Por: Joel Gomes – Tuparetama
Em São José do Egito-PE, considerada o Berço da Poesia, lastreia-se de dúvidas sobre o próximo pleito político a ser travado em 2.020.
Zé Marcos de Lima, ex Deputado Estadual e ex Prefeito do Município e potencial candidato as eleições do corrente ano, detém considerável apoio dos oposicionistas ao atual Prefeito Evandro Valadares, candidato a reeleição, mas, perde um apoio importante do atual Vereador Davi Teixeira de Deus que não concorrerá à reeleição, conforme noticiou nas redes sociais, ontem.
Num embrulho ainda obscuro sobre as eleições, o ex Prefeito e também candidato a candidato a Prefeito, Dr. Romério Guimarães, que no final de semana recepcionou o atual Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, Deputado Eriberto Medeiros, usou das palavras no Clube de Campo e disse que seria candidato com o apoio do Grupo se este assim determinasse.
Ocorre que em São José do Egito existe nos bastidores da “Rua da Baixa que Romério é candidato de todo jeito”. Como lá existe a polarização das campanhas em torno do nome de lideranças, o ex Prefeito não terá em seu palanque, conforme se dilui na sociedade egipciense, nem Rona Leite e muito menos Davi. Sabe-se que Zé Marcos, já em 2.016 estaria com melhores perspectivas de derrotar Evandro do que o próprio Prefeito Dr. Romério, segundo pesquisas. Mesmo com os números favoráveis a Zé Marcos para o combate com Evandro, Dr. Romério que estava com a máquina na mão não acatou e foi pra luta, sendo derrotado pelo atual prefeito.
Se assim permanecer, sem uma definição concreta e esquecendo do reconhecimento humilde de que as vezes é preciso recuar para vencer, não se desenhará outra solução se não a recondução de Evandro Valadares ao Paço Municipal mais uma vez.
Desconhecemos, portanto, onde a “arrogância” e “prepotência” estiveram a frente da humildade ou da escolha livre do povo para levar ao comando de gestão àqueles que têm o dom designado para representá-los, de maneira livre e diante da escolha da sociedade?
No fim do túnel, existem várias indagações: Soraya Siqueira, esposa de Davi, pela militância e convivência política 24 horas por dia, será a substituta dele na Câmara de São José do Egito? Se for, volta Zé Marcos a ter o mesmo apoio, já que ela não vota em Dr. Romério de jeito nenhum.
Quem desatará esse nó?