Home » Sem categoria » Sileno Guedes se reúne com deputados estaduais para apresentar proposta de regulamentação de transporte alternativo

Sileno Guedes se reúne com deputados estaduais para apresentar proposta de regulamentação de transporte alternativo

Após dialogar com profissionais do transporte alternativo e iniciar um processo de cadastramento da categoria, o Governo de Pernambuco apresentou uma minuta da proposta de regulamentação do serviço no Estado aos deputados estaduais. Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes levou, no final da tarde desta terça-feira (01), o assunto ao Legislativo juntamente com a presidente da EPTI, Marília Bezerra. O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, agradeceu a atenção do Executivo com a Casa Joaquim Nabuco.

Nos próximos 180 dias, os motoristas deverão se adequar às regras que serão apresentadas para a circulação no Estado, garantindo a permissão do transporte, que passa a ser proibido no dia 09 de outubro, após deliberação do Presidente da República. “A Assembleia já vem contribuindo ao longo desse processo com várias iniciativas, audiências públicas, e reuniões na EPTI, e culminou com esse momento para a gente apresentar um extrato de quase 60 dias de trabalho, onde o governador deverá editar um decreto que irá permitir que o transporte intermunicipal alternativo continue existindo, depois da mudança federal. Apresentamos a minuta e nos dispomos a discutir pontos específicos a receber contribuições”, explicou o secretário Sileno Guedes.

Marília Bezerra ficou responsável por apresentar aos deputados estaduais o cronograma de atividades realizado nos últimos dois meses no Estado, que teve o objetivo de reunir informações sobre o transporte alternativo em Pernambuco.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eriberto Medeiros agradeceu o gesto do Poder Executivo com o Legislativo estadual e disse que a Casa vai contribuir com o processo de regulamentação do serviço. “Os deputados ficaram de analisar, sugerir e aperfeiçoar essa proposta e daqui a alguns dias, junto com o Governo, anunciar essa medida, que irá adequar àqueles que estão de forma irregular, para que as pessoas possam se organizar e continuar tendo sua renda”, afirmou Eriberto Medeiros.

A iniciativa do Governo de Pernambuco surgiu após as alterações do Artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, pela lei 13.855, sancionada pela Presidência da República este ano. A mudança na legislação determina que o transporte alternativo (ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas) passa a ser considerado como infração gravíssima, com multa e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, está prevista a remoção do veículo como medida administrativa.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários