Sete unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas na Região Metropolitana do Recife receberam, nesta terça-feira (16), o reforço de 124 novos agentes socioeducativos. Os profissionais, que se juntam às equipes que já estavam em atuação, começaram a trabalhar nos locais onde havia maior necessidade de pessoal. Esse é o primeiro grupo a assumir os cargos de um total de 496 agentes contratados na seleção simplificada realizada pela Funase entre julho e setembro deste ano.
Receberam o reforço os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima, os maiores administrados pela Funase e destinados ao público masculino. Também foi contemplado o Case Santa Luzia, voltado ao atendimento de socioeducandas. Novos agentes socioeducativos também começaram a trabalhar no Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, que atende adolescentes do sexo masculino, e no Cenip Santa Luzia, também na Capital, destinado ao público feminino. Outra unidade beneficiada foi a Casa de Semiliberdade (Casem) Rosarinho, situada na Zona Norte do Recife.
Uma parte dos 124 novos agentes socioeducativos que assumiram seus cargos ficará lotada no novo Case Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que será aberto nas próximas semanas. Nesta terça-feira, eles receberam instruções sobre como será o funcionamento da unidade e, nos próximos dias, farão uma visita ao futuro local de trabalho, que terá 72 vagas para socioeducandos.
“Desejamos que vocês se identifiquem com o trabalho. É um momento de construção. A gente acredita que a socioeducação só é possível quando há a integração entre o trabalho dos agentes socioeducativos, da equipe técnica e da equipe de gestores. Trabalhamos com vidas. Temos muita responsabilidade com os adolescentes atendidos pela instituição”, declarou a diretora geral da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges, em mensagem de boas-vindas proferida a parte dos novos agentes socioeducativos.
FORMAÇÃO – Os agentes socioeducativos que começaram a trabalhar nesta terça-feira passaram por uma capacitação de 80 horas nas últimas duas semanas. As aulas ocorreram no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife. O grupo foi dividido em quatro turmas e concluiu o curso na última segunda-feira (15). Mais quatro turmas tiveram início nesta semana e estarão formadas nos próximos 15 dias. Para abranger os 496 novos agentes socioeducativos, serão compostas, ao todo, 17 turmas. A previsão é de que as últimas sejam concluídas em dezembro deste ano.