucano, celebrado no dia 9 de janeiro passado. A parlamentar é autora da Lei nº 16.588/2019, que institui 2020 como o Ano Estadual do Poeta João Cabral de Melo Neto.

Conforme salientou, Cabral nasceu no Recife, em 1920, e se radicou em São Lourenço da Mata (RMR) antes de se mudar para o Rio de Janeiro, aos 20 anos. Priscila Krause lembrou que a primeira obra dele (Pedra do Sono) data de 1942. E frisou que, como diplomata, o escritor viveu por 30 anos em outros países, fato que influenciou sua forma de enxergar o mundo e a arte que produzia. “A relação com a verdade faz da poesia de João Cabral de Melo Neto imortal. Ainda que escritas há 70 anos, suas palavras guardam perene consonância com as vidas de muitos ainda hoje”, agregou.

A democrata realçou o estilo denso do poeta, o esmero dos versos e o conteúdo social, especialmente na obra-prima Morte e Vida Severina, auto de Natal publicado em 1955. No livro, o escritor conta a saga de Severino, retirante sertanejo que segue o caminho do Rio Capibaribe em busca de dias melhores na Capital pernambucana.

“João Cabral dá voz aos indivíduos invisíveis, por meio da poesia. Morte e Vida Severina ganhou os palcos nacionais e internacionais por décadas, em releituras diversas, e incluiu o nome do pernambucano no panteão dos poetas modernistas brasileiros”, expressou


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários