O trabalho que a equipe da Revista TOTAL e do Blog Revista TOTAL vem realizando nos últimos dez anos, está alcançando ampla repercussão nos meios políticos, empresarias e jornalísticos e vem sendo analisado por especialistas e estudiosos da área de Comunicação. Estão sendo motivo das observações, além da evolução das publicações, que hoje atinge Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, as atividades das equipes na área de Marketing Político, onde se destacam as ousadas e precisas previsões que foram feitas desde o ano de 2006, quando foi anunciada com bastante antecedência, a vitória do então candidato ao Governo do Estado, de Eduardo Campos (PSB). Na época, os institutos de pesquisa de opinião pública indicavam um percentual de apenas 3% para o futuro governador.
O empresário Marcelo Mesquita, diretor-presidente do Grupo TOTAL, tem sido contatado por vários estudiosos que procuram saber os métodos que estão sendo praticados para que a publicação evolua tanto, em um momento em que os órgãos de comunicação impressa, como Veja, Isto é e outros, encontram tanta dificuldade para se manterem. Mesquita explica que a competência da equipe e a ousadia da direção são os pontos principais.
Esses analistas já apontam a Revista TOTAL como a mais importante publicação do Norte e Nordeste e a consideram como entre as três mais reconhecidas do País.
Para o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cientista político Clovis Myiachi, esse reconhecimento do trabalho e importância da TOTAL não é surpresa, uma vez que ele vem acompanhando as ações da revista há alguns anos. Ele define o trabalho das previsões eleitorais como “Futurismo”, que já é estudado principalmente, na Inglaterra e França.
As previsões feitas pela TOTAL alcançam acertos superiores a 90 por cento nas eleições proporcionais, o que um índice elevado, e cerca de 99% nas eleições majoritárias, motivo de elogios por parte de candidatos e assessores das campanhas.