Pela segunda vez em menos de 30 dias, a cidade de Surubim recebe a Oficina de Regulamentação e Planejamento de Conselhos, iniciativa da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, por meio do Projeto Gestão Cidadã, e da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. A capacitação vai ser realizada no dia 27/11, próxima quarta-feira, na Inspetoria Regional do TCE, no Centro de Surubim.
A oficina pretende capacitar conselheiros de Águas Belas, Machados, Quipapá e Surubim. Para a assistente social de Surubim, Penélope Regina, “a participação popular e o controle social se fazem imprescindíveis na sociedade brasileira. A população precisa acompanhar e para fazer o acompanhamento de qualidade, ter controle social efetivo, tem que estar qualificado. Então convido todos os vocês a participarem desta capacitação que a Amupe está trazendo”.
Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Surubim, o assistente social Rodrigo Moreira, “a capacitação do dia 27, é de grande importância para o Conselho Municipal de Assistência Social de Surubim, que recentemente passou por um completo processo de reestruturação, a fim de torná-lo ainda mais efetivo e orgânico, fortalecendo o Controle Social no município e qualificando a atuação de conselheiros e conselheiras”, completou.
O Projeto Gestão Cidadã
O Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local, ou Gestão Cidadã é uma iniciativa da Amupe, com apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil. Durante quatro anos (2017-2020), os 16 Municípios pernambucanos selecionados, divididos em três Grupos Regionais – Sertão, Agreste I e Agreste II, passarão por um processo de intervenção e atuarão como parceiros no desenvolvimento de atividades que buscarão contribuir para a consolidação de gestões públicas locais cada vez mais democráticas e participativas, que atendam os interesses públicos de forma transparente e inclusiva.